Caldeirão da Bolsa

PORTUCEL a 3,40...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por SoEu » 18/9/2007 17:33

zecarioca Escreveu:...3.Estou tentado a utilizar 25% daliquidez que resta em certificados de petroleo
um abraço

Também estava interessado, podias indicar-me quais e onde posso neogociar.
DEsculpem a pergunta, estive para mandar MP ...mas talvez outros estivessem interessados.

Registado: 14/9/2006 19:54

por zecarioca » 18/9/2007 17:33

é díficil expor os tais argumentos sem 5 teclas (não só a dos espaços), obra do espírito explorador do mini-júnior :-)
Prometo que quando tiver teclas e tempo, justificarei melhor ( per's, at's e quejandos) as minhas opções
p.s. - estou calmíssimo, tão calmo que reparei que te enganaste e carregaste na tecla - quando querias escrever "fizeste"

um abraço

Registado: 30/8/2007 17:04

por Espanador » 18/9/2007 17:25

zecarioca Escreveu:Olá Ulisses Já ne te deves lebrar...a últia vez quefalámos(aqui)foi há muito tempo,qd te preparavas para ua colaboração na sic para a qual te alertei.

razões de entrada:
1.Saí de fundos em finais de Julho com 40%
2.Face há liquidez e ponderação dos vários factores optei por exposição a PTI ( fundamentais)e Son (apesar de saber que a Son já subiu muito);entrei longo (peloenos u ano
3.Estou tentado a utilizar 25% daliquidez que resta em certificados de petroleo

um abraço

Zecarioca, "num" comas os "espaços"! Relax e responde com calma que ninguem te bate aqui. Pensei que ias argumentar alguma coisa, mas afinal, não foste além do que pensas e o que fizes-te. Era a tal "ponderação dos varios factores" que queriamos saber.
Um abraço evêlasemandasarranajaratecladeespaços.
:)

Registado: 28/12/2006 1:36

por zecarioca » 18/9/2007 14:16

Olá Ulisses Já ne te deves lebrar...a últia vez quefalámos(aqui)foi há muito tempo,qd te preparavas para ua colaboração na sic para a qual te alertei.

razões de entrada:
1.Saí de fundos em finais de Julho com 40%
2.Face há liquidez e ponderação dos vários factores optei por exposição a PTI ( fundamentais)e Son (apesar de saber que a Son já subiu muito);entrei longo (peloenos u ano
3.Estou tentado a utilizar 25% daliquidez que resta em certificados de petroleo

um abraço

por Ulisses Pereira » 18/9/2007 13:55

ze carioca, mais interessante do que saber que entraste era perceber porquê. Só assim, este post ganha "sumo" e interesse ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por zecarioca » 18/9/2007 13:52

Depois de um ano de ausencia resolvi regressar ;entrei a 2,54 ... veremos...

por Diver » 18/9/2007 12:08

Bem, deixa-me fazer uma pekena observação: da leitura dos resultados, n me parece k o efeito financeiro de alavanca seja mto favorável...
Bons negócios

Registado: 3/2/2005 12:59

por Broker_Invest » 18/9/2007 10:43

Actualmente a PTI tem cash para fazer aquisições, é uma empresa que está muito bem gerida, a mesma não precissa de recorrer há banca para pedir emprestimos.
Além disso a PTI está a estudar em entrar no mercado em Angola e Argentina para poder comprar a materia prima mais barata.
Existe uma noticia no Jornal de noticias.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por olgamar » 18/9/2007 10:24

será que é desta a recuperação, do titulo, bn

Registado: 14/9/2006 8:24

por Proportions » 18/9/2007 8:09

jony_cash Escreveu:
Proportions Escreveu:
jony_cash Escreveu:Cuidado que as acções da Portucel ainda vão cair mais... não esta semana por causa da FED mas até ao final do mês vai ser sempre a descer os fundos vão continuar a liquidar....

Bom, nestes dias, pessoal com inside intel e bolas de cristal é o que não falta.

Como conheço a Portucel de uma forma razoável, diz-me porque razão haveriam os fundos de despejar desta quando:

1. Para começar, o free float é muito baixo, a SEMAPA é praticamente dona da Portucel. Logo, haverá assim tanto nas mãos de fundos? Não me parece.

2. Conheces a dívida da Portucel? Quando se fala tanto em crise (que é no subprime, leia-se crédito de alto risco...), tens noção que a Portucel tem uma dívida bastante baixa? E que tem vindo a descer? Sofrerá agora um aumento, muito saudável, devido à nova máquina. So what?

3. Em termos de PER, está óptima, especialmente quando comparada com o PER do sector.

4. Em termos de perspectivas futuras, bom, já falei na nova máquina, com previsão para início de funcionamento em 2009 (provavelmente no 3º trimestre). Ora, quando há fábricas a fechar lá fora, a Portucel vai aumentar a capacidade de produção. A mim parece good news, e a ti?

5. Em termos de AT, a Portucel está agora numa zona de suporte. Em termos de curto prazo, claro, está claramente num canal descendente. Mas procura lá a LTA longa que a encontras.

Pronto, dá para todos os gostos. Se me disseres que a Portucel não está a fazer mais do que acompanhar os mercados, concordo. Agora dizeres que os fundos andam a despejar Portucel, isso aí é que já tenho muitas dúvidas.

Cumps,

Bom dia,

Eu gostava que me explicasses uma coisa se achas que a Portucel com esta crise não irá ser afactada nas suas vendas e na concessão de mais crédito para a nova máquina assim como pela sua expansão (Angola e companhia)? Se sim concordas que o preço da acção vai cair e que os lucros vão levar por tabela certo ou achas que a crise financeira não vai afectar a empresa e por isso achas que ela anda só a descer para acompanhar o mercado é isso? Por favor explica lá melhor esse tua opinião

:wink:

As vendas da Portucel cairem? Pasta e papel? Mais uma vez, e tanto quanto sei, o preço continua a subir. Para ser honesto, o custo das matérias primas também, portanto não é por aí. Quanto a uma queda de vendas, não a estou a ver. Maior capacidade de produção tivesse a Portucel actualmente e maiores seriam os lucros.

Quanto ao financiamento da nova máquina, tanto quanto sei não há qualquer problema. A Portucel, e tanto quanto sei, não tem problemas de financiamento. 8-)

Por isso mantenho o que disse, a queda actual deve-se a tudo menos problemas intrínsecos da empresa. E olha que não podes dizer o mesmo de todas as do nosso PSIzinho... :shock:

Registado: 12/5/2007 14:58

por jony_cash » 18/9/2007 6:46

Proportions Escreveu:
jony_cash Escreveu:Cuidado que as acções da Portucel ainda vão cair mais... não esta semana por causa da FED mas até ao final do mês vai ser sempre a descer os fundos vão continuar a liquidar....

Bom, nestes dias, pessoal com inside intel e bolas de cristal é o que não falta.

Como conheço a Portucel de uma forma razoável, diz-me porque razão haveriam os fundos de despejar desta quando:

1. Para começar, o free float é muito baixo, a SEMAPA é praticamente dona da Portucel. Logo, haverá assim tanto nas mãos de fundos? Não me parece.

2. Conheces a dívida da Portucel? Quando se fala tanto em crise (que é no subprime, leia-se crédito de alto risco...), tens noção que a Portucel tem uma dívida bastante baixa? E que tem vindo a descer? Sofrerá agora um aumento, muito saudável, devido à nova máquina. So what?

3. Em termos de PER, está óptima, especialmente quando comparada com o PER do sector.

4. Em termos de perspectivas futuras, bom, já falei na nova máquina, com previsão para início de funcionamento em 2009 (provavelmente no 3º trimestre). Ora, quando há fábricas a fechar lá fora, a Portucel vai aumentar a capacidade de produção. A mim parece good news, e a ti?

5. Em termos de AT, a Portucel está agora numa zona de suporte. Em termos de curto prazo, claro, está claramente num canal descendente. Mas procura lá a LTA longa que a encontras.

Pronto, dá para todos os gostos. Se me disseres que a Portucel não está a fazer mais do que acompanhar os mercados, concordo. Agora dizeres que os fundos andam a despejar Portucel, isso aí é que já tenho muitas dúvidas.

Cumps,

Bom dia,

Eu gostava que me explicasses uma coisa se achas que a Portucel com esta crise não irá ser afactada nas suas vendas e na concessão de mais crédito para a nova máquina assim como pela sua expansão (Angola e companhia)? Se sim concordas que o preço da acção vai cair e que os lucros vão levar por tabela certo ou achas que a crise financeira não vai afectar a empresa e por isso achas que ela anda só a descer para acompanhar o mercado é isso? Por favor explica lá melhor esse tua opinião

:wink:

Registado: 31/8/2007 20:30

por Proportions » 17/9/2007 23:38

Broker_Invest Escreveu:ela parece que fez um duplo fundo após este fecho, parece que foi de preposito, devido amanhã ser anúnciado a baixa dos juros dos EUA, vamos ter a PTI nos acima dos 2,8€?, como disseram que o Free-float desta empresa é bastante baixa, o que faz que qualquer ordem de compra de um volume avelutado pode projectar a valores acima dos 2,8€, penso eu!
Elder podes dar uma opinião o que pode ocorrer após da formação desse duplo fundo?.

A ideia do duplo fundo até é interessante e já tinha pensado nisso. A data até bateu certinha para terem uma desculpa para um arranque amanhã.. Ainda assim, neste momento parece-me que adivinhar um duplo fundo é tão provável como qualquer outra coisa...

Acima de tudo, penso que a evolução está depende da evolução dos mercados externos. O que acredito fortemente é que a descida não é, de forma alguma, justificada por factores negativos intrínsecos à empresa. E isso deixa-me descansado. 8-)

Quanto à ideia de um "rallyzinho" até aos 2.8 isso já me parece mais distante - quem está interessado em comprar deverá deixar o lado da venda acumular quantidades enormes e aí sim... vai de fôlego. Foi assim no passado, penso que será assim no futuro. Tanto mais que com a falta de liquidez que se vive quem quer que esteja interessado em comprar (eu cá tenho a minha aposta - SEMAPA), não deve ter "grande" concorrência e assim sendo, tem tempo.

PS: Isto não quer dizer que amanhã não faça mais uma vela negra. Eu cá não tenho bolas de cristal, eheh.

por xallamec » 17/9/2007 21:15

artista Escreveu:
A questão não é bem essa...

Então qual é :roll: não percebi!

Registado: 12/5/2007 9:52

por artista_ » 17/9/2007 21:14

Proportions Escreveu:5. Em termos de AT, a Portucel está agora numa zona de suporte. Em termos de curto prazo, claro, está claramente num canal descendente. Mas procura lá a LTA longa que a encontras.

O problema é que não se consegue definir claramente uma linha de suporte de longo prazo mas a única que se pode colocar está neste momento na zona dos 1.8€...

Ainda assim continuo a acreditar na PTI a longo prazo por isso mantenho a minha posição...

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Broker_Invest » 17/9/2007 21:00

ela parece que fez um duplo fundo após este fecho, parece que foi de preposito, devido amanhã ser anúnciado a baixa dos juros dos EUA, vamos ter a PTI nos acima dos 2,8€?, como disseram que o Free-float desta empresa é bastante baixa, o que faz que qualquer ordem de compra de um volume avelutado pode projectar a valores acima dos 2,8€, penso eu!
Elder podes dar uma opinião o que pode ocorrer após da formação desse duplo fundo?.

por Proportions » 17/9/2007 20:53

Cumps,

por pedrom » 17/9/2007 20:48

Também há warrants (calls) com maturidade esta semana, mas já não é necessário fazer descer mais a cotação pois já está abaixo do preço de exercicio!!!

Registado: 29/7/2004 19:55

por Elder » 17/9/2007 20:45

Esta acção ficou numa situação muito complicada hoje e o volume muito alto explica que muita gente sabe o que este gráfico significa: a PTI à mais de um ano e meio (desde Fev. 2006) que não fechava abaixo daquele canal ascendente (e lta)...
Anexos
PTI6.PNG
PTI6.PNG (0 Bytes) Visualizado 2885 vezes
The 3 Ms for success: Mind (psychology), Method (technical analysis), and Money (risk control)

Registado: 7/12/2006 0:43

por artista_ » 17/9/2007 20:36

A tendência é de queda mas ter a certeza é algo que não me parece que alguém possa ter...

um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por jony_cash » 17/9/2007 20:31

Cuidado que as acções da Portucel ainda vão cair mais... não esta semana por causa da FED mas até ao final do mês vai ser sempre a descer os fundos vão continuar a liquidar....

Registado: 31/8/2007 20:30

por artista_ » 17/9/2007 18:05

xallamec Escreveu:O que afirmei e a mistura da AT com a fundamental deve-se à teoria que me foi passada pelo professor que tive em tempos de Mercado de Capitais que teorizava dizendo que actualmente já não há uma discussão entre analistas técnicos e fundamentais e que as análises são utilizadas em simultâneo...

A verdade é que se ele fosse mesmo bom provavelmente não era professor :twisted:

A questão não é bem essa...

por xallamec » 17/9/2007 17:38

artista Escreveu:
xallamec Escreveu:Para os caldeireiros mais capazes analisarem. Eu por mim parece-me claramente que está a ficar subavaliada, basta olhar para o MBR e verificamos que está, alias que sempre esteve e agora ainda mais, muito perto do valor contabilistico da acção. Sexta reagiu bem à quebra dos 2,60 como havia feito no movimento de Agosto...Vamos ver desta vez.

Mas é como diz quem sabe...o mercado é que manda, e se há quem esteja dispoto a vendê-las abaixo do valor contabilistico elas lá chegarão...

Não leves a mal mas o teu discurso é um bom exemplo do mau raciocínio, mas que é mto habitual na grande maioria dos que aqui escrevem... e porquê?

O teu post mistura duas coisas que não têm nada a ver uma com a outra... se alguém quer investir com base na AT, em função da informação que pode retirar de um gráfico, deve por de lado toda a informação sobre os fundamentais da empresa... se os tiver em consideração deverão ser apenas um mero dada informativo!

Até posso estar a interpretar mal o que escreveste de qualquer forma penso que um dos grandes problemas de muitos investidores é misturarem estes dois tipos de informação, no fundo estão mais à procura de justificar as suas posições no mercado mas o que devem realmente saber tem a ver com um aspecto que abordei no meu blogue que tem a ver com a obrigatoriedade de definir à partida o prazo/tipo de investimento, por exemplo, se eu invisto a curto prazo não vou estar a olhar para os fundamntais, terei obrigatoriamente que colocar um stop e se for quebrado tenho de o accionar, ponto final...

Enfim isto dava pano para mangas mas nem me parece que seja este o tópico mais indicado, nem eu tenho tempo agora...

Boa semana

Nunca levo a mal comentários acerca das minhas opiniões. Mais do que isso, agradeço-os. A minha experiencia de bolsa é curta e os comentários são sempre bem vindos.

O que afirmei e a mistura da AT com a fundamental deve-se à teoria que me foi passada pelo professor que tive em tempos de Mercado de Capitais que teorizava dizendo que actualmente já não há uma discussão entre analistas técnicos e fundamentais e que as análises são utilizadas em simultâneo...

A verdade é que se ele fosse mesmo bom provavelmente não era professor :twisted:

Enfim apenas agradeço o teu comentário.

Registado: 12/5/2007 9:52

por Proportions » 17/9/2007 13:44

Esta é uma das que acho mais piada. Com um player a controlar mais de 70% da empresa, fica mais fácil.

Será que é desta que a SEMAPA se declara finalmente? Ou estão à espera de ir até aos 90% aos poucos? Bom, até agora não se têm dado mal com a segunda estratégia. :lol:

PS: Vá lá pessoal, encham lá o lado da venda para isto poder subir, estou à espera. 8-)

por acintra » 17/9/2007 8:08

Broker_Invest Escreveu:A PTI esta cair estupidamente bateu nos 2.5€, valor contabelistico, já estou farto de ver a minha carteira a desvalorizar, isto tá bom para os tubarões que vão começar entrar em preço de saldo neste titulo, esta empresa tem exelentes fundamentos.

A PTI, sofre bastante com o € a estes valores, devido a exportar a maioria do seu produto. Para além do €, Alemanha e França que são os maiores compradores Europeus, viram revistas as previsões de crescimento.
Depois temos a crise de confiança geral e que provoca cada um ter o seu calvário. No meu caso é a TDU...
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por Broker_Invest » 17/9/2007 7:49

Nunca mais vemos fim a esta trotura das descidas.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], m-m, OSTC, Xacal e 124 visitantes