Caldeirão da Bolsa

Carteira de pequeno investidor. Como a distribuir?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carteira de pequeno investidor. Como a distribuir?

por AMR » 16/9/2007 21:16

silva_lopes Escreveu:Viva,

Sou um pequenissimo investidor, depois de alguma escola feita aqui pelo caldeirao e por outros foruns, vou tentar passar um pouco à prática, mas ainda "muito a medo"... vou usar um capital de 5000 euros para os primeiros "testes".

(...)

Que tais sejam vistos como custos de formação, embora deva confessar que de momento invisto 10% desse montante (por titulo), tais os saldos, e creio sair com mais valias que compensem comissões, esperas e muito mais.

Como trading bookers uso o BIG (estrangeiras ou shorts nacionais, futuros, fundos e afins, e AT à pressão) e o BPI (muito chunga, sem permitir stops, bom stream (BIG é melhor), muito intuitivo e relativamente barato, tem boa (a melhor) análise da rentabilidade (totaliza), mas é prático apenas para nacionais e se sempre a ver (minuto a minuto) ou estrangeiras longas, pese os poucos índices que aceita).

Também tenho Best (preferi o Big pela simpatia, o BES inchou de petulância) e BCP (desde que ficou violeta, o meu instinto masculino ficou confuso: veja-se o que acontece agora (GUERRA) e que sniffei desde que me deslocaram do BPSM e encerraram um excelente balcão), mas nunca usei para trading.

De qql forma tenho excelente feedback do BCP (ergo, Active7), Best (BES) e alguns dedicados (especialmente americanos, mas custa os olhos da cara dar ordens para o excentrico mas interessante PSI20).

Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com

PS - Uso mais o BPI em Bulls (nacionais), e de resto, o BIG em bears e scalp trading (aos ticks de centimos) e short-sells (leia-se em about to "Bear", embora internacionalmente - em ordens passivas/agressivas e shorts, por motivos alheios - seja mto restritivo).

Registado: 5/9/2007 8:28

...

por MAV8 » 16/9/2007 16:08

É muito engraçada essa página mas não corresponde minimamente à realidade.

Eu recentemente (Fevereiro/Março) mudei do Barclays para a LJCarregosa e reduzi os meus custos drásticamente. Passei a gastar em cada transação apenas cerca 50% do que gastava e menos 1 euro por guarda de titulos a cada 3 meses.

No entanto na pagina da cmvm faço a simulação e pago na LJC 2,x vezes mais que no Baclays.

As realidades são diferentes e as correctoras têm preçarios adequados a cada tipo de clientes. No meu caso inverte totalmente os dados da CMVM.

Abraço

Registado: 10/11/2006 10:43

por macau5m » 16/9/2007 10:59

Não sei se ajuda alguma coisa ou se só vem a confundir, mas no sitio da CMVM tem um espaço para fazer simulação das despesas com transação de acções, deixo o link http://web3.cmvm.pt/sdi2004/IFs/custos/simulador_a.cfm
Cumps.
Que nunca por vencidos se conheçam

Registado: 6/9/2007 21:15

por Pata-Hari » 16/9/2007 9:39

silva_lopes Escreveu:Sendo assim, parece-me um excelente produto para qualquer pequeno investidor. Os ETF's mais evoluidos tem um gestor, como qualquer fundo, mas tem uma cotação como uma simples acção e dá para acompanhar a sua cotação ao longo do dia, ao contrario dos fundos.

Como a Pata-Hari disse, geralmente não há comissões, mas alguem que use este produtos me poderá confirmar isto? Acho estranho o intermediário(Banco) não cobrar nenhuma comissão-zeca.

Mais uma vez obrigado.

Silva lopes, o best deve ganhar parte da comissão de gestão (negociada com o emitente). Não te preocupes que estás a pagar algures, hehe.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Cartago » 16/9/2007 0:15

jacsilva Escreveu:com essa verba que considero pouco.Investia tudo num titulo se tivesse de escolher um e é aquilo que no fundo perguntas escolheria no PSI a PTI.
no CAc40 FP. no Ibex Solaria, no Dax BMW e por agora já chega.

jacsilva, acho que deves repensar a tua dica acerca da BMW. Caso estejas interessado, dá uma vista d'olhos à AT feita sobre este título (os gráficos são recentes e correspondem à sessão de sexta-feira):

AT sobre a BMW
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 28/3/2006 18:04

por silva_lopes » 15/9/2007 22:53

Sendo assim, parece-me um excelente produto para qualquer pequeno investidor. Os ETF's mais evoluidos tem um gestor, como qualquer fundo, mas tem uma cotação como uma simples acção e dá para acompanhar a sua cotação ao longo do dia, ao contrario dos fundos.

Como a Pata-Hari disse, geralmente não há comissões, mas alguem que use este produtos me poderá confirmar isto? Acho estranho o intermediário(Banco) não cobrar nenhuma comissão-zeca.

Mais uma vez obrigado.

Registado: 28/4/2007 0:41

por Pata-Hari » 15/9/2007 20:41

Normalmente não ha comissões de resgate, subscrição ou manutenção, mas tens que verificar, just to make sure. Penso que o que o emissor ganha são os dividendos (já tivemos esta discussão há montes de tempo aqui no caldeirão e não me recordo da conclusão).
Administrador Fórum

por silva_lopes » 15/9/2007 19:23

MAV8 Escreveu:

Sou um pequenissimo investidor, depois de alguma escola feita aqui pelo caldeirao e por outros foruns, vou tentar passar um pouco à prática, mas ainda "muito a medo"... vou usar um capital de 5000 euros para os primeiros "testes".

Tendo em conta que este capital é muito pequeno, terei de optar por estratégias adaptadas à realidade do capital...

Para os gestores de pequenas carteiras que visitam o caldeirão, pergunto como gerem um pequeno capital? Comprariam 2 ou 3 acções? Comprariam apenas uma acção? Fariam uma aposta de longo prazo ou de curto prazo?

Ideias precisam-se para uma gestão eficaz de uma pequena carteira!!!

Desde já obrigado.

Tal como tu sou um pequeno investidor, comecei há dois anos atrás com 2000,00 e nesse 1º ano fiquei praticamente a zeros em termos de rentabilidade, apesar da grande subida dos mercados.

Com alguma poupança e os negocios deste ano (+20%) já passei um pouco os 5000,00 tal como tu.

A minha estratégia:
Divido a carteira em 3 montantes iguais e os negocios são quase sempre desse valor (1/3) ou algumas vezes de 2/3 do total (momentos de grande confiança numa acção, aconteceu 2 vezes).

Só invisto em acções do mercado nacional, PSI 20 mais uma ou outra que esteja em bom momento de liquidez. Ao todo acompanho cerca de 25/26 papeis.

As entradas e saídas são todas baseadas em argumentos técnicos básicos (graficos de velas e volumes apenas). Eu faço as minhas analises.

Quanto a prazos, geralmente as entradas visam o "curto prazo", 1 ou 2 semanas, mas se os motivos de entrada se mantiverem ou houver novos horizontes mantenho-me até que a acção dê sinais de fraqueza.

Uso STOP LOSS a rondar entre 2% e 3%, e tento sempre definir objectivos que são sempre superiores a 5%, que quando atingidos passam a ser o novo stop, neste caso psicologico pois não dou essa ordem (é normal o meu objectivo coincidir com resistencias que provocam alguns recuos sem significado que poderiam activar esses stops).

Neste momento não me lembro de mais nada.
Abraço

Desde já obrigado pela partilha de experiência como pequeno investidor MAV8. É especialmente ilucidativa a parte em que refere que teve de perder para aprender, o que revela que a passagem á prática não é tão linear como desejariamos.

Pata-Hari Escreveu:hehe, é dificil de saber que parte não terás percebido :P . No entanto, sim, acho que podes considerar que sim, que são relativamente parecidos a um fundo.

A parte que ainda não percebi, foi a parte do prospectos e das comissões. Tenho uma conta no bancobest, já dei um bom olho no site mas não consigo ver os prospectos(se é que existem) e não consegui obter informação acerca das comissões de subscrição, resgate e manutenção.

Mais uma vez obrigado a todos pelas dicas.

por Pata-Hari » 15/9/2007 17:58

silva_lopes Escreveu:Desde já obrigado pelas respostas.

Então os ETF's e CFD's não tem comissões de subscrição, tal como os fundos.

Já andei a ver o que são ETF's, basicamente funciona como um fundo, ou há alguma coisa que eu não tenha percebido bem?

Desde já obrigado

hehe, é dificil de saber que parte não terás percebido :P. No entanto, sim, acho que podes considerar que sim, que são relativamente parecidos a um fundo.
Administrador Fórum

por MAV8 » 15/9/2007 17:53

Tendo em conta que este capital é muito pequeno, terei de optar por estratégias adaptadas à realidade do capital...

Para os gestores de pequenas carteiras que visitam o caldeirão, pergunto como gerem um pequeno capital? Comprariam 2 ou 3 acções? Comprariam apenas uma acção? Fariam uma aposta de longo prazo ou de curto prazo?

Desde já obrigado.

Tal como tu sou um pequeno investidor, comecei há dois anos atrás com 2000,00 e nesse 1º ano fiquei praticamente a zeros em termos de rentabilidade, apesar da grande subida dos mercados.

Com alguma poupança e os negocios deste ano (+20%) já passei um pouco os 5000,00 tal como tu.

A minha estratégia:
Divido a carteira em 3 montantes iguais e os negocios são quase sempre desse valor (1/3) ou algumas vezes de 2/3 do total (momentos de grande confiança numa acção, aconteceu 2 vezes).

Só invisto em acções do mercado nacional, PSI 20 mais uma ou outra que esteja em bom momento de liquidez. Ao todo acompanho cerca de 25/26 papeis.

As entradas e saídas são todas baseadas em argumentos técnicos básicos (graficos de velas e volumes apenas). Eu faço as minhas analises.

Quanto a prazos, geralmente as entradas visam o "curto prazo", 1 ou 2 semanas, mas se os motivos de entrada se mantiverem ou houver novos horizontes mantenho-me até que a acção dê sinais de fraqueza.

Uso STOP LOSS a rondar entre 2% e 3%, e tento sempre definir objectivos que são sempre superiores a 5%, que quando atingidos passam a ser o novo stop, neste caso psicologico pois não dou essa ordem (é normal o meu objectivo coincidir com resistencias que provocam alguns recuos sem significado que poderiam activar esses stops).

Neste momento não me lembro de mais nada.
Abraço

Registado: 10/11/2006 10:43

por silva_lopes » 15/9/2007 16:12

Desde já obrigado pelas respostas.

Então os ETF's e CFD's não tem comissões de subscrição, tal como os fundos.

Já andei a ver o que são ETF's, basicamente funciona como um fundo, ou há alguma coisa que eu não tenha percebido bem?

Desde já obrigado

por Pata-Hari » 15/9/2007 14:08

o problema do pouco capital é que não consegues diversificar sem que os custos de transacção te "comam" os lucros potenciais de forma significativa. A forma de evitar isso é investir através de fundos ou trackers (etfs, cfds...) escolhendo sectores ou zonas geográficas que penses terem potencial de crescimento. Seria o que eu faria.
Administrador Fórum

por Jacsilva » 15/9/2007 13:20

com essa verba que considero pouco.Investia tudo num titulo se tivesse de escolher um e é aquilo que no fundo perguntas escolheria no PSI a PTI.
no CAc40 FP. no Ibex Solaria, no Dax BMW e por agora já chega.
Bons investimentos
JacSilva

Registado: 3/7/2004 23:14

por velum » 15/9/2007 0:04

Caro Roderduck,

Isto é mesmo uma boa nova, ha quanto tempo é que esse banco pratica essa taxa de juro?

Registado: 3/9/2007 23:23

por Rockerduck » 15/9/2007 0:01

o barclays tem um DP a 8% até 15 de Jan para novos clientes. nesta altura talvez seja o melhor que tens a fazer...
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison

Registado: 29/8/2007 17:46

por velum » 14/9/2007 23:57

Caro pinto d'oiro,

Desculpe o pequeno quiproquo, de facto enganei-me ao escrever o nick, a mensagem inteira é dirigida.
Erro corrigido.

Cumprimentos
TBF
Editado pela última vez por velum em 15/9/2007 0:01, num total de 1 vez.

por Pintodoiro » 14/9/2007 23:49

Velum

O que quis dizer ,é que neste momento é arriscado entrar nos mercados principalmente no acçionista e não que 5000€ não davam para iniciar qualquer investimento.

BFS

Pinto D'oiro

Registado: 28/7/2006 0:00

por velum » 14/9/2007 22:53

Caro Silva Lopes,

Deixa-me dizer-te que 5000€ ja é uma boa quantia para começares a investir, não se trata de um pequeno capital.
Eu so comecei a diversificar o meu capital apos os 10.000...

Depois em termos de estrategia, se acções ou warrants, curto-medio-longo prazo, isso depende simplesmente do teu empenho em seguir os teus investimentos e do saber que podes acumular sobre estes.

Resumindo, compra 1 livro geral, aprende muito, define depois o teu perfil de investidor, compra outro livro especializado ao teu tipo de investidor, escolhe uma(s) ação e estuda tudo o que poderes sobre ela(s), pondera, pondera, pondera e depois lança-te a serio! (investir virtualmente na bolsa é uma perca de tempo)

O melhor é ainda pedires ajuda aqui so nas duvidas que surgirem numa posição que tomas-te no mercado.

PS: Investe o dinheiro que não precisas e não confies em conselhos alheios, mesmo vindos de analistas profissionais!

"a experiência que é madre das cousas, nos desengana e de toda dúvida nos tira" DPP.

Cumprimentos
TBF
Editado pela última vez por velum em 15/9/2007 0:00, num total de 1 vez.

por Pintodoiro » 14/9/2007 21:46

Silva_lopes

Eu tinha os ovos praticamente todos no mesmo cesto,claro que não se devia fazer, mas no final até foi uma boa opção, quanto a estratégias haverá nesta imensa família quem te poderá informar melhor que eu.

Um Abraço

Pinto D'oiro

por silva_lopes » 14/9/2007 21:33

Boas Pinto d' Oiro,

Sim, eu sei que estes dias não são para curiosos. No entanto queria saber que estratégias usam numa gestão de carteiras pequenas. A diversificação certamente ficará de lado, não...

por Pintodoiro » 14/9/2007 21:29

Onde se lê pensso deve ler-se penso

Pinto D'oiro

por Pintodoiro » 14/9/2007 21:25

Boa Noite Silva_lopes

Nesta altura do campeonato pensso que o melhor será:
levantar o colchão e esconde-los o melhor possível(os €)ou então aplica-los num depósito a prazo.
Isto será o que irei fazer depoisde ter saido na passada terça-feira,porque ainda não aprendi a ganhar com os mercados em queda e neste momento os mercados estão deveras complicados para inexperientes tal como eu.

BFS
Pinto D'oiro

Carteira de pequeno investidor. Como a distribuir?

por silva_lopes » 14/9/2007 20:55

Viva,

Desde já obrigado.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Al Beca e 46 visitantes