Caldeirão da Bolsa

O princípio do declínio do governo Sócrates

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Keyser Soze » 27/9/2007 9:52

estes tipos nem sequer conseguem fazer uma eleição, como é que pensam que podem ser levados a sério como alternativa de Governo?

O Sócrates pode estar descansado

Denúncias de irregularidades
Menezes fala de "índios da Amazónia" entre eleitores do PSD
27.09.2007 - 08h46 :, Leonete Botelho e São José Almeida, com Lusa

Ainda à espera da resposta de Manuela Ferreira Leite ao apelo que lhe dirigiu para intervir no processo das eleições directas no PSD, Luís Filipe Menezes voltou ontem às denúncias de irregularidades nos cadernos eleitorais, sugerindo que há militantes que devem ser "índios da Amazónia".

É o chamado "escândalo da emigração". "Em 24 horas, passam de 80 para 1200 militantes com as quotas pagas. Uma recôndita cidade da Amazónia de que nunca ninguém ouviu falar tem 200 militantes do PSD. Devem ser os índios ianomani, com certeza", declarou, citado pela Lusa.

Apesar de desafiada, a presidente do conselho nacional declarou ao PÚBLICO que não aceitava fazer quaisquer declarações sobre o apelo lançado por Menezes.

Ontem, no Alentejo, Menezes não assumiu se vai ou não avançar para o Tribunal Constitucional, mas a confusão instalada em torno dos cadernos eleitorais serviu para Santana Lopes fazer um apelo ao "bom senso" e recomendar o adiamento das eleições. E bom senso era, segundo Santana Lopes, "a presidente da mesa do congresso e o conselho de jurisdição, os dois em conjunto dizerem que adiam as eleições, até estar claro quem é que tem direito a voto". Afirmando-se sobretudo preocupado com o que se pode seguir às eleições, Santana diz que "em princípio vai votar", mas recusa-se a revelar em quem. E confessa-se desgostoso com o partido: "Uns são elite, outros são plebeus, mas tudo misturado, Santa Maria de Deus, que espectáculo!"

Procurando distanciar-se da agitação, Dias Loureiro, que coordenou a moção com que Marques Mendes se apresenta aos militantes, demarcou-se das declarações do autarca de Gaia. "Tenho todo o respeito pelo doutor Luís Filipe Menezes, mas não posso de nenhuma maneira estar de acordo com as declarações que li."

O conselheiro de Estado e antigo ministro de Cavaco Silva defendeu que "o PSD é uma grande instituição da democracia portuguesa, teve sempre o respeito dos portugueses e, durante muito tempo, teve a confiança dos portugueses para governar", pelo que, prosseguiu, "o que é sempre desejável é um PSD que preze os valores da democracia também na sua vida interna". "Não é neste clima que o PSD granjeará o respeito e confiança dos portugueses", advertiu Dias Loureiro, sublinhando que "a ambição do partido é de, em todos os momentos, ser merecedor da confiança dos [seus] concidadãos". Duro no ataque a Menezes foi o eurodeputado Vasco Graça Moura, apoiante de Mendes, acusando-o de estar a promover uma "peixeirada". "Se Menezes não ganhar o partido, quer que ele seja destruído", vaticinou. Mas ficou sem resposta, porque Menezes se recusou a comentar estas declarações. Hoje Marques Mendes e Luís Filipe Menezes encerram a campanha, jantando com militantes. O líder social-democrata estará nas Caldas da Rainha e o autarca de Gaia no Mercado Ferreira Borges, no Porto.

Registado: 8/2/2006 17:32

por James Wheat » 3/7/2007 9:12

Vejo que há quem obcessivamente se queira fixar na árvore - um aumento de 0,6% nos salários, uma única rubrica, claramente inferior à inflação (em quase 2%) - , em vez de ver a floresta - o aumento de 4,9% nos gastos totais do Estado.

Vou repensar, a ver se consigo ver algum sentido nos ultimos posts... Os gastos totais do Estado aumentam 4,9%. Os gastos na rubrica de 'Salários' no Estado 0.6%... Logo a culpa de derrapagem nas contas está nas novas contratacções do Governo Socrates. Tá... Tá... tá certo :wall: !!

Chegou a altura: deixo-vos, fiquem bem - fiquem em paz !

Over & out.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

vai

por macumba » 3/7/2007 8:56

dar ao mesmo!

se aumentaram as despesas com reformas e pensões,quer dizer que há mais reformados,pois não houve aumento nominal.
mas se mesmo assim aumentaram os encargos com os salários,visto que os aumentos tb estão congelados quer dizer que há mais assalariados eheh ,simples...

Registado: 7/2/2006 1:25

E se juntar...

por Lis » 3/7/2007 8:56

a esses dados a redução do n.º de efectivos? Existiu ou não?
Se os salários estão congelados nas carreiras médias, pelo menos há 2 anos, onde é que ocorreu o crescimento da despesa com salários (0,6%)?
Ou como dizia o outro; "É só fazer as contas..."

E não falo da desorçamentação, (vulgo criação de institutos e outras empresas de capitais públicos), porque senão não saía daqui hoje.

bom-dia e bn

Registado: 28/5/2007 9:33

por James Wheat » 3/7/2007 8:45

LS Escreveu:James,
Terá muita dificuldade em encontrar essa noticia...
Mas, como pretende uma fonte sem qualquer dúvida de isenção deixo-lhe aqui o link para o Boletim Informativo de Execução Orçamental publicado pela Direcção Geral do Orçamento. Este boletim divulga a execução orçamental para os primeiros 5 meses do ano.
No capítulo da despesa do subsector Estado poderá constatar que o valor da despesa entre Janeiro e Maio de 2007 foi de 17 277,1 milhões de Euros. Este valor representa um aumento da despesa em termos homologos de 4,9 %. Na prática, creio que isto significa um aumento de cerca de 257 milhões de Euros.
Mesmo assim, para suster este valor recorreu-se à engenharia financeira nomeadamente através da 'desaceleração' das transferencias do Orçamento de Estado para a EP-Estradas de Portugal.
Um abraço,
LS
PS-Não vos inquietais. É a realidade que se engana.

Bom dia, LS.

Agradeço sinceramente a sua informação, a qual vai permitir por um lado desfazer o equívoco em vias de ser criado - de que a despesa adicional se devia a contratacções do Governo Socrates - e por outro reforçar a opção / estratégia de 'redução dos gastos do Estado' como única política possível para sairmos do pântano actual.

Vamos então decompôr esse aumento de 4,9% ou de 257 milhões na despesa...
Da análise do documento e para quem quer ver de facto a realidade como ela é - sem tendências partidárias a interferir na análise -, resulta que:
1º o aumento dos gastos do Estado resulta essencialmente dos despesas em pensões, reformas e encargos com saúde.
2º como segunda rubrica de aumentos destaca-se as despesas com transferências correntes do Estado, nomeadamente para Seg.Social, autarquias (educação) e União Europeia.
3º as despesas com salários - que incluiriam as hipotéticas novas contratacções do Governo Socrates - não tiveram relevância. Com efeito as despesas gerais com salários aumentaram sómente 0,6% - logo abaixo da inflação, nem sequer esta cobriu ! Conclusão: não foi devido às novas contratacções do actual Governo que a despesa subiu :shame: !

Agora o ponto mais importante de tudo isto: a despesa sobe dada a sua natureza 'estrutural' - porque estruturais são os gastos que a sustentam -, sendo por isso muito dificil eliminar o problema de um ano para o outro. Bem, possível seria... Basta ver onde aumentou e cortar: baixando nas reformas, nas pensões, nos gastos na saúde, na educação, etc. etc. ! Tarefa fácil para o Dr. Louçã, sem dúvida :mrgreen: :mrgreen: ...

Voltamos à mesma questão do costume: a rigidez da despesa já existente - a qual não decorre sequer de novos gastos, mas dos compromissos já existentes à data - trouxe o País à situação de asfixia e de pré-falência em que se encontra.

Lamento, mas por mais que não se goste, vai lá sempre desenbucar-se: HÁ QUE ATACAR OS GASTOS, HÁ QUE BAIXAR A DESPESA !! Podem dar as voltas que quiserem, mas desta não conseguirão sair =; !
O problema é que sendo esta - a despesa do Estado - tão rigida, será este processo de corte fácil ou indolor ? NÃO, VAI CUSTAR MUITO ! E A MUITA GENTE - a começar pelos mais velhos e pelos mais novos !

A realidade de facto não engana. E pior do que isso, já nem se consegue iludir: resultou durante anos, mas... com a UE e com o limite dos 3% de déficit, acabou-se o embuste !!

Que sorte tivemos com a UE :roll: ... sem ela viveriamos na mentira mais 3 décadas :evil: :wall: !

Disse.

PS: http://www.dgo.pt/Boletim/0507-bol.pdf?
James Wheat
Position Trader

por LS » 2/7/2007 21:59

James Wheat Escreveu:Macumba,
Acredito na sua palavra e que está convicto daquilo que afirma. Dito isto, eu não ouvi esse número antes em lado nenhum e... acredite que leio muito !
Por isso pergunto: alguém pode ajudar e referir em que documento - publico ou de entidade privada independente (jornais diários e semanários com tendência partidária não servem !) - esse número veio publicado ?
Abraço e... sempre a somar, venham as diferenças de opinião fundamentadas !

James,

Terá muita dificuldade em encontrar essa noticia.

Eu, por acaso, e por virtude de um trabalho que ando a fazer até guardei a referencia (e o link) no Jornal de Negócios (http://jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=297757).

Mas, como pretende uma fonte sem qualquer dúvida de isenção deixo-lhe aqui o link para o Boletim Informativo de Execução Orçamental publicado pela Direcção Geral do Orçamento. Este boletim divulga a execução orçamental para os primeiros 5 meses do ano.
No capítulo da despesa do subsector Estado poderá constatar que o valor da despesa entre Janeiro e Maio de 2007 foi de 17 277,1 milhões de Euros. Este valor representa um aumento da despesa em termos homologos de 4,9 %. Na prática, creio que isto significa um aumento de cerca de 257 milhões de Euros.

Mesmo assim, para suster este valor recorreu-se à engenharia financeira nomeadamente através da 'desaceleração' das transferencias do Orçamento de Estado para a EP-Estradas de Portugal.

Aqui fica o link: http://www.dgo.pt/Boletim/0507-ind.html

Um abraço,
LS

PS-Não vos inquietais. É a realidade que se engana.

Registado: 8/10/2006 16:14

Mealheiro...

por Lis » 2/7/2007 21:33

no ponto em que você está dou-lhe um conselho; Comece a pensar em arrumar a trouxa e emigrar.

Digo isto porque percebo a sua revolta, similar à minha. Eu só ainda não emigrei porque não consigo convencer a minha esposa, mas ainda não perdi a fé.
E olhe que não sou dos que passam fome nem pertenço à fp. Tenho 2 empresas, pago religiosamente os impostos destas e os meus, mas não me conformo, entre outras coisas, em viver num país onde o mérito e valia pessoais, seja atropelado pela "cunha", pelo "jeito", pela falsificação de "currículos" e notas de acesso, pelo nepotismo.
Não me conformo em arriscar o "coiro" ao tomar a iniciativa de criar uma empresa, gerando riqueza para o país (salários, seg. social, pec, irc), dinheiro esse que vejo, depois, investido onde?
Basicamente em altos salários de indivíduos de topo da administração pública que, se tivessem que gerir uma pequena empresa como a minha, durante 3 meses, TENHO A CERTEZA, a levariam à falência, tais são as mordomias com que nunca se inibem de presentear.

Caro Mealheiro, num confrangimento como o seu, e para que não dê em maluco, das duas uma; Ou emigra ou pura e simplesmente deixa de pensar nisso.

Abç

Registado: 28/5/2007 9:33

por pedras11 » 2/7/2007 20:36

OLDMAN Escreveu:Está bem pronto,já "ouvimos"... não batas mais :mrgreen:

Record! Mesmo post x28. :mrgreen:
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por James Wheat » 2/7/2007 20:33

Macumba,
Acredito na sua palavra e que está convicto daquilo que afirma. Dito isto, eu não ouvi esse número antes em lado nenhum e... acredite que leio muito !
Por isso pergunto: alguém pode ajudar e referir em que documento - publico ou de entidade privada independente (jornais diários e semanários com tendência partidária não servem !) - esse número veio publicado ?
Abraço e... sempre a somar, venham as diferenças de opinião fundamentadas !
James Wheat
Position Trader

por LS » 2/7/2007 18:14

macumba,

Quem fala assim, não é gago !

Um abraço,
LS

Registado: 8/10/2006 16:14

por OLDMAN » 2/7/2007 16:59

Está bem pronto,já "ouvimos"... não batas mais :mrgreen:
"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca

Registado: 22/2/2006 0:39

salvo

por macumba » 2/7/2007 16:00

erro a quantia exacta são 237 milhões de euros,e ainda há 15 dias fazia parte de todos os noticiários.

eu pessoalmente ouvi na tsf,tvi e sic noticias,mas claro que nem prestei atenção à fonte,mas na altura tenho a vaga ideia de que era algo oficial,e que inclusivamente foi discutido na assmbleia da republica!

saudações

salvo

por macumba » 2/7/2007 15:46

erro a quantia exacta são 237 milhões de euros,e ainda há 15 dias fazia parte de todos os noticiários.

eu pessoalmente ouvi na tsf,tvi e sic noticias,mas claro que nem prestei atenção à fonte,mas na altura tenho a vaga ideia de que era algo oficial,e que inclusivamente foi discutido na assmbleia da republica!

saudações

salvo

por macumba » 2/7/2007 15:46

saudações

salvo

por macumba » 2/7/2007 15:17

saudações

salvo

por macumba » 2/7/2007 15:11

saudações

salvo

saudações

salvo

saudações

salvo

saudações

salvo

saudações

salvo

saudações

salvo

saudações

salvo

saudações

salvo

saudações

salvo

saudações

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1 e 89 visitantes