Caldeirão da Bolsa

a fraqueza do PSI 20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Camisa Roxa » 25/9/2007 12:53

Jaimek Escreveu:Os titulos nao caiem somente para satisfazer a AT. As empresas tambem possuem fundamentais.

o preço de um activo e a sua evolução incorporam TODOS os fundamentais

e estudando a AT o preço e o seu passado como forma de detectar probabilidades de movimentos futuros, essa constitui por isso a forma mais eficaz de se tradar

mas isto é apenas a minha opinião...
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por Paionense » 25/9/2007 12:47

Ulisses, ainda acreditas que a medio prazo a tendência é de subida ou de facto já entramos numa linha descendente (fase de correcção) que pode levar vários meses.

Apesar da crise do subprime as empresas portuguesas não apresentam diminuição dos lucros nem abrandamento nos seus investimentos. Será que a nossa crise é totalmente importada, será que depende essencialmente da crise da banca (BCP) ou será que está numa fase de correcção geral.

Gostaria de saber a tua opinião para saber que ainda vale a pena estar longo nas posições já que a curto tá visto que não :D

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por Ulisses Pereira » 25/9/2007 12:35

Claro que possuem. A AT limita-se a analisar o comportamento dos investidores. E o comportamento dos investidores não depende apenas dos fundamentais. Depende so seu estado de espírito, das notícias que o rodeiam e de muitas outras coisas que ultrapassam os fundamentais. Ah! E o comportamneto dos investidores muita svezes também depende da AT ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Jaimek » 25/9/2007 12:16

artista Escreveu:A minha opinião é idêntica à do Ulisses, basta ler o que tenho escrito no blogue, se o urso vier para ficar (embora não acredite nisto posso enganar-me, é epenas um feeling que não deve ser levado em conta quando invisto) a bolsa tem ainda muito para cair, mesmo muito...

Bons negócios

Os titulos nao caiem somente para satisfazer a AT. As empresas tambem possuem fundamentais.

Registado: 21/9/2007 16:30

por artista_ » 25/9/2007 12:12

A minha opinião é idêntica à do Ulisses, basta ler o que tenho escrito no blogue, se o urso vier para ficar (embora não acredite nisto posso enganar-me, é epenas um feeling que não deve ser levado em conta quando invisto) a bolsa tem ainda muito para cair, mesmo muito...

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Ulisses Pereira » 25/9/2007 11:53

Mais um dia de fortes na Bolsa portuguesa, onde os ursos continuam a dominar no curto prazo. Mantenho a minha opinião de que até serem dados sinais de força do mercado, qualquer entrada – numa lógica de curto prazo – não tem uma boa relação rentabilidade/risco e é lutar contra a maré.

E quais seriam esses sinais de força? A ruptura, em alta, da linha de tendência descendente de curto prazo que vem marcando o ritmo das quedas nos últimos 2 meses e a zona de resistência entre os 12150 e os 12300 pontos. Enquanto estes dois obstáculos não forem quebrados, continuo a considerar que é demasiado perigoso entrar no mercado, com tantos sinais de fraqueza.

Por isso, continuo a respeitar o poder dos ursos até que os touros mostrem que regressaram em força. Mas ainda não os vi por aí nos últimos 2 meses…

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (0 Bytes) Visualizado 2117 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (0 Bytes) Visualizado 2173 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por ljbk » 24/9/2007 16:41

MSM Escreveu:Os investidores foram de certeza para outra paragens, mas confesso que não entendi as tuas contas. E já agora porque é que falas do CAC, podias falar também do DAX.... :wink:

Falei do CAC porque fiz as contas com o CAC. :P
As contas são simples. Se em Agosto de 2005, tivesse investido 500 Euros em cada titulo do PSI, ou seja 10000 Euros no total, em Agosto de 2007, teria cerca de 23500 Euros ou seja +135%.
Da mesma forma no CAC com 40 titulos, se tivesse investido 250 Euros em cada titulo, ou seja tambem 10000 Euros no total, em Agosto de 2007, teria cerca de 14900 Euros ou seja +49%.

Registado: 25/11/2005 11:15

por nnascimento » 24/9/2007 16:25

ljbk Escreveu:Quando fiz as contas no final de Agosto, as acções do PSI (não o PSI), tinham valorizado cerca de 135% em 2 anos considerando uma aplicação do mesmo capital em cada uma delas (exceptuando as IPOs que foram consideradas com o seu preço de oferta). No mesmo periodo as acções do CAC (não o CAC) tinham valorizado cerca de 49%. Ao mesmo tempo o PSI estava positivo desde Janeiro e o CAC estava negativo.
A data de hoje temos o PSI com +7.69% desde Janeiro e o CAC com +2.72%.
Agora temos o PSI em Bear e o CAC em Bull, provavelmente porque alguns investidores estrangeiros foram para outras paragens. Só nos resta fazer o mesmo ou esperar que a queda dos preços gere mais procura.

Boas a todos

tens de reparar numa coisa. Porque é q o Fogueiro referiu e bem q as empresas com maior PER (crescimento) sao as que irao dar maior retorno? porque sao aquelas que sao menos sensiveis à variaçao dos juros. Se estamos numa politica inflaccionista (corte nos juros) é natural q as empresas mais viradas para exportaçao q façam (hedging na sua moeda local para $usd) q continua a ser a moeda de referencia de troca internacional obtenham resultados (performance) superiores àquelas que estão mais voltadas para o mercado interno (no caso americano o $RUT será mais afectado em detrimento das empresas Large Caps - DOW. Uma vez que o nosso indice tem uma grande ponderaçao de Banca (sector mais afectado a nivel internacional) é impossivel q as restantes nomeadamente PT´s façam o trabalho todo. Todas as restantes empresas componentes do indice, apesar da sua expansao internacional têm, ainda uma dimensao pequena relativamente a sectores/empresas mais maduras no mercado externo. As empresas q compoem o nosso indice sao ainda small caps (capitalizaçao bolsista) relativamente a muitas outras no mercado domestico (UE) e por terem benefeciado largamente de 2 anos de forte valorizaçao estao caras nesta altura em relaçao ás restantes Europeias.

Um abraço
Não deixes adormecer os teus sonhos mas,
não te deixes adormecer por eles

Nuno Nascimento

Registado: 27/2/2006 19:01

por MSM » 24/9/2007 16:22

Os investidores foram de certeza para outra paragens, mas confesso que não entendi as tuas contas. E já agora porque é que falas do CAC, podias falar também do DAX.... :wink:

Registado: 18/5/2006 9:16

por ljbk » 24/9/2007 16:03

Quando fiz as contas no final de Agosto, as acções do PSI (não o PSI), tinham valorizado cerca de 135% em 2 anos considerando uma aplicação do mesmo capital em cada uma delas (exceptuando as IPOs que foram consideradas com o seu preço de oferta). No mesmo periodo as acções do CAC (não o CAC) tinham valorizado cerca de 49%. Ao mesmo tempo o PSI estava positivo desde Janeiro e o CAC estava negativo.
A data de hoje temos o PSI com +7.69% desde Janeiro e o CAC com +2.72%.
Agora temos o PSI em Bear e o CAC em Bull, provavelmente porque alguns investidores estrangeiros foram para outras paragens. Só nos resta fazer o mesmo ou esperar que a queda dos preços gere mais procura.

Registado: 25/11/2005 11:15

por artista_ » 24/9/2007 15:59

MSM Escreveu:O PSI está moribundo. A Europa fecha +-unch os states a subirem e o PSI a cair quase 1% :shock: :shock:

Pode ser que depois suba mais :) :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por MSM » 24/9/2007 15:44

O PSI está moribundo. A Europa fecha +-unch os states a subirem e o PSI a cair quase 1% :shock: :shock:

Registado: 18/5/2006 9:16

por Branc0 » 24/9/2007 15:25

E alguém teve alguma noticia do BPI? Ao fim da tarde estava a levar uma tareia de 3% ... não ando a gostar muito do PSI20.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Rockerduck » 24/9/2007 14:01

cá está... de manhã PSI 20 subia enquanto o BCP respirava... BCP entrou no vermelho... lá trouxe o PSI de arrasto...
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison

Registado: 29/8/2007 17:46

por Rockerduck » 24/9/2007 8:48

A fraqueza do PSI 20 relativamente ao resto da Europa parece-me que se deve em grande parte à particularidade deste andar ao sabor da maré do BCP... e como por lá não têm soprado bons ventos recentemente estamos como estamos... Sim? Não? Talvez?
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison

Registado: 29/8/2007 17:46

por Branc0 » 20/9/2007 15:42

Ulisses Pereira Escreveu:Branc0, permite-me que te corrija, o volume não é um indicador. Nem o preço. É a partir deles que se podem construir indicadores. Eles não são calculados matematicamente, são determinados pela acção dos investidores.

Um abraço,
Ulisses

Bom, indo pela expressão matemática terás toda a razão, o Volume não é indicador mas uma média móvel é calculada aritméticamente.

Eu estava mais a ir pelo português, no sentido em que um forte ou fraco volume pode realmente "indicar" coisas completamente diferentes, com o preço igual em ambos os casos.

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por Paionense » 20/9/2007 15:40

Além desses todos outros indicadores importantes a meu ver, são os suportes e resistencias.

Comprar no suporte vender na resitencia

por Ulisses Pereira » 20/9/2007 15:39

Branc0, permite-me que te corrija, o volume não é um indicador. Nem o preço. É a partir deles que se podem construir indicadores. Eles não são calculados matematicamente, são determinados pela acção dos investidores.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Branc0 » 20/9/2007 15:38

A primeira vez que comprei uma acção foi a olho. Olhei para o preço e achei que era bom. Foi a Sonae e custou-me 53 cêntimos. Tudo isto porque a minha mãe fazia compras no Continente e custava-lhe sempre mais de 53 cêntimos, achei que o negócio era bom (vendi-as passado umas semanas já acima dos 60 cêntimos... fiquei todo feliz da vida).

Apesar de ter muita pena de não as ter guardado em vez de as vender e ir para o suicidio colectivo da PAD uma pessoa pode negociar exactamente como eu fiz dessa primeira vez sem problema nenhum.

Médias e Volumes são indicadores... e indicam muita coisa como é obvio. Isso dos risquinhos nos gráficos e de padrões a mim diz-me pouca coisa (às LTAs LTDs ainda dou bola) principalmente os padrões, que são muito uteis depois de já terem sido feitos os tais padrões. Para comprovar isto basta ir procurar umas discussões de há duas ou três semanas em que o S&P estava a fazer um duplo fundo, um H&S invertido, uma escadinha e tudo o mais, acho que chegou inclusivé a fazer uma mulher de bigode embora não haja consenso se isso é bull ou bearish.

Mas cada um usa os sistemas que se sente mais à vontade. O importante é ganhar.

por cax » 20/9/2007 14:36

Bom post Branc0, eu mesmo não diria melhor............

Registado: 27/11/2006 20:22

por Ulisses Pereira » 20/9/2007 14:36

Volume e preço são a base de tudo. Sem eles, não há gráficos. Não são indicadores.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Branc0 » 20/9/2007 14:29

Ulisses Pereira Escreveu:PCSilva, eu uso zero indicadores nas minhas análises. Apenas as linhas que traço. Minto... às vezes ~dou uma espreitadela no RSI só para verificar o nível de "aquecimento" ;)

Um abraço,
Ulisses

Custa-me a acreditar que não uses MM mas muito mais que não uses volumes.

Ou volumes não é um indicador? :P

por Ulisses Pereira » 20/9/2007 14:16

PCSilva, eu uso zero indicadores nas minhas análises. Apenas as linhas que traço. Minto... às vezes ~dou uma espreitadela no RSI só para verificar o nível de "aquecimento" ;)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por pcsilva » 20/9/2007 14:07

Ulisses,

Quais os parametros / indicadores que considera mais umportantes na análise técnica.
Eu costumo usar o MACD, o RSI e as médias móveis de 200, 50 e 20 dias. Mas gostava de saber quais suas preferidas, se possível.

Obrigado.

Registado: 9/9/2004 19:36

por Paionense » 20/9/2007 13:38

Se tal acontecer, podemos vir a andar em divergênciacom o resto do mundo? SPX, DAX já quebraram a LTD.

Se as comissões fossem mais baixas arriscaria-me no mercado europeu

Abraço
JP

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m e 62 visitantes