Caldeirão da Bolsa

a fraqueza do PSI 20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Midas » 3/10/2007 15:31

Realmente não se entende os 12600 pontos... Custa-me ver AT´s destas, ainda por cima provavelmente pagas mas enfim. O gráfico do Psi20 já inverteu a tendência de queda há 2 sessões, confirmando ontem com a quebra da LTD mais longo e com uma Rising Wedge. Está no gráfico o comparativo com o Dax onde se vê que o Dax começa a subir e o PSI20 ainda quebra mais um pouco, mas o W foi activado e agora upa upa.
Anexos
psi20.png
psi20.png (0 Bytes) Visualizado 2237 vezes
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Ulisses Pereira » 3/10/2007 15:29

Não percebi, principe... Diz-me por que achas desactualizadas as minhas palavras?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Princepe da bolsa » 3/10/2007 15:25

Ulisses Pereira Escreveu:O meu colega de faculdade, Filipe Garcia, bem que podia explicar onde foi ele buscar os 12600 pontos. Para mim, são um valor sem qualquer significado técnico.

Enslaved, penso que na AT devemos falar de zonas e não de pontos precisos. Por isso, creio que o que deveremos considerar é uma zona de resistência entre os 1540 e os 1555, ainda não quebrados.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses, esta fase final da sessão fortíssima tornou as tuas palavras desactualizadas, e levou o indice acima dos 12600 pontos. Isto muda muito a figura, não muda?

Um abraço!
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

por Ulisses Pereira » 2/10/2007 17:01

O meu colega de faculdade, Filipe Garcia, bem que podia explicar onde foi ele buscar os 12600 pontos. Para mim, são um valor sem qualquer significado técnico.

Enslaved, penso que na AT devemos falar de zonas e não de pontos precisos. Por isso, creio que o que deveremos considerar é uma zona de resistência entre os 1540 e os 1555, ainda não quebrados.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Enslaved » 2/10/2007 16:58

Quando falo em guerra é a existência de uma tendência a curto prazo bem definida 8-) . Infelizmente a guerra nunca acaba, mas também se acabasse assim não tinha nenhuma piada :lol: .

Registado: 28/2/2007 18:24

por Paionense » 2/10/2007 16:54

Enslaved Escreveu:
artista Escreveu:Independentemente do que se vier a passar no curto prazo as últimas sessões foram uma primeira vitória clara dos Bull e mesmo que venhamos a corrigir um pouco, se não fizermos novos mínimos os bulls assumirão de novo o controle do mercado...

Bons negócios para todos

Concordo contigo. Quando falo em correcção é no termo saudável e não em tocar nos novos mínimos :wink:

No entanto, apesar dos bulls terem ganho esta batalha a guerra ainda não acabou por isso estou mais cauteloso até a guerra acabar 8-)

Acho que esta guerra nunca acaba :)

Registado: 28/6/2007 16:26

por Enslaved » 2/10/2007 16:46

artista Escreveu:Independentemente do que se vier a passar no curto prazo as últimas sessões foram uma primeira vitória clara dos Bull e mesmo que venhamos a corrigir um pouco, se não fizermos novos mínimos os bulls assumirão de novo o controle do mercado...

Bons negócios para todos

Concordo contigo. Quando falo em correcção é no termo saudável e não em tocar nos novos mínimos :wink:

No entanto, apesar dos bulls terem ganho esta batalha a guerra ainda não acabou por isso estou mais cauteloso até a guerra acabar 8-)

por artista_ » 2/10/2007 16:42

Independentemente do que se vier a passar no curto prazo as últimas sessões foram uma primeira vitória clara dos Bull e mesmo que venhamos a corrigir um pouco, se não fizermos novos mínimos os bulls assumirão de novo o controle do mercado...

Bons negócios para todos
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Paionense » 2/10/2007 16:33

“PSI-20 precisa passar os 12.600 pontos para abandonar a tendência negativa” (act.)
O principal índice da bolsa nacional iniciou uma tendência negativa em meados de Junho e para "neutralizar" esta tendência o PSI-20 "precisa passar os 12.600 pontos", de acordo com a análise técnica. Para a sessão de hoje "seria muito importante que fechasse acima dos 12.400 pontos", afirma o analista Filipe Garcia do IMF, o que acabou por não acontecer.

--------------------------------------------------------------------------------

Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt

Filipe Garcia

Analista técnico do IMF
O principal índice da bolsa nacional iniciou uma tendência negativa em meados de Junho e para "neutralizar" esta tendência o PSI-20 "precisa passar os 12.600 pontos", de acordo com a análise técnica. Para a sessão de hoje "seria muito importante que fechasse acima dos 12.400 pontos", afirma o analista Filipe Garcia do IMF, o que acabou por não acontecer.

O PSI-20 iniciou uma tendência negativa em meados de Junho, mas tem vindo a recuperar valor nos últimos dias. E "seria muito importante, em termos técnicos, que fechasse acima dos 12.400 pontos", salientou Filipe Garcia do IMF - Informação de Mercados Financeiros.

O PSI-20 [Cot] valorizou 1,93% para os 12.374,35 pontos, tendo esta manhã negociado num máximo de 12.451,15 pontos.

E quando a quebrar a "linha negra" "é preciso passar os 12.600 pontos para abandonar a tendência negativa".

Filipe Garcia salientou que "não quer dizer que esteja numa tendência de alta", mas esta barreira dos 12.600 pontos servia para "neutralizar" a linha negativa.

"Ainda não estamos numa tendência positiva. Numa perspectiva de médio-prazo continua a ser uma tendência negativa que ainda não foi neutralizada, mas que está próxima de o ser", referiu o analista técnico.

Filipe Garcia salientou ainda que o PSI-20 visitou um nível muito importante, nos 11.740 pontos (nível duplo fundo), o que foi positivo porque recuou até este nível por duas vezes e "conseguiu aguentar a pressão vendedora".

A análise técnica é um método de análise de valores mobiliários que procura detectar e interpretar padrões gráficos no comportamento histórico dos seus preços.

Apesar desta opinião do JN, parece que o PSI20 só ontem e hoje quebrou duas importantes resistências e cota-se agora acima dos 1300 pontos, sendo a meu ver bastante positivo. No entanto continuamos a depender demasiado do BCP e da sua voltilidade, pelo que não acredito que esses valores sejam grande suporte em próximas descidas.

Concordam?

E o resto da semana? Podem de facto os numeros do desemprego fazer mossa nos mercados?

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por Enslaved » 2/10/2007 16:28

Nos states parece ser uma correcção normal 8-) . O pior para o S&P500 é se quebra o suporte dos 1540 (aí poderá haver uma correcção maior). Confirmas Ulisses? :oops:

P.S. Já agora onde posso fazer a AT dos states com volume? :oops:
Anexos
sep500.JPG
sep500.JPG (0 Bytes) Visualizado 2591 vezes
Editado pela última vez por Enslaved em 2/10/2007 16:38, num total de 1 vez.

por Ulisses Pereira » 2/10/2007 16:10

Mas os índices americanos estão apenas ligeiramente negativos e ainda nem chegámos a meio da sessão, pelo que me parece cedo para essa previsão ;)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por fool » 2/10/2007 16:02

Ulisses,

fui precipitado a fazer um desabafo (sim, eu sei que o fórum não é o mura das lamentações :P)
A minha afirmação baseia-se apenas na observação do comportamento dos mercados nestes últimos tempos. Existe uma relação quase directa entre o que acontece nos indices americanos e o que acontece nos indices europeus. :P

Registado: 27/10/2006 15:11

por Ulisses Pereira » 2/10/2007 15:47

fool,

a minha bola de cristal está embaciada por causa do tempo, mas ainda consegui ver uma coisa: amanhã vem tudo por aí a baixo.

É importante justificar as nossas opiniões. É uma das regras mais importantes do Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por fool » 2/10/2007 15:08

o que eu sei é o aquilo que eu vejo.

as americas abrem a descer e instala-se o pânico no psi20... vem por ai abaixo por$#%$%

a minha bola de cristal está embaciada por causa do tempo, mas ainda consegui ver uma coisa: amanhã vem tudo por aí a baixo.

por vitor79 » 2/10/2007 14:51

Eu agora acho o que achava antes, no nosso mercado todas estas reacções me parecem exageradas.

PS: estou fora pois ainda estou com pouca confiança, tudo depende dos states e estes quanto a mim ainda não têm um rumo completamente claro.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por Keyser Soze » 2/10/2007 13:51

big picture com fibo e mme 200
Anexos
psi20.PNG
psi20.PNG (0 Bytes) Visualizado 1624 vezes

Registado: 8/2/2006 17:32

por fool » 2/10/2007 13:27

é preciso acreditar e demosntrar optimismo relativamente a isto tudo. sempre fomos um povo cheio de pessimismo, mas felizmente pode ser que isso mude

tento justificar as grandes subidas também com a nossa cultura, algo que alguns chamam de ganância.... "se sobe eu compro pois quero ganhar muito"... quando desce, vendem tudo pois é o fim do mundo (pessimismo)

tenho gosto em ser português, e acredito que a nossa cultura esteja a mudar. Vou continuar a investir os meus tostões no mercado portugues.

o elemento mais importante de qualquer mercado são as pessoas, e os gráficos mostram o sentimento dessas mesmas pessoas.

pois ...mas

por vmerck » 2/10/2007 13:27

o dia ainda não acabou..... veremos o fecho.....
a SNC ja esta a derrapar pois foi a 1ª a subir veremos se alastra......

Registado: 2/12/2002 0:22

por DOW » 2/10/2007 13:15

É curioso Ulisses, por acaso andava á procura deste topico para o puxar para cima porque já estava esquecido... :)

Registado: 29/12/2005 1:10

por Ulisses Pereira » 2/10/2007 13:07

Pego no excelente post do Cook sobre a fraqueza do PSI, escrito há algumas semanas atrás e que se revelou extremamente acertado, para deixar o gráfico actualizado do PSI.

O dia está a ser de forte alta e, tecnicamente, está a ser importante pela ruptura em alta da Linha de Tendência descendente que vem marcando o ritmo das quedas dos últimos meses da Bolsa portuguesa.

É uma grande vitória dos touros e penso que o gráfico é claro.

É interessante que hoje ninguém se queixa de andarmos a subir muito mais do que as outras praças europeias (recordo que quando andámos a cair mais, quase caía o Carmo e a Trindade). A Bolsa é mesmo assim... nuns dias, um mercado afunda mais, noutro explode de uma forma mais acentuada. Perceber a naturalidade deste género de movimentos é essencial para quem quer ter sucesso nos mercados.

Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Anexos
forum-psi.GIF
forum-psi.GIF (0 Bytes) Visualizado 1740 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Alves » 27/9/2007 23:59

Veremos se terá força para fechar o Gap, o que poderia significar a quebra da LTD de curto prazo e uma ida á próxima resistência, ou se pelo contrário, aliviou para vir quebrar os minimos do movimento, projectando-se para os 11.300pts.
Anexos
PSI-20.png
PSI-20.png (0 Bytes) Visualizado 1790 vezes

Registado: 30/4/2007 21:29

por iurp » 27/9/2007 9:14

Na próxima correcção dos indíces mundiais poderemos ter a visita aos 11300. Enquanto continuar a ser necessário capital para o resgate dos fundos, isto não muda. Não há força, bem tentam puxar na abertura nestes dias, mas querem é despachá-las para realizar capital.E não vai ser fácil as pessoas voltarem à bolsa. O descrédito está instalado na bolsa portuguesa e agora só o tempo fará a recuperação psicológica das pessoas. E portanto há que aguardar e esperar sinais evidentes de inversão.Uma ou outra investida neste ou naquele título mas o que se nota é algumas pessoas a entrarem e sairem logo a seguir mas se apanham com algum mais. Ma stambém tenho visto alguns a entalar-se.

Duas palavras chave:pânico e ganância. E lembrem-se que a bolsa já existia antes de nascerem e vai continuar depois de morrerem. E como já por aqui ouvi dizer "há mais marés que marinheiros".Portanto... calma

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por vitcosta2 » 27/9/2007 8:11

HOje deviamos fechar a subir 3% , dps das degraças era um bom presente...
Vítor Costa

Registado: 29/6/2005 16:56

por Alves » 26/9/2007 23:52

Bom...

Sendo um aluno ainda pouco instruido, a mim pareçe-me que de facto o Psi20 não atravessa um bom momento e é nisso que temos de nos focalizar.

No gráfico de médio/longo prazo, é bem patente que este periodo descendente poderá não ficar por aqui, vindo ao encontro da LTA de médio/longo prazo. Analisando os outros indices, tb verificamos que estes encontravam-se aquando do inicio da correcção, muito mais perto da sua LTA de médio/longo prazo, podendo indiciar que estes teriam evoluido mais consistentemente, econtrando-se portanto mais suportados, não sendo logo á partida previsivel uma correcção tão forte como se puderia supor "olhando" para o Psi20.

Vamos levando com a crise do "subprime" e com uma necessidade do nosso indice em se ajustar a si próprio.

Cm é visivel no gráfico, traçei uma LTA com os minimos de 2006 e que poderá neste momento estar a ser testada (se é que poderiamos considerar isso), aliando-se ainda o suporte horizontal.

Para já, o indice vai dando sinais de fraqueza em relação ao curto prazo, e portanto resta-nos estar atentos e se possivel com um interesse acrescido.

Bem... é só a minha opinião em relação ao momento menos bom.
Anexos
PSI-20.png
PSI-20.png (0 Bytes) Visualizado 2018 vezes

Registado: 30/4/2007 21:29

por vitcosta2 » 26/9/2007 23:06

Amanhã vai ter um dia de forte subida,apanhando desprevenidos muitos na subida, vai andar sp ao contrário
Vítor Costa

Registado: 29/6/2005 16:56

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: m-m, Musus, PMP69 e 56 visitantes