Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2007 - Mês 09

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

dhy

por luislobs » 18/9/2007 18:13

Na minha opiniao tanto o Bcp como a Snc estao bem a saldos, no caso do Bcp pelo que tenho acompanhado estes
anos nao deixará de produzir uns stops que estarão ali na zona dos 2.99-2.94...costuma ser assim, forçam a venda até disparar stops nos muneros redondos voltando depois á carga.

Agora escolher entre as duas.. determinei que mais facilmente a Snc atinge 4-5 euros(verdade que as quedas tambem podem ser maiores) que o bcp possa atingir 3.50,
para alem que proximamente a expeculaçao possa tomar conta do Bcp.
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

Re

por JAS » 18/9/2007 17:37

Engraçado ter havido tanta gente a entrar hoje no BCP...

(E não se pode dizer que tenham sido os que me ouviram dizer isso hoje no MSN)
------------------------

Quanto às confusões sobre as percentagens de cada título é melhor olharem para o quadro e não para o "queijo"...
O "queijo" é só para vista e para dar uma ideia da distribuição pelos diversos títulos.

No quadro ontem estavam 17,8% na TDU e hoje estão os mesmos 17,8% na TDU...

Há um caso em que essa percentagem desse quadro pode variar sem que tenham havido transacções nesse título:
Sendo a percentagem calculada relativamente ao "capital actual" ou seja "capital médio ponderado"+"lucros de negócios fechados" se outro trade é fechado o capital varia e a percentagem altera-se.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por andren » 18/9/2007 17:31

Grande JAS,

Não tens aberto o cafezinho, a malta esta a precisar de chá de tilia.

Deixa-me discordar da tua entrada no bcp, apesar de parecerem valores muito apelativos.

Estás a colocar um grande peso da carteira no BCP, já que, como tu dizes, a recuperação da TDU está dependente do BCP.

Já uma troca de participação seria aceitavel. Venda de uma parte de TDU para comprar BCP.

Esta á a minha opiniao, mas acho que o que vai interessar para já é o FED e os resultados dos bancos Americanos que saem amanha.

Abraços

Registado: 29/11/2004 15:19

por sipa » 18/9/2007 17:19

façam contas ao ...cash......agora é de 6%,não é....
E o peso relativo no portfólio,entende-se fàcilmente.
Um abraço JAS

Registado: 8/7/2005 22:43

por Miguel Abreu » 18/9/2007 17:18

Flying Turtle Escreveu:Miguel, o gráfico refere-se à quota-parte de cada participação no total do capital investido. Basta o JAS ter comprado BCP e não ter vendido nenhuma das outras participações para a percentagem destas descer.

Um abraço,
FT

Pois é. Peço desculpas. :oops:

Registado: 28/8/2007 10:32

por Flying Turtle » 18/9/2007 17:12

Miguel Abreu Escreveu:
Auditor Escreveu:Parece que o JAS comprou esses 5% :mrgreen:

Não entendi.
Ontem a participação do JAS na TDU era de 24%. Agora de 19%. Devem ter sido stops.

Também eu entrei hoje no BCP.

Miguel, o gráfico refere-se à quota-parte de cada participação no total do capital investido. Basta o JAS ter comprado BCP e não ter vendido nenhuma das outras participações para a percentagem destas descer.

Um abraço,
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Miguel Abreu » 18/9/2007 17:04

Auditor Escreveu:Parece que o JAS comprou esses 5% :mrgreen:

Não entendi.
Ontem a participação do JAS na TDU era de 24%. Agora de 19%. Devem ter sido stops.

Também eu entrei hoje no BCP.

por Auditor » 18/9/2007 16:56

Parece que o JAS comprou esses 5% :mrgreen:

Registado: 28/6/2007 13:25

por Miguel Abreu » 18/9/2007 16:53

Oi,

Como é que a participação na TDU passa de 24% para 19% ? Foram activados stops ?

por The Mechanic » 18/9/2007 16:49

Engraçado que eu tambem entrei em BCP hoje...

Quer dizer ...agora , acho engraçado ! SE calhar amanhã não acho piada nenhuma . Ou então , escanga-lho-me a rir . Mas , amanhã logo se vê...

Força da Carteira !

Um abraço ,

The Mecahnic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Resina » 18/9/2007 16:47

nunofaustino Escreveu:
JAS Escreveu:BCP
Todos concordarão que tenho sido extremamente paciente andando há meses fora do meu banquinho preferido...

Mas n achas que já estás suficientemente exposto às mexidas do BCP através do investimento na TDU?

Um abr
Nuno

Nuno,
O Jas ou manda uma cabeçada ainda maior e aí nem quero saber, ou então "leva uma às costas".
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por nunofaustino » 18/9/2007 16:41

JAS Escreveu:BCP
Todos concordarão que tenho sido extremamente paciente andando há meses fora do meu banquinho preferido...

Mas n achas que já estás suficientemente exposto às mexidas do BCP através do investimento na TDU?

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 09 - dia 18

por Resina » 18/9/2007 16:37

JAS Escreveu:Regressou a calma embora o PSI seja de compressão lenta...

Concordo contigo, nas quedas é o mais forte, mas nas subidas nem por isso.
Agora quando vi a tua carteira vim ver se tinhas feito alguma alteração na Tdu, como acredito nela no curto prazo, decidi entrar. Vamos ver se acerto.
Abraço

Re: Re

por scpnuno » 18/9/2007 16:35

pedrom Escreveu:scpnuno ajuda-me a meter juizo na cabeça deste gajo!!! Eu é que não sei onde ele mora!!!

Olha, é mesmo ali na esquina daquela pastelaria que tem uns bolos que adoroooooo!!! Aproveita a viagem e traz uns para mim.

Quanto ao juizo, a maior prova que ele não tem é que nos atura...

E não te fies no "bigode murcho" - quando ele fica eriçado, é pior que um gato assanhado (até rimou e tudo)

O Jas ainda vai vender a TDU a 5,15€ e deixar o pessoal capaz de se atirar das cadeiras abaixo e bater com os teclados nas monas até à morte.

Beijocas a ambos

P.S. Jas, vai em 539
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

Carteira JAS*2007 - Mês 09 - dia 18

por JAS » 18/9/2007 16:22

Regressou a calma embora o PSI seja de compreensão lenta...

BCP
Todos concordarão que tenho sido extremamente paciente andando à meses fora do meu banquinho preferido...
Pois bem ele chegou à zona dos 3,00 e era disso que eu estava à espera.
Não digo que terminaram os meus receios "de poder haver uns accionistas derrotados a vender ao desbarato" mas, a este preço, já só devem poder vender com prejuízo o que me dá uma certa tranquilidade.
Comprei a 3,04-3,05 e ainda reforcei a 3,03.

SEM
Voltei a reduzir, com vendas entre 11,70 e 11,56, mais por uma questão de liquidez do que por duvidar do título.

JAS
Anexos
cart 09-18.png
cart 09-18.png (0 Bytes) Visualizado 1852 vezes
Editado pela última vez por JAS em 18/9/2007 16:42, num total de 2 vezes.

Re: Re

por pedrom » 18/9/2007 12:03

JAS Escreveu:-----------------------------
Pata-Hari e pedrom, ou vocês escrevem posts menos meiguinhos ou só consigo mandar bjs e abraços...

O teu gráfico parece-se com os passatempos da minha sobrinha!!! Aqueles desenhos em que tens que unir todos os pontos por ordem sabes quais são não sabes??

Pois é acho que só te falta os pontos do 1 ao 21, mas não te rales que com a insistência na TDU vais conseguir isso rápidamente/facilmente!!!!

Quando tiveres todos os pontos, vou necessitar que me mandes um print do teu gráfico sem linhas para a minha sobrinha fazer as respectivas linhas.

Ainda não vi muito bem mas acho que o resultado final vai ser um bigode murcho!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

A continuar assim vais acabar na miséria, no entanto a tua sorte ainda vai ser as acções da JM que te vão servir para trocar por arroz e massa!!!

É impressionante como é que um gajo como tu não vê o que está a acontecer?!?!?! Vende as acções pá!!!! não sejas burro!!!!

Dá-me vontade de tentar descobrir códigos e passwords para ver se dou com os teus e entrar na tua conta e vender a TDU!!!!

scpnuno ajuda-me a meter juizo na cabeça deste gajo!!! Eu é que não sei onde ele mora!!!

Registado: 29/7/2004 19:55

Re

por JAS » 18/9/2007 2:39

Ovos Moles Escreveu:Não se esqueçam que grande parte da colocação feita a investidores estrangeiros em TDU foi a 2,55, para eles "partirem" o papel nestes preços ainda é uma borla. Outra coisa, será que com os niveis de endividemento em bcp eles não estão precisar de pedir uma maozinha aos actuais accionistas para aguentar a empresa? É só uma suposição, no entanto, gosto particularmente da tdu pelo 2 em 1, mas acho que ainda há pressão vendedora.

Os 2,55 referem-se à posição vendida pelo Berardo?

Quem as comprou provavelmente terá vendido durante a subida até aos 4,00 num negócio que o Joe falhou...

AC não me parece uma solução, venda de activos sim.
E na 6ª feira foram anunciados vários o que diminui a dívida em cerca de 90ME.

Um abraço,
JAS
--------------------------

Auditor Escreveu:Jas, o BCP até se portou bem no final da sessão, até comparado com os outros bancos do psi20. Qt a TDU acredito que ela suba. Parece-me demasiado prejudicada. Se os states fecharem a verde talvez amanhã seja o dia de subir finalmente.

O BCP hoje talvez não se tenha portado muito mal mas nos últimos meses teve uma queda monumental.

Não me parece que a TDU sofra grandes influências de outros mercados... Basta-lhe a enorme influência do BCP e da CPR.

Precisa urgentemente é que essas duas recuperem.

Um abraço,
JAS

Miguel Abreu Escreveu:JAS, continuo a não entender a tua insistência num título com tanta perda (TDU). Para quê comprar a estes valores, se provavelmente amanhã irás comprar a 2 Euros ou até abaixo ?

Se acreditarmos em suportes/resistências do passado talvez.

Mas a TDU é um título complicado e sujeito a fortes oscilações.

Acontece que também é uma pescadinha de rabo-na-boca...
Se vender acções das suas participadas para diminuir a dívida fará cair esses títulos e aumenta a dívida.

Portanto a solução poderá passar por se endividar mais...

De qualquer forma não parece haver razão para passar de 4,00 para 2,00 (mesmo que os 4,00 fossem um exagero...).

Um abraço,
JAS

infestacion Escreveu:TDU:
Percentualmente e com metade da exposição já derreteu rent.p. da JMT.

Sinceramente acho que já não haverá mais espaço para grandes correcções.

Quando os stops foram activados. Porquê a recompra tão cedo e não esperar para depois dos resultados
Não será "catching the falling knife".

Percentualmente não foi bem assim.

Habitualmente mantenho a JMT na zona dos 30% e até a reduzi para cerca de 20%(?) quando tive TDU a 35%.

O problema das elevadas perdas e do actual break point elevado é que eu reduzi substancialmente na TDU.
(Vendas com algum prejuízo elevam-me o break point)

As recompras que fui fazendo, com raras excepções,
foram menores que as vendas.

A razão é simples, ou fecho o trade assumindo as perdas, ou acredito na recuperação até um valor em que possa vender com perdas mais reduzidas.
Para isso preciso de manter o b.p. em valores atingíveis.

Um abraço,
JAS

scpnuno Escreveu:Olha, aproveita o facto de já teres participação qualificada na TDU e vê se eles te arranjam um capacete (branco, claro) porque acho que vais precisar. Se tiveres dificuldades, avisa que eu arranjo.

Eu ainda cá tenho um mas uso muito pouco.

Não dá jeito estar todo o dia de capacete à frente do computador.

Por enquanto também ainda não há problemas de segurança.

Eles levam-me o dinheiro mas ainda não me atiram nada através do ecran...

Bjs,
JAS

vitor79 Escreveu:Bem,como tudo isto começou por minha causa eu queria esclarecer uma coisa.
(...)
A minha pergunta em relação a TDU foi sem maldade absolutamente nenhuma, eu apenas não estava a perceber a jogada dele e queria saber porque é que ele estava a insistir na TDU.

Não penses nisso, não tens culpa nenhuma.
Quem teve a culpa foi o Teixeira Pinto e os seus acólitos...

Um abraço,
JAS

Resina Escreveu:A Tdu pode ser das mais penalizadas na nossa praça, a Scoae pouco ou nada corrige dos máximos.
O grande defeito da Tdu é ter teimado em aumentar a sua posição no Bcp quando este estava "carote", agora como toda a praça nacional corrige, não só leva pela sua propria desvalorização, como pelas participações no Bcp e na Cimpor.

Tem piada comparares com a SCO pois é um dos casos mais estranhos do nosso PSI e que eu continuo a tentar perceber.

Repara:
- O Fino tem uns 2% do BCP
- O Fino tem uns 20% da CPR
- O Fino tem ums 75% da SCO

Se calhar, tal como a TDU, tudo comprado com empréstimos do BCP.
E, ainda, com a agravante de que alinhou do lado dos que perderam a guerra.

Se fores fazer as continhas para o Fino poderão ser piores do que as da TDU...
Também deve estar muito entaladinho.

Uma das soluções pode ser vender SCO mas também pode ser CPR.

Um abraço,
JAS

jarc Escreveu:Meti uma ordem de compra daquelas malucas com base na máxima de que o que está em queda vai cair mais. Para meu espanto elas ficaram-me na carteira.

Há dias de sorte.
Mas com esta menina já me tem acontecido no dia seguinte a sorte virar azar...

Um abraço,
JAS

Cali Escreveu:Tou de férias. Tou liquido. Tou satisfeito por isso. Continua a custar-me compreender como deixaste o mercado voltar a cair, e assim perderes metade do teu lucro anual.

Invejo mais o estares de férias do que o estares líquido...

A mim também me custa compreender como acreditei no "agosto vermelho", do qual nem me saí muito mal, e depois não pensei num Setembro da mesma cor.

E sendo assim vais-me ganhar de certeza.

Um abraço,
JAS

small2007 Escreveu:preço médio 2,29 não é grave. No 1º dia de recuperação vai lá de certeza.
(...)
Resta-me (..) e a Inapa onde entrei e vou ficar à espera que vendam imóveis ou seja comprada pelo Berardo.

Bem bom, não me importava nada de ter esse preço médio na TDU...

Quanto à INA é coisa que continuo a não acreditar.
Verifica se os imóveis não serão já do BES ou de uma imobiliária ligada ao BES.

Um abraço,
JAS

-----------------------------
Pata-Hari e pedrom, ou vocês escrevem posts menos meiguinhos ou só consigo mandar bjs e abraços...

por SMALL2007 » 17/9/2007 23:03

Deixa lá JAS que eu hoje partilho as tuas dores.

Pensava que tinha caregado no "enter" para vender as tdu na sexta-feira a 2.39, mas ficaram em carteira.
Tinha sido por sorte, porque foi a cotação ainda foi lá e hoje parece que abriu ao mesmo e não mais lá voltou, portanto o lucro de sexta ficou negro hoje.
Pensei no mesmo que tu e comprei mais a 2.20...passado 3 segundos veio a pique aos 2.12, onde mais uma vez o sistema emperrou e não comprei mais. preço médio 2,29 não é grave. No 1º dia de recuperação vai lá de certeza.
será que o meu trading plan H&S manhoso vai mesmo acontecer? o target que fixei nos 2 euros para a TDU????

Entretanto vendi a Cimpor a 6.09 na sexta, portanto esse problema está resolvido.
Resta-me a Novabase que tem potencial e mt pouco a ver com esta crise, a Inapa onde entrei e vou ficar à espera que vendam imóveis ou seja comprada pelo Berardo e a Corticeira que está a correr bem porque o espanhol não a deixa cair muito ou levanta-a rapidamente.

Melhores dias virão.
Cumprimentos,
SMALL

Registado: 16/5/2007 19:14

por Cali » 17/9/2007 21:50

Caro Jas,

Tou de férias. Tou liquido. Tou satisfeito por isso. Continua a custar-me compreender como deixaste o mercado voltar a cair, e assim perderes metade do teu lucro anual. Mas não te venho chatear por isso, que já sei que me vais arranjar todas as explicações lógicas para as tuas opções. :wink:

O que eu vim cá fazer, foi deixar-te um recado da Dra. Edite Estrela:

A dita ovelha não é, nem nunca foi, ranhosa (exceptuando constipações pontuais). Ela é sim, ronhosa, de ronha! É um erro comum, e raramente corrigido. Tal como o da expressão "á ultima da hora": a forma correcta é : "á ultima hora".

A Dra diz que não precisas de agradecer! Basta votares PS, na proxima ocasião! :twisted: Sinceramente... não sei se não será melhor agradeceres já, e veementemente. Olha, envia-lhe ... rosas! :roll: :lol:
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

tdu

por jarc » 17/9/2007 21:50

Meti uma ordem de compra daquelas malucas com base na máxima de que o que está em queda vai cair mais. Para meu espanto elas ficaram-me na carteira.À parte esta surpresa decidi-me por uma entradita no D. Bank, apesar da crise deu-me para achar que é muito lucro por acção. Em relação ao Psi, caso o petróleo trepe mais um pouco é vê-lo mergulhar.

Registado: 23/7/2003 16:05

por Resina » 17/9/2007 21:49

A Tdu pode ser das mais penalizadas na nossa praça, a Scoae pouco ou nada corrige dos máximos.
O grande defeito da Tdu é ter teimado em aumentar a sua posição no Bcp quando este estava "carote", agora como toda a praça nacional corrige, não só leva pela sua propria desvalorização, como pelas participações no Bcp e na Cimpor.
Começo a ter uma pequena vontade de entrar na Tdu, mas os factores externos não me fazem ir muito em frente. Não sei se a baixa do Juro nos States irão fazer mudar o sentimento negativo no nosso mercado. Aquando das subidas minimas nas outras praças, a nossa limitava-se à linha de agua, ou a uma pequena baixa. Também não podemos esquecer que na realidade o Psi subiu muito...
O pior mesmo é a Asia que sobe mesmo muito e quando se der os tombos e o sub-prime tiver passado a história, isto volta a afectar os mercados.
Acho que está tudo muito negro e todo o cuidado é pouco.
O Jas pelos vistos safa-se e tem a mesma valorização de Março-Abril.
Tambem não me queixo, mas este ultimos dias tornaram a minha carteira quase nula de valorizações.
Jas continua a mostrar quem entende isto, e um dia a tua Tdu ainda te vai dar muitas alegrias...
Abraço

por vitor79 » 17/9/2007 21:20

Bem,como tudo isto começou por minha causa eu queria esclarecer uma coisa.Eu admiro imenso o JAS, e venho cá todos os dias ver os seus movimentos, tenho aprendido imenso com ele e só tenho de he agradacer por isso.

A minha pergunta em relação a TDU foi sem maldade absolutamente nenhuma, eu apenas não estava a perceber a jogada dele e queria saber porque é que ele estava a insistir na TDU. Tudo isto pois pensei deve andar aqui algo a escapar-me a força toda. E se for uma boa opção posso pensar em incorpora-la nas minhas análises futuras, pois estava/estou a rever quais as acções devo seguir com mais atenção.

Jas, obrigado e mesmo assim grande carteira, a mim quem me dera estar com metade da tua rentabilidade anual.

Isto até estava a correr bem, mas na última subida o meu sistema deu-me ordem de entrada que o pior já tinha passado e acabei por baixar bastante a rentabilidade anual ( não tinha). Já está afinado.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por pedrom » 17/9/2007 20:51

scpnuno Escreveu:.... esses que depois mandam bitaites, mais ou menos despassarados. São pessoas que te admiram

Obrigadinha por me denunciares!!!! És uma amiga do caraças!!!!

Registado: 29/7/2004 19:55

por scpnuno » 17/9/2007 18:40

Jas

Olha, aproveita o facto de já teres participação qualificada na TDU e vê se eles te arranjam um capacete (branco, claro) porque acho que vais precisar. Se tiveres dificuldades, avisa que eu arranjo.

De qualquer maneira. se precisares de alguém com o nome começado por "S" e que saiba dar uns socos ... conta comigo (tava tudo a pensar no pobre do Scolari. Credo!)

Como eu te compreendo, meu amigo. O teu cansaço, a sensação de "sei-lá-porquê-que-ainda-me-ralo-com-isto" a monotonia, tudo. Aiiii, como te compreendo. Eu estou farta da bolsa e de muito mais coisas (a TDU não está incluida), mas vai-se indo um dia de cada vez.
Acredita que há muita gente que aqui vem religiosamente todos os dias ver "o que é que o Jas fez" - e não são esses que depois mandam bitaites, mais ou menos despassarados. São pessoas que te admiram, caladinhas (eu admiro mas sou faladora - sou mulher, né?) Por esses (e por mim, pá! esses bigodes já fazem parte da minha vida) vai continuando enquanto houver uma restiazinha de vontade.

Olha, como já devo ter aqui escrito o suficiente para fundamentar 2 divorcios, vou ver se me porto bem durante 2 horas

Beijosssss
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por infestacion » 17/9/2007 18:16

TDU:
Percentualmente e com metade da exposição já derreteu rent.p. da JMT.

Sinceramente acho que já não haverá mais espaço para grandes correcções.

Quando os stops foram activados. Porquê a recompra tão cedo e não esperar para depois dos resultados
Não será "catching the falling knife".

Cumps e mais uma vez parabéns pela sua GRANDE carteira

Registado: 3/3/2004 21:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1 e 47 visitantes