Cálculo de rentabilidade
8 mensagens
|Página 1 de 1
Esta semana resolvi bem o problema das rentabilidades
Tendo em conta a situação dos mercados financeiros, decidi pôr um valor fixo anual, paar negociação em bolsa, que representa cerca de 33% do meu capital total...o resto vai para investimentos com menor risco.
Resolvi o problema assim
Tendo em conta a situação dos mercados financeiros, decidi pôr um valor fixo anual, paar negociação em bolsa, que representa cerca de 33% do meu capital total...o resto vai para investimentos com menor risco.
Resolvi o problema assim
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.
GT4 Escreveu:Como assim...se eu inicialmente investi 100 e no dia x investi mais 50, a partir desse dia calculo a rentabilidade com base em 150...certo?
mas nesse dia a minha rentabilidade baixa automaticamente ?
Abraço
GT4, não, tens que ter exactamente em mente a entrada na data X do capital na tua carteira. A não ser que o capital já lá estivesse mas em liquidez.
Eu pego no total da carteira no inicio do ano, liquidez e titulos valorizados à data de 31 de dezembro e comparo com o capital no fim do periodo, tendo incuido a média ponderada do capital que entou e saiu ao longo do ano, tal como diz o atomez (dá uma listinha com os movimentos não financeiros da carteira ao longo do ano)
Usar a função IRR Internal Rate of Return do Excel.
No caso de periodos de tempo não fixos usar XIRR
Indicar os valores de compra negativos e as vendas ou valor das acções numa certa data positivos.
No caso de periodos de tempo não fixos usar XIRR
Indicar os valores de compra negativos e as vendas ou valor das acções numa certa data positivos.
XIRR
Returns the internal rate of return for a schedule of cash flows that is not necessarily periodic. To calculate the internal rate of return for a series of periodic cash flows, use the IRR function.
Syntax
XIRR(values,dates,guess)
Values is a series of cash flows that corresponds to a schedule of payments in dates. The first payment is optional and corresponds to a cost or payment that occurs at the beginning of the investment. If the first value is a cost or payment, it must be a negative value. All succeeding payments are discounted based on a 365-day year. The series of values must contain at least one positive and one negative value.
Dates is a schedule of payment dates that corresponds to the cash flow payments. The first payment date indicates the beginning of the schedule of payments. All other dates must be later than this date, but they may occur in any order. Dates should be entered by using the DATE function, or as results of other formulas or functions. For example, use DATE(2008,5,23) for the 23rd day of May, 2008. Problems can occur if dates are entered as text.
Guess is a number that you guess is close to the result of XIRR.
Example
____A________B_____
1 Values Dates
2 -10,000 January 1, 2006
3 2,750 March 1, 2006
4 4,250 October 30, 2006
5 3,250 February 15, 2007
6 2,750 April 1, 2007
=XIRR(A2:A6,B2:B6,0.1)
The internal rate of return = 0.373362535 or 37.34%
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
americo Escreveu:Eu penso que se deve calcular com base no Capital médio ponderado.
Ou seja,a rentabilidade será a mais valia em determinada data a dividir pela soma do capital medio ponderado usado durante determinado prazo.
Cumptos,
Essa era exactamente a minha duvida ...saber se era necessário fazer uma média ponderada....podiam dizer aqui que metodo de calculo costumam usar...
Bn
- Registado: 28/7/2006 15:24
Cálculo de rentabilidade
Boas ...no cálculo da rentabilidade da nossa carteira utiliza-se sempre o capital que está investido no momento?...ou seja eu investi um capital inicial mas ao longo do ano fui depositando mais capital na carteira logo sempre que fiz depóstos tenho que actualizar o capital inicial..certo? esta questão colocou-se-me porque a minha rentabilidade passou de 43.8% para 10% num dia porque fiz um depósito considerável.
Obrigado
Obrigado
- Registado: 28/7/2006 15:24
8 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado: