Caldeirão da Bolsa

Sub-fórum para Off Topics - Apenas uma ideia...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Cubriclas » 30/9/2007 18:41

JCS Escreveu:Concordo com o Cartago. No Fórum geral apenas bolsa havendo sempre um link directo para a secção "off-topic" e na secção off-topic haver sempre um link directo para o "Fórum geral".

Concordo com esta ideia! :wink:

Registado: 23/7/2007 20:55

Nem tanto ao mar...

por HappyGuy » 30/9/2007 18:30

Nem tanto ao mar... nem tanto à terra...

Vou colocar aqui a minha opinião, já que a coloquei também noutro tópico que debatia precisamente este fenómeno...

Pessoalmente, não sou contra off-topics que acrescentem valor. Nestes considero tópicos sobre economia, política, geo-estratégia, novas tecnologias em desenvolvimento... Coisas que possam directa ou indirectamente afectar os mercados de acções, commodities ou forex.

Para determinados assuntos sociais de excepção, como o caso da "novela McCann", um único off-topic é também interessante. Especialmente esse poupou-me de ver notícias, já que tinha ali todo o sumo organizado.

Ou o off-topic "Para a descontra", em que a maioria das piadas são agregadas e que permite a quem quiser ir ler para uns momentos de divertimento.

O que acho demais é haver um constante fluxo de off-topics sobre futebol. É que são em demasiada quantidade. E nunca são sobre o desporto em si. São sempre sobre a "novela" associada. O diz que disse, o falar mal, a agressão gratuita, o derivar para guerras regionais. E depois, a agressão entre membros do fórum, apenas por terem preferências clubísticas distintas.

E pior do que tudo, é essa novela do futebol ser levada para dentro dos tópicos de bolsa. É que evitar os off-topics é fácil. Só lê os off-topics quem quer. O problema é evitar uma página de um tópico sobre uma acção onde 5 ou 6 posts são de piropos clubísticos e ofensas com base num qualquer (irrelevante) episódio da novela.

Pelo que se calhar um fórum só para off-topics talvez se tornasse demasiado restritivo. Bom seria um pouco de controlo ao nível da relevância dos off-topics e, principalmente, de discutir off-topics dentro de on-topics. E, se não fosse pedir demais, respeito pelas opiniões diferentes das próprias, durante as discussões.
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)

Registado: 8/3/2007 14:48

por charles » 30/9/2007 17:55

Dwer Escreveu:Eu já estive de acordo com um forum de off topics.
Mas já não estou.
Reparem: as pessoas que aqui participam podem ser classificadas da seguinte forma:
O que diriam vocês se o forum de off topics tivesse muito mais participações, muito mais dinâmica e tráfego do que o fórum de bolsa?
1. não investem na bolsa de todo mas interessam-se
2. investem em fundos recomendados pelo seu banco
3. investem, através do banco, em acções do PSI20
4. investem em warrants
5. investem em acções portuguesas e estrangeiras e em indíces estrangeiros através de CFDs ou futuros, através de um corretora portuguesa.
6. investem em tudo o que mexe, nem que seja um lencinho branco a abanar, através de uma corretora internacional (já para incluír uma série de sub-classes).

Agora ponham percentagens à frente destas classes e atribuam-lhes um forum; off-topic ou bolsa.

Onde acham que fica mais gente?

Acho que o caldeirão está a viver de certa forma uma crise de identidade.

Sem duvida que a criação de um sub forum sobre temas que aqui são lançados, uns mais outros menos relacionados com a economia geral ou outros acontecimentos que directa ou indirectamente estão ligados á bolsa, iria ter mais participação que o forum de bolsa, aliás a constatação é simples os off topics são neste momentto em maior numero, a questão é saber se está a fazer diminuir a participação dos topicos de bolsa ou se simplesmentes estas participaçoes estão a ser diminutas em sim mesmas.

Por outro lado acho que um sub forum só iria fazer com que os participantes e os leitores andassem a saltar entre um forum e outro, bem isto iria acabar igual porque a tentação de off topics iria continuar, a não ser que a administração bloqueasse constantemente so off topics, e isso so iria afastar as pessoas do caldeirao.

Penso que na diversidade é onde assenta o sucesso do Caldeirao, pois conforme está o numero de paginas vistas segundo dados já aqui divulgados é muito grande, ao fim de semana como já foi dito é natural haver mais off topics até porque o sdados macro economicos são escassos ou inexistentes, e as bolsas simlesmente estão paradas.

A este respeito gostaria só de deixar uma observação eu há umas semanas atras iniciei um off topic sobre tenas relacionadas com o nosso pais com o titulo "portugalex politico economico e social" (agora "o nosso portugalex") sugeri para esse off topic ser post em inamovivel precisamente para haver menos off topics, (sem nenhuma especie de critica negativa) não obtive feed back nenhum e podia até resultar se o pessoal concentrasse lá temas nacionais, eu por mim se achar algo relevante para difundir e partilhar vou continuar a fazê-lo nesse off topic no entanto irei copntinuar a participar noutros na medida que me fôr possivel.

P.S. quando surgem "novos " elementos" surgem tambem sempre estas sugestões, é natural são ciclos que se vão criando, concordesse ou não até por causa desses novos elementos, aparecem mais ou menos, os tais off topics.

cumpt
Editado pela última vez por charles em 1/10/2007 14:38, num total de 1 vez.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por StockGalaxy » 30/9/2007 17:52

Oeiras Escreveu:Podes ser mais especifico, se é que algum dia serás.
O Off-topic mais famoso que tivemos, foi "Menina raptada no Algarve" o que li lá para cima foi de uma agressão impressionante às excelentes participações e opiniões que lá encontramos, naquele post as noticias sempre foram mais frescas do que nos 2 canais de noticias, acho que tal situação só veio enriquecer o Caldeirão, mas se algumas mentes continuam cristalizadas à arrumação de assuntos, este forum que cada vez esta mais na moda depressa se poderá tornar depressivo como aconteceu com outros.

Só um alerta, e cada um entende como quiser, hoje a melhor arma contra qualquer decisão é atacar pela negativa, para mentes abertas fico-me por aqui, aqueles um pouco mais cristalizados, vivam felizes à mesma, mas não pensem que todos estão ao mesmo nível.

Ps: ninguem se sinto ofendido com o que escrevi, aliás a minha postura foi sempre de alimentar um clima cordial, e assim vou continuar.

Oeiras,

Acabaste de te contradizer no teu [Ps].

O teu texto é tudo menos cordial e nada abona nesse sentido.
Cada um deixa a sua opinião e não tem nada que fazer reparos sobre a capacidade de especificação ou resumo (como acabaste de fazer com o [cbslbstr]) ou de mentes cristalizadas (como acabaste de fazer com todos os que deixaram aqui opinião contrária à tua).

Na minha perspectiva acabaste de insultar utilizadores do fórum e se fosse num fórum onde fosse administrador terias já levado uma advertência.

cumprimentos.

Lican
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por Oeiras » 30/9/2007 17:18

cbslbstr Escreveu:Concordo totalmente. Há muito que visito diariamente este forum e é cada vez maior a degradação devido aos off-topics e discussões estéreis.

Caberá depois aos que abrem esses tópios a decência de o fazerem na secção off-topic

Podes ser mais especifico, se é que algum dia serás.
O Off-topic mais famoso que tivemos, foi "Menina raptada no Algarve" o que li lá para cima foi de uma agressão impressionante às excelentes participações e opiniões que lá encontramos, naquele post as noticias sempre foram mais frescas do que nos 2 canais de noticias, acho que tal situação só veio enriquecer o Caldeirão, mas se algumas mentes continuam cristalizadas à arrumação de assuntos, este forum que cada vez esta mais na moda depressa se poderá tornar depressivo como aconteceu com outros.

Só um alerta, e cada um entende como quiser, hoje a melhor arma contra qualquer decisão é atacar pela negativa, para mentes abertas fico-me por aqui, aqueles um pouco mais cristalizados, vivam felizes à mesma, mas não pensem que todos estão ao mesmo nível.

Ps: ninguem se sinto ofendido com o que escrevi, aliás a minha postura foi sempre de alimentar um clima cordial, e assim vou continuar.

Registado: 4/11/2002 22:29

por Quico » 30/9/2007 16:21

Este tema é recorrente! :roll:
Há anos que acompanho este fórum, e tópicos sobre este tema não param. No entanto, e tal como o Dwer, eu não concordo (embora esta minha opinião tenha mais tempo que a do Dwer).

Existem as razões expostas pelo Dwer, embora saia um bocado ao lado do tema: aqui esta-se apenas a falar, não de compartimentar, mas de criar um sub-forum off-topic.

Mas a principal razão para eu não concordar é a seguinte: o Caldeirão é também, para além de um fórum destinado a trocar, divulgar e armazenar informação, um espaço de encontro (e porque não dizer convívio) de pessoas de carne e osso, com uma saudável variedade de interesses e opiniões diversas (não de autómatos que só vêem um assunto à frente). Desde que a administração controle uma certa balburdia que às vezes se possa instalar, não vejo que mal virá ao mundo de se eu tiver que contornar meia dúzia se off-topics que não me interessem.

Já noutro fórum (o Think Finance) quiseram fazer aquilo que propõem, e acabaram por tolerar alguns off-topics no fórum principal, justamente (penso eu) para incentivar algum ambiente informal e descontraído - até porque o fórum off-tópic estava quase às moscas. :wink:

Um abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por cbslbstr » 30/9/2007 15:55

Concordo totalmente. Há muito que visito diariamente este forum e é cada vez maior a degradação devido aos off-topics e discussões estéreis.

Caberá depois aos que abrem esses tópios a decência de o fazerem na secção off-topic

Registado: 19/2/2007 21:50

Tem razão!

por StockGalaxy » 30/9/2007 14:37

Tenho o mesmo problema e o Caldeirão de Bolsa já parece um mais um fórum de opinião sobre novelas, na maioria a do futebol.
Chego a encontar 50% de tópicos na 1ª página sobre assuntos que nada têm a haver com Bolsa ou assuntos relacionados.

Independentemente se estes outros assuntos me interessam ou não espero ler sobre os mesmos quando pesquiso o Caldeirão sobre informação relacionada com os mercados. Causa entropia e a ainformação disponível sobre mercados já é suficientemente gigantesca para andar a perder tempo a pesquisar tópicos que interessam no meio do lixo que se vem acumulando no Caldeirão no ultimo ano.

Um fórum de bolsa deveria ser para discussão de assuntos de Bolsa ou outros que daí derivam, sejam, cotações, Forex, economia, AT, AF, software de trading, ofertas do mercado Nacional e Internacional para serviços de trading, etc.

Se querem falar de desporto, politica, ou de outros assuntos típicos de Jornais sencionalistas p.f. usem fóruns dedicados a estes assuntos.
Já não falta muito para começarem a abrir aqui tópicos sobre as ultimas novidades dos morangos com açucar ...

Lican
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por Tecnoboy » 30/9/2007 14:20

Um forum para off-topics era boa ideia...

Registado: 10/12/2002 0:26

por Dwer » 30/9/2007 14:05

Eu já estive de acordo com um forum de off topics.
Mas já não estou.
O que diriam vocês se o forum de off topics tivesse muito mais participações, muito mais dinâmica e tráfego do que o fórum de bolsa?

Reparem: as pessoas que aqui participam podem ser classificadas da seguinte forma:

1. não investem na bolsa de todo mas interessam-se
2. investem em fundos recomendados pelo seu banco
3. investem, através do banco, em acções do PSI20
4. investem em warrants
5. investem em acções portuguesas e estrangeiras e em indíces estrangeiros através de CFDs ou futuros, através de um corretora portuguesa.
6. investem em tudo o que mexe, nem que seja um lencinho branco a abanar, através de uma corretora internacional (já para incluír uma série de sub-classes).

Agora ponham percentagens à frente destas classes e atribuam-lhes um forum; off-topic ou bolsa.

Onde acham que fica mais gente?
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Sulla » 30/9/2007 13:40

Saudções

Eu ando neste forum há muito pouco tempo.
Contudo, se me é permitida uma opinião, creio que seria útil "separar as águas". Eu, quando quero saber noticias fora do mundo da bolsa, não venho aqui. Por outro lado, há questões não directamente ligadas à bolsa, que são pertinentes e que tem influência directa nos mercados. Teria de haver alguma triagem nos tópicos talvez. Porque assim se torna difícil, por vezes, seguir aqueles tópicos que nos interessam, e temos que vasculhar 1, 2 ou 3 páginas para os encontrar.

Cumprimentos
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por Pollito » 30/9/2007 11:11

Também concordo!
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por marijon2 » 30/9/2007 9:16

Cartago e Arnie,

Estou totalmente de acordo com a ideia.

Outra ideia positiva e que os Administradores do Forum não se cansam de repetir é não estar sempre a abrir tópicos sobre temas (de Bolsa) que já existem; assim a informação estaria toda concentrada e deixava de haver tantas perguntas repetidas.

Abraços

Maria João

Registado: 14/2/2007 22:16

por JCS » 30/9/2007 9:15

Concordo com o Cartago. No Fórum geral apenas bolsa havendo sempre um link directo para a secção "off-topic" e na secção off-topic haver sempre um link directo para o "Fórum geral".

Apenas uma ideia.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por arnie » 30/9/2007 9:03

Sou obrigado a concordar. Torna-se bastante chato abrir o forum e ver montes de "off topics", principalmente quando muito acabam por ser bloqueados devido a fazerem referencia a topicos já abertos.

Um sub-forum só para off topics era realmente muito bem vindo

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por macau5m » 30/9/2007 8:40

Embora eu não me queira meter nos assuntos que apenas dizem respeito aos Administradores do Forum, também penso que seria muito mais util e organizado criar um Sub-Forum para tópicos que não estejam directamente relacionados com a Bolsa, até porque este tópico diz que é "Forum Geral de Bolsa" e tudo o que não estivesse relacionado poderia ir para um sub-Forum na Area Livre. Espero que os Administradores não me levem a mal, apenas quiz dar a minha opinião, que vale o que vale.
Cumps
Que nunca por vencidos se conheçam

Registado: 6/9/2007 21:15

por Oeiras » 30/9/2007 0:40

Cartago, ao fim de semana isso até é normal, quando abrem as bolsas a frequencia destes parasitas incomodativos diminui, portanto deita-te descansado.

Registado: 4/11/2002 22:29

por Cartago » 30/9/2007 0:33

Só para terem uma ideia: neste preciso momento, 1:42 da manhã, encontro 9 tópicos off topics logo na primeira página (na verdade são 10, se contarmos com este :oops: ).
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 28/3/2006 18:04

Sub-fórum para Off Topics - Apenas uma ideia...

por Cartago » 30/9/2007 0:31

O que acham?

Por vezes o fórum fica tão entupido com tópicos off topics que fica difícil encontrar o que queremos logo na primeira ou mesmo na segunda página. E o fórum fica também um bocadinho feio com tantas tópicos não relacionados com a bolsa.

E seria até por uma questão de organização, do tipo: no Forum Geral de Bolsa discute-se a Bolsa, no fórum off topic (que pode ter um nome mais amigável e sugestivo) discute-se futebol, religião, se o tio Bush vai ou não atacar o Irão, se o Mourinho é Deus ou não, enfim, discute-se tudo menos a bolsa.

Enfim... apenas uma ideia...
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 28/3/2006 18:04

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot] e 86 visitantes