Caldeirão da Bolsa

a fraqueza do PSI 20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por DOW » 26/9/2007 20:12

Não tenho aqui dados comigo nem sei se isto já foi aqui comentado, mas o PSI-20 não tem sido dos que mais valorizou nos ultimos 2/3 anos? é normal que haja muita gente com potenciais mais valias que preferiu vender já a aguardar o desfecho desta novela do suprime.
Eu até acho que o PSI até tá a caminhar no caminho certo (para baixo) ao contrário dos outros indices... :lol:

Registado: 29/12/2005 1:10

por Alves » 26/9/2007 19:43

Bem...

Antes de+, não me pareçe que o comentário do Fool seja justo de mereçer alguma indelicadeza no conteudo das respostas.

Fez uma observação que me pareçe perfeitamente aceitável, e não sendo na minha opinião a razão para o actual momento do nosso indice, não deixo de ver até uma certa lógica no raciocinio.

É tb minha opinião, que algo muito "simples" que falta em portugal, é uma constante atitude positiva. Ela vai apareçendo, mas não existe. E falo tb e especialmente em aspectos muito para alem da bolsa. E não me pareçe estranho que isso se reflicta no mercado.

Acredito que noutros paises após as quedas, a após em muitos casos ter acontecido o assumir de perdas, tb acredito que esta tenha sido encarada não como o "fim do mundo" e o muro das lamentações(como vai aconteçendo por cá), mas encarado cm a possibilidade de novos negócios e até bem mais apeteçiveis, se a essa conclusão á posterior chegarem.

É até perfeitamente visivel que aqui no forum, (sendo até possivel que as visualizaçãos se tenham mantido ou aumentado), mas a participação a mim pelo menos pareçe-me, inferior e com menos regularidade dos participantes. Não me pareçe estranho, que em muitos já tenho passado pela cabeça sair e voltar a olhar para isto daqui a semanas/meses ou anos. Porque não continuar a acompanhar e quem sabe ver que este passo atrás poderá provocar dois á frente, ou não. Vamos ver.

Volto a frisar, que não é devido a esse motivo que penso que o nosso indice esteja a fraquejar, mas tb me não me pareçe descabido o comentário efectuado, até porque me pareçe erro grave ignorar a "mentalidade" dos intervenientes nos processos.

PS: Antes que o digam a minha opinião não é devido ao indice estar a cair.

Abraços,

Registado: 30/4/2007 21:29

por Midas » 26/9/2007 19:17

Achei piada à capa do Jornal de Negócios. Bolsas em queda, tudo em queda, final do mundo... Em vez de assustarem e desanimarem mais as pessoas se noticiassem o que realmente interessa.. Por exemplo Nasdaq em máximos de muitos anos, S&P a caminho de máximos anuais e a mostrar muita força intraday como se vê no gráfico acabadinho de fazer na IB onde se nota a força de final de dia, um óptimo indicador.

Vejam as últimas velas perto do fim do dia e o volume com que foram feitas... Amanhã o Dax quebra de vez os 7800 e tem o caminho mais que aberto para máximos anuais e talvez os atinja já esta semana, caso os dados amanhã saiam de acordo com o que espero, ou seja, melhores que o esperado no caso das habitações novas.
Anexos
S&P 5 min.PNG
S&P 5 min.PNG (0 Bytes) Visualizado 2311 vezes
dax.png
dax.png (0 Bytes) Visualizado 2313 vezes
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por artista_ » 26/9/2007 18:25

fool Escreveu:Será que assim vale a pena investir em Portugal?

Pensando só numa óptica de subidas penso que há mercados mais seguros e compensadores que o português, basta ver que os índices americanos estão em máximos históricos e nós mesmo antes da correcção ainda estávamos a uns 20% de os atingir, agora já estamos a mais de 30%...

Pensando que também se pode ganhar nas descidas vai dar mais ou menos no mesmo...

Convém também ter em consideração que para a grande maioria dos investidores é mais fácil ter acesso a informação sobre títulos portugueses que internacionais...

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Branc0 » 26/9/2007 18:21

Claro... não terá obviamente nada a ver com a nossa dimensão e capital disponível. :roll:

Se o pessimismo gerasse dinheiro elas subiam mais depressa. Este género de queixas é o costume, quando anda a subir mais que as outras é tudo muito bom e o PSI20 é o maior, como desce a culpa é de todos e não há razão de ser para nada.

Era bom que realmente o PSI20 subisse, nem que fosse só para mudar o disco.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por fool » 26/9/2007 18:17

Porque é que as empresas cotadas em portugal, demoram mais a recuperar?

Fiz o exercicio com a PT e as congéneras espanhola e francesa e as diferenças é o que se vê.... Como estes exemplos há mais.... è devido ao nosso pessimismo que não recuperamos? acredito que sim. E vocês?

Será que assim vale a pena investir em Portugal?
Anexos
TelefonicaVsPT.JPG
PT vs Telefonica vs France Telecom
TelefonicaVsPT.JPG (0 Bytes) Visualizado 2447 vezes

Registado: 27/10/2006 15:11

por artista_ » 26/9/2007 18:11

Keyser Soze Escreveu:tb parece que podia descambar até aos 10.400/10.500 sem estragar a fotografia de mlp

mas a ir, dúvido que vá lá sozinho em contra ciclo com os indices europeus

Pois a mim não me parece que seja preciso muito, o índice português pode ir lá se continuar como tem estado este mês de Setembro, sobe pouco ou desce um bocado quando os outros sobem, cai forte quando os outros tb estão negativos...

Ou seja, mesmo com os outros a lateralizar podemos perfeitamente cair bastante, basta que continuemos como temos estado este mês...

Atenção que não quero dizer que é isso que espero que aconteça, não faço a mínima idéia, estou apenas a constatar um facto e a sugerir um possível cenário, haverá muitos outros...

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Keyser Soze » 26/9/2007 18:00

de facto, nestes útimos dias o PSI tem andado bastante frágil comparando os indices lá fora

tb parece que podia descambar até aos 10.400/10.500 sem estragar a fotografia de mlp

mas a ir, dúvido que vá lá sozinho em contra ciclo com os indices europeus
Anexos
psi20.PNG
psi20.PNG (0 Bytes) Visualizado 2514 vezes

Registado: 8/2/2006 17:32

Re: sdf

por luislobs » 26/9/2007 17:48

luislobs Escreveu:Alguem concorda que o inicio do bear em 2000 os States á hora de fecho da Europa estava sempre positivo

vindo depois a cair e arrastar a Europa no dia seguinte?

.

Eu ja vi este filme já...desta nao me lixam :twisted:

.
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por artista_ » 26/9/2007 17:43

Midas, eu custa-me a acreditar que as quedas se justifiquem por essa questão dos fundos!? enfim posso estar enganado mas não estou ver uma fenómeno tão grande que justifique quedas tão fortes...

Além disso parece-me que a CS não tem assim tanta influência... enfim isto até me parece paradoxal, se a tua teoria estiver certa haverá muito capital investido nos mercados que é muito influenciável pela nossa CS?! ora isso seria preocupante, tanto dinheiro mal "aconselhado" nos mercados?!!? duvido, mas...

Um abraço

por Midas » 26/9/2007 17:17

Ulisses se calhar dei a entender mal o que quis dizer. O que quis dizer é uma justificação para as quedas desfasadas que temos, assim como as subidas desfasadas. Há quem diga que andamos sempre com delay e atribuo-o isso a 2 fenómenos. Uma é a questão da CS, atenção que não lhes estou a atribuir culpa, apenas a juntar 2 situações. Quando a CS começa a noticiar as subidas as subscrições de fundos da bolsa portuguesa aumenta, já que a multidão quer ganhar o $ fácil e quando a bolsa cai a CS noticia e o público em geral começa a vender, às vezes já quando as bolsas mundiais andam a recuperar. Foi neste sentido que falei e no sentido das pessoas se precaverem nestas alturas.

Posições curtas ETF´s de índices, ou no nasdaq short directo de títulos, já que tenho conta na IB. Abraço e espero ter esclarecido o mal entendido no que quis dizer. Só quis tentar relacionar o fenómeno do desfasamento e a falta de informação que muitas vezes reina nas pessoas comuns quando investem nos mercados.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por Ulisses Pereira » 26/9/2007 16:53

Midas, não vi em nenhum país do Mundo alguém fazer chacota com as quedas do PSI. Umas vezes sucede a nós, outras vezes aos outros.

Aquilo que interessa é os investidores reagirem aos movimentos dos mercados. E quem vendeu com os sinais de fraqueza do PSI, há algumas semanas atrás, não andou ao reboque da Comunicação Social. Tomou uma decisão acertada e pode agora reentrar a preços bem mais apetecíveis.

A mesma frieza que revelas nas tuas excelentes análises aos gráficos, nem sempre as consegues manter quando acontecem sinais de fraqueza.

Por mera curiosidade, que instrumentos utilizas para abrires posições curtas?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por lemor » 26/9/2007 16:48

Deve ser Comunicação Social.

Registado: 8/3/2007 15:37

por Branc0 » 26/9/2007 16:39

Quem é o CS?
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Midas » 26/9/2007 15:35

É o tal resgate de fundos motivado pelo facto da comunicação social andar a instalar o pânico. Quando terminar esta fase voltaremos a máximos como as bolsas dos países desenvolvidos e aí os que vendem a pedido da CS, voltam a comprar em máximos a pedido da mesma CS. E ainda a nossa bolsa é considerada desenvolvida. Somos motivo de chacota a nível europeu e com razão.[/quote]
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por vitcosta2 » 26/9/2007 15:04

States a subir em força....De facto quebramos e não saimos cepa torta..
Vítor Costa

Registado: 29/6/2005 16:56

jhb

por luislobs » 26/9/2007 15:00

Hum os states a subirem e nos a cair...

Realmente estaremos a entar numa nova fase?E que se lá fora houver um dia vermelho entraremos em panic-sell.

Muita cautela pessoal nao fará mal a ninguem, e eu que queria entrar no Bcp..deve dar mais para o short.
:twisted:

.
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por iurp » 26/9/2007 14:55

Olha que não...olha que não!!!Hoje até estamos a acompanhar o dax na subida!!!Extraordinário. :lol: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 23/1/2006 23:54

por artista_ » 26/9/2007 14:44

Não deixa de ser preocupante que a bolsa portuguesa tenha um comportamento tão diferente das internacionais, o Dow Jones está a menos de 2% do seu máximo histórico e a bolsa portuguesa continua a cair, não hoje mas a tendência mantêm-se claramente de queda, a fragilidade é notória...

Não sei o que estará por detrás disto mas que estamos mal isso estamos!

Bons negócios para todos

PS: Há dois meses que não compro nem vendo nada, mantenho posições de longo prazo, estou 100% liquido à espera de que o mercado português vire... se calhar é mais à espera de começar a investir em derivados que não deve demorar muito!

por superbem » 25/9/2007 23:50

Para ganhar com as quedas é entrar curto com contratos cfd por exemplo.

Cumps
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc

Registado: 16/2/2007 15:01

por marcolopes » 25/9/2007 23:42

Paionense Escreveu:Boa! Tanta boa altura que eu tinha para entrar no mercado e tinha de começar logo no fim do Bull Market!!

És mesmo crânio!! Burro! Estúpido! Azelha, cromo , nabiça, tecla 3, azeiteiro.... :cry: :evil: :cry: :evil: :cry: :evil: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

E porque não aprendes a ganhar com as descidas? Há muito boa gente aqui no caldeirão que o faz... (infelizmente não sou um deles!). A questão agora é saber se a tendência se mantém e estar atento.
Crise? Qual crise?

Registado: 20/11/2006 23:11

por Pintodoiro » 25/9/2007 22:32

Para a semana vou 3 dias em trabalho aí para o Douro interior. Carrazeda de Ansiães

Um pouco mais para o litoral,Mesão-Frio uma vila muito antiga,porta da região demarcada do Douro,com belíssimas paisagems e óptimos vinhos.
Como dizia Miguel Torga "...um reino maravilhoso"

Pinto D'oiro

Registado: 28/7/2006 0:00

por Paionense » 25/9/2007 20:59

pinto d'oiro Escreveu:Paionense

Pelo que me dizes e fazendo uma retrospectiva do que já li começo a ter algumas luzes sobre o assunto.

Quando apareçeres pelo Douro ofereço-te um bom vinho generoso.

Pinto D'oiro

Olha que pode ser mais cedo do que pensas :)

Para a semana vou 3 dias em trabalho aí para o Douro interior. Carrazeda de Ansiães :D

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por Pintodoiro » 25/9/2007 20:21

Paionense

Pelo que me dizes e fazendo uma retrospectiva do que já li começo a ter algumas luzes sobre o assunto.

Quando apareçeres pelo Douro ofereço-te um bom vinho generoso.

Pinto D'oiro

Registado: 28/7/2006 0:00

por Paionense » 25/9/2007 19:51

pinto d'oiro Escreveu:Paionense

Em português não há nehuma investopedia?
Mais uma vez obrigado.

Pinto D'oiro

Vê se este ajuda a visualizar melhor.
http://www.swing-trade-stocks.com/entry-strategy.html

Penso que não a melhor pessoa a explicar,mas basicamente o mercado sobe e desce por ondas (teoria de Dow)A partir deste conceito surgiram o swing traders (acomselho-te vivamente a ver os videos do arnie no you tube sobre swings) http://www.youtube.com/watch?v=WV6oXLbsjSE

Ora bem, um lower low acontece quando os minimos atingidos,são mais baixos do que os swings anteriores. Tb podes ter um higher low, qd os minimos atingidos são maiores do que os minimos anteriores. Pela mesma ordem de ideias tb tens higher high e lower high.

Não sei se fui muito confuso. se tiveres mais alguma duvida apita, mas com que o que te indiquei deve ser suficiente.

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: m-m, Musus, PMP69 e 55 visitantes