Caldeirão da Bolsa

Aquecimento global=»degelo=» descida do nivel do mar

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

comentário

por jotabil » 18/9/2007 18:42

Caros

Dizem que estamos a sair da quarta glaciação da era Cenozóica....quem é que determinou essas glaciações?
Foi o homem? ...Ou foi outro factor cósmico?
Quer-me paracer que o homem anda um pouco visionário perante a natureza e o universo.....e claro o Mech acaba por brincar com isto tudo... e julgo que é a atitude mais natural a tomar.
O planeta terra atravessa regiões siderais no seu movimento anual de translacção em volta do Sol....já nem falo do movimento do próprio sistema solar e da galáxia (Via Láctea) a que pertencemos. Outros factores existirão de maior dimensão específica que deverão influenciar o clima da terra, só assim se admitem as quatro glaciações que assolaram o planeta...pois aí o homem apenas apareceu no fim da terceira e início da quarta.
Somos uns crédulos em histórias de espantar....e pensamos que a vida do homem tem a escala da vida do paneta....oh eras...
O Al Gore não foi a presidente dos USA....mas ganhou umas massas nas conferências que fez e nos livros que vendeu.
Anda tudo a vender patranhices......e eu a poupar água e a encherem-me a caixa do correio de revistas de papel de verniz.....e eu deito tudo para o chão....e depois vem um carro de limpeza a apanhar...mais gasóleo....para nada.
Somos uns insensatos e alinhamos em histórias de espantar.

cmps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por carrancho » 18/9/2007 18:42

Atomez,

Tenho mesmo de me apressar, tenho a ria de Aveiro mesmo à porta de casa... + 25 cm e entra a agua em casa :evil:

Coitadinhos dos Holandeses :twisted:
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por atomez » 18/9/2007 18:22

carrancho Escreveu:Até logo... vou procurar casa na Serra da Estrela!!! :(

Não tenhas pressa.

A previsão de subida do nível do mar para 2100 é de 0,5 m ...

Desde o pico da última era glaciar, há 22.000 anos, o degelo provocou uma subida do nivel do mar de 130 m !

Nessa altura podia-se ir a pé de França para Inglaterra.

Mas desde o fim da época glaciar, há uns 8000 anos, tem subido muito pouco.

Imagem
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por carrancho » 18/9/2007 17:47

Ora aí está...

Obrigado Dwer, era isso mesmo que procurava saber.

Não restam muitas duvidas... isto vai mesmo ao fundo :shock:

Até logo... vou procurar casa na Serra da Estrela!!! :(

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por Dwer » 18/9/2007 17:29

umas tabelas: o grosso do gelo está acima do nível do mar (grounded).
Anexos
tab 1.PNG
tab 1.PNG (0 Bytes) Visualizado 1703 vezes
tab 2.PNG
tab 2.PNG (0 Bytes) Visualizado 1702 vezes
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por atomez » 18/9/2007 17:17

carrancho Escreveu:Mas a questão inicial continua por responder! Com o degelo o nivel do mar aumentará, diminui ou mantem?

O derreter do gelo flutuante (Ártico, icebergs) não faz subir nem descer o nível do mar.

O derreter do gelo que está sobre terra firme (Antártida, Gronelândia, glaciares) é que poderá fazer subir o nível do mar. Até 80 m.

Estimativa aqui.

Imagem
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por pedrom » 18/9/2007 17:15

Keyser Soze Escreveu:http://flood.firetree.net/?ll=40.3968,-7.4048&t=1

Pensei que ficava com praia perto de casa mas ainda vou ficar longe com uma subida de 14 metros.

Já estou mais descansado e menos preocupado com este problema!!! :mrgreen:

Registado: 29/7/2004 19:55

por carrancho » 18/9/2007 16:50

Quanto às implicações climáticas que o degelo provocará não tenho duvida alguma que serão enormes e gravissimas as alterações, com mudanças nas correntes maritimas, temperatura da agua, salanidade do mar, libertação de CO2 retido etc etc.

Mas a questão inicial continua por responder! Com o degelo o nivel do mar aumentará, diminui ou mantem?

Uma experiência ciêntifica comum usada nas escolas é testar num copo de agua com gelo deixado a derreter o que acontece ao nivel da agua no copo.
Cerca de 8/9 do gelo está submerso ficando 1/9 acima do nivel da agua.
O que acontece é que o nivel de agua no copo se mantem após degelo do cubo, isto acontece porque o volume de gelo submerso equivale precisamente ao volume de agua necessária para fazer um cubo de gelo do mesmo tamanho, ou ao contrário, o espaço ocupado pelo gelo submerso é igual ao espaço que ocupará a agua resultante do degelo do cubo (submerso+ emerso)

O que eu sei, é que se o volume de gelo abaixo do nivel da agua for de 90% do total de gelo no planeta não haveria lugar a subida dos niveis da agua do mar, o problema é se a quantidade de gelo acima do nivel do mar for superior a 10% e quanto maior essa percentagem...pior serão essas consequências.
Esses numeros é que desconheço, sei no entanto que da agua total à superficie do planeta pouco mais de 2% está no estado sólido. Se a esses 2% retirar-mos o gelo que se encontra abaixo do nivel do mar, e se considerar-mos que a superficie ocupada pelos oceanos é enorme, tenho muitas duvidas que o degelo venha a provocar uma subida dos niveis do mar.

fernandovet,

Não percebi muito bem a história das marés, quer dizer que por haver mais agua em estado liquido as marés serão maiores? hummm não estou a ver porque razão tal aconteceria se o nivel se mantivesse inalterado.

pata, mech,

Os camelos também fazem xixi, por isso o problema subsistia não estávamos nada fixes. Alem disso com tanta urina teriamos uma praga de insetos, mas também com tanta agua era só dar um mergulho... no mijo?!?!? dá tu Mech!!! :mrgreen:

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por Proportions » 18/9/2007 16:25

O aumento do nível médio das águas está mais que comprovado e não vale a pena especular também aí. Fiquem-se pelas bolsas, eheh.

Na minha opinião, muito pior que o aumento do nível médio das águas é o efeito da entrada de quantidades enormes de água doce nos oceanos e em determinados locais. Aí sim, acho que apenas se pode especular sobre o seu real efeito. O que eu penso, pessoalmente, é que o 3º calhau a contar do Sol tem uma dinâmica demasiado frágil e instável para que tal "despejo" de água doce no oceano não tenha um efeito que se sinta em todo o planeta. Qual, e em que dimensões? Se alguém tiver por aí uma bola de cristal...

Já agora, e a título de brincadeira, também podem aplicar AT às temperaturas médias na Terra. E mais engraçado, encontram correlações interessantes com outras variáveis. Fica um nadinha mais fácil que a bolsa :lol:

Registado: 12/5/2007 14:58

por Keyser Soze » 18/9/2007 16:17

Registado: 8/2/2006 17:32

por fernandovet » 18/9/2007 15:50

Boa tarde

A temperatura é das únicas grandezas fisícas em que a soma da temperatura de duas líquidos não é aritmética...por isso a estória do xixi não deve dar grandes problemas, para além do arrefecimento que o dito cujo "leva" nas tubagens camarárias :lol:

Quanto ao aumento do nível médio das águas pelo degelo é percebido pelas enormes quantidade de gelo que existe na Antarctida que sobre a acção gravitacional da Lua darão marés maiores com o correspondente avanço das águas na terra. As alterações serão muito graves; desde a alteração da temperatura e consequentes alterações nas precipitações e ventos, não esqueçendo a libertação de milhões de toneladas de CO2 dissolvido à milhares de anos no gelo. Li há meses que os EUA esperam que em 2020 existam cerca de 10 biliões de pessoas sem residência fixa...enfim :roll:
Um abraço e bons negócios

Fernandovet

Registado: 11/2/2004 12:57

por Enslaved » 18/9/2007 15:45

:lol: :lol: :lol: :lol: The Mechanic és o maior :clap: :clap:

Confirmo que o problema será principalmente do degelo da Gronelândia o que iria afectar directamente Portugal. isto por outro lado afectaria também as diferentes correntes marítimas e circulação dos ventos podendo criar um efeito tipo "El nino".

Outro problema do degelo seria uma menor irradiação dos raios solares o que faria um circuito fechado (menos gelo, menos irradiação e consequentemente maior subida da temperatura). penso que o documentário do Al gore está muito bem produzido e explica estas tuas dúvidas, Carracho :wink: Claro que o efeito de estufa é um dos factores que podem promover maior degelo, mas não podemos esquecer que tudo está correlacionado e que o aumento do CO2 também é devido à grande desflorestação das zonas tropicais, tipo Amazónia. Por isso a politica não é só criar novas tecnologias mais limpas mas também preservar e aumentar as áreas florestais. Tem de haver um consenso geral para estas politicas serem postas a funcionar. Não se esqueçam da politica dos 3 R's que já dá uma boa ajuda 8-)

Registado: 28/2/2007 18:24

por Pata-Hari » 18/9/2007 12:34

:lol: :lol: :lol: :lol: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: . O que vale é que como camelos há muitos, mesmo com a subida das águas provocadas pelo mijo, na média estamos todos fixes!

Granda mech, ainda bem que apaziguaste as angustias do carrancho :D
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por The Mechanic » 18/9/2007 12:27

Ainda bem que tocas neste assunto, Carrancho , que é uma coisa que me preocupa muito .

Olhamos sempre para o mundo como se fosse algo para nos servir e não nos damos conta que temos de o preservar , para um futuro sustentável .

Ainda no passado dia 22 de Fevereiro eu coloquei no meu Blog um texto , semi-cientifico ( mandei para a "Science Today" pra publicação e tudo . Sêi lá ! sêi que não sou nenhum cientista ... mas até pode ser algo interessante para a ciência ; porque as idéias fabulosas , às vezes , nascem de gajos comuns como eu...) , que fala desta problemática das calotes Polares e que eu passo a transcrever e à qual chamei :

TEORIA GERAL DA URINA

Ás vezes as grandes idéias surgem-nos quando menos esperamos ...
Estava eu na conversa com uns gajos e vem-me à idéia que eu ando a ter comportamentos menos próprios . E passo a explicar :
Um gajo mija todos os dias , né ?! Isto é , um gajo não tem culpa .. , mas mija bué !! Cervejas, uisques,cervejas,uisques , até água e cenas que um gajo come e não ficam cá dentro , vão de volta pró mundo , atraves do joystick ...
Ora se isto são 6 Biliões de gajos a mijar todos os dias ... a algum lugar vái para , não é !?
Ora , aí é que está !!
... vái para o mar ..!
Ora , 6 Biliões de gajos a mijar todos os dias para o mar , uma cena que sái quente do corpo , que a malta não mija cubos de gelo , o que é que vái fazer ao mar ...!? Vái aquecê-lo ..!
.. Posé ..!!!!
O mar quente , vái depois derreter as calotes polares obrigando ao acelerar do efeito estufa e elevando os níveis do mar .
O que nos leva a que no futuro , na próxima década , essa elevação das águas, engula continentes inteiros , matando milhões e milhões de pessoas !
Quer isto dizer que por um gajo mijar hoje , se torna o genocida d`amanhã ..!
Eu por mim , basta !
Fui confessar-me " Senhor padre...mijei ..! " e já parei com isso , de maneiras que não contem mais comigo para a degradação do mundo .

É assim , com grandes idéias, que o mundo avança ...

Um abraço ,

The Mechanic

[/quote]
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

Preocupante

por jp3 » 18/9/2007 12:24

Um estudo recente revela que, desde Abril de 2004, o derretimento da camada de gelo a sul da Gronelândia cresceu cinco vezes mais em comparação com os anos anteriores. Por ano, a região está a perder 248 quilómetros de gelo. A consequência directa do fenómeno é o aumento do nível do mar e o agravamento das condições meteorológicas na Europa Ocidental.

Registado: 8/11/2005 23:46

por acintra » 18/9/2007 12:20

carrancho Escreveu:
acintra Escreveu:
Essa quantidade de gelo creio ser negligenciável quando comparada com a existente nas calotas polares...

Não sei se será bem assim!? Mas...

podemos sempre tentar beber essa agua toda com a ajuda dos camelos :mrgreen:

...com esta solução, já estou mais aliviado. :mrgreen:

abraço,

Carrancho
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por carrancho » 18/9/2007 12:11

acintra Escreveu:Estão só a falar dos pólos!?
Então e o degelo proveniente das montanhas?
Imaginem com o aumento da temperatura, por exemplo os Himalais perderem a neve.

acintra,

Essa quantidade de gelo creio ser negligenciável quando comparada com a existente nas calotas polares...

podemos sempre tentar beber essa agua toda com a ajuda dos camelos :mrgreen:

abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por acintra » 18/9/2007 12:04

Estão só a falar dos pólos!?
Então e o degelo proveniente das montanhas?
Imaginem com o aumento da temperatura, por exemplo os Himalais perderem a neve.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por carrancho » 18/9/2007 12:03

No caso do Árctico, quase todo o gelo (90%, julgo eu, pois é essa a % de um qualquer icebergue ou pedaço de gelo flutuante) se encontra submerso por isso o seu degelo não irá provocar uma subida do nível das águas. De facto ele já lá está e quando derrete contrai (mas expandirá novamente se for aquecido acima dos 4 ºC).

Eu creio que neste caso deva ser muito mais de 90% abaixo do nivel. Efectivamente no caso dos icebergues será por volta desses valores devido ao efeito do impulso da agua salgada sobre o gelo flutuante. No entanto parece que o gelo fixo nada terá que ver com esses valores, baseio-me por exemplo em estudos cientificos que lá se fazem para estudar a atmosfera da terra milhares de anos atrás, onde fazem perfurações no gelo (pouco acima do nivel do mar) para captar rolos de gelo centenas de metros abaixo estudando as bolhas de ar que lá ficaram retidas à milhares de anos. Isso leva-me a pensar que serão muito menos de 10% acima do nivel do mar.

Mesmo acima de 4ºC o volume da agua liquida é inferior ao volume da agua em estado sólido. Não sei qual a relação para diferentes temperaturas mas creio que mesmo no limite da ebolição o seu volume continua inferior ao do gelo (não estou certo disto).

Creio que também é sabido que aí se encontra a maior parte do gelo, mais uma vez é uma ideia que tenho não uma afirmação convicta.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por Ertai » 18/9/2007 12:00

Realmente o problema não será o degelo do Polo norte, mas sim da Gronelandia e da Antártica.

Mas também o simples facto de ocorrer mais degelo, de agua doce, vai reduzir a salinidade da água do mar, o que reduziria o próprio efeito estufa, salvo-erro.

Já agora um pequeno excerto retirado do wikipedia:
Likewise, the melting of the northern polar ice cap which is composed of floating pack ice would not significantly contribute to rising sea levels. Because they are fresh, however, their melting would cause a very small increase in sea levels, so small that it is generally neglected. It can however be argued that if ice shelves melt it is a precursor to the melting of ice sheets on Greenland and Antarctica.

Registado: 11/5/2003 12:11

por jp3 » 18/9/2007 11:57

Aveiro,Lisboa,Setubal,Porto e por ai fora.. :mrgreen:
Não há nada como morar a 500 metros acima do nivel do mar.. :)

Registado: 8/11/2005 23:46

por Elias » 18/9/2007 11:40

Carrancho,

No caso do Árctico, quase todo o gelo (90%, julgo eu, pois é essa a % de um qualquer icebergue ou pedaço de gelo flutuante) se encontra submerso por isso o seu degelo não irá provocar uma subida do nível das águas. De facto ele já lá está e quando derrete contrai (mas expandirá novamente se for aquecido acima dos 4 ºC).

A situação é diferente no caso da Antárctida, onde o gelo se encontra quase todo acima do nível do mar e, em caso de degelo, escorreria para o oceano, aumentando o nível das águas. De quanto seria esse aumento, não sei...

1 abr
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

Aquecimento global=»degelo=» descida do nivel do mar

por carrancho » 18/9/2007 10:45

Desde que se fala no problema do aquecimento global é referido o degelo como consequência mais visivel desse aquecimento. Dizem que esse degelo provocará uma subida do nivel do mar, mas eu sempre tive muitas duvidas quanto a isso.

Confesso que não tenho dados para contrariar a teoria de uma possível subida do nivel das aguas, mas sempre estranhei nunca ver ninguem contrapor com o que vou referir a seguir.

Como todos devem saber, o volume da agua em estado sólido (gelo) é muito superior ao volume da mesma quantidade de agua em estado liquido. Para se garantir que o degelo provocaria uma subida dos niveis dos oceanos teriamos de saber qual a quantidade de agua em estado sólido actualmente acima do nivel do mar e qual a quantidade abaixo desse nivel. Se é certo que o gelo que se encontra acima desse nivel tenderia a "correr" para o mar aumentando o nivel, também é certo que todo o gelo abaixo do nivel do mar provocaria uma redução do seu volume o que implicaria uma descida do nivel da aguas. Para se manter os niveis actuais teriamos de ter muito mais gelo abaixo do nivel do mar do que acima.

Num grupo tão bem informado como este, deve haver quem tenha respostas para esta minha duvida, o keyser é menino para arrajar uns quantos dados :wink:

Nunca vi esta questão ser levantada em lado nenhum, mas certamente não devo ser o primeiro a pensar nisto.

Abraço,

Carrancho

PS- Portugal ainda vai aumentar a sua area e eu passo a viver no interior :mrgreen:
Abraço,
Carrancho

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 70 visitantes