Carteira JAS*2007 - Mês 09
re
vitor79 Escreveu:já agora quando puderes podias publicar um pouco, de forma superficial que indicadores usas para sair e entrar das acções, se é que usas alguns.
Gosto muito de olhar para o "slow stochastic" em termos de decisão para vendas/compras parciais ou para estar quieto.
Para as transações, propriamente ditas, uso mais a observação dos cof's e as oscilações no gráfico do dia.
Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Boas, ainda bem que o Pc05 fez uma pergunta porque ai é que eu percebi realmente a tua jogada.
OK e boa sorte nos negocios.
PS: já agora quando puderes podias publicar um pouco, de forma superficial que indicadores usas para sair e entrar das acções, se é que usas alguns.
Obrigado.
OK e boa sorte nos negocios.
PS: já agora quando puderes podias publicar um pouco, de forma superficial que indicadores usas para sair e entrar das acções, se é que usas alguns.
Obrigado.
A Tendência é Nossa Amiga.
- Registado: 9/12/2006 20:01
Re
Pelos vistos o pessoal começa a ficar mal disposto...
Estou habituado a ter muitos posts em tempos de crise e é, exactamente, nestas alturas, que me dá mais gozo publicar a carteira e discutir as minhas opções.
Quanto não tenho críticas podem crer que isto é mesmo uma chatice...
JAS
-------------------------
Porque acredito no BCP no longo prazo...
Um abraço,
JAS
------------------
O PSI.20 já esteve este ano a ganhar mais do que 20% e está agora a +9%...
Quem continuou longo perdeu 55% dos lucro acumulados.
Não é por culpa da TDU pois não pertence ao PSI.20)
Também não acredito que sejam os donos da TDU a vender.
Costumo sempre dizer que para haver transações tem que haver um vendedor e um comprador.
Um dos dois estará errado, no médio/longo prazo iremos ver qual é...
Um abraço,
JAS
--------------------------
Não comparemos, não andei a insistir na SNC.
Apenas andei entalado com uma posição dos tempos da OPA.
A partir daí acho que não perdi nem ganhei, andei empatado à espera de uma oportunidade para sair menos mal.
Mesmo assim nem correu muito mal, ainda há quem as tenha...
Eu não escolho títulos pela AT, apenas uso por vezes AT para definir entradas e saídas parciais.
Se só olhasse para a AT talvez estivesse totalmente de fora.
Um abraço,
JAS
-----------------------------
Sempre simpática esta querida Susaninha...
O b.p. refere-se à cotação de 01 de Janeiro pelo que o trade em si, desde o início, tem dado para sustentar todas as outras folias noutros títulos e para não falar em todas as outras coisas...
Se calhar tenho feito mal em andar também noutros títulos, não é?
Mas, Susaninha, a ti posso confessar que ando farto da Bolsa e sobretudo da monótona publicação da Carteira.
Pode ser que agora isto anime, com mais gente a vir-me bater.
Eu nunca fugi nem mudei de nick...
Bjs,
JAS
-----------------------
Não estás nada comigo! Estás muito melhor...
Um abraço,
JAS
------------------------
O facto de não transcrever tudo o que disseste não significa que não ache o resto importante, foi só para abreviar.
Mas não concordo contigo, em termos de AF, pela simples razão de que olhei para a TDU como "construtora", sempre olhei para ela como tendo um valor potencial devido às suas participações.
Poderás dizer que as participadas têm um PER elevado?
De qualquer forma tudo depende do espaço temporal em que investes.
Um abraço,
JAS
P.S. - Também podes ler a resposta seguinte pois o assunto é similar.
-------------------
Trancreves uma notícia do negócios.prt que já tinha lido há bastante tempo.
Se bem me lembro a UBS tem um PT bastante elevado para a TDU pelo que apenas estaria a ver o mesmo que eles...
Nessa notícia do Negócios, não sei porque razão, esqueceram-se de contabilizar os 22% que a TDU tem na CIMPOR e que é uma das razões desse endividamento.
O problema que se coloca tem a ver com as possíveis valorizações do BCP e da CPR pois essa é a única coisa importante para a TDU em termos de resultados.
No BCP pode haver OPA, pode haver fusão com o BPI, pode haver muita coisa...
No dia em que suceder alguma dessas coisas, quem estiver de fora fica fora do combóio.
Na CPR, embora seja uma empresa na qual eu não goste de investir, também podemos ter OPA.
Mas eu prefiro pensar que vai ser antecida de uma guerrazinha pelo controle mais imediato.
Investir na TDU tem a vantagem de podermos fazer o 2 em 1...
Acertamos se qualquer uma delas subir.
Para já, o "2 em 1", está a dar maus resultados mas teríamos resultados similares se andassemos isoladamente em qualquer das outras duas.
E poderás dizer que essas duas têm PER's demasiado altos?
Um abraço,
JAS
Estou habituado a ter muitos posts em tempos de crise e é, exactamente, nestas alturas, que me dá mais gozo publicar a carteira e discutir as minhas opções.
Quanto não tenho críticas podem crer que isto é mesmo uma chatice...
JAS
-------------------------
vitor79 Escreveu:Jas, porquê essa insistencia na TDU?
Porque acredito no BCP no longo prazo...
Um abraço,
JAS
------------------
SMALL2007 Escreveu:digo-te JAS com a maior das inocências....não sei até que pontos os homens precisam de liquidez e vão continuar a vender, até porque se olharmos para a cotação a mais de 12 meses, continuam a vender com lucro! Nesta e em muitas das outras, entenda-se.
O PSI.20 já esteve este ano a ganhar mais do que 20% e está agora a +9%...
Quem continuou longo perdeu 55% dos lucro acumulados.
Não é por culpa da TDU pois não pertence ao PSI.20)
Também não acredito que sejam os donos da TDU a vender.
Costumo sempre dizer que para haver transações tem que haver um vendedor e um comprador.
Um dos dois estará errado, no médio/longo prazo iremos ver qual é...
Um abraço,
JAS
--------------------------
Miguel Abreu Escreveu:JAS, sempre com insistência nos títulos. Viu-se o que deu na Sonae.com e agora na TDU.
Não comparemos, não andei a insistir na SNC.
Apenas andei entalado com uma posição dos tempos da OPA.
A partir daí acho que não perdi nem ganhei, andei empatado à espera de uma oportunidade para sair menos mal.
Mesmo assim nem correu muito mal, ainda há quem as tenha...
Eu não escolho títulos pela AT, apenas uso por vezes AT para definir entradas e saídas parciais.
Se só olhasse para a AT talvez estivesse totalmente de fora.
Um abraço,
JAS
-----------------------------
scpnuno Escreveu:E na JMT... já viste qual é o B.P. do Jas nesta? fazes ideia há quantos anos o Jas anda com a JMT ao colo, mesmo na altura em que toda a gente o criticava?
Não se pode acertar em todas, mas enquanto os acertos forem mais do que os falhanços...
Sempre simpática esta querida Susaninha...
O b.p. refere-se à cotação de 01 de Janeiro pelo que o trade em si, desde o início, tem dado para sustentar todas as outras folias noutros títulos e para não falar em todas as outras coisas...
Se calhar tenho feito mal em andar também noutros títulos, não é?
Mas, Susaninha, a ti posso confessar que ando farto da Bolsa e sobretudo da monótona publicação da Carteira.
Pode ser que agora isto anime, com mais gente a vir-me bater.
Eu nunca fugi nem mudei de nick...
Bjs,
JAS
-----------------------
Mr. Scalper Escreveu:JAS estou consigo... entrei hoje a 2.48€!! estou com esperança que consiga aguentar-se sobre a LT, se amnha ñ reagir bem, lá vão mais uns trocos
Não estás nada comigo! Estás muito melhor...
Um abraço,
JAS
------------------------
nunoand99 Escreveu:Jas, se analisas os fundamentais, já devias ter-te visto livre da TDU há um bom tempo...
O facto de não transcrever tudo o que disseste não significa que não ache o resto importante, foi só para abreviar.
Mas não concordo contigo, em termos de AF, pela simples razão de que olhei para a TDU como "construtora", sempre olhei para ela como tendo um valor potencial devido às suas participações.
Poderás dizer que as participadas têm um PER elevado?
De qualquer forma tudo depende do espaço temporal em que investes.
Um abraço,
JAS
P.S. - Também podes ler a resposta seguinte pois o assunto é similar.
-------------------
Além disso nunca esteve tão cara (em relação aos resultados) como está agora.
PC05 Escreveu:Será que consegues ver aquilo que a UBS não vê!!?
Trancreves uma notícia do negócios.prt que já tinha lido há bastante tempo.
Se bem me lembro a UBS tem um PT bastante elevado para a TDU pelo que apenas estaria a ver o mesmo que eles...
Nessa notícia do Negócios, não sei porque razão, esqueceram-se de contabilizar os 22% que a TDU tem na CIMPOR e que é uma das razões desse endividamento.
O problema que se coloca tem a ver com as possíveis valorizações do BCP e da CPR pois essa é a única coisa importante para a TDU em termos de resultados.
No BCP pode haver OPA, pode haver fusão com o BPI, pode haver muita coisa...
No dia em que suceder alguma dessas coisas, quem estiver de fora fica fora do combóio.
Na CPR, embora seja uma empresa na qual eu não goste de investir, também podemos ter OPA.
Mas eu prefiro pensar que vai ser antecida de uma guerrazinha pelo controle mais imediato.
Investir na TDU tem a vantagem de podermos fazer o 2 em 1...
Acertamos se qualquer uma delas subir.
Para já, o "2 em 1", está a dar maus resultados mas teríamos resultados similares se andassemos isoladamente em qualquer das outras duas.
E poderás dizer que essas duas têm PER's demasiado altos?
Um abraço,
JAS
tdu
Será que consegues ver aquilo que a UBS não vê!!?
Já agora, deixo um excerto de uma notícia recente:
- Anexos
-
- tdu.PNG (0 Bytes) Visualizado 3232 vezes
Jas, se analisas os fundamentais, já devias ter-te visto livre da TDU há um bom tempo...
Já reparaste que o aumento dos resultados de 2006 (muito bom por sinal) foi quase todo (em %) para os interesses minoritários?
Os minoritários aumentaram imenso a participação nesse ano, e curiosamente (ou talvez nem tanto) o aumento dos lucros foi (pelos vistos) quase todo derivado desse interesse minoritário (hum!!!...onde é que eu não percebi alguma coisa?!?).
Não quero ser o profeta da desgraça à posteriori, mas acho que ainda te podes salvar de mais perdas (a médio prazo).
Ainda por cima a crise "subprime", depois de ir à vida, vai deixar moça duradoura no sector da construção (CIMPOR incluida, mesmo tendo em conta a diversificação internacional nos emergentes).
Só terá chegado a este preço, por falta de vista para o assunto dos interesse minoritários e por sobavaliação das possibilidades de OPA's `sa participadas.
Acompanho desde quase sempre esta tua coluna, não pelas supostas "dicas" de investimento, mas pelo teu "mui" estimavel sentido de humor e visão das "coisas"
Presumo que já tenhas passado por várias situações destas e sabes onde elas vão parar
Ao menos diminui a participação, mesmo tendo em conta o "fetiche" de ser uma empresa com as participações que tem
Espero que não leves a mal nenhuma das minhas palavras.
Abraço e Bons Negócios
Já reparaste que o aumento dos resultados de 2006 (muito bom por sinal) foi quase todo (em %) para os interesses minoritários?
Os minoritários aumentaram imenso a participação nesse ano, e curiosamente (ou talvez nem tanto) o aumento dos lucros foi (pelos vistos) quase todo derivado desse interesse minoritário (hum!!!...onde é que eu não percebi alguma coisa?!?).
Não quero ser o profeta da desgraça à posteriori, mas acho que ainda te podes salvar de mais perdas (a médio prazo).
Ainda por cima a crise "subprime", depois de ir à vida, vai deixar moça duradoura no sector da construção (CIMPOR incluida, mesmo tendo em conta a diversificação internacional nos emergentes).
Só terá chegado a este preço, por falta de vista para o assunto dos interesse minoritários e por sobavaliação das possibilidades de OPA's `sa participadas.
Acompanho desde quase sempre esta tua coluna, não pelas supostas "dicas" de investimento, mas pelo teu "mui" estimavel sentido de humor e visão das "coisas"
Presumo que já tenhas passado por várias situações destas e sabes onde elas vão parar
Ao menos diminui a participação, mesmo tendo em conta o "fetiche" de ser uma empresa com as participações que tem
Espero que não leves a mal nenhuma das minhas palavras.
Abraço e Bons Negócios
- Registado: 16/5/2005 21:38
Miguel Abreu Escreveu:JAS, sempre com insistência nos títulos. Viu-se o que deu na Sonae.com e agora na TDU.
E na JMT... já viste qual é o B.P. do Jas nesta? fazes ideia há quantos anos o Jas anda com a JMT ao colo, mesmo na altura em que toda a gente o criticava?
Não se pode acertar em todas, mas enquanto os acertos forem mais do que os falhanços...
Abraços
P.S. Beijoca, Jas. Estou de olho em ti no "outro espelho" - se os McCann te apanham, não sei o que te fazem
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
- Registado: 28/8/2007 10:32
e eu com compras a 2,45...parou mesmo antes nos 2.46 e com poucas feitas, penso.
2.45 foi onde tinha comprado no dia do "crash"...depois de ter andado a comprar a 2,60s e tais.
Será que fez um duplo fundo? Ou vai parar aos 2 euros? digo-te JAS com a maior das inocências....não sei até que pontos os homens precisam de liquidez e vão continuar a vender, até porque se olharmos para a cotação a mais de 12 meses, continuam a vender com lucro! Nesta e em muitas das outras, entenda-se.
2.45 foi onde tinha comprado no dia do "crash"...depois de ter andado a comprar a 2,60s e tais.
Será que fez um duplo fundo? Ou vai parar aos 2 euros? digo-te JAS com a maior das inocências....não sei até que pontos os homens precisam de liquidez e vão continuar a vender, até porque se olharmos para a cotação a mais de 12 meses, continuam a vender com lucro! Nesta e em muitas das outras, entenda-se.
Cumprimentos,
SMALL
SMALL
- Registado: 16/5/2007 19:14
Carteira JAS*2007 - Mês 09 - dia 13
JAS Escreveu:Não ando a gostar muito desta crise do subprime, não pelo subprime propriamente, mas pela crise de confiança ou de optimismo que anda a gerar.
Enquanto isto dura tornam-se normais oscilações mais ao menos violentas.
Há que tentar aproveitá-las mas sem arriscar muito.
Julguei que o "subprime" era uma palavra em inglês.
Mas deve ser uma "prima" qualquer do PSI pois este anda a cair mais do que os outros...
TDU
Levei com outro stop activado com venda a 2,54.
Ainda recomprei parte a 2,48 antes do fecho mas sem grande entusiasmo...
Mais nenhum movimento.
A rentabilidade está ligeiramente abaixo da linha-de-água...
JAS
- Anexos
-
- cart 09-13.png (0 Bytes) Visualizado 1895 vezes
Re: Carteira JAS*2007 - Mês 09 - dia 12
JAS Escreveu:Nenhum movimento hoje.
JAS
Pudera, o caso madie e os ingleses nem tens tempo para a bolsa!!!
Nunca metas o link do caldeirão lá, senão os gajos vem para aqui e estamos lixados!!!
Carteira JAS*2007 - Mês 09 - dia 12
Nenhum movimento hoje.
JAS
JAS
Re
pedrom Escreveu:JAS, já tinha este tópico quando isso aconteceu? Qual foi o teu rombo (%) nesse dia?
Embora tenha andado por outros sites antes só comecei a publicar a carteira no Caldeirão e foi uns meses depois ou seja já em 2003.
De qualquer forma nesse dia ainda me safei muito bem pois estava com a CNBC ligada e já transaccionava pela internet.
Quando se deu o 2º choque ainda o locutor estava a falar de "outro acidente" já eu estava a dar ordens de venda ao melhor.
Terei conseguido vender cerca de metade pelo que a queda de 15% desse dia deve ter representado para mim apenas metade.
O pior foi depois.
Ao fim do dia fiz recompras 15% mais abaixo e foi antes de tempo...
Um abraço,
JAS
Carteira JAS*2007 - Mês 09 - dia 11
Faz hoje 6 anos que vi uma das maiores quedas dos mercados...
TDU
Entrei em recompra...
Por teimosia ou por convicção?
Hoje a 2,69 e 2,66.
Mais nenhum movimento,
JAS
TDU
Entrei em recompra...
Por teimosia ou por convicção?
Hoje a 2,69 e 2,66.
Mais nenhum movimento,
JAS
- Anexos
-
- cart 09-11.png (0 Bytes) Visualizado 2692 vezes
Re
Rural Escreveu:Desculpa a minha ignorância. O que representa a linha a vermelho?
Eu, habitualmente e no princípio do ano, defino um "objectivo" em termos de rentabilidade anual e é isso que a linha vermelha representa.
Esse "objectivo" tem sido uns muito optimistas +5%/mês o que dá uma recta entre 0 e +60% ao longo do ano.
Como costumo meter 0% nos períodos em que estou de férias, e como este ano foram muitos, alterei-a para +7,5%/mês o que dará +57% no fim deste ano (se não fizer mais férias...).
Nota que essa linha ascendente quebrada por troços horizontais fazia mais sentido nos tempos em que andava muito em W's e TW's que deixava de usar estando de férias.
Não tendo andado este ano muito em TW's e tendo levado quase sempre "as acções a banhos" seria mais correcto manter a recta.
Mas assim diverte-me mais...
E continua a mostrar o caminho para conseguir cumprir o objectivo no final do ano.
Um abraço,
JAS
Carteira JAS*2007 - Mês 09 - dia 10
JAS Escreveu:Não ando a gostar muito desta crise do subprime, não pelo subprime propriamente, mas pela crise de confiança ou de optimismo que anda a gerar.
Hoje nem tive muito tempo para a bolsa mas ainda deu para ver que de manhã não havia doença de perigo estando os fut's bem verdinhos.
Há tarde é que foi pior pois o vermelho até contagiou os States...
SEM
Tinha feito uma venda a 12,20-12,19 mais para acerto de quantidades do que por qualquer receio.
Depois achei que até se estava a aguentar razoavelmente e decidi não fazer mais nada.
TDU
Continuo a pensar que ainda pode vir a ser uma grande aposta para o resto do ano.
Mas isso será depois de se resolver a crise no BCP...
A CPR também é um indicador para que olho pois condiciona o próprio valor da TDU.
Com esses 2 títulos a cair não vale a pena ser teimoso...
Uma venda já tardia a 2,71-2,70 reduzindo a posição para próximo dos 20%.
Quando à rentabilidade, divirtam-se os teóricos da AT.
Voltou a bater na linha do suporte(que por acaso eu chamo de objectivo)...
JAS
------------------------------
colin Escreveu:E o JAS concorda com a análise apresentada no JdN? Múltiplo de 17x EBITDA para a Polonia e 8,5 para Pt? Não lhe parece demasiado optimista, ainda para mais tendo em conta a incerteza futura dos mercados?
Os mercados podem descer mas as pessoas continuarão a ir ao supercado.
E na Polónia é muito provável que a Biedronka, com mais de 50% do mercado de distribuição na mão, aumente as vendas na ordem dos 2 dígitos mesmo em like-to-like sem contar com as novas lojas.
E há sempre a hipótese de se tornar um fruto tão apetecível que alguém decida opar a própria JMT.
O preço terá que ser muito alto para conseguir convencer um accionista que tem 51%...
Um abraço,
JAS
------------------------
[quote=pedron"]Então JAS tens uma empresa e não dizias nada?!?!?!
http://www.jas-janelas.com/ [/quote]
eheheheheh...
Houve uns tempos em que havia uma marca de autoclismos de embutir com a sigla "JAS"...
Se agora é janelas, sempre é mais arejado.
Deve ser por isso é que me abrem tantas janelas no MSN...
Um abraço,
JAS
- Anexos
-
- cart 09-10.png (0 Bytes) Visualizado 3289 vezes
olhem que o Biedronka na polónia é uma cadeia forte. é do estilo lidl em Portugal.
Estive lá a estudar meio ano e dei conta dos Polacos quando é para compras de casa viram-se muito para os Biedronka pois este já ganhou uma cota significativa do mercado
Estive lá a estudar meio ano e dei conta dos Polacos quando é para compras de casa viram-se muito para os Biedronka pois este já ganhou uma cota significativa do mercado
You're never too old to learn something stupid (;
Acaba por ter piada e não dúvido que a avaliação seja como dizem, mas porpiada tenho aqui uma polaca a trabalhar comigo, e diz-me que os Polacos (mesmo não sabendo excatmente que a Biedronka não é Polaca, diz ela) tratam-na como motivo de troça. Piadas do género: não gostas do teu emprego...olha que podia ser pior, podias trabalhar na Biedronka. Se não comes a sopa vais fazer um part-time na Biedronka, etc.
Deve ser como o Lidl em Portugal, e não é por causa disso que não tem sucesso. Só me deixa é a pensar se o merecem.
As condições de trabalho serão assim tão más?
Deve ser como o Lidl em Portugal, e não é por causa disso que não tem sucesso. Só me deixa é a pensar se o merecem.
As condições de trabalho serão assim tão más?
Cumprimentos,
SMALL
SMALL
- Registado: 16/5/2007 19:14
Re: JMT
JAS Escreveu:negocios.pt Escreveu:O potencial de crescimento da participada da Jerónimo Martins na Polónia, a Biedronka, poderá levar as acções da empresa portuguesa a alcançar um valor que há mais de oito anos não é atingido. Com base no valor que a norte-americana JPMorgan considera ser justificado para avaliar a Biedronka, o Jornal de Negócios fez as contas e verificou que as acções da Jerónimo Martins têm margem para ultrapassar os 6 euros.
Finalmente alguém começa a perceber porque ando nela há tanto tempo...
JAS
E o JAS concorda com a análise apresentada no JdN? Múltiplo de 17x EBITDA para a Polonia e 8,5 para Pt? Não lhe parece demasiado optimista, ainda para mais tendo em conta a incerteza futura dos mercados?
- Registado: 1/3/2007 12:14
Pessoalmente do PSI 20 para mim parece-me a melhor, aliás vê-se o comprtamento dela que tem ficado mais ou menos imune ás quedas dos ultimos meses, enquanto outras recuam 3 ou 4 % a JMT quase não mexe e recupera no dia seguinte.
cumpt
cumpt
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Majestic-12 [Bot] e 99 visitantes