Carteira JAS*2007 - Mês 09
JAS, como sei que és grande fã do BCP, como aliás eu sou (é sem dúvida das pouquissimas acções em Portugal a acompanhar), gostaria de ouvir o que tens a dizer sobre o meu "post" em baixo no tópico do BCP.
Peço a tua opinião no que diz respeito a projecções de crescimento do RL (embora a mesma seja somente para 2007)
Todos os meus valores são em RL recorrente
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=45268&start=3975
Peço a tua opinião no que diz respeito a projecções de crescimento do RL (embora a mesma seja somente para 2007)
Todos os meus valores são em RL recorrente
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=45268&start=3975
- Registado: 16/5/2005 21:38
Carteira JAS*2007 - Mês 09 - dia 25
JAS Escreveu:Os principais mercados estão com sinais de já terem passado a crise.
- O nosso PSIzinho depende do BCP e de pouco mais...
BCP
JAS Escreveu:Ao JG convém-lhe cotações a este nível, ou ainda mais baixas, e convém-lhe prolongar a situação.
Parece que é mesmo assim e eu acabei por reduzir a posição para uns simbólicos 5%.
Venda no meu "stop mental" de 2,90 e que correspondia ao trade começar a ficar negativo.
TDU
JAS Escreveu:Deixei uma ordem de venda a 2,20 e uma ordem de compra a 1,91.
Como não as anulei fui contemplado no 1,91...
SEM
JAS Escreveu:O meu trade na SEM está quase neutro, ela é teoricamente muito dependente da PTI e a PTI segue "religiosamente" o PSI...
Como hoje o trade passou a ficar vermelho, em vez de o fechar, fui às compras.
Mas sem grande pressa, apenas uma compra a 11,35.
JMT
JAS Escreveu:Não vejo qualquer razão para reduzir a posição e os 35% também me parecem muito bem.
Uma posição que vou manter.
Nenhum movimento.
VAA
JAS Escreveu:Não vale apena olhar para ela.
Fundos Biotech
JAS Escreveu:Como já disse é um sector que me interessa e que me parece que terá uma valorização bem acima da média.
Continuo com vontade de reforçar mas acho possível que ainda haja mais correcções.
Vou esperar mais uns dias.
JAS
- Anexos
-
- cart 09-25.png (0 Bytes) Visualizado 3983 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Já agora JAS, só para agradecer o facto de vires expôr os teus raciocínios, é de grande valor para todos nós!
Subscrevo inteiramente, além de corajoso é muito pedagógico para os menos experientes.
Obrigado Jas
um abraço[/quote]
Subscrevo inteiramente, além de corajoso é muito pedagógico para os menos experientes.
Obrigado Jas
um abraço[/quote]
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.
- Registado: 24/8/2006 20:09
Miguel Abreu Escreveu:Oi,
Se o b.p. do BCP esteve na Sexta-feira a 2,977, como é que passou hoje para 2,910, se não foi feita nenhuma compra que levasse a baixar este b.p. ?
O lucro que o JAS tirou de vender algumas a 3.04 serve para baixar o b.p. das outras (espero não estar a meter argolada!
Já agora JAS, só para agradecer o facto de vires expôr os teus raciocínios, é de grande valor para todos nós!
um abraço
Bem me parecia que o BCP tinha que ir aos 2.90.
Realmente parece que alguns andam a ter que vender coisas para pagar outras. Por isso talvez a CIMPOR ande e continue a cair.
É o JG a apertar para espremer de lá os Rendeiro e Berardo, entre outros.
A posição do BPI é que me surpreende.
Entretanto vendi a INAPA que um lucro jeitoso que nem estava à espera....como dizias em relação ao edifício sede da INAPA, se calhar já é do BES.
Agora tanto me faz se é ou não é. Já não tenho lá um tostão, eheh.
continuo com a minha tática até isto mudar de rumo...compro desespero e vendo recuperaçoes demasiado rápidas.
neste momento o desespero é meu na Novabase...tarda em sair uma consolidaçao do sector com compra da Novabase à mistura.
Realmente parece que alguns andam a ter que vender coisas para pagar outras. Por isso talvez a CIMPOR ande e continue a cair.
É o JG a apertar para espremer de lá os Rendeiro e Berardo, entre outros.
A posição do BPI é que me surpreende.
Entretanto vendi a INAPA que um lucro jeitoso que nem estava à espera....como dizias em relação ao edifício sede da INAPA, se calhar já é do BES.
Agora tanto me faz se é ou não é. Já não tenho lá um tostão, eheh.
continuo com a minha tática até isto mudar de rumo...compro desespero e vendo recuperaçoes demasiado rápidas.
neste momento o desespero é meu na Novabase...tarda em sair uma consolidaçao do sector com compra da Novabase à mistura.
Cumprimentos,
SMALL
SMALL
- Registado: 16/5/2007 19:14
Carteira JAS*2007 - Mês 09 - dia 24
JAS Escreveu:Continuo em meditação...
Acho que é altura de olhar mais a sério para o panorama geral e vou fazer isso durante o fim de semana.
O fim de semana serviu-me para tirar duas conclusões:
- Os principais mercados estão com sinais de já terem passado a crise.
- O nosso PSIzinho depende do BCP e de pouco mais...
BCP
A "meditação" incidiu sobre o facto do grupo dos 7 estar já bem entalado ou ainda pouco entalado...
Provavelmente, com uma ajudinha do PTP, obtiveram empréstimos para reforçar posições antes da AG.
Mais tarde ou mais cedo vão ter que os pagar e, para alguns, o valor dessas posições com a actual cotação do BCP já não terá o grau de cobertura exigido no contracto.
Vender com prejuízo significará ficar sem as acções e ainda por cima continuar a dever ao banco... Não é uma solução satisfatória...
Portanto, os mais aflitos, não terão outro remédio senão aceitar as condições do JG.
Mas o JG pode querer mais.
Pode querer o acordo de todo o bando...
E, para isso, nada melhor do que continuar a não sustentar a cotação.
O segundo ponto a ter em conta é que, mesmo que a cotação se mantenha, todos ficarão mais aflitos só com o passar do tempo.
Ao JG convém-lhe cotações a este nível, ou ainda mais baixas, e convém-lhe prolongar a situação.
Com este raciocínio a minha opção teria que ser sair ou, pelo menos, reduzir.
O "sair" não me agrada muito e também não me parece que seja urgente.
Para reduzir não se vende ao melhor, vende-se com calma.
Deixei ontem uma ordem de venda a 3,04, ligeiramente acima do fecho de 6ª feira, para ver se pegava.
E pegou...
TDU
Dá-me ideia que a cotação da TDU já reflecte o rombo que anda a levar com a queda do BCP e da CPR pelo que não me parece que vá passar daqui.
De qualquer forma, se acho que o BCP não vai subir tão depressa, também não devo esperar que a TDU recupere rapidamente.
Faz sentido tentar aproveitar eventuais oscilações para reduzir o b.p. mas não fará nenhum sentido fechar a posição nesta altura dado que já a reduzi substancialmente.
Deixei uma ordem de venda a 2,20 e uma ordem de compra a 1,91.
Falharam ambas.
SEM
Se o PSI está com o motor avariado (marca BCP) não parece que as acções, na sua generalidade, venham a apresentar uma tendência de subida no curto prazo.
Isso significa que não vale muito a pena estar longo arriscando eventuais pânicos por causa do subprime.
O meu trade na SEM está quase neutro, ela é teoricamente muito dependente da PTI e a PTI segue "religiosamente" o PSI...
Fiz uma venda a 11,77 de forma a reduzir a posição para os 10% e vou manter-me por aí.
JMT
Têm saído novos targets e tem havido boas notícias.
A última foi que a Polónia já representa 45% das vendas do grupo.
Isto significa que já pouco tem a ver com o PSI o que tem sido evidente nalgumas sessões.
Não vejo qualquer razão para reduzir a posição e os 35% também me parecem muito bem.
Uma posição que vou manter.
VAA
As loiças também nada têm a ver com o PSI.
Em pequena quantidade são artigos utilitários que se podem considerar como "para uso pessoal" em qualquer lar...
Não vale apena olhar para ela.
Fundos Biotech
Como já disse é um sector que me interessa e que me parece que terá uma valorização bem acima da média.
Por outro lado reforçar no exterior é uma opção se não acredito muito no PSI.
De qualquer forma vou deixar que saiam amanhã nos EUA os dados sobre as casas para confirmar que o problema do subprime tem tendência para ser esquecido.
JAS
- Anexos
-
- cart 09-24.png (0 Bytes) Visualizado 1884 vezes
JAS ,
Por este andar , vamo-nos ver na próxima Assembleia Geral do BCP .
Força na Carteira , que isso tem de passar a "linha de vida " muito em breve ...
Um abraço ,
The Mechanic
Por este andar , vamo-nos ver na próxima Assembleia Geral do BCP .
Força na Carteira , que isso tem de passar a "linha de vida " muito em breve ...
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Re: Tdu
jarc Escreveu:Interessante a recomendação do Bpi para a tdu e interessante também o facto de baixar a recomendação da Novabase quando o bcp aumentou a posição na empresa através dos fundos. É uma guerrinha interessante, não se sabe é no que irá dar. Vamos acompanhando.
Jarc, desculpa lá estar a meter-me, mas não foi esta a primeira semana (em muitas) que a NVB saiu da lista das 5 acções com maior potencial para o BCP ?? e aumentaram a posição??? bem, vindo desses senhores já nada me admira
Abraço extensivo ao jas
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.
- Registado: 24/8/2006 20:09
Tdu
Interessante a recomendação do Bpi para a tdu e interessante também o facto de baixar a recomendação da Novabase quando o bcp aumentou a posição na empresa através dos fundos. É uma guerrinha interessante, não se sabe é no que irá dar. Vamos acompanhando.
Carteira JAS*2007 - Mês 09 - dia 21
Continuo em meditação...
Acho que é altura de olhar mais a sério para o panorama geral e vou fazer isso durante o fim de semana.
BCP
Foi o único movimento e foi porque tinha deixado uma recompra a 2,99.
Mantenho-me fiel ao princípio de que o meu b.p. não pode passar dos 3,00.
Bom fim de semana,
JAS
BCP
Foi o único movimento e foi porque tinha deixado uma recompra a 2,99.
Mantenho-me fiel ao princípio de que o meu b.p. não pode passar dos 3,00.
Bom fim de semana,
JAS
- Anexos
-
- cart 09-21.png (0 Bytes) Visualizado 2402 vezes
Re: dhy
luislobs Escreveu:Na minha opiniao tanto o Bcp como a Snc estao bem a saldos, no caso do Bcp pelo que tenho acompanhado estes
anos nao deixará de produzir uns stops que estarão ali na zona dos 2.99-2.94...costuma ser assim, forçam a venda até disparar stops nos muneros redondos voltando depois á carga.
Agora escolher entre as duas.. determinei que mais facilmente a Snc atinge 4-5 euros(verdade que as quedas tambem podem ser maiores) que o bcp possa atingir 3.50,
para alem que proximamente a expeculaçao possa tomar conta do Bcp.
Parece q nao me enganei a respeito do Bcp, la veio disparar alguns stops abaixo dos 3 euros.
Falta apenas um bom trade da Snc que parece um pouco a flutuar.
,
.
É preciso viver..nao apenas existir.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Registado: 19/2/2007 10:01
JMT
negocios.pt Escreveu:Ahold pode manter posição na JM Retalho
A holandesa Ahold poderá manter os 49% que tem na JM Retalho caso não chegue a acordo para a venda daquela posição à Jerónimo Martins (JM), disse Luis Palha, Chief Executive Officer (CEO) desta.
--------
A holandesa Ahold poderá manter os 49% que tem na JM Retalho caso não chegue a acordo para a venda daquela posição à Jerónimo Martins (JM), disse Luis Palha, Chief Executive Officer (CEO) desta.
A JM, que controla 51% da JMR, tem mantido conversações para adquirir aquela posição da JMR, mas Palha referiu que "o mais importante, à volta das negociações, é que as duas empresas têm mantido uma relação muito amigável e que, aparentemente, da parte dos parceiros é que têm um bom activo nas mãos".
"Acho que sim (possibilidade Ahold se manter na JMR) e sem qualquer risco que isso se transforme numa relação menos amigável. É possível manter (o status quo actual). Se a negociação não prosseguir, temos uma relação muito consensual à volta dos objectivos estratégicos e não me parece que haja problemas", disse Luis Palha, à margem de uma conferência do BPI, citado pela Reuters.
"Se a actual situação se mantiver, nenhum de nós ficará numa situação aborrecida, manteremos a relação amigável que temos e não parece que seja uma coisa que vá estragar o nosso relacionamento", adiantou o CEO do número dois do retalho em Portugal.
Para Luis Palha, a possibilidade de a Ahold vender aquela posição a um terceiro não parece real dada a boa relação das duas empresas.
Adiantou que, caso a Jerónimo Martins chegasse a comprar a posição da Ahold, "um aumento de capital seria sempre a última das últimas soluções e não está a ser equacionada neste momento".
"Teríamos de encontrar soluções que sejam aceitáveis para nós e para os nossos accionistas", referiu.
Acerca de um eventual impacto nos preços derivado da possível compra da Carrefour Portugal por parte do líder do retalho em Portugal -- Modelo Continente do grupo Sonae -- adiantou: "o mercado em Portugal é tão competitivo que não estou a ver que tenha um impacto significativo".
negocios.pt Escreveu:BPI faz aviso à navegação e aconselha melhores acções para atravessar a crise
Numa altura em que vários investidores andam à deriva com a sua carteira de acções devido à crise do "suprime", o BPI vem aconselhar uma carteira que considera ser a melhor para os que queiram manter a exposição às bolsas.
Os iates de luxo
Apesar de serem cotadas com características e negócios distintos, "permitem aos investidores pilotar o seu 'portfolio' e manter a rendibilidade, independentemente das condições de mercado". A Jerónimo Martins, a Mota-Engil, a Sonae Indústria e as espanholas OHL e Tubos Reunidos são as "top picks". Todas têm "uma avaliação atractiva [ver tabela], um 'management' sólido, uma geração de 'cash-flow' estável e catalisadores visíveis".
Lutav Escreveu:oh pedrom, parece que a marcacao em cima, ja ta a deixar o JAS meio pressionado...
o homem desta vez, nao deixou pontinhos, nem linhas a unir os pontinhos!![]()
(eu nao sei onde ele mora, mas sei onde almoça!!! server???)
Também serve!!!
Eu acho que ele hoje tinha a rentabilidade nos 29,51%, mas para disfarçar lá pôs os 29,48%!!!
Ó JAS onde está o gráfico???
Carteira JAS*2007 - Mês 09 - dia 20
JAS ontem Escreveu:Quem está de fora hoje deixou de ganhar.
Amanhã já não sei...
Está-me a apetecer ir também de férias.
Eu bem desconfiei de tanta fartura...
Sobretudo porque ontem tinha visto uma subida disparatada na abertura e depois uma correcção em quase todos os títulos.
Nenhum movimento.
(Estive fora da bolsa todo o dia e as ordens de venda que deixei falharam todas...)
JAS
- Anexos
-
- cart 09-20.png (0 Bytes) Visualizado 3080 vezes
Re: Re
pedrom Escreveu:JAS Escreveu:-----------------------------
Pata-Hari e pedrom, ou vocês escrevem posts menos meiguinhos ou só consigo mandar bjs e abraços...
O teu gráfico parece-se com os passatempos da minha sobrinha!!! Aqueles desenhos em que tens que unir todos os pontos por ordem sabes quais são não sabes??
Pois é acho que só te falta os pontos do 1 ao 21, mas não te rales que com a insistência na TDU vais conseguir isso rápidamente/facilmente!!!!
Quando tiveres todos os pontos, vou necessitar que me mandes um print do teu gráfico sem linhas para a minha sobrinha fazer as respectivas linhas.
Ainda não vi muito bem mas acho que o resultado final vai ser um bigode murcho!!!![]()
![]()
![]()
A continuar assim vais acabar na miséria, no entanto a tua sorte ainda vai ser as acções da JM que te vão servir para trocar por arroz e massa!!!
É impressionante como é que um gajo como tu não vê o que está a acontecer?!?!?! Vende as acções pá!!!! não sejas burro!!!!
Dá-me vontade de tentar descobrir códigos e passwords para ver se dou com os teus e entrar na tua conta e vender a TDU!!!!
scpnuno ajuda-me a meter juizo na cabeça deste gajo!!! Eu é que não sei onde ele mora!!!
Como isto está hoje deves conseguir por no passatempo da "União dos pontos" o ponto com o número 30%.
Re
andren Escreveu:Deixa-me discordar da tua entrada no bcp, apesar de parecerem valores muito apelativos.
Estás a colocar um grande peso da carteira no BCP, já que, como tu dizes, a recuperação da TDU está dependente do BCP.
Já uma troca de participação seria aceitavel. Venda de uma parte de TDU para comprar BCP.
A certa altura a minha aposta foi de 35% na TDU.
Como vendi metade, correndo mal, a minha opção era recomprar TDU ou comprar BCP.
Podes considerar que troquei...
( e, a posteriori, que nem correu mal...)
Um abraço,
JAS
----------------------
Cali Escreveu:Epá, deixa lá isso do 'ganhar', que já não tem importancia nenhuma. Só tem piada para eu me entreter, e quando andamos ainda com resultados bastante proximos. De resto, o interesse está na analise e comparação das nossas divergentes formas de encarar o mercado.
Desejo-te um ultimo trimestre pelo menos igual ao primeiro!
Quem está de fora hoje deixou de ganhar.
Amanhã já não sei...
Está-me a apetecer ir também de férias.
Um abraço,
JAS
Carteira JAS*2007 - Mês 09 - dia 18
Um excelente dia para quem estava longo...
Tão excelente que deu para dormir de manhã e para almoçar descansadamente sem olhar para os mercados.
BCP
Ontem à noite tinha deixado uma ordem de venda a 3,15 e foi lá.
Deixei-a dada porque queria meter o meu b.p. abaixo dos 3,00.
Uma mania como outra qualquer...
VAA
Há muito que não falava nela pois não havia nada para dizer.
A minha ordem mensal de uma venda parcial a 0,16 tinha caducado na 6ª feira passada não tendo vendido nem uma.
Tinha renovado a ordem, mudando para o 0,15, e hoje saíram algumas.
JMT
Quando regressei à bolsa, já muito perto do fecho, era das poucas que não tinha subido muito (coisa natural pois também não caíu muito...).
Por isso, comprei mais uns "excedentes" no fecho a 4,08.
JAS
Tão excelente que deu para dormir de manhã e para almoçar descansadamente sem olhar para os mercados.
BCP
Ontem à noite tinha deixado uma ordem de venda a 3,15 e foi lá.
Deixei-a dada porque queria meter o meu b.p. abaixo dos 3,00.
Uma mania como outra qualquer...
VAA
Há muito que não falava nela pois não havia nada para dizer.
A minha ordem mensal de uma venda parcial a 0,16 tinha caducado na 6ª feira passada não tendo vendido nem uma.
Tinha renovado a ordem, mudando para o 0,15, e hoje saíram algumas.
JMT
Quando regressei à bolsa, já muito perto do fecho, era das poucas que não tinha subido muito (coisa natural pois também não caíu muito...).
Por isso, comprei mais uns "excedentes" no fecho a 4,08.
JAS
- Anexos
-
- cart 09-19.png (0 Bytes) Visualizado 3782 vezes
Re: Re
Jas Escreveu:Cali Escreveu:Tou de férias. Tou liquido. Tou satisfeito por isso. Continua a custar-me compreender como deixaste o mercado voltar a cair, e assim perderes metade do teu lucro anual.
Invejo mais o estares de férias do que o estares líquido...
A mim também me custa compreender como acreditei no "agosto vermelho", do qual nem me saí muito mal, e depois não pensei num Setembro da mesma cor.
E sendo assim vais-me ganhar de certeza.
Um abraço,
JAS
--------------------------
Eheheheh... eu a pensar que se o JAS me respondesse seria pela provocaçãozita politico-linguistica, mas ... trocou-me as voltas!
Epá, deixa lá isso do 'ganhar', que já não tem importancia nenhuma. Só tem piada para eu me entreter, e quando andamos ainda com resultados bastante proximos. De resto, o interesse está na analise e comparação das nossas divergentes formas de encarar o mercado.
Desejo-te um ultimo trimestre pelo menos igual ao primeiro!
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- Registado: 9/12/2002 13:40
Não vou falar mais da TDU até porque devo dizer que os resultados foram melhores do que eu estava à espera, o que até não é de admirar, visto que eu faço sempre por baixo.
De qualquer forma, embora tendo de refazer as contas, a maior queda parece estar dada.
Contudo, o que me levou a escrever aqui hoje foi a tua movimentação no BCP.
Excelente preço de entrada!
Não quero com isto dizer que não venha aos 2,84€ (ou mesmo menos->baseado em análise fundamental e não técnica) mas, em sendo comprido o "Projecto 2010", é grande a probabilidade de 30% ano até 2010 (dividendos inclusivé)
Chamo particular atenção que no "Projecto 2010" legado pelo PTP (com a sigla da moda) estava escrito explicitamente que não haveria aumentos de capital para atingir os objectivos propostos.
Com Filipe Pinhal, isso não é garantido...
Abraço e Bons Negócios
De qualquer forma, embora tendo de refazer as contas, a maior queda parece estar dada.
Contudo, o que me levou a escrever aqui hoje foi a tua movimentação no BCP.
Excelente preço de entrada!
Não quero com isto dizer que não venha aos 2,84€ (ou mesmo menos->baseado em análise fundamental e não técnica) mas, em sendo comprido o "Projecto 2010", é grande a probabilidade de 30% ano até 2010 (dividendos inclusivé)
Chamo particular atenção que no "Projecto 2010" legado pelo PTP (com a sigla da moda) estava escrito explicitamente que não haveria aumentos de capital para atingir os objectivos propostos.
Com Filipe Pinhal, isso não é garantido...
Abraço e Bons Negócios
- Registado: 16/5/2005 21:38
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1 e 46 visitantes