Caldeirão da Bolsa

Investir em commodities

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por dakshinamurti » 8/10/2007 14:00

Vamos lá pessoal...
A goal without an action plan is a daydream.

Dakshinamurti Report http://youtube.com/dakshinamurti

Registado: 4/7/2007 17:13

por dakshinamurti » 7/10/2007 23:25

OK aproveito este tópico para colocar a seguinte questão.

Os meus pais têm há muitos anos o hábito de me dar 2 certificados de aforro, ada um no valor de 250 euros, um pelos anos e outro pelo natal.

Quero que isto mude, e quero usar isso para que me ofereçam algo que seja um melhor investimento.

Pensei em pedir que me ofereçam moedas de ouro nesse valor.

As questões são?

1 - Acham que moedas de ouro são uma boa forma de investir em ouro? Valorizam no mínimo ao mesmo rate que a commodity ouro? Tem alguma vantagem, como por exemplo o valor de serem objectos de coleccionismo?

2 - Como se converte as moedas de ouro em dinheiro? É algo fácil de fazer? Como e onde? Paga-se comissões que estraguem o investimento?

Basicamente, quero no mínimo uma resposta taxativa: Certificados de aforro ou moedas de ouro?

Obrigado pela colaboração!
Salazar

por Fogueiro » 3/10/2007 11:33

Comentário do Incógnitus:

No ouro eu divido-me entre achar que são teorias da conspiração, e o facto de existirem afirmações e acções políticas (proibir cidadãos de deter ouro) contra ele ...

... se conseguimos chegar a esse ponto, não é assim tão difícil de acreditar numa teoria da conspiração mais soft.

O mesmo se aplica à famosa "PPT" (Plunge Protection Team) e conspirações associadas. Se temos o Banco Central Inglês a dizer textualmente que teria gostado mais de safar o Northern Rock "pela calada", torna-se bastante mais fácil de acreditar que noutras circunstâncias as coisas são mesmo feitas pela calada ... a forma como o BAC safou a Countrywide parece uma dessas ocasiões.
...
"Thinking is really the hardest work, that is why so few people do it." -- Henry Ford

"Imagination is more important than knowledge." -- Albert Einstein

Imagem

Registado: 10/11/2002 2:53

por Semitela » 3/10/2007 9:09

Boas,

Excelente artigo que traduz na perfeiçao aquilo que muitos de nós pensam , mas que tem nos sido negado pelo cartel .

Deixo aqui um link onde se explica o que é o
cartel do ouro

Abraços

Registado: 19/10/2006 9:36

por Fogueiro » 3/10/2007 2:09

Ambrose Evans-Pritchard, writing on Oct. 1 in London's Telegraph, has an item titled “Dollar crunch puts gold center stage.”

Most perceptively, the article says, “The dominoes are toppling. What began as a credit crunch turned into a dollar crunch. We are witnessing a run on the world’s paramount reserve currency.”

In the face of this potentially catastrophic event, which we have long forecast, the stock markets roar.

At the time of this writing, the Dow has broken 14,046 — a new record — nominally, of course!

We see the Dow's "high" as both a potentially serious value trap, particularly in financials, and a great, possibly final opportunity for our conservative readers to reduce their holdings, taking money off the table — money that we feel is about to become extremely valuable!

Meanwhile, Bloomberg reports today that “Citigroup, the biggest U.S. bank, said third-quarter profit fell about 60 percent.”

Bloomberg then reported that UBS, Europe’s biggest bank, had written down, “the value of fixed-income securities by more than…$3.4 billion.” It was the first loss, “reported by any of the world’s largest banks …”

And yet the stock markets roared!

Following the bailout of a bank involved in the first British bank run in 150 years, Bloomberg reported that the Internet bank, NetBank filed for bankruptcy.

Indeed, “Credit turmoil is still simmering beneath the surface,” warns Mish Shedlock, co-editor of the Survival Report, “even if one does not see it in the equity markets right now."

Shedlock goes on, “the Fed executed a whopping $38 billion in repos [on September 28], agreeing to take $22 billion in mortgages as collateral. Traditionally, the Fed accepts only Treasuries as collateral. This is a sign of continued panic by the Fed.”

We agree, it is a sign of panic by the Fed and, as we said on April 18, “All Americans will suffer.”

And yet, still, the markets roared!

All of this market roaring — in the face of a crisis in credit markets and housing and despite stealth inflation, falling consumer confidence and a falling outlook for corporate earnings — begs a very serious question. What part of crisis do the stock markets not understand?

While stock markets roar, the price of gold continues to rise. That is unusual.

So, what is gold telling us?

In any case, why does gold matter any more?

We believe that gold is telling us that a very serious financial crisis lays ahead — a crisis that could threaten the entire international monetary system.

To understand this answer, we must examine the price of gold for a minute. At the time of this writing it stands at $753.60 an ounce.

That looks strong and near a high. Well, it’s not quite so clear and simple.

There are two important things to remember in looking at the price of gold.

First, gold reached $850 an ounce on January 23, 1980. That’s nearly 28 years ago! So why do people buy gold as a safe haven?

In fact, it’s worse than that. If you discount the 1980 price of gold for the average inflation rate (a rough measure), today’s equivalent price should be a whopping $1,415 an ounce!

So gold has actually fallen in real terms by some 40 percent in the past quarter century.

How can this possibly be? Do you feel maybe something is wrong? After all, the gold price is a “free,” international market price, not set by government. It’s not something the government is able to cook — or is it?

Not exactly. That leads us to our second point!

We all know that the U.S. dollar has lost almost half of its value, when measured on a trade-weighted basis against other currencies over the past 22 years.

It is staggering to think that after taxing us our government has robbed every single man woman and child in America and all non-U.S.-resident holders of Eurodollars of roughly half their money over the past two decades.

But even that is not the entire picture. It is worse, possibly far worse, when measured against the true, free-market price of gold.

But what is the true free market price of gold, if it is not the international market price?

Let me explain.

There are two main types of demand for gold: industrial uses, including jewelry, and investment.

There is a natural supply-demand price to gold. But, like the oil price, it is distorted by politics.

But, you say, “I thought gold was above politics?” Not so!

In order to “disguise” a reliable and embarrassing measure of the depreciation of their paper currencies, a number of large governments, under the leadership of the United States, has colluded to demonetarize the yellow metal, both by creating volatility in the price and distorting that price to the downside.

An agreement was reached, called the Central Bank Gold Agreement (CBGA), under which certain major central banks agreed to sell off portions of their gold holdings to depress the international, so-called "free” market price.

These sales were coordinated through the International Monetary Fund (IMF) so as to cause maximum volatility and downward selling pressure.

Some people have been skeptical of this covert “plan” and have asked to see copies of the CBGA.

Even to ask such a question displays a fundamental misunderstanding of how central banks operate.

The whole nature of international central banking is low-profile and stealthy.

Albeit widely discussed in “gold circles”, the CBGA is a covert agreement.

However, the Sept. 15 edition of The Economist contains a fascinating article in which it hints at the CBGA and maintains that, by 1999, the central banks realized that the indiscriminate selling of gold to push the price down, “was not clever and got together to hammer out an agreement to limit central bank sales to 400 tons a year. That amount has since been increased by 100 ton, but the agreement holds until 2009.”

Note that makes the total 500 tons, or an approximate offset to the estimated annual 4,500 tons of annual, non-industrial investment demand for gold.

In addition, two Citigroup analysts, John D. Hill and Graham Wark, wrote on September 21, 2007 a long report titled, “Gold: Riding the Reflationary Rescue.” They referred to the fact that "gold undoubtedly faced headwinds this year from resurgent central bank selling, which was clearly timed to cap the gold price. Our sense is that central banks have been forced to choose between global recession and sacrificing control of gold and have chosen the perceived lesser of two evils.”

As our readers will remember, our Sept.18 article, “Fed Capitulates — All Americans Will Suffer,” shows that we entirely agree with the Citigroup analysts.

As such, we see continued upward investor pressure on the price of gold. When this investment pressure will overcome the political, downward pressure applied by central banks, only time will tell, but we feel it is possible in 2008.

If the two Citigroup analysts are correct, the expected rise in the price of gold could come much earlier and be far more dramatic than many are expecting. We say this because certain central banks are becoming politically wary of the continued selling off of their gold reserves. On the other hand, certain other, increasingly powerful central banks, like those of India and Russia and in the Middle and Far East are increasingly prone to hoard the metal.

Eyes are now focused on China in an effort to detect any early moves from dollars into gold.

As our readers watch the financial press for signs of the above mentioned struggle playing out, we feel they will see why we have suggested the accumulation of gold in our asset allocations.
...
"Thinking is really the hardest work, that is why so few people do it." -- Henry Ford

Imagem

por Fogueiro » 2/10/2007 1:32

dakshinamurti Escreveu:Fica também a dúvida "O que são commercials e non-commercials commodities?"

Podes ler aqui:

http://www.******.com/content/view/264/

Resumindo: commercials são os contratos feitos por quem está envolvido nos físicos, quer como comprador como vendedor.

Exemplo: uma empresa mineira de ouro que vende contratos futuros para garantir o preço de venda do metal que vai extrair. Chama-se a isso cobrir-se ou, em inglês, um hedge.
Estes contratos podem ser comprados por Fundos, Bancos ou Associações de Ourives, para garantir o seu preço de compra, quando o acham favorável.

Os non-commercials são os contratos comprados e vendidos por quem nem tem ouro para vender nem está interessado em receber o fisico, mas apenas especular nas variações do preço.
Fecham sempre as posições até à data em que expiram, nunca as exercendo.

O mesmo se passa com todas as outras commodities.
...

Imagem

por dakshinamurti » 1/10/2007 23:58

Foi uma boa resposta e guardarei os títulos para investimento futuro. Eu já ando a considerar investir na RIO, BHP e RTP há uns tempos, mas nunca tive essa decisão.

Mesmo assim gostava que quem soubesse a forma de investir em commodities por ETF's me dê umas ideias.

Fica também a dúvida "O que são commercials e non-commercials commodities?"

E já agora, sem querer abusar, o que acham das 3 empresas mineiras que referi, quer em temros de projecções fundamentais, quer em termos de condição técnica dos títulos, qual o que tem maior potencial e porquê? Daria algum uma boa entrada ainda esta semana?

Obrigadíssimo a todos, estão a ser impecáveis.

por Cartago » 1/10/2007 23:37

dakshinamurti, com uma resposta como esta do fogueiro, já não precisas mais de ajuda. :mrgreen:

O meu forte não são commodities, pelo que já deu para aprender qualquer coisinha com este tópico. :)
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 28/3/2006 18:04

por Pata-Hari » 1/10/2007 19:17

Hehe, depois de uma resposta de um trader de commodities, que mais é que alguém pode acrescentar :P?

Bem, mas eu arrisco a sugerir-te que podes também investir através de estruturados (isto para quem é sensivel a perdas potenciais de capital).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Fogueiro » 1/10/2007 15:06

Investir em Commodities non-commercials sem estar nos commercials é muito arriscado, como referi num artigo que coloquei no tópico dos Baby Boomers.

Prefiro investir em empresas produtoras, que alavancam o preço da commodity que produzem, caso esta suba, pois beneficiam dos lucros marginais (o preço de venda sobe, mas os custos de produção sobem menos ou não sobem).

Em vez de comprar um ETF prefiro analisar, uma a uma, as empresas que o compõem e investir apenas nas que considero melhores (reservas confirmadas/capit bolsista, reservas estimadas/capit bolsista, custos de extracção, antecedentes/experiência dos gestores, etc).

Para as mineiras de Ouro e Prata prefiro as pequenas mineiras canadianas cotadas em Vancouver e Toronto, pois muitas outras mineiras estão em países Sul-americanos e Africanos de estabilidade politica duvidosa.

Fica aqui um quadro de uma carteira deste tipo, que inclui poucas Oil&Gás, sendo a maioria Ouro e Prata, mas estas têm, por vezes, outros minérios associados.

Cotadas em NY tenho AEM, AAUK, SLW, BHP, FDG, PCU, RIO, HL, MMG, SSRI, SWC, SIL entre outras.

Investir neste tipo de empresas não envolve risco cambial pois arbitram no tal cabaz do USD face a 15 moedas. O que acontece é que, se o USD desvaloriza, “parece” que as cotadas nesta moeda estão a ganhar mais do que estão na realidade, tendo em conta esse cabaz.

Disclaimer: Este comentário é a minha opinião e nunca uma recomendação de compra ou venda. As compras e as vendas são da responsabilidade do Investidor, bem como os lucros ou as perdas resultantes. O Autor pode ter, e provavelmente tem, posições nos títulos referidos. Em caso de dúvida, deverá o Investidor procurar um intermediário financeiro, a SEC, a Euronext, ou a CMVM
Anexos
Empresas Canadianas de Commodities.PNG
V - Vancouver
T - Toronto
Empresas Canadianas de Commodities.PNG (0 Bytes) Visualizado 1501 vezes

Imagem

por dakshinamurti » 30/9/2007 21:14

Ah é verdade, esqueci-me de colocar isto:

Faz diferença a moeda de cotação do produto? Um gold bullion ETF por exemplo... preferível ser em dólares ou euros? Pode ser exactamente a mesma lógica dos fundos de acções e o risco cambial se investir em moeda estrangeira, por outro lado, é possível que as especificidades do produto ser cotado em dólares, e valorizar mais em relação ao dólar, justificar entrar num produto cotado em dólares, por o dólar desvalorizar face ao euro mais lentamente do que o ouro pudesse valorizar face ao dólar. Posso estar a meter os pés pelas mãos mas é que não sei se o ouro valoriza igualmente face a qualquer currency ou se há de facto vantagens em investir numa determinada currency.

Abraços.

Investir em commodities

por dakshinamurti » 30/9/2007 21:06

Cheers

Pessoal, espero que me possam esclarecer e ajudar. Quero alocar uma percentagem até 25% da minha carteira em commodities.

1 - Que formas existem de o fazer? Vou dizer as que conheço e completem com outras que possam conhecer. ETF's, Fundos, Futuros, acções de empresas de mineração.

Um dos investimentos que quero fazer é em ouro. Qual a melhor forma? Investir no gold bullion ou em empresas de mineração? Eu estou inclinado para um fundo ou ETF de gold bullion, mas não sei. Quais os veículos de investimento específicos que recomendam?

Outras mercadorias que tenho interesse são a prata, platina, urânio, e cobre. Estou aberto a investir directamente em cada um dos produtos, mas também não me importo de investir num produto que invista em todos eles... Em todo o caso, permanece a questão, para quem souber... no caso de ouro, prata, óbvio que o produto pode investir no metal em si que fica num custodian bank numa allocated account. Mas e cobres e urânios? os produtos investem no material em si, ou investem mas é só nas empresas extratoras e futuros?

Um exemplo que vi foi um ETF da LYxor, o Lyxor ETF Commodities CRB - que permite investir supostamente em 19 commodities, mas é basicamente investindo em acções de empresas de mineração, e não no material em si... Não há forma de se investir directamente no produto? Compreendo que produtos que sejam perecíveis possam não ser susceptíveis de armazenamento como o ouro e prata, mas não sei se esse é o caso com urânio, cobre, limalha de ferro, zinco, níquel e tantos outros.

Repito que não estou interessado em Futuros, mas em investimentos de longo prazo, sem estar a correr riscos de quebras de margem.

Obrigadíssimo desde já a quem esclarecer sobres as formas de investimento existentes e os produtos concretos para as concretizar que recomendam.

PS - Também seria bom colocarem através de que instituição esses produtos estão disponíveis. Eu por exemplo sou BIGONLINE.

Abraços.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1 e 52 visitantes