Caldeirão da Bolsa

PORTUCEL a 3,40...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Pois Portucel!

por jimi » 4/10/2007 13:19

Penso que neste momento não há dinheiro para opas, mas grão a grão já sabem no que dá! A portucel é uma empresa que anda adormecida, não sei porquê, realmente o crescimento dos lucros ficou aquem das espectativas (40%), mas mesmo assim o PER para 2007 anda a volta dos 13,50 (corrijam-me se estou errado) o que é muito bom! O Bear não occore com PER's de 30? Então antes de rebentar poderiamos ou não contar com cotação de 4 ou 5 euros?

O millennium BI e o BPI têm esta acção com grande potencial de valorização (cotação 3,70 e 3,75 respectivamente), no entanto na revista CARTEIRA há apenas uma referencia a este titulo e não é da parte do gestor do fundo millennium acções de portugal, já que este aposta nas utilites!

Cumprimentos

Registado: 6/9/2007 10:11

Pois Portucel!

por jimi » 4/10/2007 13:12

Penso que neste momento não há dinheiro para opas, mas grão a grão já sabem no que dá! A portucel é uma empresa que anda adormecida, não sei porquê, realmente o crescimento dos lucros ficou aquem das espectativas (40%), mas mesmo assim o PER para 2007 anda a volta dos 13,50 (corrijam-me se estou errado) o que é muito bom! O Bear não occore com PER's de 30? Então antes de rebentar poderiamos ou não contar com cotação de 4 ou 5 euros?

O millennium BI e o BPI têm esta acção com grande potencial de valorização (cotação 3,70 e 3,75 respectivamente), no entanto na revista CARTEIRA há apenas uma referencia a este titulo e não é da parte do gestor do fundo millennium acções de portugal, já que este aposta nas utilites!

Cumprimentos

por Branc0 » 4/10/2007 12:52

Tu chamas acumular, eu chamo segurar o titulo para aquilo não descambar abaixo dos 2 Euros.

A Semapa deve ter mais que fazer ao dinheiro agora que os mercados recuperam.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Broker_Invest » 4/10/2007 12:52

Miguel Abreu Escreveu:free-float reduzido ? LOL

Sim, acho que ter 26% disponiveis no mercado é ter um baixo free-float,os restantes 74% são de Semapa, a própria Semapa pode estar a continuar encher-se delas a estes preços, penso que os volumes nas ultimas semanas devem dizer algo. Quem sabe se não vem por ai uma OPA a PTI, a empresa tem um PER bastante baixo face ao seu sector, a Pasta-de-papel está sempre a subir, os resultados são sempre crescentes em todos os sementres, está a mesmo a pedir que seja OPADA.

Devem haver muitas casas de investimento com posições de 1 e 2 % nesta cotada, só que ainda não foi anunciada.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por Proportions » 4/10/2007 12:49

Branc0 Escreveu:Continuo a achar que a SEM (ou outro accionista) esteja a despachar as acções que comprou nos 2.50. Enquanto não se virem livres delas isto não sobe.

Eu o que ouvi foi qualquer coisa como "Temos intenção de reduzir a posição na PTI". O que eu tenho visto... é a SEM a acumular PTI.

Ultimamente têm visto a SEM a "despachar" acções da PTI? Ou alguma vez o viram?

PS: Vá, como tenho dito, encham lá os cofs da venda para que a PTI suba - foi assim no passado e espero que assim seja no futuro. Uns 2M do lado da venda e aí sim, ela pode subir como deve ser..

Registado: 12/5/2007 14:58

por Branc0 » 4/10/2007 12:40

Também me custa a perceber como é que ela desce, sem noticias nenhumas especificas a si, enquanto a ALTRI e a SEM estão em subida.

É natural que o seu valor reduzido por acção afaste um pouco os investidores institucionais nesta altura de crise (gostam de acções com mais liquidez e facilidade de colocar saídas e entradas) mas cada vez que a PTI sobe um cêntimo lá aparece mais um muro para ela escalar.

Continuo a achar que a SEM (ou outro accionista) esteja a despachar as acções que comprou nos 2.50. Enquanto não se virem livres delas isto não sobe.

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por Broker_Invest » 4/10/2007 12:35

A PTI não "nem sobe nem deixa subir", não precebo porque uma acção que tem o seu free-float tão reduzido e com exelente PER face ao seu Sector e há maneira de ela subir, dizem os analistas que é Optimo titulo para ter em carteira,e o que eu vejo, ela gosta mais de descer do que subir, a sua Prima "ALTRI", está a subir +3% e PTI anda em terreno negativo desde da abertura de hoje, isto por vezes dá-me volta ao miolo.
Neste momento ainda estou a perder/desvalorizar em 6% na PTI e que podia ter estado quieto se não entra-se na PTI a 2.84€.

Vamos esperar por melhores dias, e se alguem começa olhar seriamente para este titulo que anda esquecido e com exelentes potênciais de valorização.

Acorda!

por jimi » 4/10/2007 12:34

ACORDA PORTUCEL! ACORDA!

Alguem me sabe dizer o que se passa com esta acção? Não sobe quando as outras sobem e agora desce sem razão aparente!

Cumprimentos

por Branc0 » 3/10/2007 8:38

Anda ali um camião nos 2.68 desde ontem. Ainda por cima hoje foi reforçado (ontem já tinham levado umas 300 mil, hoje voltaram a meter essas 300 mil). Não sei se será já a Semapa a despachar o reforço que fez a 2,50 ou se será outra coisa qualquer. Apenas sei que um paredão de 500 mil acções, para o volume que a PTI costuma ter, não vai ser fácil rebentar com ele, mas quando rebentar deve ter caminho aberto até aos 2.85

Dava jeito que o BPI também viesse comprar destas :D

por Proportions » 2/10/2007 14:48

Alguém tem disponível para negociação o call warrant 8189Z?

Registado: 12/5/2007 14:58

por James Wheat » 2/10/2007 13:25

Esta ainda vai fazer uma visitinha aos €2,60 antes de estourar por aí acima. Porquê ? Porque eu ainda tenho 50.000 pra comprar, essa é que é :-$ ! Over.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por Broker_Invest » 2/10/2007 13:13

president Escreveu:Bem com o valor actual já quebrou a ldt do enslaved e a minha ltd tb que era um pouco mais alta.

Broken sexta é feriado em PT e tenho ideia que durante a semana á um feriado nas Asias. Não me lembro é exactamente o dia.

President, 6ª feira é ferido em Portugal, mas não nos mercados, eles vão estar abertos.
Espero que a PTI consiga ultrapassar os 2.7€ ainda hoje após abertura dos EUA.
A Recuperação está ai. :wink:

por president » 2/10/2007 9:40

Bem com o valor actual já quebrou a ldt do enslaved e a minha ltd tb que era um pouco mais alta.

Broken sexta é feriado em PT e tenho ideia que durante a semana á um feriado nas Asias. Não me lembro é exactamente o dia.
You're never too old to learn something stupid (;

Registado: 31/7/2007 11:46

por Broker_Invest » 2/10/2007 9:32

Ela hoje está com bom aspecto, se o volume se manter ou mesmo aumentar, podemos ter na parte da tarde a cotação a chegar aos 2.74€, vamos ver o que se vai passar, na 5º feira, o Sr. Trichet vai falar sobre os juros, se baixar, então vamos ter uma 6ª feira de fortes recuperações, caso contrario é queda na certa.

por Enslaved » 1/10/2007 23:25

olgamar Escreveu:bom dia
Não há ninguém que queira comentar este titulo, bn
Está a querer quebrar a ltd de curto prazo e perto de um suporte (2.60). Só falta mesmo uma boa subida com volume :mrgreen: Excelente entrada James mas para dores de cabeça já me chega a soni :lol: :lol:
Anexos
portucel.JPG
portucel.JPG (0 Bytes) Visualizado 2747 vezes

Registado: 28/2/2007 18:24

por James Wheat » 1/10/2007 19:09

Entrei hoje neste papel a €2,60 e €2,61. A tomar posição, mas é para reforçar. A PTI anda esquecida, mas... será por pouco tempo ! Over & out.
James Wheat
Position Trader

por olgamar » 24/9/2007 10:13

bom dia
Não há ninguém que queira comentar este titulo, bn

Registado: 14/9/2006 8:24

por mfsr1980 » 19/9/2007 17:16

Caros amigos forenses,
Gostaria de vos deixar uma pergunta.... :roll:
Porque é que a SEMAPA não é obrigada a lançar uma OPA ao restante capital da PORTUCEL :?: :?: :?: :?: :?:
...ou melhor em que condições obriga a CMVM a lançar uma OPA?
Um abraço aos meus amigos forenses de
Miguel Rodrigues

Registado: 3/5/2007 13:55

por acintra » 19/9/2007 11:50

Semapa aumenta posição para 73,86%
BPI não afasta cenário especulativo de “buy out” da Portucel
O BPI considera que o reforço anunciado ontem pela Semapa no capital da Portucel deve-se, parcialmente, à queda dos títulos da empresa de pasta e papel, com a companhia a aproveitar para reforçar a posição a preços reduzidos. No entanto, o banco não afasta cenário especulativo de “buy out”.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

O BPI considera que o reforço anunciado ontem pela Semapa no capital da Portucel deve-se, parcialmente, à queda dos títulos da empresa de pasta e papel, com a companhia a aproveitar para reforçar a posição a preços reduzidos. No entanto, o banco não afasta cenário especulativo de "buy out".

A Semapa anunciou ontem em comunicado enviado à CMVM que aumentou a sua posição no capital social da Portucel. A "holding" passou a controlar 73,86% da empresa que ficou agora com um "free float" reduzido a cerca de 26%.

Para os analistas Bruno Almeida da Silva e Flora Trindade, este reforço é, em parte, "uma reacção à recente queda das cotações da Portucel e é consistente com uma movimentação de reforço accionista a preços atractivos, considerando a nossa avaliação da empresa e as perspectivas" para a companhia.

No entanto, o BPI acrescente que não põe de parte "um cenário especulativo de um futuro ‘buy out’ da Portucel, ainda que acreditemos também que a Semapa é um investidor de longo-prazo, disposto a esperar pelo momento apropriado para executar a sua estratégia".

O banco de investimento acrescenta ainda que "não ficaríamos surpreendidos se após uma valorização acentauda das acções da Portucel a Semapa anunciasse uma redução da sua posição no capital da empresa".

O BPI recorda que a Portucel representa 85% da sua avaliação através da metodologia da soma das partes. O banco avalia a Semapa [Cot] em 15,95 euros, recomendando a "comprar" dos títulos. As acções da empresa seguem em alta de 3,2% para os 11,93 euros.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por James Wheat » 18/9/2007 23:11

James Wheat Escreveu:Eu entrei hoje novamente na PTI a €2,53. Vamos a ver. Ab+Bn.

Opinião estritamente pessoal: a PTI é, junto com a SOI, a melhor acção para investir na nossa bolsa. Porquê ?!?
1. GROWTH ! Resultados em forte crescimento, 'no matter what'.
2. Forte quebra da cotação desde os máximos do ano - bruscamente puxados / inflaccionados pela conjuntura - e sobretudo com o ajuste efectuado num curto espaço de tempo.
3. Como empresa é em quase nada afectada a nível fundamental pelo efeito 'sub-prime' - esta corre em pista própria.
Como vai evoluir no curto prazo é... paciência - é uma questão de tempo !
Over & out.
James Wheat
Position Trader

por SMALL2007 » 18/9/2007 20:15

Para mim é ao contrário. Independemtemente do que farão na Quarta-feira, com o juros mais baixos.

Ver caso REN: pouca dispersão, não interessa aos fundos (ou não interessava). A Portucel está nas maõs da SEMAPA, cada vez mais, que comprou porque achou barato, ou para segurar. É indiferente. Também a BRISA comprou acções próprias.
Há menos no mercado. Podem espremer e subir por isso...mas também dependem mais de quem controla.

E a compra de acções mostra 2 coisas, confiança na avaliação interna do projecto Portucel, ou não terem mais nada que fazer o dinheiro, o que é mau.

Olhem a TDU, que quase prefere fazer depender os resultados da evolução do BCP e CIMPOR, do que deles próprios. Claro, quando saltar uma das 2 opas dá um tiro que ninguém a agarra, mas neste clima...
Cumprimentos,
SMALL

Registado: 16/5/2007 19:14

por - - - P P P - - - » 18/9/2007 18:54

Na minha prespectiva é positiva, foram eles que as levaram abaixo ontem para as comprar, mas agora que têm quase 74 %, o free-floot diminui, assim tornam-se "mais raras", e como o valor intrínseco se mantém, a tendencia será mais rápidamente chegarem a bom porto.
Boa sorte e Bons Negócios
Paulo Pedro :mrgreen:

Registado: 5/9/2007 10:33

por Espanador » 18/9/2007 17:41

"jagora" a noticia da Semapa para a PTI.. é bom ou nem por isso?

Registado: 28/12/2006 1:36

por Espanador » 18/9/2007 17:38

zecarioca Escreveu:é díficil expor os tais argumentos sem 5 teclas (não só a dos espaços), obra do espírito explorador do mini-júnior :-)
Prometo que quando tiver teclas e tempo, justificarei melhor ( per's, at's e quejandos) as minhas opções
p.s. - estou calmíssimo, tão calmo que reparei que te enganaste e carregaste na tecla - quando querias escrever "fizeste"

um abraço

ehehe, tens de dar mais yopis ao puto a ver se te arranca as "virgulas", assim compras em numeros inteiros. :mrgreen:

Ps- Não foi engano é mesmo falta de agricultura. :lol:

Registado: 28/12/2006 1:36

por James Wheat » 18/9/2007 17:34

Eu entrei hoje novamente na PTI a €2,53. Vamos a ver. Ab+Bn.
James Wheat
Position Trader

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m, Mr.Warrior e 97 visitantes