Caldeirão da Bolsa

Toque de Midas - Teixeira Duarte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por acintra » 14/9/2007 21:23

Acho que na segunda-feira a TDU vai dar um valente tombo (para baixo dos 2€) devido ao panico dos resultados.
Depois vai depender dos researchs que os bancos emitirem, mas estou convencido que vão atirar a cotação mais para baixo e depois enchem-se delas até começarem a sair noticias favoráveis para o sector da construção. Se descer, muito, muito, muito...alguem a OPA.

Registado: 17/7/2006 16:09

por MSM » 14/9/2007 20:18

Bem só para ser do contra vamos tentar ver o lado positivo dos resultados da TDU.

Se virmos nas empresas do mesmo ramo não me parecem assim tão maus.
Por exemplo a TDU teve uma quebra de 0.8% no volume de negócios a SCO quebrou cerca de 6.8%.
Os resultados operacionais creceram quase 28% e a autonomia financeira cresceu cerca de 10%. Resumindo apesar das borradas no BCP tudo o resto não parece assim tão mau. O per por exemplo é dos mais baixos do ramo.

Registado: 18/5/2006 9:16

por vithenri » 14/9/2007 19:57

Boas,
Será que já estão a vender os aneis????

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

O Grupo Soares da Costa anunciou que chegou a acordo com a Teixeira Duarte para comprar uma participação de 20% na Scutvias e de 60% da Companhia de Parques de Estacionamento (CPE). O investimento da construtora com estas aquisições ascende a 87,5 milhões de euros.

Em comunicado enviado à CMVM, o regulador do mercado de capitais nacional, o Grupo Soares da Costa, informa que a sua participada Soares da Costa Concessões, ‘sub-holding’ para a área de concessões, celebrou, com a Teixeira Duarte um acordo para a compra de da participação de 20% que esta sociedade detém na "Scutvias – Auto Estradas da Beira Interior. Desta forma a empresa de Pedro Teixeira Duarte deixa de ser accionista da Scutvias.

Separadamente, a Soares da Costa Concessões celebrou também com a Tedal (sociedade do grupo Teixeira Duarte) um contrato com vista à aquisição da participação de 60% na Companhia de Parques de Estacionamento (CPE).

Estas transacções estão sujeitas a autorização ou não oposição da Autoridade da Concorrência. Caso o Grupo Soares da Costa obtenha "luz verde" para avançar com a compra destas posições, o investimento ascende a 87,5 milhões de euros, sendo 55 milhões respeitantes aos 20% na Scutvias e o restante (32,5 milhões) aos 60% na CPE.

Com a compra de 20% na Scutvias, a Soares da Costa aumentará para 40% a sua posição nesta companhia, dado que já detém 20% do capital da empresa. No caso da Companhia de Parques de Estacionamento, a Soares da Costa passará a controlar a totalidade do capital da empresa, visto já deter os restantes 40%.

Em Julho, o "Expresso" tinha avançado com a informação de que a Soares da Costa estava a negociar a compra de 20% que a Teixeira Duarte tem na Scutvias e 60% da CPE. Na altura, e em resposta ao pedido de esclarecimentos por parte da CMVM, a Soares da Costa afirmou que não havia "nenhuma transacção acordada com a Teixeira Duarte".

As acções da Soares da Costa [Cot] encerraram a sessão de hoje a cair 5,02% para os 2,27 euros
Abraço
Henri

Registado: 19/5/2006 14:10

por Cabecorra » 14/9/2007 19:40

James Wheat Escreveu:"...no primeiro semestre aqui em análise a Teixeira Duarte reforçou a sua participação no “Banco Comercial Português, S.A.” em mais 59.239.138 acções, através de diversas operações de Bolsa no valor global de 229.917 milhares de Euros...".

Atenção que aqui pode estar um daqueles trocadilhos muito apreciados pelos jornalistas.

O valor refere-se ao total das operações de bolsa que pode envolver não apenas compras mas também vendas intermédias, sabem aquele jogo do gato e do rato que eles fazem para conseguir fazer uma grande compra sem subir muito a cotação.

De qualquer forma é só uma suposição... :mrgreen:
Ganhar ou perder é desporto.
Mas é sempre preferível ganhar!! :D

Registado: 24/8/2006 23:18

por engenheiro » 14/9/2007 19:11

Embora eu não tenha acções desta empresa tive a ler algumas coisas que foram sendo escritas...e realmente é um adívida bastante elevada... no entanto o sector da construção é um sector que exige a cabeça grandes necessidades de crédito para desenvlver todas as sinergias inerentes ao seu core business.

Convém também salientar que grandes endividamentos possibilitam grandes apostas e grandes crescimentos...que neste sector é fundamental.

O sector da construção dificilmente irá ficar pior do que aquilo que esta neste momento. Grandes obras virão no futuro (TGV, Barragens, Aeroporto, etc)pelo que se as empresas quiserem ficar posicionadas terão forçosamente de se endividar...mas isto até nem é mau...aliás na minha perspectiva é bom.

Convém não esquecer que a Teixeira Duarte tem raizes profundas em Angola...um dos países com maior riqueza natural no mundo e com alto crescimento de PIB...pelo que não vejo as coisas assim tão negras.

O problema do sector em Portugal é a existência de empresas a mais para o mercado de obras que temos...pelo que:

Terá forçosamente que haver redução de empresas...pelo que este sector será o que no futuro irá ter mais fusões...sendo que muitas estão condenadas á partida.

Para ficarem com uma ideia... mesmo a nossa maior empresa (Mota-Engil)não consegue figurar entre as maiores 50 do sector na europa (lideradas pelas francesas Vinci e Bouygues).

As empresas Portuguesas terão de engordar para ter músculo para competir internacionalmente com as maiores europeias. Senão poderão ser comidas!

Como conclusão este sector altamente ciclico e dependente das decisões politicas e dos ciclos económicos só poderá melhorar nos próximos anos pelas razões que invoquei.

Registado: 28/2/2007 11:58

Re: Fartei-me

por James Wheat » 14/9/2007 18:39

MOHAMED Escreveu: Fartei-me de avisar o que estava em causa na TDU.
A falência pode acontecer mesmo, mas se assim for é muito bem feito. Estes gajos da TDU são una verdadeiros...
Quanto ao Jardim qualquer dia pede-lhes a massa da venda a crédito de uma vez e acaba-lhes com a raça

Mohamed,

Vamos com calma, caramba, isso da falência é um claro exagero !
A TDU tem boas posições no BCP e na Cimpor - dopis líderes nacionais e com uma importância para o país enorme ! - e mesmo que tenha metido a pata forte-e-feio nos ultimos 6 meses, isso não a coloca em risco de vida.
O que provávelmente deveriam ter equacionado era o contrário: desalavancar vendendo as posições - em ambos casos - bem altas !
O Rendeiro tinha-as comprado a €4 e a Lafarge comprava-lhes a Cimpor a €7,50.

Eu da Cimpor ainda entendo (uma construtora quer controlar uma cimenteira), agora no caso do Bcp... epá, era óbvio que nunca deveriam ter tomado em mãos a posição dos Mellos.
Toda a gente no meio financeiro sabe que o Jardim andou à procura de comprador de urgência - UBS, JPMorgan - e ninguém se atravessou ! Só o Pedro Teixeira Duarte se ofereceu ao martírio, pq tem a divida toda no banco e se recusasse (ou saísse do banco) teria que reequacionar completamente todo o seu negócio de construcção. Este não anda famoso, logo... subiu a parada e alavancou ainda mais !!

Ab+Bn.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

Re: tdu

por artista_ » 14/9/2007 18:37

PC05 Escreveu:Acho que este PER=9.6, que saiu hoje, necessita de uma actualização!!!

Talvez precise não sei é se é para cima se é para baixo...

Que lucros poderá a TDU apresentar este ano?? se dobrar os lucros semestrais terá +-70 milhões de euros, à cotação actual corresponde a um per de +-14... e depois ainda temos o problema do endividamento!

É claro que a dobragem dos lucros é apenas um exercício meramente experimental!

O que a TDU precisa verdadeiramente é que o BCP seja opado :)

um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Fartei-me

por JUKIMSUNG » 14/9/2007 18:23

James Wheat Escreveu:Absolutamente catastrófica a gestão do dossier "BCP": os TD compraram mais de 59 milhões de acções pelo preço médio - pasme-se ! - de €3,88 por acção !!! Sem palavras...
Veja-se a cotação hoje e sobretudo o que o Bcp pode cotar se se eliminar esta 'estória' - já muito gasta - da Opa sobre o mesmo, possibilidade que se dissipou com a saída do PTP.
Parece-me que cairam num buraco de que vão sair com muitas dificuldades: resta-lhes o Jardim, que retribua o enorme favor que os TD fizeram, pondo o BCP a comprar TDU 'aos molhos'. Pouco aconselhável, mas nada que se estranhe, já q os interesses do banco há muito que estão relegados para segundo plano.

PS: nesta batalha pelo banco o unico que acertou na mouche foi o Mello - vendeu no pico -, o resto... o ego falou mais alto e lixaram-se todos à grande - muito bem feito !!

Fartei-me de avisar o que estava em causa na TDU.
A falência pode acontecer mesmo, mas se assim for é muito bem feito. Estes gajos da TDU são una verdadeiros...

Quanto ao Jardim qualquer dia pede-lhes a massa da venda a crédito de uma vez e acaba-lhes com a raça.

P.S. Sabem a verdadeira estória do metro de Oeiras???
Sabem as verdadeiras estórias do pacto de Oeiras/TDU???

Nem queiram saber, é Portugal no seu melhor!!

Registado: 7/3/2007 19:42

tdu

por PC05 » 14/9/2007 18:14

Acho que este PER=9.6, que saiu hoje, necessita de uma actualização!!!
Anexos
tdu.PNG
tdu.PNG (0 Bytes) Visualizado 5054 vezes

Registado: 5/12/2005 21:28

por James Wheat » 14/9/2007 18:03

Acções adquiridas: 59.239.138
Custo médio de aquisição: €3,88
Cotação fecho Bcp hoje: €3,11

Menos-valia actual / potencial no reforço: €45.614.136

Imaginem se em vez de reforçar, a TDU tinha vendido a sua posição - tal como os Mello fizeram (aos tais €3,90s) ?!?
Porque razão a TDU vendeu mais de 4 milhões de papeis - com ganho de €6,3 milhões - e passados uns dias compra 59 milhões de acções a €3,88 ?!?

Conclusão: é fantástico as alarvidades que o ego das pessoas faz !!!

Over & out.
James Wheat
Position Trader

por artista_ » 14/9/2007 17:55

Já agora, o gráfico está mesmo feio... quebra dos mínimos anteriores, tendência de queda acentuada, volumes razoáveis!!!

O único suporte importante que vejo agora está nos 1.80€... é claro que não é obrigatório que lá vá mas a TDU neste momento parece-me o título com maior risco da bolsa portuguesa!

Bom fim de semana
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por artista_ » 14/9/2007 17:50

James Wheat Escreveu:
Se isto não serve... desisto !!!

Serve pois :) mas isso não está nos textos transcritos aqui (se está estou mesmo cegueta!) daí a minha pergunta!

Um abraço e bom fim de semana

por James Wheat » 14/9/2007 17:35

artista Escreveu:
James Wheat Escreveu:Dear Artist,
€229.917.000 a dividir por 59.239.138 acções quanto é que dá ?!?

Pois eu não encontro é onde está a dizer em que é que a TDU gastou os 229 ME que actualmente deve a mais? foi tudo na compra de acções do BCP? não sei...

Um abraço

Artista,
O colega merece, pelo contributo em muitos outros tópicos, pelo que aqui vai transcrito:
"...no primeiro semestre aqui em análise a Teixeira Duarte reforçou a sua participação no “Banco Comercial Português, S.A.” em mais 59.239.138 acções, através de diversas operações de Bolsa no valor global de 229.917 milhares de Euros...".

Está clarissimo:
1. onde reforçou.
2. quantas acções reforçou - a mais das que já tinha.
3. e quanto custou esse reforço - e só esse, nenhum outro mais.

Se isto não serve... desisto !!!
Abraço.
James Wheat
Position Trader

por GodsDead » 14/9/2007 17:35

artista Escreveu:

Pois eu não encontro é onde está a dizer em que é que a TDU gastou os 229 ME que actualmente deve a mais? foi tudo na compra de acções do BCP? não sei...

Um abraço

... a Teixeira Duarte reforçou a sua participação no “Banco Comercial
Português, S.A.” em mais 59.239.138 acções, através de diversas operações de Bolsa no valor global de
229.917 milhares de Euros

Bem, para mim é liquido.
Para fazer a aquisição de 59.239.138 acções efectuou diversas operação de bolsa no valor global de 229.917 milhares de euros

Registado: 21/8/2007 17:09

por Alves » 14/9/2007 17:27

PS: a TDU fez hoje um pré-anuncio de resultados que estavam pensados ser emitidos no final do mês... Fico a pensar porque sentiu a necessidade de o fazer... ?!?

Não é a primeira cotada a fazer recentemente isso, vai se lá saber porquê...[/quote]

Registado: 30/4/2007 21:29

por artista_ » 14/9/2007 17:27

Um abraço

por spranto » 14/9/2007 17:26

3.881167 :lol:

Registado: 28/8/2007 20:28

por James Wheat » 14/9/2007 17:20

Dear Artist,
James Wheat
Position Trader

por artista_ » 14/9/2007 17:16

jspessoa Escreveu:A Teixeira Duarte revela que o seu endividamento cresceu em 269 milhões de euros durante o primeiro semestre deste ano, totalizando 1.688.620 milhares de euros.

Já agora mais uma citação a este parágrafo...

A capitalização bolsista da TDU ronda neste momento os mil milhões de euros, a dívida é esta enormidade!!!!!

E a grande questão é que a TDU ficou agora demasiado dependente da evolução das cotações do BCP...James eu nem quero acreditar que seja verdade que a TDU comprou BCP a preços médios de 3,88?!!?

Percebo pouco de fundamentais (se é que percebo muito de alguma coisa :mrgreen: :mrgreen: ) mas não terá sido desmasiado risco para uma empresa como a TDU endividar-se desta maneira para adquirir participações noutras cotadas? e se isso já era mau o facto de o BCP estar em forte queda também não poderá colocar a empresa em dificuldades sérias??

Se o valor apresentado pelo James é verdadeiro a potencial menos valia deve ser enorme...

Bom fim de semana para todos

por James Wheat » 14/9/2007 17:15

Miguel Abreu Escreveu:
James Wheat Escreveu:Absolutamente catastrófica a gestão do dossier "BCP": os TD compraram mais de 59 milhões de acções pelo preço médio - pasme-se ! - de €3,88 por acção !!! Sem palavras...

Onde é que retirou essa informação ?

É que a única coisa que vejo é a seguinte:
...no primeiro semestre aqui em análise a Teixeira Duarte reforçou a sua participação no “Banco Comercial Português, S.A.” em mais 59.239.138 acções, através de diversas operações de Bolsa no valor global de 229.917 milhares de Euros...

Dear Michael,
James Wheat
Position Trader

por James Wheat » 14/9/2007 17:13

De onde tirei a cotação de €3,88 ?!? Epá... LEIAM A PORCARIA DOS ANEXOS (volto a colocar abaixo, não peçam mais) !!!

Mais uns pequenos apontamentos:
1. a TDU vendeu pouco mais de 4 milhões de acções para fazer uma mais-valia de €6,3 milhoes.
2. Depois, passados uns dias, decide comprar 59 milhões de acções a €3,88 !
3. a 30 de Junho a cotação do BCP era de €4,14 e a Cimpor era de €6,99. A valorização das posições está descrita no anexo a esses valores (à data de 30 de Junho).
4. Vejam bem a cotação do Bcp e da Cimpor HOJE ! Baixou €1 por acção... em ambas ! Vejam em quanto caiu o valor desses activos desde 30 Junho !!

Só no reforço da posição no Bcp, o balanço, à data de hoje, é de menos €45 milhões - e a banca continua com tendência de queda por toda a Europa, arrastando todos os sectores no caminho !!

Over.

PS: a TDU fez hoje um pré-anuncio de resultados que estavam pensados ser emitidos no final do mês... Fico a pensar porque sentiu a necessidade de o fazer... ?!?
Anexos
TDU_ 1H07 results.pdf
TDU_Results 1st Semester 2007
(0 Bytes) Transferido 238 Vezes
James Wheat
Position Trader

por acintra » 14/9/2007 17:12

Sabem aquela música?

VOU LEVAR-TE COMIGO, VOU LEVAR-TE COMIGO TDU...

Registado: 17/7/2006 16:09

por Alves » 14/9/2007 17:11

Técnicamente tb n pareçe famosa. Formou um movimento com target na zona dos 2€, que pode até ser considerado o próximo suporte de relevo, não me pareçendo que este suporte intermédio em que acabou por fechar venha a ser sufeciente. E já agr pk não aproveitar para fechar o Gap :evil: Pelo menos a julgar pelo volume de hoje não será dificil.

Continua dificil a vida por aqui...
Abraços

Registado: 30/4/2007 21:29

por Miguel Abreu » 14/9/2007 17:01

Onde é que retirou essa informação ?

É que a única coisa que vejo é a seguinte:
...no primeiro semestre aqui em análise a Teixeira Duarte reforçou a sua participação no “Banco Comercial Português, S.A.” em mais 59.239.138 acções, através de diversas operações de Bolsa no valor global de 229.917 milhares de Euros...

Registado: 28/8/2007 10:32

por etcetras » 14/9/2007 16:59

A Teixeira Duarte revela que o seu endividamento cresceu em 269 milhões de euros durante o primeiro semestre deste ano, totalizando 1.688.620 milhares de euros.

Bem, podiam pedir um empréstimo de 269 milhões de euros e dizer que isso foi lucro... :mrgreen: :mrgreen:

Bem, mas é um número alucinante, mais de 1500 milhões de euros em endividamento....

Quem comenta????

Registado: 3/4/2007 14:21

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1 e 101 visitantes