Opinião sobre acção
Deixo aqui o gráfico do BCP (com a escala normal) onde se vê que o BCP já ultrapassou a LTD de curto prazo e a resistência nos 3.19 (por isso quem defendia uma entrada curta com o gráfico invertido está de parabéns)... Neste momento está junto à MA50 a preparar o ataque à LTD de médio prazo...
Nuno o teu raciocinio pode pecar por não sabermos o que se vai passar com o titulo num espaço de tempo mais alargado, eu por exemplo basiei-me mais no 1º grafico com uma longa ltd, e no entanto disse que o titulo iria subir se quebra-se a ltd, se invertermos o raciocinio então e se a longo prazo o bcp descer o raciocinio estaria certo e atua logica tambem , porque essa logica então quem defendia entrada curta queria dizer subida e vice versa.
Já diz a AT que alguns canasi descendentes querem dizer subida.
cumpt
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Pata-Hari Escreveu:hehe, eu suspeitei que estaria de patas para o ar. Só deixei de pensar nisso porque tinhas lá os indicadores e não te achei muito perverso.
Olha que os indicadores tb "dão" para serem analisados nos gráficos invertidos...
O RSI e o MACD podem ser utilizados nos gráficos invertidos, bastando para isso inverter a sua escala tb...
Deixo aqui o gráfico do BCP (com a escala normal) onde se vê que o BCP já ultrapassou a LTD de curto prazo e a resistência nos 3.19 (por isso quem defendia uma entrada curta com o gráfico invertido está de parabéns)... Neste momento está junto à MA50 a preparar o ataque à LTD de médio prazo...
Um abr
Nuno
- Anexos
-
- BCP.PNG (0 Bytes) Visualizado 1043 vezes
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
MarcoAntonio Escreveu:Note-se que num cenário temos o título contra a tendência dominante do mercado e noutro o título
a favor da tendência dominante do mercado. Estaria mais à vontade para defender a tomada de
posições curtas se o título estivesse em concordância com a tendência dominante do mercado
e esta fosse de bear market (down no médio/longo-prazo).
Já agora, aproveito para corrigir o texto que o último paragrafo tinha um lapso.
A questão é que se o gráfico não estivesse invertido, tinhamos uma acção down durante todo o bear market.
Se o gráfico está invertido então temos uma acção up em bull market que terá testado o suporte no passado
recente.
Para mim e que tenho um perfil conservador, tomar posições longas numa acção em uptrend não é
«perfeitamente equivalente» a tomar posições curtas numa acção em downtrend, muito em especial
num contexto de Bull Market.
Daí que eu entenda que é determinante saber se o gráfico está invertido ou não e daí as pequenas nuances
nas respostas para os dois cenários.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Antes demais desculpa por só agora voltar ao tópico, mas ontem o caldeirão esteve impossível (o servidor nunca mais é arranjado?), e hoje estive fora até agora...
“The catch” foi apanhada pelo Mantónio...
De facto o gráfico está na escala invertida e trata-se do BCP.
Eu coloquei este gráfico com a escala invertida para ver quantas pessoas preferiam entrar com posições longas e quantas com posições curtas, pois acho que a grande maioria que analisa as acções apenas através de um gráfico tem tendência a tomar posições de compra e não de venda...
Eu aposto que se colocasse o gráfico ao contrário, quase todos teriam a posição do MA (ponto porreiro para tomada de posições longas, em particular com a quebra da LT de curto prazo), mas foi engraçado que quas todos preferiam manter a tomada de posições longas (ou seja, curtas no gráfico normal).
Nos últimos meses tenho sistematicamente feito este exercício, e tenho tido resultados bastante interessantes com ele... olho sistematicamente para os gráficos normais e invertidos, e só qdo a opinião é concordante é que de facto compro/vendo a acção. É curioso, que nos últimos tempos tenho estado mais bear do que o normal, e por isso vejo muitas das vezes mais oportunidades de venda do que compra... e o facto de querer vender no gráfico normal e invertido faz com que abandone essa ideia...
Com a subida de hoje, o BCP quebrou a LTA e testou a resistência horizontal nos 3.19 (foi só até aos 3.17, mas eu considero que o teste à resistência foi feito). Amanhã actualizo o gráfico com a escala normal...
Desculpem a todos a “maldade” de ter apresentado um gráfico invertido...
Um abraço, Nuno
“The catch” foi apanhada pelo Mantónio...
De facto o gráfico está na escala invertida e trata-se do BCP.
Eu coloquei este gráfico com a escala invertida para ver quantas pessoas preferiam entrar com posições longas e quantas com posições curtas, pois acho que a grande maioria que analisa as acções apenas através de um gráfico tem tendência a tomar posições de compra e não de venda...
Eu aposto que se colocasse o gráfico ao contrário, quase todos teriam a posição do MA (ponto porreiro para tomada de posições longas, em particular com a quebra da LT de curto prazo), mas foi engraçado que quas todos preferiam manter a tomada de posições longas (ou seja, curtas no gráfico normal).
Nos últimos meses tenho sistematicamente feito este exercício, e tenho tido resultados bastante interessantes com ele... olho sistematicamente para os gráficos normais e invertidos, e só qdo a opinião é concordante é que de facto compro/vendo a acção. É curioso, que nos últimos tempos tenho estado mais bear do que o normal, e por isso vejo muitas das vezes mais oportunidades de venda do que compra... e o facto de querer vender no gráfico normal e invertido faz com que abandone essa ideia...
Com a subida de hoje, o BCP quebrou a LTA e testou a resistência horizontal nos 3.19 (foi só até aos 3.17, mas eu considero que o teste à resistência foi feito). Amanhã actualizo o gráfico com a escala normal...
Desculpem a todos a “maldade” de ter apresentado um gráfico invertido...
Um abraço, Nuno
Eu ia pelo o que o Mech disse. A tendência de longo prazo é de baixa. Shortava perto da resistência. Se ultrapassasse a resistência a perca seria pequena.
Pelo outro lado, comprava na ultrapassagem do suporte (anterior resistência). Se voltasse para trás a perca seria igualmente pequena.
Mas isto estás tu farto de saber. What's the catch?
Pelo outro lado, comprava na ultrapassagem do suporte (anterior resistência). Se voltasse para trás a perca seria igualmente pequena.
Mas isto estás tu farto de saber. What's the catch?
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
ok cartago fica aqui a explicação mais correcta
Head & Shoulders Formação típica de inversão de tendência. Caracteriza-se por ser constituída por uma cabeça e dois ombros. A base dos ombros é unida pela neckline. O volume deverá decrescer à medida que se forma. Esta formação costuma aparecer no final de uma tendência forte. A projecção para o fim do movimento é dada pela distância entre a cabeça e a neckline, projectada desde o ponto de quebra
já agora fica a figura dos ombros e cabeça um exemplo pratico, desculpem lá mas não resisti
Head & Shoulders Formação típica de inversão de tendência. Caracteriza-se por ser constituída por uma cabeça e dois ombros. A base dos ombros é unida pela neckline. O volume deverá decrescer à medida que se forma. Esta formação costuma aparecer no final de uma tendência forte. A projecção para o fim do movimento é dada pela distância entre a cabeça e a neckline, projectada desde o ponto de quebra
já agora fica a figura dos ombros e cabeça um exemplo pratico, desculpem lá mas não resisti
- Anexos
-
- 400757-Head-and-shoulders-above-the-rest-2.jpg (0 Bytes) Visualizado 1711 vezes
Cumpt
Nuno, o gráfico está invertido? Se estiver isso pode ser determinante (tomar posições longas
e tomar posições curtas representam riscos diferentes e podem suscitar respostas diferentes
- não simplesmente inversas - conforme o perfil do investidor).
Se o gráfico não está invertido (e portanto tem vindo mesmo em tendência de baixa desde 2003)
neste momento eu não faria nada, aguardaria mais algum tempo até que de facto quebrasse a
tendência de baixa de longo-prazo. Parece-me que é evidentemente prematuro tomar posições
longas neste momento, para um investidor do tipo position trader. Contudo, teria bastante cautela
a aconselhar a tomada de posições curtas...
Se o gráfico está invertido então temos um teste à LTa de suporte de longo-prazo e com muito
mais facilidade que a defesa de tomada de posições curtas no cenário anterior, defenderia aqui
como uma oportunidade bem razoável para tomar posições longas.
Caso a linha venha a ser quebrada, defenderia a tomada de posições longas no cenário não
invertido e ficar de fora (pelo menos para já) no cenário invertido.
Note-se que num cenário temos o título contra a tendência dominante do mercado e noutro o título
a favor da tendência dominante do mercado. Estaria mais à vontade para defender a tomada se o
título estivesse em concordância com a tendência dominante do mercado e esta fosse de bear
market (down no médio/longo-prazo).
e tomar posições curtas representam riscos diferentes e podem suscitar respostas diferentes
- não simplesmente inversas - conforme o perfil do investidor).
Se o gráfico não está invertido (e portanto tem vindo mesmo em tendência de baixa desde 2003)
neste momento eu não faria nada, aguardaria mais algum tempo até que de facto quebrasse a
tendência de baixa de longo-prazo. Parece-me que é evidentemente prematuro tomar posições
longas neste momento, para um investidor do tipo position trader. Contudo, teria bastante cautela
a aconselhar a tomada de posições curtas...
Se o gráfico está invertido então temos um teste à LTa de suporte de longo-prazo e com muito
mais facilidade que a defesa de tomada de posições curtas no cenário anterior, defenderia aqui
como uma oportunidade bem razoável para tomar posições longas.
Caso a linha venha a ser quebrada, defenderia a tomada de posições longas no cenário não
invertido e ficar de fora (pelo menos para já) no cenário invertido.
Note-se que num cenário temos o título contra a tendência dominante do mercado e noutro o título
a favor da tendência dominante do mercado. Estaria mais à vontade para defender a tomada se o
título estivesse em concordância com a tendência dominante do mercado e esta fosse de bear
market (down no médio/longo-prazo).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 1/10/2007 23:51, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
charles Escreveu:head and shoulders = cabeça com ombros, ou seja é uma figura de analise tecnica, consiste numa formação grafica, um ombro esquerdo mais abaixo que o direito e uma cabeça no meio, deixo um exemplo mal desenahado so para nao ir procurar nos graficos
Também convêm ter em atenção o volume, já que a evolução do volume pode (ou não) confirmar a existência de um H&S efectivo.
Volume: As the Head and Shoulders pattern unfolds, volume plays an important role in confirmation. Volume can be measured as an indicator (OBV, Chaikin Money Flow) or simply by analyzing volume levels. Ideally, but not always, volume during the advance of the left shoulder should be higher than during the advance of the head. This decrease in volume and the new high of the head, together, serve as a warning sign. The next warning sign comes when volume increases on the decline from the peak of the head. Final confirmation comes when volume further increases during the decline of the right shoulder.
Fonte: Head and Shoulders Top (Reversal)
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
head and shoulders = cabeça com ombros, ou seja é uma figura de analise tecnica, consiste numa formação grafica, um ombro esquerdo mais abaixo que o direito e uma cabeça no meio, deixo um exemplo mal desenhado so para nao ir procurar nos graficos lol é melhor substituir por esta
- Anexos
-
- Sem título.JPG (0 Bytes) Visualizado 1717 vezes
-
- Head_Shoulders.png (0 Bytes) Visualizado 1694 vezes
Editado pela última vez por charles em 1/10/2007 23:48, num total de 1 vez.
Cumpt
velum Escreveu:The Mechanic, o que é um "H&S"?
Cumprimentos,
TBF
ele nao pode vir, que está ali com um elefante (nao sei a cor, mas acho que é branco virginal!), mas manda dizer, que H&S, é um shampoo: Head&Shoulders;
basicamente, é uma figura, que faz lembrar 2 ombros (1 de cada lado, ao mesmo "nivel") e uma cabeça; a malta nem sempre gosta destas figuras; a seguir ao 2º ombro, pode vir um braço encostado ao corpo, a apontar para baixo (como o do Katsoranis!)
em contrapartida, o H&S invertido, ja é mais apreciado (ver topicos criados por "Elias")
beijos e abraços
Editado pela última vez por lutav em 1/10/2007 23:45, num total de 1 vez.
Quanto a essa LTD de 2003 , isso já vem de muito longe e ninguem se lembra . Esses dois ou três pontos de contacto em 4 anos , não me convencem . Já a LTD de meados de 2006 , faz sentido e como tal , estamos a falar aqui da sua quebra e consequente re-teste .
Por esse gráfico , isso é coisa pra ir aos 3,53 , voltar aos 3,34 e depois , formando um H&S invertido , sobe até aos 4,87 na projecção dessa figura .
Um abraço ,
The Mechanic
ps- agora chiba-te aí ao nome da acção...
Por esse gráfico , isso é coisa pra ir aos 3,53 , voltar aos 3,34 e depois , formando um H&S invertido , sobe até aos 4,87 na projecção dessa figura .
Um abraço ,
The Mechanic
ps- agora chiba-te aí ao nome da acção...
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Nuno para mim em primeira analise olhando para o historico temporal parece-me um titulo bear em mercado bull.
No 1º gráfico com um espaço temporal mais alargado, a linha de tendência é claramente descendente com algum grau de inclinação, nos últimos meses teve 3 reacçoes secundárias mais importantes á tendência primária de descida, quanto maior o numero destas reacções maior é a sua importância, o ângulo da linha da reacção secundária é algo inclinada e quanto mais inclinada for esta linha maior é a sua importância.
Pesando a reacção primária e a secundária e olhando para o 1º gráfico nesta reacção parece estar a formar-se um fundo inferior de inversão de tendência aumentando a possibilidade de quebra da linha de tendência descendente por outro lado apetece-me dizer que se vai assistir a uma lateralização não excluo a tal hipotese de quebra da linha de tendência num espaço temporal mais alargado, o RSI também me diz lateralização com algum espaço para subida no tempo, se isto se concretizar parece-me mesmo que será o sinal de entrada no titulo onde muitos insiders iniciam compras, supondo que tens o titulo na tua carteira a algum tempo talvez seja de aguardares, nesta analise não pesam os fundamentais pois não sabemos qual o titulo nem qual sector de actividade económica falamos no entanto tu sabes e isso deve pesar na tua decisão.
P.S. Para decidires só tens de não te lembrar de nada do que eu disse
cumpt
No 1º gráfico com um espaço temporal mais alargado, a linha de tendência é claramente descendente com algum grau de inclinação, nos últimos meses teve 3 reacçoes secundárias mais importantes á tendência primária de descida, quanto maior o numero destas reacções maior é a sua importância, o ângulo da linha da reacção secundária é algo inclinada e quanto mais inclinada for esta linha maior é a sua importância.
Pesando a reacção primária e a secundária e olhando para o 1º gráfico nesta reacção parece estar a formar-se um fundo inferior de inversão de tendência aumentando a possibilidade de quebra da linha de tendência descendente por outro lado apetece-me dizer que se vai assistir a uma lateralização não excluo a tal hipotese de quebra da linha de tendência num espaço temporal mais alargado, o RSI também me diz lateralização com algum espaço para subida no tempo, se isto se concretizar parece-me mesmo que será o sinal de entrada no titulo onde muitos insiders iniciam compras, supondo que tens o titulo na tua carteira a algum tempo talvez seja de aguardares, nesta analise não pesam os fundamentais pois não sabemos qual o titulo nem qual sector de actividade económica falamos no entanto tu sabes e isso deve pesar na tua decisão.
P.S. Para decidires só tens de não te lembrar de nada do que eu disse
cumpt
Cumpt
OK Mechanic... já vou colocar lá os valores...
Qto aos pedidos dos indicadores, eu tb já vou adicionar os que o Charles pediu. O do gráfico de cima é o Slow Stchastic, o do meio é o RSi e o de baixo é o MACD.
Fico à espera das vossas opiniões sobre este título e se entravam curto, longo ou nem por isso...
Um abr
Nuno
Qto aos pedidos dos indicadores, eu tb já vou adicionar os que o Charles pediu. O do gráfico de cima é o Slow Stchastic, o do meio é o RSi e o de baixo é o MACD.
Fico à espera das vossas opiniões sobre este título e se entravam curto, longo ou nem por isso...
Um abr
Nuno
- Anexos
-
- Sem título.PNG (0 Bytes) Visualizado 1925 vezes
-
- Sem título2.PNG (0 Bytes) Visualizado 1937 vezes
Ora posta lá esse grafico com um MACD, um RSI e mais ou SSTO, vais ver que te faço ai uma prevuisão que não falha, eu só não estou rico com o dax porque faço sempre o contrario do que aconselho
.
esqueci-me do exemplo aqui vai
cumpt
esqueci-me do exemplo aqui vai
cumpt
- Anexos
-
- Sem título.JPG (0 Bytes) Visualizado 1949 vezes
Cumpt
nunofaustino, há imensas linhas de tendência possíveis de serem traçadas neste gráfico. Fica um pouco subjectivo demais (como se já não fosse em demasia) decidir uma compra com base na quebra em alta destas linhas.
Já pensaste em traçar linhas de suporte e resistência de curto prazo (reparei que traçaste algumas com uma perspectiva temporal mais alargada)? É sempre mais fácil definir linhas de resistência com base nos mínimos atingidos antes da última subida em direcção à LTD que traçaste.
Já pensaste em traçar linhas de suporte e resistência de curto prazo (reparei que traçaste algumas com uma perspectiva temporal mais alargada)? É sempre mais fácil definir linhas de resistência com base nos mínimos atingidos antes da última subida em direcção à LTD que traçaste.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 106 visitantes