IRS -Engano na declaração de mais valias.
24 mensagens
|Página 1 de 1
Re: esquece isso pá
Antes demais tenho imenso respeito pelos funcionários públicos que trabalham nas finanças... são os que mais críticas e agressividade recebem das pessoas e normalmente têm a mesma responsabilidade da lentidão que noutro serviço público ou mesmo privado... estão ali para cumprir ordens...
Queria aproveitar para contar uma história que considero hilariante...
Tive de registar uma acta à conservatória, mas aquilo não estava de acordo com o pretendido pela funcionária, pelo que tive de lá voltar 3 vezes para ter as coisas de acordo com a linguagem requerida. A acta estava fora de prazo pelo que tinha de pagar uma multa de 100€. Quando fui para pagar disseram-me que, como tinha passado mais de 1 ano desde a data da acta, a multa tinha prescrito... ou seja, por demora em pagar, acabei por não pagar...
Um abr
Nuno
Queria aproveitar para contar uma história que considero hilariante...
Tive de registar uma acta à conservatória, mas aquilo não estava de acordo com o pretendido pela funcionária, pelo que tive de lá voltar 3 vezes para ter as coisas de acordo com a linguagem requerida. A acta estava fora de prazo pelo que tinha de pagar uma multa de 100€. Quando fui para pagar disseram-me que, como tinha passado mais de 1 ano desde a data da acta, a multa tinha prescrito... ou seja, por demora em pagar, acabei por não pagar...
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
voltando ao assunto inicial:
Voltando ao assunto principal: Quem é que me sabe responder:
A colma é a mesma para quem entregou voluntariamente a correcção e para quem a entregou depois de ter sido notificado pelas finanças?
De quanto é que é?
EU sei que vou ter de pagar 200 Euros de imposto de mais valias e aparentemente mais 125 pela correcção da declaração, mas pago o mesmo caso seja eu voluntariamente a apresentar a correcção quer seja "apanhado" por uma inspecção?
Não faz lá muito sentido.
A colma é a mesma para quem entregou voluntariamente a correcção e para quem a entregou depois de ter sido notificado pelas finanças?
De quanto é que é?
EU sei que vou ter de pagar 200 Euros de imposto de mais valias e aparentemente mais 125 pela correcção da declaração, mas pago o mesmo caso seja eu voluntariamente a apresentar a correcção quer seja "apanhado" por uma inspecção?
Não faz lá muito sentido.
- Registado: 9/8/2007 17:09
acintra Escreveu:Por falar em finanças, deixo maqui mais um testemunho da grande eficáçia.
Infelizmente tive de tratar dos papeis para o IMI, após o falecimento do meu Pai. Já é bastante doloroso remexer em papeis e situações que nos deixam saudosos, mas piora bastante quando na mesma repartição de finanças dizem que os prédios por serem mais antigos que 1951 não é preciso apresentar as áreas e no balcão ao lado para continuação do pedido, dizem que é preciso saber as áreas mas não é preciso ser rigoroso, inclusivé podemos medir mais ou menos os passos
, porque não vão confirmar
.
Claro que para não ir aos fagotes a este tipo ou ao outro (ainda saia das finanças com um olho negro, ou dois), decidi colocar um advogado a tratar do caso.
acintra, "curiosamente" também tive este ano de enfrentar uma situação de cadastro de imóveis em consequência do falecimento da minha mãe. Um dos imóveis no concelho de Lisboa e outros dois, sem qualquer valor de mercado, "perdidos" no tempo e numa aldeia do concelho de Seia. Felizmente para mim e para o meu advogado, eu e os meus irmãos não hesitámos em, desde a primeira hora, lhe entregar todo o assunto. Tenho vindo a assistir à autêntica saga em que se transformaram estes processos em consequência do novo sistema de tributação dos imóveis, o qual implica que, o mais tardar, tem de ser feita a actualização do cadastro e de avaliação dos imóveis no primeiro momento em que exista uma transacção (por sucessão, doação, venda, permuta ou qualquer outra). Como está bem de ver, o Estado colocou em cima dos contribuintes todo o ónus de fazer essas actualizações, limitando-se as Finanças depois a aplicar as fórmulas conducentes à determinação do novo valor do imóvel (e a fazer retroagir esse novo valor em sede de IMI à data da transacção, isto é, do falecimento). As exigências processuais e formais são uma verdadeira loucura e só os desocupados e os tesos podem dar-se ao "luxo" de não recorrer a um advogado ou solicitador habilitado. Grande negócio para estes profissionais!
Um abraço,
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Por falar em finanças, deixo maqui mais um testemunho da grande eficáçia.
Infelizmente tive de tratar dos papeis para o IMI, após o falecimento do meu Pai. Já é bastante doloroso remexer em papeis e situações que nos deixam saudosos, mas piora bastante quando na mesma repartição de finanças dizem que os prédios por serem mais antigos que 1951 não é preciso apresentar as áreas e no balcão ao lado para continuação do pedido, dizem que é preciso saber as áreas mas não é preciso ser rigoroso
, inclusivé podemos medir mais ou menos os passos
, porque não vão confirmar
.
Claro que para não ir aos fagotes a este tipo ou ao outro (ainda saia das finanças com um olho negro, ou dois), decidi colocar um advogado a tratar do caso.
Infelizmente tive de tratar dos papeis para o IMI, após o falecimento do meu Pai. Já é bastante doloroso remexer em papeis e situações que nos deixam saudosos, mas piora bastante quando na mesma repartição de finanças dizem que os prédios por serem mais antigos que 1951 não é preciso apresentar as áreas e no balcão ao lado para continuação do pedido, dizem que é preciso saber as áreas mas não é preciso ser rigoroso
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
- Registado: 17/7/2006 16:09
Mech, apesar de entregar o meu IRS pela Internet desde que "isso" apareceu, há uns bons 10 anos ou quase, tive este ano um problema idêntico ao teu. Felizmente o help-desk das declarações electrónicas foi eficiente e eficaz o bastante para detectar a falta da tal setinha, ou cruzinha, com bastante rapidez. Apesar de achar um bocado estúpido ter de lá pôr a cruzinha em vez de ser assumido por defeito pela aplicação, não me posso queixar.
Por via de regra, as Finanças são o tipo de sítio onde nunca deves ir para resolver uma questão de declarações electrónicas. Eles entendem do conteúdo (impostos) mas normalmente não estão à altura para prestar esclarecimentos sobre a forma (declaração electrónica). Ao contrário, o help-desk das declarações electrónicas é uma quase nulidade para esclarecer questões de conteúdo. Departamentalização e especialização...
Um abraço,
FT
Por via de regra, as Finanças são o tipo de sítio onde nunca deves ir para resolver uma questão de declarações electrónicas. Eles entendem do conteúdo (impostos) mas normalmente não estão à altura para prestar esclarecimentos sobre a forma (declaração electrónica). Ao contrário, o help-desk das declarações electrónicas é uma quase nulidade para esclarecer questões de conteúdo. Departamentalização e especialização...
Um abraço,
FT
Pois... no ano passado, dados os incriveis atrasos de cerca de um ano em processarem pagamentos de segurança social de modo automático, pedi à minha empregada para ir pagar a segurança social dela própria. A senhora enganou-me e pagou duas vezes o mesmo mês (pagou julho e agosto em vez de agosto e setembro), tendo mesmo pago coima pelo atraso que não existia dado que julho tinha sido pago
. No dia seguinte, tive que ir eu à SS para corrigir aquilo. Como é óbvio, fazer a correcção exedia largamente as capacidades e competencias da pessoa que atendia na caixa, bem como avisar a minha empregada do erro na altura da entrega. A correcção tinha que ser feita noutro departamento. Mais 24 horas passadas e mais uma hora de almoço alargada para voltar a um outro departamento e por enorme favor fizeram-me a correcção de retirar um pagamento de julho e passar para outubro (dado que setembro já tinha sido pago dois dias antes). Agora, a coima.... paguei e calei, fica para me avisar que se houver engano e pagar a mais, ainda pago coimas por isso. Para recuperar aqueles 50 centimos, teria tanta chatice que acabei admitindo que não valia o tempo e a chatice.
Espera mais uns dias que eu já te digo quanto é a multa...
Este ano entreguei o IRS pela net , coisa que nunca tinha feito .
Vái daí que desde Março que andava a tentar entregar aquilo e embora me desse mensagem que estava tudo bem com a Declaração , daí a um dia ou dois mandavam-me um papel da Finanças a dizer que havia um erro de identificação do Sujeito , mas não diziam onde .
Eu identifiquei-me posteriormente como unico sujeito, como eu mais a minha mulher , etc. e aquilo continuava a mandar-me papeis de erro .
Resolvi ir às Finanças da minha area pessoalmente . Chego lá, e o gajo depois de ver aquilo , diz que está tudo bem , vái comigo ao computador da Finanças , vê a minha Declaração e diz que está tudo bem " e que se dá erro , pra eu ir mandando , que eles lá na Central em Lisboa é que tinham de emendar o erro ".
Vou pra casa , telefono para a Central que a net me indica e depois de gastar perto de 30 euros em TM e decorar a musica de elevador que os gajos têm no tlefone pra um gajo esperar, desisto e volto a mandar a declaração .
Em Junho, já chateado , vou novamente às Finanças . Rebébéu que "não há mesmo nada a fazer ! vocÊ tem a declaração entregue e agora é esperar ! " e eu : " espero !? e depois quem paga a multa que vocês me vão enviar ?! é você ?! " , e ele " ...haha... não paga naaaaada ! Você fez o que tinha a fazer . está tudo bem . esteja descansado..." . Vou-me embora.
Mando um e-mail para o endereço que surge nas Declarações electronicas . Vocês responderam-me ...?!As Finanças tambem não...
Continuo a mandar as declarações que, obviamente, me continuam a vir pra trás .Até Julho . Agosto vou de férias ...
Semana passada . Visto fato e gravata( que um gajo de jeans e t-shirt está sempre lixado !!) e volto às Finanças com a papelada toda . Vem uma gaja , explico-lhe a situação e queixo-me de ser um caso raro em Portugal : quero entregar o IRS e as Finanças não deixam !! Ri-se ... vê os papeis . " então , mas não devia ter deixado de enviar as declarações ..." ,
eu " pra quê !?!? já aqui tenho 10 papéis a dizer que há um problema , já telefonei , já cá vim duas vezes , já mandei emails , vou continuar a mandar declarações !?"
ela " ...é que assim , deixa de cumprir , porque depois de receber esses papelinhos , tem 30 dias pra corrigir a declaração ..."
eu
" então e se eu continuar a fazer isto todos os meses durante os próximos dez anos !?!?!? No fim desses tempo , venho cá ...não tenho o IRS entregue ... a situação não está resolvida ... mas eu continuo a cumprir ... PRA QUÊ !?!?" ... nesta altura eu já estou um bocado chateado e algumas pessoas já param de fazer as coisas pra ver quem está a falar alto ..
ela : " ...hhhmmm...pooooois... venha comigo , se faz favor ..."
Vamos lá ao back-office onde estão os outros , ela vái à secretária dela, pega no telefone , consegue falar cum uma pessoa la da "Central" , " ah e coiso , o contribuinte tal,...aha...ahã...aaaaahhh! Obrigado ."
Ela "... tá a ver o campo 9 dos Warrants ?! faltava lá accionar uma setinha que lá estava ..."
Peguei, fui ao computador , meti o raio da setinha , enviei ... ok ! Declaração aceite !! Problema resolvido ! E porqueê ?! Porque uma gaja se deu ao trabalho ( ou foi practicamente obrigada a isso...!) de fazer um telefonema pra , realmente , resolver o problema .
Obviamente , que vou ter de pagar que nem um porco pela incompetência deles ! Mas nem que eu tenha de ir pra Tribunal , alguem , que não eu , é que vái pagar o ráio da multa...
( digo eu !!)
Um abraço ,
The Mechanic
Este ano entreguei o IRS pela net , coisa que nunca tinha feito .
Vái daí que desde Março que andava a tentar entregar aquilo e embora me desse mensagem que estava tudo bem com a Declaração , daí a um dia ou dois mandavam-me um papel da Finanças a dizer que havia um erro de identificação do Sujeito , mas não diziam onde .
Eu identifiquei-me posteriormente como unico sujeito, como eu mais a minha mulher , etc. e aquilo continuava a mandar-me papeis de erro .
Resolvi ir às Finanças da minha area pessoalmente . Chego lá, e o gajo depois de ver aquilo , diz que está tudo bem , vái comigo ao computador da Finanças , vê a minha Declaração e diz que está tudo bem " e que se dá erro , pra eu ir mandando , que eles lá na Central em Lisboa é que tinham de emendar o erro ".
Vou pra casa , telefono para a Central que a net me indica e depois de gastar perto de 30 euros em TM e decorar a musica de elevador que os gajos têm no tlefone pra um gajo esperar, desisto e volto a mandar a declaração .
Em Junho, já chateado , vou novamente às Finanças . Rebébéu que "não há mesmo nada a fazer ! vocÊ tem a declaração entregue e agora é esperar ! " e eu : " espero !? e depois quem paga a multa que vocês me vão enviar ?! é você ?! " , e ele " ...haha... não paga naaaaada ! Você fez o que tinha a fazer . está tudo bem . esteja descansado..." . Vou-me embora.
Mando um e-mail para o endereço que surge nas Declarações electronicas . Vocês responderam-me ...?!As Finanças tambem não...
Continuo a mandar as declarações que, obviamente, me continuam a vir pra trás .Até Julho . Agosto vou de férias ...
Semana passada . Visto fato e gravata( que um gajo de jeans e t-shirt está sempre lixado !!) e volto às Finanças com a papelada toda . Vem uma gaja , explico-lhe a situação e queixo-me de ser um caso raro em Portugal : quero entregar o IRS e as Finanças não deixam !! Ri-se ... vê os papeis . " então , mas não devia ter deixado de enviar as declarações ..." ,
ela " ...é que assim , deixa de cumprir , porque depois de receber esses papelinhos , tem 30 dias pra corrigir a declaração ..."
eu
ela : " ...hhhmmm...pooooois... venha comigo , se faz favor ..."
Vamos lá ao back-office onde estão os outros , ela vái à secretária dela, pega no telefone , consegue falar cum uma pessoa la da "Central" , " ah e coiso , o contribuinte tal,...aha...ahã...aaaaahhh! Obrigado ."
Ela "... tá a ver o campo 9 dos Warrants ?! faltava lá accionar uma setinha que lá estava ..."
Peguei, fui ao computador , meti o raio da setinha , enviei ... ok ! Declaração aceite !! Problema resolvido ! E porqueê ?! Porque uma gaja se deu ao trabalho ( ou foi practicamente obrigada a isso...!) de fazer um telefonema pra , realmente , resolver o problema .
Obviamente , que vou ter de pagar que nem um porco pela incompetência deles ! Mas nem que eu tenha de ir pra Tribunal , alguem , que não eu , é que vái pagar o ráio da multa...
( digo eu !!)
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
MOHAMED Escreveu:nos últimos 10 anos nunca entreguei essa informação e nunca me disseram nada
Ouve lá, não eras tu que em outro post estavas a dizer que já não podias com pessoas que fogem aos impostos?
Afinal tb já lá vão 10 anos que não pagas a tua parte.
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.
nada na manga, tudo na mão.
acintra Escreveu:MOHAMED Escreveu:nos últimos 10 anos nunca entreguei essa informação e nunca me disseram nada
Cuidado! Pode haver alguem das finanças na nossa família do caldeirão.
Eles que venham à procura do mohamed... é um gajo de barba branca e turbante que se passeia por barcelos
- Registado: 7/3/2007 19:42
Bully Bear
Tens que pagar uma multa pela declaração de substituição e pelo erro; não sei quanto é ao certo.
Msa quando o fisco fizer as contas, vais ainda ter que pagar 10% da mais valia não declarada (ou seja 200 euros) se optaste pela tributação autonoma. Se optaste pelo englobamento pagas a % da mais valia correspondente ao teu escalão de rendimento; por ex. se é 34% irás pagar 680 euros.
Abraços
Maria João
Tens que pagar uma multa pela declaração de substituição e pelo erro; não sei quanto é ao certo.
Msa quando o fisco fizer as contas, vais ainda ter que pagar 10% da mais valia não declarada (ou seja 200 euros) se optaste pela tributação autonoma. Se optaste pelo englobamento pagas a % da mais valia correspondente ao teu escalão de rendimento; por ex. se é 34% irás pagar 680 euros.
Abraços
Maria João
- Registado: 14/2/2007 22:16
MOHAMED Escreveu:nos últimos 10 anos nunca entreguei essa informação e nunca me disseram nada
Mohamed: Sinceramente, não compreendo a razão para o teu orgulho...
FT
Cuidado! Pode haver alguem das finanças na nossa família do caldeirão.
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
- Registado: 17/7/2006 16:09
esquece isso pá
nos últimos 10 anos nunca entreguei essa informação e nunca me disseram nada 
- Registado: 7/3/2007 19:42
Re: IRS -Engano na declaração de mais valias.
.Bully Bear Escreveu:Bully Bear
Caros caldeireiros. Necessito de uma ajuda
Enganei-me na minha declaração de mais valias (a meu favor). Não declarei quase 2000 Euros de mais valias que devia ter declarado pois tive as acções apenas 11 meses e meio e não 12 meses como julgava.
ANão fui contactado pelas finanças, mas o que é certo é que se tiver uma inspecção posso ter um problema.
O que devo fazer? Não fazer nada e esperar que as finanças me contactem?
Ir lá voluntariamente dizer que me enganei?
Em cada um dos casos o que é que me poderá acontecer? Vou levar uma multa? De quanto?
Agradeço comentários
É muito simples é fazer uma declaração de substituição onde nessa declaração vai constar mais esse valor, está sujeito a uma coima por a declaração entrar fora do tempo, ou então esperar que o não chamem e com o tempo pode ser que escape.
- Registado: 13/11/2004 11:43
IRS -Engano na declaração de mais valias.
Bully Bear
Enganei-me na minha declaração de mais valias (a meu favor). Não declarei quase 2000 Euros de mais valias que devia ter declarado pois tive as acções apenas 11 meses e meio e não 12 meses como julgava.
ANão fui contactado pelas finanças, mas o que é certo é que se tiver uma inspecção posso ter um problema.
Em cada um dos casos o que é que me poderá acontecer? Vou levar uma multa? De quanto?
Agradeço comentários
Agradeço comentários
- Registado: 9/8/2007 17:09
24 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot] e 89 visitantes