Caldeirão da Bolsa

a fraqueza do PSI 20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por vitcosta2 » 14/9/2007 15:24

Continua a descer mais do que as outras e a subir menos, acho que vou passar a apostar no nasdaq. A crise vem de lá mas têm já uma valorização quase igual à nossa, (isto com crise) se esta aliviar, então nem quero imaginar.
O PSI baixa, faça sol ou chuva, acho que já importa pouco..
Vítor Costa

Registado: 29/6/2005 16:56

...

por MAV8 » 14/9/2007 14:39

Na minha opinião o PSI nem pode ser analisado como um INDICE de representação do mercado tal como os conhecemos, senão vejamos:

- das 20 empresas, mesmo com as recentes alterações, metade da composição vai para apenas 3, deixando os restantes 50% de participação para 17.

- Comparando o gráfico do Indice com o gráfico da PT nos últimos anos, depressa percebemos que foram iguais demasiado tempo. Apesar de neste momento não se notar tão claramente as empresas de maior peso continuam a ter peso a mais. Desta forma o Indice representa apenas essas empresas e não o mercado em si.

- Uns dias atrás (inicio da crise do subprime)em que tudo descia lá fora (entre 1 e 2%), o nosso PSI mantinha-se na linha de água como se nada se passa-se nos mercados, vendo com mais atenção conclui:

19 empresas do PSI 20 estavam a descer e apenas 1, o BCP subia (devido às especulações à volta das AG's).

:!: É esta a representação que se quer num INDICE :?: :!:

Registado: 10/11/2006 10:43

...

por MAV8 » 14/9/2007 14:27

Na minha opinião o PSI nem pode ser analisado como um INDICE de representação do mercado tal como os conhecemos, senão vejamos:

- das 20 empresas, mesmo com as recentes alterações, metade da composição vai para apenas 3, deixando os restantes 50% de participação para 17.

- Comparando o gráfico do Indice com o gráfico da PT nos últimos, depressa percebemos que foram iguais demasiado tempo. Apesar de neste momento não se notar tão claramente as empresas de maior peso continuam a ter peso a mais. Desta forma o Indice representa apenas essas empresas e não o mercado em si.

- Uns dias atrás (inicio da crise do subprime)em que tudo descia lá fora (entre 1 e 2%), o nosso PSI mantinha-se na linha de água como se nada se passa-se nos mercados, vendo com mais atenção conclui:

19 empresas do PSI 20 estavam a descer e apenas 1, o BCP subia (devido às especulações à volta das AG's).

:!: É esta a representação que se quer num INDICE :?: :!:

Registado: 10/11/2006 10:43

por Jim Beam » 14/9/2007 9:27

Aproveitando o gráfico do cook (temos que reciclar :mrgreen: , espero que não te importes cook), tracei duas linhas que me parecem ser importantes neste momento:
- Uma é uma LTd de curto/médio prazo, que até ser quebrada impossibilita entradas longas no PSI20.
- A outra é um suporte feito pelos anteriores mínimos relativos, e enquanto não se fizerem lower lows, a meu ver, também impedem entradas curtas.....

Portanto, como diz o Midas, é uma excelente oportunidade para se estar de fora, até pelo menos uma destas linhas ser quebrada.... É a minha opinião.
Anexos
PSI20.PNG
PSI20.PNG (0 Bytes) Visualizado 2140 vezes
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX

Registado: 20/7/2004 20:24

por Midas » 14/9/2007 8:00

A nossa bolsa está bear e não há nada a fazer quanto a isso, a não ser esperar que a tendência inverta e isso poderá demorar uns tempos. É nítida a falta de força na nossa praça, onde o desânimo e falta de liquidez imperam, e os vendedores superam os compradores e quando assim é... o melhor é esperar de fora o tempo que for preciso.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por AMR » 13/9/2007 21:59

Passamos de saldos a "leve duas em saldo e pague uma"...

Isto não é negro, é negro, debaixo de água, de noite e com nevoeiro!

Já quase sinto os calafrios que senti na altura do colapso das dot.com ... aquilo é que foi fatiar as perdas nas calmas e com sangue frio...

Agora fatio os saldos com sangue quente, impacientemente. :mrgreen:

Tudo o que desce, tem que subir... (não faz sentido, logo, aplica-se ao PSI! :wink: )

Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com

Registado: 5/9/2007 8:28

por Kooc » 13/9/2007 21:46

bom, o panorama mantem-se. Hoje se não fosse a imprevisivel e quase morta PT, tinha sido mais uma enorme negra.
Anexos
psi.png
psi.png (0 Bytes) Visualizado 2465 vezes

Registado: 30/11/2002 0:36

por AMR » 11/9/2007 22:26

Quanto mais gráficos vejo, mais acho que isto está como o clima meteorológico... BTW, ganda trovoada aqui pós lados de lisboa city...

Mas ós'pois da dita, back to normal. :wink:
(Presumo eu, matematicamente! Isto deixa espaço para dúvidas porque o céu está ainda anormalmente escuro, terrivelmente denso, embora o ar se sinta muito mais limpo, e sabe bem respirar o ar puro que a "tempestade" deixou).

O PSI20 está tendencialmente de tromba apontada ao nível médio da água do mar ou pior, mas nada impede uns berardos de lhe chutar a penka para cima antes do dito se estatelar de facto.

Estou optimista e tentando novos algoritmos de análise estatística que compreendam o factor emocional/histérico/pseudo-sistémico adjacente a esta "anormalidade" transiente.

Isto é mais teoria do caos que de jogos, neste momento, algo faz sentido, mas tirar o sentido do aparentemente caótico vai ser obra.

E cá vou queimar mais uns tostões... 8-)
Boa sorte a todos e obrigado pelos avisos.

Já agora, existem conselhos para quem quiser atravessar o campo de batalha de peito aberto, ganda lata (e ébriedade) mas com uma G3 empenada, que dispara primeiro e esquece-se das perguntas depois? :lol:

Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com

PS - A cair honrosamente em batalha, alguns conselhos para potentes desinfectantes e antibióticos ressuscitantes para além dos "Stops", que são mais tipo ansiolíticos? (ok, ok, já sei: se alguém soubesse era bilionário... tou só a aliviar o stress... CIMPOR... ALTRI... ARGGGG!!!!)

Registado: 5/9/2007 8:28

por pedrom » 11/9/2007 22:22

Acho que neste momento estamos extremamente condicionados por factores externos e tal como referiste "quando todos caem, nós andamos às cambalhotas"!!!

Registado: 29/7/2004 19:55

a fraqueza do PSI 20

por Kooc » 11/9/2007 21:57

O nosso indice, está num momento de alguma fraqueza. Depois de ter quebrado o suporte dos 13300 pontos, veio rápidamente até aos 11900, aproveitando para pelo caminho quebrar o suporte dos 12300. Recuperou este último suporte, mas começou a fraquejar na região dos 12800 e agora encontra-se a testar novamente o suporte dos 12300, e com um aumento do volume (também depois de Agosto, não era dificil isso acontecer.
Este valor é decisivo, porque uma quebra coloca-o rápidamente na região do último minimo relativo (11900) e após isso, só tem algum suporte nos 11300 que foi o valor que segurou o indice nas quedas de Março.
De referir, que também é visivel que nos últimos dias, o PSi desce mais que a Europa, e sobe menos.
Por esse factor, considero que poderemos ter alguns problemas nos próximos tempos, estando naturalmente dependentes do exterior.
Ainda tenho algumas posições, mas com cautelas..

cumps
Anexos
psi.png
psi.png (0 Bytes) Visualizado 2767 vezes

Registado: 30/11/2002 0:36

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m, Musus, PMP69 e 61 visitantes