Caldeirão da Bolsa

Aumento de capital na PT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Caro Mohamed

por FRAGON » 4/10/2007 12:09

Entendi-te !

Cordiais cumprimentos.
Quem não sabe o que quer, obtém o que não deseja, OU MELHOR, para barco sem rumo não há vento favorável.

Registado: 7/4/2006 15:30

Re: O meu obrigado ao Zé Povinho pela informação

por JUKIMSUNG » 4/10/2007 0:30

FRAGON Escreveu:O meu obrigado à SONAE (via Público, cujo dono é a SONAECOM, i.e. Sonae, i.e. Belmiro de Azevedo) pela INTOXICAÇÃO !
Entretanto sempre apreendi que :
1. O Mohamed considera o Público um "jornal económico" ;
2. O Ulisses comenta "especulações";
3. A CMVM não lê o Público;
4. O conceito de "chinese walls" só é bom para os outros (ex: PT e PTM na PTpro).
Cordiais cumprimentos.

Calma Fragon, se era no Público peço desculpa, vi a notícia ontem à 1 da manhã naquelas apresentações dos jornais do dia seguinte e posso ter visto mal, fiquei com sensação que era num económico.

De qualquer das maneiras coloquei na divulgação da notícia o ''a ser verdade''.

Quanto à minha opinião sobre a não OPA e sobre o 'problema dos dividendos' expressei na altura a minha opinião e em nada se alterou, nem a opinião nem a cotação da PT nestes meses todos.

Achei uma vergonha o desfecho da OPA e como levei no lombo fiquei um pouco chateado.

A opinião era mais ou menos a seguinte:

A PT para pagar aqueles dividendos em 4 anos (ou lá o que era) ía ter que desnatar a empresa, ou da massa em cash (e aí adivinha quem ía pagar-cotação de certeza) ou com vendas para financiar o disparate.

Eles que façam o que quiserem que eu de certeza não meto lá 1 cêntimo, mandei desligar o fixo e o sapo ADSL, também não pago TV cabo (mas tenho) e só não acabo com o TMN porque acredito que a sonae.com ainda compre aquilo. Se ficar nas mãos do BES nem o TMN sobra (e só carrego 10 eu por mês) no Optimus anda à volta de 50 Eur de 2 em 2 meses).

Enterrem a PT à vontade a ver se eu me chateio... e trabalhei lá 3 anos, sei o que a casa gasta a pagar salários chorudos a muita gente com mérito mas a ainda mais gente que não faz nenhum e está lá porque o PSD/PS lá os vai metendo.

O roubo das assinaturas um dia também vai acabar e depois quero ver quem vai pagar os dividendos. Agora são os assinantes mas esses diminuem a cada dia que passa. Quando o roubo do ADSL também acabar por cair...

Se quiseres mete lá a tua massa à vontade que aquilo é tipo conta à ordem. Quando chega a 10,10 vendes, quando baixa a 9,90 compras e vais ver que ficas rico a ganhar 1,5% de cada vez e é certinho. É chato mas certinho.

Eu mesmo assim prefiro acções onde possa perder 20%... :mrgreen:

Registado: 7/3/2007 19:42

p.telecom

por paulo godinho » 4/10/2007 0:01

Meras suposicoes jornalisticas ,e e aqui que o midas tem razao ,quando certos jornalistas pretendem adivinhar o futuro das empresas nao sendo por vezes tao inocentes quanto isso ,neste caso uma ajuda ao patrao pode dar sempre jeito(Bemiro ), para mim a pt vende a vivo para apostar na tv digital terrestre e establece uma parceria em africa , e uma opiniao tao valida como a deste jornalista , simplesmente nao sou jornalista e por isso nao escrevo em nenhum jornal e o meu patrao nao e a Sonae

Registado: 7/9/2005 19:10

O meu obrigado ao Zé Povinho pela informação

por FRAGON » 3/10/2007 23:57

O meu obrigado à SONAE (via Público, cujo dono é a SONAECOM, i.e. Sonae, i.e. Belmiro de Azevedo) pela INTOXICAÇÃO !
Entretanto sempre apreendi que :
1. O Mohamed considera o Público um "jornal económico" ;
2. O Ulisses comenta "especulações";
3. A CMVM não lê o Público;
4. O conceito de "chinese walls" só é bom para os outros (ex: PT e PTM na PTpro).
Cordiais cumprimentos.
Quem não sabe o que quer, obtém o que não deseja, OU MELHOR, para barco sem rumo não há vento favorável.

por zé povinho » 3/10/2007 23:16

a questão dum eventual A.C. por parte da PTC foi lançada hoje no "Público.
aqui fica.

[quote]
Após o spin off da Multimédia, a PT terá de pedir fundos aos accionistas para crescer

03.10.2007, Anabela Campos

Ambicioso plano
de crescimento em África
e América Latina e entrada
na TDT obrigará a PT
a avançar com um aumento de capital ou a endividar-se

Depois de ter vertido para os bolsos dos accionistas cerca de cinco mil milhões de euros, na sequência do generoso pacote de remuneração prometido como medida de defesa da OPA da Sonaecom, a PT está a preparar-se para pedir aos investidores que financiem o seu plano de crescimento.
A PT já percebeu que ou cresce e se expande internacionalmente ou morre, e para que avance o ambicioso plano de crescimento para o continente africano e a América Latina, anunciado por Henrique Granadeiro, presidente da operadora, terão de ser pedidos fundos aos accionistas. Em cima da mesa poderão estar soluções como aumento de capital, o crescimento do endividamento (com consequências negativas para a qualidade do rating da PT) e novas parcerias. Além disso, os accionistas poderão ver ainda suspensos ou reduzidos os dividendos a distribuir nos próximos anos.
Fonte da PT admitiu, ao PÚBLICO, que depois de concluído o spin off da PT Multimédia - previsto para o final do mês de Outubro - e cumprido o pacote de remuneração accionista, é natural que a operadora esteja sem liquidez para fazer face ao plano de internacionalização, ao investimento na modernização da rede e à entrada em novos negócios, como a televisão digital terrestre (TDT). Negócios que são fundamentais para que a empresa tenha um papel relevante num mundo globalizado onde os concorrentes são players de dimensão mundial, como a Telefónica. Ou seja, a gestão da PT terá de convencer os accionistas a darem o seu sim a um plano que implicará sacrifícios e, eventualmente, menores dividendos.
Tarefa que se admite não deverá ser difícil, uma vez que, depois de terem sido entregues aos accionistas os 58 por cento detidos na PTM e ter terminado o programa de compra de acções próprias (cuja conclusão está prevista para Março/Abril de 2008), a PT terá distribuído pelos accionistas cerca de cinco mil milhões de euros (valor sem dividendos), quase metade da sua capitalização bolsista.
O montante encaixado pelos accionistas na sequência do share buy back é o equivalente a 2100 milhões de euros (16 por cento do capital), o que implicará que cada accionista da PT verá a sua participação aumentar substancialmente. Situação de que resultará a redução da participação de alguns accionistas. Um deles será a Telefónica, que por lei não poderá ter mais de 10 por cento do capital da PT e ficará com 11,8 por cento. Este tipo de dinâmica permitirá a entrada de novos parceiros na PT .
O spin off da PTM está também a ter impacto na Sonaecom, cujas acções chegaram a subir ontem quase 10 por cento e acabaram por encerrar com uma valorização de 1,85 por cento para 3,85 euros. Tudo porque a especulação em torno da possibilidade de a Sonaecom entrar na corrida pela PTM subiu de tom, depois de Belmiro de Azevedo e Ângelo Paupério, presidente da operadora móvel da Sonae, terem, em declarações ao Diário Económico, reforçado a ideia de que a Multimédia não está fora dos seus planos. Intenções que ganham força quando se está a menos de um mês da conclusão do spin off.
5
mil milhões é o valor da remuneração accionista
de defesa da OPA, incluindo
o spin off da PTM e o programa de share buy back

9,5
por cento foi quanto chegou a subir a Sonaecom, arrastada pela possibilidade de poder estar interessada na PTM [/quote]

Registado: 4/11/2002 23:38

PTC

por JAS » 3/10/2007 23:08

Seria esquisito um Aumento de Capital quando andam a comprar acções próprias.

A última vez que li já detinham 9,5% do Capital e iriam comprar até 16,5%.

Não me parece que possa ser verdade.
A não ser que anunciem a compra dos 50% da Vivo...

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

p.telecom

por paulo godinho » 3/10/2007 23:02

Posso com toda a certeza afirmar que essa noticia nao saiu em lado nenhum so se alguem aqui tem direito a informaçao previligiada o que de alguma forma duvido

por Ulisses Pereira » 3/10/2007 22:57

Eu não a li em nenhum lado. Estava apenas a comenat a especulação apontada pelo Mohamed.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

pt

por paulo godinho » 3/10/2007 22:51

Agradecia que colocassem aqui a fonte dessa noticia pois tambem nao encontrei nada sobre esse assunto

Caro Valves

por FRAGON » 3/10/2007 21:04

Assim, V. também leu a noticia ?!
Só eu não!... E ninguém faz o favor de me informar, (nem o Ulisses) ?
Cordiais cumprimentos.

por valves » 3/10/2007 20:01

seria o tipico exemplo de dar como uma mão e tirar com a outra aos mesmos intervenientes - "engana-me que eu gosto" devem estar a dizer os grandes accionistas da PT :wink: e já agora o que Belmiro de Azevedo pensará sobre isto ? na verdade ele não ganhou a PT exactamente pelos fortes dividendos que prometeram e aliás estão a pagar aos accionistas ..
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Re: Aumento de capital na PT

por GodsDead » 3/10/2007 17:58

MOHAMED Escreveu:Depois de desfecho da OPA à PT parece que vamos ter para aí um aumento de capital para a PT poder crescer!!!

É notícia de capa de um jornal económico e não deve ser boa notícia.

Prometeram mundos e fundos e descapitalização da empresa para poder pagar dividendos mirabolantes e agora saem-se com uma destas...

Eu escondia-me se fosse daquela administração. Teríamos hoje um grupo poderoso formado e temos uma empresa a desmembrar-se e a querer dinheiro dos accionistas. Chama-se a isto (a ser verdade) VIGARICE

Bem, na verdade e numa análise basica da questão, o mercado de capitais serve mesmo para isto.
Uma empresa tem várias fontes de financimento:
- Capital dos bancos (empréstimos);
- Emissão de obrigações;
- Capital dos acionistas;
-...
Cada uma delas com um custo associado para a empresa que deverá ser assegurado pelos resultados da actividade.
Obviamente, o que devem remunerar melhor é o capital dos acionistas e no caso da PTC isso está a ser feito.
Agora a questão é se os acionistas estão dispostos a entregar mais capital só com a garantia de futuras distribuições de resultados.

Na minha opinião, penso que os investidores longos estão nessa disposição, os curtos, vêm nisso apenas uma perda.
Prespectivas!!!!

Registado: 21/8/2007 17:09

Caros Mohamed e Ulisses

por FRAGON » 3/10/2007 17:32

"Escapou-me" essa noticia...
Agradeço se me puderem informar onde e quando foi publicada.
Já até fui aos sites da PT e da CMVM... e nada !
Cordiais cumprimentos.

PT

por Clinico » 3/10/2007 16:12

Mas que subiu hoje, subiu...(já as vendi ontem)
Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por Pollito » 3/10/2007 16:11

Concordo. Isto não agrada aos accionistas.
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por Ulisses Pereira » 3/10/2007 10:41

portucel, não faz sentido nenhuma uma empresa distribuir um mega-dividendo extraordinário, um "spin-off" dum dos seus mais preciosos activos e depois fazer um aumento capital. Só se justifica para, a todo o custo, ter evitado a OPA. Em termos de criação de valor, tudo isto faz muito pouco sentido.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Mau feitio

por portucel » 3/10/2007 7:21

Será a melhor forma da empresa crescer, não sejas ingénuo!

Registado: 10/11/2006 16:05

Aumento de capital na PT

por JUKIMSUNG » 2/10/2007 23:56

Depois de desfecho da OPA à PT parece que vamos ter para aí um aumento de capital para a PT poder crescer!!!

É notícia de capa de um jornal económico e não deve ser boa notícia.

Prometeram mundos e fundos e descapitalização da empresa para poder pagar dividendos mirabolantes e agora saem-se com uma destas...

Eu escondia-me se fosse daquela administração. Teríamos hoje um grupo poderoso formado e temos uma empresa a desmembrar-se e a querer dinheiro dos accionistas. Chama-se a isto (a ser verdade) VIGARICE

Registado: 7/3/2007 19:42

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 125 visitantes