Caldeirão da Bolsa

TW Commerzbank

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por DerivativesMan » 8/10/2007 19:02

Valete,

1° Se o subjacente dos TW DAX for o índice, então só poderá haver knock out durante o horário de contribuição do valor do índice (até às 17h30).
2° Durante o after hour nunca pode haver um knock out. Se o futuro negociar além da barreira knock out (acima nos puts e abaixo nos calls) e o DAX abrir no próximo dia nesse nível, então os TW irão estoirar imediatamente durante a abertura no próximo dia.
Obviamente que, durante o after hour, um TW cujo strike já foi atingido pela cotação do futuro, não irá reagir da mesma forma como um TW "in the money"....o valor do TW não pode ser negativo nem o emitente estará disposto a vender TW a valores muito baixos.

3° Qual deve ser o valor se o DAX no próximo dia abrir ligeiramente "In the money", 2cts ou 6cts?? Isso depende um pouco da procura e oferta no mercado. Se o mercado como todo está comprador, o valor do Turbo deveria ser mais para os 6cts que para os 2cts (mais vendas no mercado é equivalente a mais risco para o emitente, mais risco quer dizer que o preço deveria subir). Se o mercado for na sua totalidade vendedor, então o preço do TW deveria situar-se mais perto dos 2cts ou menos (o emitente compra warrants do mercado e fica com um gap risco reduzido: menos risco = preços inferiores).

O mercado pode virar comprador num determinado TW porque acredita num desempenho determinado no subjacente e porque as condições do TW sejam favoráveis (barato): com uma procura muito elevada nesse TW o preço irá ter pressão de subir e quando for superior a outro TW existente, o mercado vira vendedor (vende esse TW), e começa a comprar o outro mais barato.

DM

Registado: 9/1/2004 10:01

por Valete » 4/10/2007 14:43

Quando digo KO, é um KO, como referi atrás, não implica o desaparecimento do TW. Claro que de manhã pode abrir acima ou abaixo (call/put) do seu KO e continuar a cotar. Nunca foi isso que esteve em causa. Aliás já eu várias vezes utilizei essa possibilidade, que agora tenho receio em usar, por não saber em concreto qual o prémio dos tw.
Mas o que queria saber era se o valor do tw de manhã deve ser 0,06 ou 0,02? Presumindo que o subjacente abre encostado à barreira de ko, daquele tw especifico.
Mas eu desisto deste diálogo, já que parece que estamos sempre a falar de coisas diferentes.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por HappyGuy » 4/10/2007 12:43

Boa tarde, Valete

Valete Escreveu:Mas vejamos, se é normal um TW - já depois de atingido o seu ko - variar entre 0,06 e 0,02 fora de horas, então uma pergunta se impõe: a que preço deverá abrir, no dia seguinte esse TW caso a cotação do subjacente, esteja muito perto do ko? 0,02 ou 0,06?

O TW não atingiu o KO. O TW não pode atingir o KO fora do horário de transacção do cash. Compreender isto é fundamental e o Valete insiste neste erro!
Se durante a negociação do futuro ocorresse alguma "catástrofe" que fizesse o DAX abrir em baixa, o TW continuava activo porque o ter potencialmente estado KO não faz com que realmente fique KO dependendo a sua expiração ou não da abertura na manhã seguinte. Infelizmente, não consigo explicar isto melhor do que aqui está. Mas veja que está a basear a sua opinião em pressupostos e compreensão incorrecta do funcionamento do produto.

Quanto ao preço a que deve abrir na manhã seguinte, este deve ser o preço correcto de acordo com o valor a que abrir o cash na manhã seguinte mais o prémio. Variar o TW fora do horário de funcionamento do cash, utilizando o futuro como base é a forma do MM se proteger da volatilidade do mercado num período em que não pode cobrir as suas posições. Mas o que manda é o cash e o valor a que este abrir na manhã seguinte é que dita o valor do TW.

Valete Escreveu:Quanto ao juro do capital emprestado, podias concretizar melhor?

Certamente! Retirado do manual de TWs que está disponível para download no site do CZ neste endereço

Manual de TW do CZ, página 3 Escreveu:O valor intrínseco e o prémio compõem o preço do turbo warrant call. Como mencionado anteriormente, ao manter em carteira um turbo warrant, o investidor obtém a participação total na performance do subjacente, sem ter que investir a totalidade. O emitente financia o montante do strike, logo o prémio corresponde aos juros do crédito disponibilizado. Ao prémio subtrai-se o montante de dividendos esperado durante o período de vida do turbo warrant. Um subjacente denominado numa moeda que não o euro, irá também ter impacto no prémio, por exemplo, um turbo warrant sobre o Nasdaq está denominado em euros, mas no entanto o activo subjacente encontra-se em dólares.

Concluindo, o preço de um turbo warrant call será ligeiramente superior ao valor intrínseco. O prémio irá diminuir com o passar do tempo. Na maturidade o prémio será nulo. Se um investidor decidir vender um turbo warrant antes da maturidade irá receber o prémio do mesmo.

Valete Escreveu:Por fim, não estamos aqui para acusar ninguém. Estamos a debater situações que podem ser úteis para todos os que se movimentam neste tipo de produtos. Porque pessoalmente julgo que a informação disponibilizada em relação a este produto podia ser melhor.

Lamento se o compreendi mal. Isto (que repetiu algumas vezes):
Valete (noutro post) Escreveu:A mim parece-me um capricho (intencionado) do MM

Pareceu-me uma acusação de falta de transparência.

Nota final: Eu não trabalho para o CZ. Nem para o BiG. A minha área profissional nem está ligada aos mercados nem banca e não ganho nada em defender o CZ nem em explicar como realmente as coisas funcionam.
O que realmente acho é que se sei explicar algo que alguém não sabe, é a minha maneira de retribuir ao Caldeirão por tudo o que aqui aprendi ou me diverti.
Não digo nem quero dar a ideia que compreendo W/TW/IWs a fundo porque ainda estou a aprender detalhes, mas acho que consigo contribuir construtivamente.
Adicionalmente, se bem que eu diga sempre que os W/TW/IW não são para iniciados e que se deve compreender a fundo o funcionamento destes produtos antes de os utilizar, custa-me ver "desinformação" aqui colocada que pode levar ao engano de quem não esteja tão atento ou informado.

Só para deixar a minha posição esclarecida...

Cumprimentos,
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)

Registado: 8/3/2007 14:48

Re: Tentar responder a tudo...

por charles » 4/10/2007 9:36

O gráfico do L&ASX caiu de 7956 para 7943. E depois ajustou para os 7946. Com paridade de 1/500, isto dá uma oscilação de 0,027 e de 0,02. Acrescento que não sei se este gráfico é relevante para o cálculo da oscilação do TW.

no horario que referi o tw ao contrario do que dizes não oscilou de acordo com o subjacente, é fácil de perceber isso e ainda por cima quando se acompanha em "directo" como foi o meu caso e pelos vistos de mais intervenientes,torna-se demasiado evidente que houve aqui um desfasamento, não fui o unico a estranhar a situação, nao vou explicar novamente as diferenças já que a tua observação esta correcta 0.02 só que o put desceu em vez de subir, isso parece-me obvio.

O Fut DAX caiu de 8032 para 8020 e ajustou depois aos 8024. Dada a paridade, é uma oscilação de 0,024 e de 0,016

as contas continuam a estar dentro da logica mas insisto que o activo andou em sentido inversamente proporcional tendo descido

O gráfico do TW demonstra a passagem de 0,10/0,11 para 0,12/0,13 (relembro que o gráfico do site do CZ apresenta apenas os valores de compra).

no momento que referi o tw estava a 0.11 0.12 e passou para 0.10 / 0.11

o site do emitente apresenta valores meramente informativos e apresenta ao contrario do que dizes o bid e ask

Diga-me afinal onde está aqui algum problema, com contas, que de outra forma eu não compreendo...

o problema foi o put ter descido 0.01 e não o contrario

É as alturas de maior volatilidade em que este evita estar. Quem controla as 3h e ausência deveria ser a CMVM. Se qualquer investidor verificar uma ausência superior e a conseguir documentar, deve apresentar queixa à CMVM.

totalmente de acordo se quisermos documentar por exemplo esta a situação referida, teriamos que ir pedir relatorios ao proprio emitente das transacções vs oscilaçoes dos preços vs subjacente, e isso dava uma trabalheira :-k

em relaçao ao banco referido devo dizer que eu não confio na plataforma de transacçoes pois comigo já aocnteceram erros graves e eram os ultimos a quem eu pedia esclarecimentos, pois não resolvem em tempo util as questoes que são colocadas com toda a pertinência.

por fim
charles escreveu:
O MM pode baixar o valor de um TW para 0,02. Inclusivamente, pode baixar para 0,01/0,02. Como foi explicado por várias pessoas, não há knock-out fora do horário de funcionamento do cash. Logo, não podia passar a valer 0 depois das 16h30.

quem escreveu isto não fui eu foste tu, o que eu referi foi o horario de funcionamento dos tw , quando referes que o mm pode baixar a cotação para 0.01 ou 0.02 ainda não explicas-te se o pode fazer porque lhe "apetece" ou quais são os pressupostos para isso acontecer, dás a entender que o pode fazer não seguindo os indices

um abraço
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Valete » 4/10/2007 9:00

Olá Happyguy.
Primeiro não existe drama nenhum. Mas vejamos, se é normal um TW - já depois de atingido o seu ko - variar entre 0,06 e 0,02 fora de horas, então uma pergunta se impõe: a que preço deverá abrir, no dia seguinte esse TW caso a cotação do subjacente, esteja muito perto do ko? 0,02 ou 0,06? Acho que os prémios dos tw deviam ser mais transparentes. Eu negoceio TW do cmz desde o inicio do direct trade e só ultimamente é que tenho verificado esta situação.
Quanto ao juro do capital emprestado, podias concretizar melhor? È que é o meu dinheiro que está em risco.
Por fim, não estamos aqui para acusar ninguém. Estamos a debater situações que podem ser úteis para todos os que se movimentam neste tipo de produtos. Porque pessoalmente julgo que a informação disponibilizada em relação a este produto podia ser melhor.

por HappyGuy » 4/10/2007 8:47

charles Escreveu:aquele 1º grafico do dax que apresenta uma variação dos 7955 para os 7946 é o grafico do dax fora de horas e o grafico dos futuros que tambem tem uma queda de varias dezenas de pontos e tu dizes que está tudo bem

O gráfico do L&ASX caiu de 7956 para 7943. E depois ajustou para os 7946. Com paridade de 1/500, isto dá uma oscilação de 0,027 e de 0,02. Acrescento que não sei se este gráfico é relevante para o cálculo da oscilação do TW.

O Fut DAX caiu de 8032 para 8020 e ajustou depois aos 8024. Dada a paridade, é uma oscilação de 0,024 e de 0,016.

O gráfico do NDX é de ignorar.

O gráfico do TW demonstra a passagem de 0,10/0,11 para 0,12/0,13 (relembro que o gráfico do site do CZ apresenta apenas os valores de compra).

Diga-me afinal onde está aqui algum problema, com contas, que de outra forma eu não compreendo...

charles Escreveu:essa de o emitente poder pôr o tw a valer zero desconheço que assim seja e é a primeira vez que ouço falar dela (podes transcrever essa regra de algum manual?)

Leu mal o que eu disse. Repito e acrescento o bold
charles Escreveu:O MM pode baixar o valor de um TW para 0,02. Inclusivamente, pode baixar para 0,01/0,02. Como foi explicado por várias pessoas, não há knock-out fora do horário de funcionamento do cash. Logo, não podia passar a valer 0 depois das 16h30.

charles Escreveu:as ausências do MM tambem são normais eu sei está nas regras, mas e a ausência prolongada do MM que acontece com frequência tornando-se mais notoria quando existem inversoes, quem a controla em termos de tempo?

O MM pode estar ausente 3h por dia no período de mercado aberto, ou seja, das 8h às 17h30. Após este período, o funcionamento não é regulamentado, não é via mercado, é um serviço prestado por um corretor e o emitente.

Isto significa que durante o horário de mercado aberto o emitente pode estar ausente um terço do tempo. Em alturas de inversões, o MM obviamente sai do mercado. É as alturas de maior volatilidade em que este evita estar. Quem controla as 3h e ausência deveria ser a CMVM. Se qualquer investidor verificar uma ausência superior e a conseguir documentar, deve apresentar queixa à CMVM.

Quanto ao resto, não tenho nada a acrescentar.
HappyFather

por charles » 4/10/2007 1:13

Os quadros do CZ com as cotações indicam os valores a que o CZ está a comprar e não a vender.

Adicionalmente, é de ignorar a movimentação do futuro do NDX. O que interessa é o futuro do DAX. E este não caiu.

Olhando para os gráficos postados e para o gráfico das cotações do TW, não vejo qualquer problema.

depois de falar com um emitente e este ter-me dito por telefone numa determinada situação, que podia forçar o preço para determinada ordem ter entrado, supostamente isto fará parte das regras a questão é saber o que isto significa em certas condiçoes de mercado

aquele 1º grafico do dax que apresenta uma variação dos 7955 para os 7946 é o grafico do dax fora de horas e o grafico dos futuros que tambem tem uma queda de varias dezenas de pontos e tu dizes que está tudo bem

essa de o emitente poder pôr o tw a valer zero desconheço que assim seja e é a primeira vez que ouço falar dela (podes transcrever essa regra de algum manual?)

as ausências do MM tambem são normais eu sei está nas regras, mas e a ausência prolongada do MM que acontece com frequência tornando-se mais notoria quando existem inversoes, quem a controla em termos de tempo?

Eu não tenho a certeza que a transparência e o cumprimento das regras seja tão real, neste mercado para mim não há santos, ir agora pedir explicaçoes e apresentar uma queixa sobre o quê , que a cotação só subiu quando a negociaçao encerrou com os mesmissimos pressupostos de quando o activo cotava menos 0.02 centimos, como nem comprei nem vendi nessa fase não me prejudicou em nada

a negociação destes produtos como é obvio são sempre decisoes pessoais, quem acha que fica frustrado com os tw não se mete com eles pessoalmente faço gosto em negociar, encaro isto como uma diversão, onde se ganha e onde se perde, sendo sabido que normalmente perde-se e o oposto era bem mais divertido e o objectivo é mesmo esse tentar ganhar..

isso não é entanto motivo para nos deixar-mos de questionar sobre ocorrências estranhas em situaçoes pontuais do funcionamento dos mercados e de uma forma ou de outra discuti-las e porque não no forum, não vamos discuti-las enquanto jogamos Snooker bilhar livre ou bilhar ás 3 tabelas né, eu até estou muito a vontade e nunca me queixo da mesa a não ser que o aquecimento da mesa esteja desligado, normalmente jogo numa mesa aquecida dos bilhares Conserva e se perder a culpa é do taco e não da mesa

a minha posição é curta e o negocio nem corre bem nem mal, nem é isto que está em causa no meu caso estou quase como entrei a posição é pequena por isso vou mantê-la, esta posiçao curta não me tira o sono.

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Tentar responder a tudo...

por HappyGuy » 3/10/2007 23:08

Valete
O MM pode baixar o valor de um TW para 0,02. Inclusivamente, pode baixar para 0,01/0,02. Como foi explicado por várias pessoas, não há knock-out fora do horário de funcionamento do cash. Logo, não podia passar a valer 0 depois das 16h30.

O prémio de um TW é composto pela margem do MM mais o juro pelo dinheiro emprestado para que se tome uma posição. Em situações em que o subjacente esteja denominado numa moeda que não o euro, inclui ainda a parte cambial. Esse prémio pode ser variável e pode inclusivamente ser "negativo" em situações em que o câmbio seja muito favorável (ainda que tal não seja comum acontecer).

Se o MM acha que o TW vai estoirar no dia seguinte, até faria sentido reduzir o prémio de 0,06 para 0,02, já que a estimativa do valor de juro pelo empréstimo até à maturidade é reduzida em relação ao plano inicial.

Para mais, reduzir o valor do prémio não é obrigatoriamente benéfico para o MM já que incorre num risco maior, caso o TW não estoire logo no dia seguinte.

Charles
Os quadros do CZ com as cotações indicam os valores a que o CZ está a comprar e não a vender.

Adicionalmente, é de ignorar a movimentação do futuro do NDX. O que interessa é o futuro do DAX. E este não caiu.

Olhando para os gráficos postados e para o gráfico das cotações do TW, não vejo qualquer problema.

Aos dois
De início pensei que não me estava a conseguir explicar e por isso se mantinham as confusões. Depois de mais gente ter tentado explicar, fica a ideia de que preferem justificar os movimentos com acusações de falta de transparência e manipulação por parte do CZ.

Parece-me que misturado com alguma frustração por o negócio não estar a correr como desejam, se aliou algum desconhecimento de regras.

Assim, o que vos aconselho é a, num primeiro passo, pedirem um esclarecimento das vossas dúvidas directamente para o contacto adequado para o efeito, o endereço de email warrants@bancobig.pt

Depois, se a resposta não vos parecer suficiente ou caso não a recebam, apresentem uma queixa formal à CMVM através de email segundo as regras descritas neste endereço.

Depois de apresentarem queixa, abstenham-se de negociar um activo em que não confiam ou cujo funcionamento não compreendem completamente. Até porque, de uma forma ou de outra, arriscam-se sempre a perderem demasiado capital.

Caso realmente exista alguma situação de manipulação, se participarem às autoridades competentes estarão a contribuir para um mercado mais transparente e competitivo. Se não existir manipulação, terão aprendido algo mais sobre o funcionamento destes produtos.

Se continuarem apenas a falar mal dos produtos num fórum, e ainda assim a negociar os mesmos, vão parecer aqueles jogadores de snooker, que sempre que perdiam diziam que a culpa era da mesa que estava desnivelada.[/quote]
HappyFather

por Valete » 3/10/2007 21:22

Já me queimei várias vezes com os TW fora de horas. Lançam um serviço aparentemente bom, mas na realidade eles podem fazer o que querem porque os consumidores deste tipo de produto são poucos e não estão devidamente organizados.
Alguém tem conhecimento de algumas diferenças que possam haver na negociação deste produto em mercados mais maduros em relação à oferta nacional?

por charles » 3/10/2007 20:43

que porra de vergonha de manipulação nos MM esta foi mesmo descarada, pura manipulação dos preços mesmo fora de horas isto so pode ter haver com a negociação poder ser feita até ás 21:00, os subjacentes estão iguais aos que ao post dos graficos que aqui pus agora vejam como fechou a cotação do 8228 z, tendo em conta a paridade de 0.05, este preço foi que eu defendi que lá devia estar a partir das +- 19:00
Anexos
tw put 8000.bmp
tw put 8000.bmp (0 Bytes) Visualizado 1292 vezes
Cumpt

...acabei por comprar o Put 8100...

por alce » 3/10/2007 20:24

... pelo menos com este os riscos são menores.

Não me recordo de ter estado tão bear como agora.
A confiança na queda é tal que só tenho puts.
Fiquei com alguns a 8000, comprei os 8100 e tenho vanillas.

BN

Registado: 5/11/2002 10:37

por charles » 3/10/2007 20:16

é precisamente o 8228z que tenho estado a falar.

cumpt
Cumpt

... charles..

por alce » 3/10/2007 19:21

... estou a falar do 8228z , que agora está a 0,10/0,11.

Há pouco vendi esse w através do DT e vendi a 0,12.

03-10-2007 3199305 TW DAX P 8000 12-07 CBZ* 7500 Venda EUR 0,12 0

Penso ainda hoje comprar este ou outro put.
O problema do 8228z é que está muito perto do KO e qualquer animação amanhã estoira com ele.

BN

por charles » 3/10/2007 19:13

Como subiu ? , eu estive sempre a olhar para o cz e estave lá sempre 0.11 0.12, aliás eu enganei-me nos valores a raciocinio mantem-se mas queria-me referir a -0.01 centimos ou seja 0.11 0.12 e baixou para 0.10 0.11 em devia ter subido para 0.12 0.13, neste grafico não dá muito bem para analisar pois so tem um preço que penso ser a venda,se reparares nas horas entre as 19:00 e as 19:30 ves a venda nos 0.11 logo a compra no mm a 0.10 e nessa altura que eu digo que devia ter subido pois as quedas acentuaram-se

cumpt
Anexos
twput 8228z dax 8000.bmp
twput 8228z dax 8000.bmp (0 Bytes) Visualizado 1328 vezes
Cumpt

... boas...

por alce » 3/10/2007 18:37

... se o TW a que te referes é o put do dax 8228z, ele subiu de 0,10/0,11, para 0,12/0,13 e isso é visivel no gráfico que apresentas já que houve uma queda dos futuros do dax.
Não te esqueças que a paridade agora é 1/500, o que faz com os turbos variem bastante menos.
O que últimammente tem acontecido é que os futuros do dax não acompanham da mesma forma as variações dos camones, tanto assim que temos o dax praticamente a zeros, enquanto que os camones descambaram.
Mas ou eu muito me engano ou amanhã o dax vai abrir bem em baixa.
Estou curto no dax.

por charles » 3/10/2007 18:24

ele há coisas que não se percebem, senão vejamos o nas deu um trambulhão o dax em relação ao fecho tem os futuros quase a negativo, ou seja ambos fazem oscilar o preço dos tw o certo é que com estas duas quedas, dax e nas, o tw em vez de subir0.01 de 0.11, 0.12 para 0.12 0.13,desceu para 0.10, 0.10, ficam aqui os dados relativos aos momentos em que vi esta situação.

é absolutamente incompreensivel esta oscilação ao contrario :-k

a ordem é dax index, nas index, dax futuros e ndx futuros.

editado e corrigido em -0.01 centimo
Anexos
dax tick.JPG
dax tick.JPG (0 Bytes) Visualizado 1371 vezes
ndx 1 min.png
ndx 1 min.png (0 Bytes) Visualizado 1378 vezes
dax ft.gif
dax ft.gif (0 Bytes) Visualizado 1365 vezes
ndx ft.gif
ndx ft.gif (0 Bytes) Visualizado 1374 vezes
Editado pela última vez por charles em 3/10/2007 19:16, num total de 1 vez.
Cumpt

por Valete » 2/10/2007 13:17

Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
Mas de facto a questão continua a mesma: porque pode um TW continuar a desvalorizar tendo atingido o seu KO, já depois do fecho? A mim parece-me um capricho (intencionado) do MM :P

por redhot » 2/10/2007 13:10

scpnuno Escreveu:
redhot Escreveu:Bem isso são 6500% de lucro...

Na altura não havia direct trade, portanto quem os tinha, tinha comprado antes das 17.30. Francamente, não posso garantir, mas julgo que andavam pelos 0.30

Ok, então nesse caso são uns meros 567%...
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por charles » 2/10/2007 10:48

Resta saber se era o mm que lá estava com esses valores, quanto aos Knock Outs que tantas duvidas suscitam ficam aqui os horarios.

Horários dos Knock-Outs
Alguns tipos de produtos emitidos pelo Citi incluem níveis ou barreiras knock-out nas suas características. Alguns dos produtos que incluem esta característica são os Turbo warrants incluídos na secção de instrumentos com alavancagem. Também os Bonus Certificates incluem um “nível de barreira”. Nos casos em que o preço ou valor do activo subjacente atinge ou ultrapassa os valores definidos como nível ou barreira knock-out cada tipo de produto apresenta um comportamento distinto. Informação detalhada pode ser consultada na descrição de cada produto, no prospecto de emissão ou na nota técnica. Em termos genéricos, os níveis ou barreiras knock-out só podem ser atingidos durante o horário normal de negociação do activo subjacente ao produto. Na tabela seguinte é apresentada um resumo dos horários de negociação durante os quais os níveis ou barreiras knock-out podem ser atingidas.

Tipo de activo Subjacente Horário de knock-out
Indices Europeus ex: DAX, Eurostoxx50 8:00 - 16:30h
Acções Europeias ex: Allianz, Adidas, Nokia 8:00 - 16:30h
Indices Americanos ex: Nasdaq-100, S&P500 14:30 - 21:00h*
Acções Americanas ex: Apple, Google, Intel 14:30 - 21:00h*
Indices Japoneses ex: Nikkei225 1:00 - 8:00h*
Taxas de Câmbio ex: EUR/USD 24 horas

O horário de knock-out inclui, além das horas apresentadas acima, os valores dos leilões de fecho realizados no final de cada sessão de bolsa. Informação completa pode ser obtida no prospecto de emissão ou na nota técnica, enquanto documentos que contêm informação completa sobre os termos e condições de cada produto.

*Em resultado de regras especificas de cada país em relação às datas de mudança horária (Inverno/Verão) os horários poderão diferir dos apresentados. O horário de negociação do activo subjacente na bolsa de valores relevante é determinante para a verificação de uma situação de knock-out.
Cumpt

por scpnuno » 2/10/2007 10:47

redhot Escreveu:Bem isso são 6500% de lucro...

Na altura não havia direct trade, portanto quem os tinha, tinha comprado antes das 17.30. Francamente, não posso garantir, mas julgo que andavam pelos 0.30
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por redhot » 2/10/2007 10:43

scpnuno Escreveu:Valete

Começo por dizer que não estou familiarizada com os tws do CZ, uso mais os do CT e do pex. Mas presumo que os do CZ sejam geridos pelas mesmas regras que os do CT.
Assim, um turbo cujo subjacente seja o indice (no caso do pex o subjacente são os futuros do indice, aí é diferente) não pode levar KO com o mercado fechado. Portanto, mesmo que vejas o grafico do DAX a subir, em função da variação dos futuros e a atingir a barreira do KO de um TW, este só leva KO quando em mercado aberto essa barreira for vencida
(eu estou a vender o peixe pelo mesmo preço que comprei, mas se nao estiver correcto, agradeço que indiquem)

Inclusivamente, testes a esta teoria deram origem ao nome de "leitões" a turbos de muito baixo valor, junto mesmo á barreira de KO. (Isto porque se apostou um jantar de leitão, os tw ficaram leitões).
No caso concreto, houve um tw que depois das 16.30 foi descendo, descendo, até quase desaparecer ás 21 horas - o tw era do Dax. Entretanto, qualquer coisa se passou durante a noite (isto já tem uns anos, ja não me lembro) - maus resultados, bolsas asiaticas a cair, não sei. Sei que no dia seguinte o Dax abriu em queda. Como ás 21h o tw estava a cotar a 0.02 / 0.03 (ou semelhante), a ideia é que já não existiria no dia seguinte. Bem, com a queda o tw continuou a negociar e chegou á maturidade a valer quase 2 €.

Ou te ajudei ou te baralhei. De qualquer forma, foi com boa intenção

Abraços

Bem isso são 6500% de lucro...
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por scpnuno » 2/10/2007 10:39

Valete

Começo por dizer que não estou familiarizada com os tws do CZ, uso mais os do CT e do pex. Mas presumo que os do CZ sejam geridos pelas mesmas regras que os do CT.
Assim, um turbo cujo subjacente seja o indice (no caso do pex o subjacente são os futuros do indice, aí é diferente) não pode levar KO com o mercado fechado. Portanto, mesmo que vejas o grafico do DAX a subir, em função da variação dos futuros e a atingir a barreira do KO de um TW, este só leva KO quando em mercado aberto essa barreira for vencida
(eu estou a vender o peixe pelo mesmo preço que comprei, mas se nao estiver correcto, agradeço que indiquem)

Inclusivamente, testes a esta teoria deram origem ao nome de "leitões" a turbos de muito baixo valor, junto mesmo á barreira de KO. (Isto porque se apostou um jantar de leitão, os tw ficaram leitões).
No caso concreto, houve um tw que depois das 16.30 foi descendo, descendo, até quase desaparecer ás 21 horas - o tw era do Dax. Entretanto, qualquer coisa se passou durante a noite (isto já tem uns anos, ja não me lembro) - maus resultados, bolsas asiaticas a cair, não sei. Sei que no dia seguinte o Dax abriu em queda. Como ás 21h o tw estava a cotar a 0.02 / 0.03 (ou semelhante), a ideia é que já não existiria no dia seguinte. Bem, com a queda o tw continuou a negociar e chegou á maturidade a valer quase 2 €.

Ou te ajudei ou te baralhei. De qualquer forma, foi com boa intenção

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Valete » 2/10/2007 10:29

Esse variou de forma proporcional, porque também o acompanhei. Agora o que não se percebe é porque um TW, depois de atingido o seu KO (fora de horas), fica a cotar a 0,06 e depois vai caindo aos poucos até chegar a 0,02. Para isso mais valia colocarem o TW a valer logo 0,00.

por charles » 2/10/2007 8:45

Eu estive a observar o 8228z TW PUT 8000 e após as 17:30 variou de forma proporcinal aos futuros estes subiram e o tw caiu 0.04 centimos durante algum tempo fiz varias experiências solicitando preço e andava sempre nos 0.11 0.12 oq ue me parece normal, no entanto tenho algumas duvidas que eles so variem com os futuros , neste link que deixo aqui não esclarece a 100% mas fica a ideia que pode haver um desvio dos valores reais

http://www.bigonline.pt/pdf/DirectTrade/Cond_DTRADE.pdf

cumpt
Cumpt

por Valete » 2/10/2007 7:17

Eu referia-me ao periodo entre as 18:20 e as 21:00. Às 18:20 e mais uma vez segundo a cotação que acompanho, o DAX atingiu os 7950, tendo o TW 8227Z com KO nos 7950 atingido os 0,06/0,07. Ora a partir daí esse TW não devia alterar mais o seu valor nem que o DAX chegasse aos 10000 pontos, afinal de contas estava encontrado o seu prémio.
Devo ainda dizer que o TW 8227Z não estava ás 16:30 a valer 0,06c, mas segundo o meu banco a valer 0,13c, o que dá uma desvalorização muito superior aos TW mencionados.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1 e 57 visitantes