Caldeirão da Bolsa

Notícia: Mercado/Burla

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por The Mechanic » 4/10/2007 9:50

Quico
Aceitas candidaturas para sacristão?

Meu filho...Deus agradece toda a ajuda possivel .

(... mas não levas mais de 5% , tou-te já a avisar ..! )

Um abraço ,

The Mechanic
Anexos
Igreja The Mechanic.jpg
Igreja The Mechanic.jpg (0 Bytes) Visualizado 1218 vezes
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Quico » 4/10/2007 9:44

The Mechanic Escreveu:Engraçado que eu li essa história ontem no Correio da Manhã e nem pensei como é que o gajo estoirou esse dinheiro todo . Afinal de contas, histórias dessas de gente que se perde com derivados financeiros , é mato .
O que me impressionou , foi o facto de "missionários da Consolata " terem 3,5 Milhões para investir em Bolsa ou depositar no Banco ou seja lá pra que for !!!

Onde é que este pessoal arranja tanto dinheiro !?!?!?
Não deve ser com a caixinha das esmolas , pois não !?

De toda a maneira , a partir de agora podem chamar-me Padre The Mechanic ( ou Irmão Mechanic ...) e mandar as vossas esmolas .

Deus vos abençoe ...

Um abraço ,

The Mechanic

Aceitas candidaturas para sacristão?
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por The Mechanic » 4/10/2007 9:41

Engraçado que eu li essa história ontem no Correio da Manhã e nem pensei como é que o gajo estoirou esse dinheiro todo . Afinal de contas, histórias dessas de gente que se perde com derivados financeiros , é mato .
O que me impressionou , foi o facto de "missionários da Consolata " terem 3,5 Milhões para investir em Bolsa ou depositar no Banco ou seja lá pra que for !!!

Onde é que este pessoal arranja tanto dinheiro !?!?!?
Não deve ser com a caixinha das esmolas , pois não !?

De toda a maneira , a partir de agora podem chamar-me Padre The Mechanic ( ou Irmão Mechanic ...) e mandar as vossas esmolas .

Deus vos abençoe ...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Keyser Soze » 4/10/2007 9:17

estes casos foram frquentes durante a bolha em 2000, com os os Gerentes de Balcão a "jogarem" na bolsa com o dinheiro dos depositantes

o balcão do BANIF em Guimarães fez uma bruto rombo nessa altura

os bancos depois alteraram bastante os procedimentos e deram menos autonomia as agências, por causas dos abusos

curioso verificarm, que em 2005, as coisas repetem-se

Registado: 8/2/2006 17:32

por JCS » 4/10/2007 8:58

Pata-Hari Escreveu:isto poderia servir de exemplo para tentar quebrar o mito de que os operadores sabem exactamente para onde vão os mercados e como ganhar dinheiro fácil :roll:

Não podia concordar mais contigo Pata. Dizer-se que neste caso isto aconteceu porque a pessoa em causa era "apenas" gerente de balcão e não um gestor de uma casa de investimento (com maior formação ao nivel dos mercados) é estar um bocado à parte da realidade.

Basta ver os price-targets que as "reputadissimas" casas de investimento davam aos titulos algum tempo antes do ultimo Bear Market... e eram "profissionais do mais alto gabarito"... :wink:

Por isso não poderia estar mais de acordo contigo quando dizes que é um mito eles saberem para onde vão os mercados e como ganhar dinheiro fácil (se fosse assim tão fácil investiriam o deles e estariam multimilionários...). Os balcões estão muitissimo mal formados no que diz respeito a mercados (e falo de todos os bancos)... Haverá concerteza uma ou outra excepção...

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Camisa Roxa » 4/10/2007 8:39

parece-me que a causa do divórcio foi ele ter torrado 500.000€ do sogro :lol: :lol:

de qualquer forma, roubar por roubar, mais valia ele ter pegado nos 3.5 milhões e fugido para o brasil! Agora ir estoirar tudo na em warrants!!!??? LOL
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por charles » 4/10/2007 0:11

Lican Escreveu:Olhem que estoirar 3,5 milhões em warants não é facil.
tinha que dar muitas ordens de compra e venda para gastar tanto dinheiro.
O máximo que se vê na oferta são 50000 e geralmente de valores de 0,15 que dá 33K.
Cá para mim o tipo desapareceu com a massa num paraiso fiscal e agora já está no Funchal a meio caminho das Caraibas e mesmo que seja condenado em tribunal a pagar os 3,5 milhões aposto que o tipo neste momento já não tem nada em nome dele.

Lican

Já agora especulando :twisted: , resta saber a causa do divorcio, ou a historia é simples ou então pode haver alguma off shore metida no meio da historia.

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por StockGalaxy » 3/10/2007 23:49

Olhem que estoirar 3,5 milhões em warants não é facil.
tinha que dar muitas ordens de compra e venda para gastar tanto dinheiro.
O máximo que se vê na oferta são 50000 e geralmente de valores de 0,15 que dá 33K.
Cá para mim o tipo desapareceu com a massa num paraiso fiscal e agora já está no Funchal a meio caminho das Caraibas e mesmo que seja condenado em tribunal a pagar os 3,5 milhões aposto que o tipo neste momento já não tem nada em nome dele.

Lican
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por karlitos » 3/10/2007 23:06

para mim ele tem o € nalgum lado.

agora é julgado...

e mesmo que seja condenado a pagar os 3,6milhoes nunca na vida os vai cnseguir pagar, por isso no fim de contas quem fica a ganhar é ele...

a ver vamos como diz o cego! :lol:

Registado: 27/6/2007 21:00

por MarcoAntonio » 3/10/2007 21:08

charles Escreveu:... mas é preciso não ter estrategia nehnuma para isso acontecer...

Ou ter uma estratégia errada.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por charles » 3/10/2007 21:03

O Francisco Pedro quando escreveu a noticia deve ter ficado tão espantado com os ganhos de 6000 euros num só dia que pensava que estava a dizer algo extraordinario, acho pida ele ter referido isso da forma que o fez, é natural que aparentemente quem não esteja nos mercados pense assim, provavelmente aquilo foi um trade em que ganhou 1 centimo, agora perder tanto dinheiro tambem é possivel mas é preciso não ter estrategia nehnuma para isso acontecer, basta meter a massa toda por ex. em futuros e o mercado andar ao contrario em poucas horas ele desaparece e ainda fica a dever á mesa.
Editado pela última vez por charles em 3/10/2007 21:09, num total de 1 vez.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por MarcoAntonio » 3/10/2007 20:58

Não estou a ver o extracto de movimentos mas esse tipo de situação ocorre com frequência e em especial em produtos alavancados.

Ganha 3 mil aqui, 6 mil acolá. Vai sempre fechando os trades quando tá a ganhar (um valor relativamente pequeno).

Quando corre mal, não fecha o trade e enterra-se completamente (perde 50 mil, 100, 200 mil).

Já tenho (e outras pessoas também) chamado a atenção para esse tipo de estratégia. Eu chamo-lhes as estratégias de grão a grão (há quem faça o mesmo em acções, tentando ganhar 1% aqui, 1% acolá... e depois enterra-se em 10% quando corre mal).

Este tipo de estratégia (bastante comum, aliás vários participantes já tentaram defender esse tipo de estratégia aqui no forum) baseia-se em fazer muitos pequenos trades (aparentemente seguros e fáceis) e tentando amealhar os ganhos para garantir os trades ganhadores. O pior é quando corre mal e não dá para fechar o trade com esse pequeno valor ganhador...

O mesmo tipo de estratégia reflecte-se em produtos alavancados porque nem é preciso que o subjacente se mova muito para amealhar logo uma pipa (para quem tem a ilusão de que se faz dinheiro assim, os warrants e outros produtos alavancados devem-lhes parecer o ideal).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por charles » 3/10/2007 20:52

Conheço um director bancario de um banco de referência que no dia em que lhe falei de tw e w,short seeling, nas spx d.j. futuros etc...lolllll mais valia eu estar calado....pois dizia-me ele eu ja tive umas formaçoes sobre isso e tal...mas o certo é que não fazia a minima ideia como o mercado funcionava.

Em relação ao BPN tambem não me parece nenhum banco de referência o gajo meteu foi muia agua pois com tanto dinheiro e se soubesse minimamente oq ue estava a fazer tinha ganho algum dinheiro, acho que o individuo provavelmente investiu á maluco e desesperadamente, como é possivel com 750 mil euros ganhar só 6000 euros num dia em warrants, isso nem 1% representa, a historia há-de ter mais contornes que não estão explicados na noticia.

p.s. scpnuno, ainda não tinha visto teu post, é precisamente o que eu estava a escrever, bjs

cumpt
Cumpt

por scpnuno » 3/10/2007 20:48

Bem, se ele (ou quem escreveu o artigo) achou "um grande charuto" com um investimento de 790.000€ ganhar 6.000 em warrants, devia-se dedicar a investir na Pararede... ou na Compta. Credo, perder os 3,5 milhoes, vá lá, é azar, agora ganhar 6000€ investindo 790 mil...bahhh, que nulidade. Ele estava a comprar o quê? Warrants da Mozdaq? (a bolsa de Moçambique, que ainda não existe...)

E será que é mesmo assim? não sei porquê, isto pareçe um bocadinho exagerado...
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por MarcoAntonio » 3/10/2007 20:43

Ou como a ganância leva ao abismo, sendo os warrants dos produtos mais perigosos neste aspecto.

A passagem de que fez um movimento onde ganhou 6 mil euros e depois diz que movimentos como esses foram poucos e que no fim perdeu 500 mil euros... e depois 3.5 milhões, são um must.

Também está em linha com um post que Ulisses colocou noutro tópico acerca de que a escolha de uma corretora em função da alavancagem que dá era errada porque maior alavancagem, maior o abismo. Esta notícia é uma boa demonstração do que tenderá a acontecer...

Como o Ulisses diz nesse post, é só uma questão de tempo.
Imagem

Administrador Fórum

por Pata-Hari » 3/10/2007 20:41

JR, é verdade... mas o mito existe e é um mito.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por J R » 3/10/2007 20:39

Pata-Hari chamar "operador" a um gestor de conta de um balcão penso que é demais.
Já ouvi gerentes ou directores de balcões (como agora se diz)a dizer autenticas barbaridades,eu simples investidor a saber pouco de AT podia dar-lhes formação lol.
A Bolsa é uma luta entre a emoção e a razão.Ninguém dá nada a ninguém.
Cumprimentos J R

Registado: 2/9/2007 21:05

por Pata-Hari » 3/10/2007 20:04

isto poderia servir de exemplo para tentar quebrar o mito de que os operadores sabem exactamente para onde vão os mercados e como ganhar dinheiro fácil :roll:
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Notícia: Mercado/Burla

por MarcoAntonio » 3/10/2007 15:11

Justiça: Depósitos iam directos para conta da corretora

Padres burlados em 3,5 milhões de euros

Os principais lesados foram os padres Missionários da Consolata, que ficaram sem 3,5 milhões de euros. Mas há pelo menos mais duas vítimas de um gestor de conta do Banco Português de Negócios (BPN), que perdeu a cabeça a jogar na bolsa com o dinheiro dos clientes. O caso aguarda julgamento no Tribunal de Leiria.

A burla foi descoberta em finais de 2005, quando o sacerdote responsável pela gestão das receitas da casa dos Missionários da Consolata, em Fátima, recebeu a visita inesperada de dois funcionários do banco. Queriam saber se a instituição estava ‘zangada’ com o BPN, para estar a fazer tantos levantamentos e de grandes importâncias.

Desconfiado, o padre missionário mandou chamar o gestor de conta, a quem costumava entregar os valores para depósito numa conta aberta na agência da Loureira, freguesia de Santa Catarina da Serra, Leiria.

A resposta deixou-o siderado. “Disse-me que estava desesperado e perdido, pois tinha gasto o dinheiro na bolsa, em operações de alto risco”, testemunhou o sacerdote à Polícia Judiciária.

Feitas as contas, o alegado burlão, de 42 anos, tinha desaparecido com 3,5 milhões de euros, levando os missionários a pensar que o dinheiro estava aplicado em fundos “seguros e mais rentáveis” que os depósitos a prazo – como lhes disse.

A instituição religiosa, veio a saber-se depois, não foi a única lesada nesta burla. Segundo o despacho de acusação do Ministério Público, houve mais dois clientes, que viram as suas contas ‘aliviadas’ em mais de 126 mil euros.

A estes depositantes, o BPN repôs as importâncias usadas indevidamente pelo seu funcionário. E constitui-se assistente no processo, para reclamar a dívida.

Quanto ao desfalque na conta dos missionários, o banco não procedeu da mesma forma e os religiosos têm que aguardar pelo desfecho judicial, para tentar reaver o dinheiro.

Norberto Louro, superior regional da congregação, confirmou ontem a existência da alegada burla, mas recusou prestar declarações: “Vamos esperar pela Justiça”.

INVESTIMENTOS DE ALTO RISCO

Em pouco mais de um ano, o arguido terá perdido mais de 3,5 milhões de euros com aplicações de risco na bolsa de valores. Gostava de investir em “warrants”, ou seja, apostando em subidas ou descidas nas tendências de mercado. E investia quantias avultadas. Só num dia, por exemplo, conseguiu 6000 euros de mais valias, ao investir 793 mil euros e receber 799 mil. O problema é que ganhos como estes foram raros. Segundo confessou às autoridades judiciais, começou por investir o dinheiro do sogro, até acumular prejuízos superiores a 500 mil euros. Em aflição, recorreu ao dinheiro dos clientes.

CONSEQUÊNCIAS

DESPEDIDO

O alegado burlão foi despedido do banco após a descoberta da fraude, divorciou-se e foi viver para o Funchal. Está obrigado a apresentações periódicas na esquadra da PSP.

FALSIFICAÇÃO

Ao ser questionado pelos Missionários da Consolata sobre o destino do dinheiro, o arguido apresentou-lhe quatro documentos que haviam sido forjados para afastar suspeitas.

CRIMES

O ex-gestor de conta está acusado de um crime de burla qualificada, um crime de falsificação de documentos e três crimes de abuso de confiança. Dois na forma qualificada e um na forma continuada. É-lhe exigida também a devolução dos 3,6 milhões de euros.

Francisco Pedro, Leiria
http://www.correiodamanha.pt/noticia.as ... idCanal=10
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Majestic-12 [Bot] e 104 visitantes