Caldeirão da Bolsa

Off-topic Selecção nacional de futebol

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por scpnuno » 13/9/2007 19:30

Por mim também.

Uma beijoca pra ele e Força Portugal para o apuramento

Já agora, para a proxima a cer se acerta mesmo no gajo, pá. O Sá Pinto fez melhor

P.S. Eu desculpei aquele "camelo" do Paços que marcou com a mão que tinha mais ao pé. Sou uma "perdoadora militante"
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por carrancho » 13/9/2007 19:23

"Foi uma noite infeliz para todos começando pelo árbitro, seguindo-se pelo fair-play, que não houve, e acabando em mim". Foi assim que Luiz Felipe Scolari começou as suas declarações na sequência dos incidentes de ontem após o jogo com a Sérvia.

O treinador nacional prosseguiu, então, com semblante carregado: "O que aconteceu foi em protecção de um meu atleta. Nesta protecção aconteceram duas ou três situações que foram as palavras dirigidas, em espanhol, pelo sérvio, que depois deu almada na minha mão. Sei o que isso é, o que dói e que isso significa", de seguida e sempre na mesma linha, prosseguiu: "O que fiz foi uma reacção. Mesmo uma pessoa racional, normal, uma pessoa que tenha a ideia de nunca errar acaba um dia por errar."

Depois, aconteceu o pedido de desculpas, de forma humilde: "Gostaria de pedir a todos desculpas pela atitude de ontem. Foi uma reacção ao que eu também, sofri de um atleta adversário. Gostaria de pedir desculpa aos meus atletas, ao povo português, à FPF e à UEFA."

E acrescenta: "Estou preparado para as consequências daquele meu acto impensado. A FPF sabe o atleta foi expulso após aquele momento. Peço desculpas... não sou infalível e eu, como toda a gente, tive um momento em que me perdi. Porém, se me perdi a proteger o meu atleta então acho que não estive errado. Mas foi um gesto que não deve acontecer".

Scolari terminou as suas declarações lembrando que se sente português. "Visto a camisola, estou de coração com Portugal. Se por acaso tive uma atitude que não condiz com a pátria e com o povo peço, mais uma vez, desculpas. Se errei peço desculpas a todos."

Por mim está desculpado, cumpre o castigo da Uefa e prá frente é o caminho!!!
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por carrancho » 13/9/2007 19:17

Não sei qual é o problema com o Mexico. O ranking é uma avaliação de resultados passados e não uma previsão de resultados futuros. A sério, não percebi sequer a tua questão...

Um Ranking entra com pontos obtidos em jogos com equipas de qualidade distinta pelo que é muito subjectivo que esse ranking seja o reflexo da qualidade dessas equipas. Portugal joga mais com equipas da Europa que com qualquer outra parte do mundo... o méxico joga mais com equipas da América (centro e norte) onde a qualidade das mesmas nem tem comparação possível.

Mas à frente...

Tirando poucos como tu Marco, o ranking não fica para a História o que fica são os títulos, resultados, classificações em campeonatos. Mesmo tu, sabes qual o melhor ranking da Holanda de sempre? Mas certamente sabes quais os melhores lugares que alcançou em campeonatos da Europa e do Mundo.

Imagina que Portugal tinha estado em 1º do ranking em 1960, achas que alguem fora de Portugal se lembrava disso, ou lhe dava importância? Já se Portugal tivesse ganho um qualquer Mundial, não achas que muita gente saberia isso mesmo fora de Portugal?

Ser vice-campeão Europeu em 2004 ou 4º classificado no mundial da Alemanha dá e dará sempre muito mais notariadade a Portugal que qualquer lugar que alguma vez tenha ocupado no ranking, ou duvidas disso?

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por carrancho » 13/9/2007 18:42

Por muito bom (ou mau) que o sr seja, a questão para mim é a atitute que teve. Atitude esse que não é compatível com o cargo de seleccionador nacional.

Cumprimentos a todos

Já disse que a atitude não é para mim correcta... mas o que se lhe deve fazer?!?!? enforcar, ou levar um castigo adequado?

Na tua profissão nunca erraste? Achas que é caso para Scolari não poder ser mais treinador de futebol?

Tenham lá paciência!!! O que a Uefa decidir de castigo bastará, penso eu de que (como dizia o outro)

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por Jiboia Cega » 13/9/2007 18:38

carrancho Escreveu:
Conduct charge
Portugal coach Luiz Felipe Scolari and the Serbia player Ivica Dragutinović both face a charge of improper conduct at the end of the game (Article 5 of the UEFA disciplinary regulations), which ended in a 1-1 draw. The UEFA Control and Disciplinary Body will hear the case on 19 September.

Pelos vistos o Sérvio também teve uma conduta imprópria!!!

Alias isso ficou logo demonstrado ontem à noite com o cartão vermelho que recebeu já depois do jogo terminado.

Registado: 21/3/2006 10:46

por carrancho » 13/9/2007 18:31

Conduct charge
Portugal coach Luiz Felipe Scolari and the Serbia player Ivica Dragutinović both face a charge of improper conduct at the end of the game (Article 5 of the UEFA disciplinary regulations), which ended in a 1-1 draw. The UEFA Control and Disciplinary Body will hear the case on 19 September.

Pelos vistos o Sérvio também teve uma conduta imprópria!!!
Abraço,
Carrancho

por MarcoAntonio » 13/9/2007 18:31

artista Escreveu:Não concordo, é por essa razão que de vez em quando aparecem umas equipas muito bem cotadas no ranking da Fifa mas na prática pouco futebol têm, um dos exemplos disto e o México na altura do Mundial da Alemanha...

Não sei qual é o problema com o Mexico. O ranking é uma avaliação de resultados passados e não uma previsão de resultados futuros. A sério, não percebi sequer a tua questão...

Assim que o México começou a baixar a sua prestação... caiu no Ranking. Acho que a única coisa que consegues demonstrar com isso é que o Ranking é objectivo (e se analisares o seu comportamento ao longo do tempo reage muito rapido às variações das prestações das selecções).

artista Escreveu:e neste segundo caso estaria mais bem cotado no ranking!

As Fases finais têm um peso maior que os apuramentos e muito maior que os jogos amigáveis. O próprio ranking avalia ainda a diferença de qualidade das equipas nos jogos (um Brasil dar uma goleada ao Kuwait faz o Brasil mexer nadica de nada no Ranking).

Estás a assumir que ficaria melhor classificada no Ranking mas isso carece de demonstração e eu tendo já - há uns tempos atrás - perdido bastante tempo a ver como funciona o ranking até duvido bastante que seja verdade.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Cardoso » 13/9/2007 18:30

carrancho Escreveu: O Sérvio perseguia o Quaresma não sei com que intenção, Scolari afasta o Quaresma e coloca a mão à frente do Sérvio (fdp) este dá um safanão no braço de Scolari que responde com tentativa de agressão com murro, murro esse que não atingiu o seu objectivo. É uma atitude de lamentar, mas não é razão para o pôr a andar. Estou certo que o grupo até sai mais unido!!!

O que acontecia se fosse um jogador qualquer (eu não estou a meter clubes ao barulho) a fazer o mesmo? É esta a imagem que queremos para a nossa selecção? O exemplo que os outros devem seguir?

Ou vamos ter pessoas de primeira e outras de segunda, sendo que a umas são permitidos excessos que estão vedados às restantes?

E depois, as razões para a agressão são de rir... ainda mais para quem tem tantos anos de futebol como o sr. Scolari

Por muito bom (ou mau) que o sr seja, a questão para mim é a atitute que teve. Atitude esse que não é compatível com o cargo de seleccionador nacional.

Cumprimentos a todos

Registado: 19/12/2002 14:11

ainda

por macumba » 13/9/2007 18:27

bem,que como eu muita gente,e principalmente a fifa concorda que o mais importante é a soma de todos os resultados e não apenas os titulos!

por isso é que o Benfica continua muuuiiito à frente no ranking,pois em nº de vitórias em jogos e vice campeões,estamos com uma pontuação dificil de igualar nos anos mais próximos!

é que até apesar de bastantes anos sem ganhar troféus,tivemos sempre prestações em que pontuámos muito,por isso não me estranha(ao contrário de quem não está informado destes factos)estarmos tão à frente dos nossos adversários portugueses,não obstante o bom desempenho que têm tido alêm fronteiras!

saudações

Registado: 7/2/2006 1:25

por carrancho » 13/9/2007 18:23

afonsinho Escreveu:Eu não vejo é o porquê desses resultados serem directos do trabalho do Scolari.

O coração da equipa que participou no Euro 2004 e no Mundial 2006 era o mesmo da equipa do Porto/Mourinho que ganhou a taça Uefa e foi campeão Europeu.

Quando a equipa Campeã Europeia não era usada, não jogávamos nada e agora que ela já não existe, continuamos a jogar nadinha.

As pessoas fazem tudo para não associar esses resultados à equipa do Porto Campeão Europeu e meter os louros neste treinadorzito.

Se não lhe atribuis os Louros das vitórias também não o podes culpabilizar das derrotas!!!

Abraço,

Carrancho

Ps- na mensagem anterior esqueci-me de referir algo que parece aqui ter muita importância (infelizmente)... Eu sou do Beira-Mar e do Boavista, mas acima de tudo sou Português!!!
Abraço,
Carrancho

por carrancho » 13/9/2007 18:19

É pena ver que há muitos a colocar o seu clube à frente da selecção, isso é que é clubite aguda.

É natural que a relação entre Scolari e o FCP nunca tenha sido muito boa, mas a culpa é do FCP e PC que começou essa "guerra" anti-Scolari pró-Baia.
O Scorali não aceita (a meu ver muito bem) pressões externas.

No Mundial da Coreia, o Ricardo fez todo (se não todo, quase todo) o apuramento, era sem duvida o guarda-redes em melhor forma, mas foi preterido pelo Baia na Coreia. Algo de tremendamente injusto e incompreensivel, mas isso não é para aqui chamado, não é?!?!? Aliás... nem é incompreensível, estava lá um seleccionador que não só aceitava essas pressões como ainda inventava pernas partidas!!!

Depois foi o Quaresma... viu-se o resultado na selecção sub-20. Ele tinha de levar quem lhe dava mais garantias e deixou-o de fora, mais uma vez foi crucificado.

O Scolari tem uma politica onde valoriza o grupo em detrimento do individuo. Por vezes isso implica que um jogador que está em grande forma seja preterido por um que tem mais experiência e importância para o grupo. Também neste aspecto acho que o Scolari tem a atitude correcta e que melhor defende os interesses da selecção. Neste aspecto até tem muitas parecências com o Porto de Mourinho. Mourinho podia não ter os melhores jogadores da Europa, mas tinha certamente o grupo de jogadores mais unido da Europa.

à imagem do que se passa no Benfica, parece-me que a selecção não pode ter um treinador Português, não por falta de qualidade que essa está mais que provada numa boa duzia deles pelo menos, mas porque acabam por ceder a outros interesses e pressões que vêm constantemente dos 3 grandes.

Talvez isto seja o que ajudou Scolari a unir toda uma nação em torno da sua equipa como nunca tinhamos assistido. Claro que houve umas quantas ovelhas ranhosas onde se notava perfeitamente a vontade de ver Portugal perder, mas eram poucas e ainda sobrevivem fazendo aparições nos momentos de fraqueza (ATENÇÃO: não estou a falar de ninguem que dá aqui a sua opinião, estou a falar de pessoas com responsabilidades que dão a sua opinião para todo o país (jornalistas principalmente))

Podia alongar-me, mas acho que nem vale a pena... quando a clubite fala mais alto que a equipa que representa todo o país, é um caso à partida perdido e por mais que se diga ninguem vai mudar de opinião.

Abraço,

Carrancho

PS- O Sérvio perseguia o Quaresma não sei com que intenção, Scolari afasta o Quaresma e coloca a mão à frente do Sérvio (fdp) este dá um safanão no braço de Scolari que responde com tentativa de agressão com murro, murro esse que não atingiu o seu objectivo. É uma atitude de lamentar, mas não é razão para o pôr a andar. Estou certo que o grupo até sai mais unido!!!
Abraço,
Carrancho

por artista_ » 13/9/2007 18:17

MarcoAntonio Escreveu:Para mim, mede-se pelo conjunto de todos os resultados. Para ti mede-se pelo melhor resultado obtido.

A Fifa concorda comigo e usa todos os resultados para «medir as equipas»: o expoente máximo da selecção nacional segundo a FIFA foi precisamente no período que eu disse.

E que ninguém diga que o Ranking não conta para nada. O Ranking conta para várias coisas, nomeadamente para coisas concretas como a selecção e escalonamento dos grupos de apuramento que vai condicionar as possibilidades das equipas/selecções.

Não concordo, é por essa razão que de vez em quando aparecem umas equipas muito bem cotadas no ranking da Fifa mas na prática pouco futebol têm, um dos exemplos disto e o México na altura do Mundial da Alemanha...

Além disto preferia que Portugal fosse campeão do Mundo e perder todos os jogos particulares e ter bastante dificuldade em apurar-se para os Europeus e Mundiais... do que o contrário, ganhar todos os jogos de qualificação e particulares e não passar dos oitavos ou qurtos nas fases finais... e neste segundo caso estaria mais bem cotado no ranking!

Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

...

por MAV8 » 13/9/2007 18:09

:idea: O Humberto Coelho não foi pior em nada em relação ao Scolari. Apenas perdeu uma vez com os então campeões do mundo e que nesse campeonato foram campeões.:idea: Já o Scolari perdeu 2 vezes com a Campeã :oops: Grécia :oops: num campeonato disputado em casa. :cry: Agora voltou a cometer os mesmos erros em 2 jogos consecutivos a diferença é que desta vez o adversário era outro.

:) E mais ganha em simpatia :!:

Outra boa aposta é o Fábio Capelo :mrgreen: Numa situação normal não atiraria este nome, mas o SR., este si é um senhor, encontra-se desempregado e o ordenado oferecido não é assim TÃO BAIXO POIS O sCOLARI TRATAVA-SE BEM

Abraço

Registado: 10/11/2006 10:43

por The Mechanic » 13/9/2007 18:05

Marcoantonio
Para mim, mede-se pelo conjunto de todos os resultados. Para ti mede-se pelo melhor resultado obtido.

A Fifa concorda comigo

Bom , se a Fifa concorda contigo , eu já nem digo mais nada ..!

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Cardoso » 13/9/2007 18:05

Ao menos o homem pediu desculpas...

Devia ter feito isso ontem, mas mesmo hoje sempre é uma atenuante. No entanto, na minha opinião, cometeu um erro ao começar o discurso a dizer mal do árbitro... não deve ser bem isso que a UEFA quer ouvir...

Por muito que se possa gostar do homem, e mesmo com o pedido de desculpas, foi uma atitude que alguém a representar Portugal não pode ter.

E mais: deveria ter colocado o lugar à disposição mas, pelo que ouvi, não o fez. Será que se for despedido agora (depois de levar uns 6 meses de castigo da UEFA) ainda vai ter direito a indemnização?

Registado: 19/12/2002 14:11

por MarcoAntonio » 13/9/2007 17:57

The Mechanic Escreveu:As equipas medem-se pelos resultados que obtem e acima de tudo

Até consigo concordar que as equipas se medem pelos resultados. Onde discordamos é que resultados se usam para medir...

Para mim, mede-se pelo conjunto de todos os resultados. Para ti mede-se pelo melhor resultado obtido.

A Fifa concorda comigo e usa todos os resultados para «medir as equipas»: o expoente máximo da selecção nacional segundo a FIFA foi precisamente no período que eu disse.

E que ninguém diga que o Ranking não conta para nada. O Ranking conta para várias coisas, nomeadamente para coisas concretas como a selecção e escalonamento dos grupos de apuramento que vai condicionar as possibilidades das equipas/selecções.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por The Mechanic » 13/9/2007 17:47

Eu não disse que tinham sido os melhores resultados (os melhores resultados são os 66 e 2004).

Ok . Era só pra clarificar o teu pensamento .

Mas não vais classificar a Grécia de expoente máximo do futebol europeu em 2004 só porque foi campeã europeia ou vais?

Bom... a Grécia ganhou . Foi a melhor do Campeonato , logo foi o expoente máximo do futebol europeu em 2004 . Chama-lhe sorte, chama-lhe o que quiseres mas, contra factos , não há argumentos .

Ou váis dizer que o Sporting foi a melhor equipa do Campeonato que passou . Não ! O expoente máximo do nosso Campeonato e do futebol Português no ano passado foi o FCPorto .Porque ganhou o campeonato .

As equipas medem-se pelos resultados que obtem e acima de tudo ,pelos títulos que conquistam . Pois " dos fracos não reza a história "...

Isso de estatísticas é eu comer um frango enquanto tu olhas e no papel aparecer que deu meio frango a cada um ...

E não me venhas dizer que os outros jogavam muito bem , porque a jogar bem e não chegar a lado nenhum , já me basta o Sporting.

Um abraço ,

The Mechanic
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

por afonsinho » 13/9/2007 17:46

Eu não vejo é o porquê desses resultados serem directos do trabalho do Scolari.

O coração da equipa que participou no Euro 2004 e no Mundial 2006 era o mesmo da equipa do Porto/Mourinho que ganhou a taça Uefa e foi campeão Europeu.

Quando a equipa Campeã Europeia não era usada, não jogávamos nada e agora que ela já não existe, continuamos a jogar nadinha.

As pessoas fazem tudo para não associar esses resultados à equipa do Porto Campeão Europeu e meter os louros neste treinadorzito.

Registado: 3/9/2006 1:50

por zé povinho » 13/9/2007 17:33

o pedido de desculpas do Scolari é curto e atrasado.

aquilo que disse agora deveria ter sido dito ontem após o jogo.

e não esquecer que ele continua a mentir: não vi ninguém a tentar agredir um jogador português :evil:

Registado: 4/11/2002 23:38

por Oeiras » 13/9/2007 17:28

Scolari, andas a mentir rapaz, quando diz que levantou aquele braço esquerdo para proteger o rapaz dele. Continua a achar que os Portugueses ainda são os parvos do costume.

Registado: 4/11/2002 22:29

por MarcoAntonio » 13/9/2007 17:27

The Mechanic Escreveu:Expoente máximo do quê !?

De Futebol e Resultados (conjunto) ao longo de um período considerável de tempo. Este período inclui dois brilhantes apuramentos e uma brilhante fase final. E referi-me especificamente aos tempos modernos pelo que podes excluir 66.

E a opinião não é só minha: a melhor posição atingida pela selecção portuguesa no Ranking da FIFA (que inclui tudo, desde jogos amigáveis, passando por apuramentos e terminando nas fases finais com pesos a dobrar) ocorreu em 2001 quando fomos considerados a 4ª melhor selecção do mundo.

http://www.fifa.com/associations/associ ... index.html

Nota: Eu não disse que tinham sido os melhores resultados (os melhores resultados são os 66 e 2004). Mas não vais classificar a Grécia de expoente máximo do futebol europeu em 2004 só porque foi campeã europeia ou vais?
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 13/9/2007 17:28, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por JAOR » 13/9/2007 17:25

charles Escreveu:O jogador sérvio deu uma palmada ao Scolari na parte interna do ante-braço esquerdo logo a seguir ao pulso muito perto do cotovelo, palmada essa que provovou um hematoma que foi logo atacado com um saco de gelo a caminho dos balnearios, disto ninguem fala ó caneco :evil: :mrgreen:, á pois é, e depois eram mais de 10 sérvios a rodear o homem, disso ningum fala,

Tudo o que é apoiado por uns não é apoiado por outros é assim o mundo do futebol no nosso Portugalex, paradoxalmente quando não devia haver infelizmente há bairrismo na selecção, o que mais lamento é o que a selecção ontem foi assobiada em vez de apoiada.

Um aparte:desde quando é que se faz continência quando toca o hino nacional :roll:,( no caso 2 policias )? (estarei enganado :roll: )
cumpt

É claro que o têm que fazer e pena tenho eu de ver muita gente sem uma atitude digna quando ouvem e ou cantam o hino...que saudades tenho do tempo do Salazar !!!!

A ser verdade que têm ódio( e eu tenho ódio !! ) ao tipo por não convocar este ou aquele jogador desta ou daquela equipa, deve ser por convocar este ou aquele jogador desta ou daquela equipa que gostam dele....ou, por desde cedo esse gajo ter mostrado que estava aqui para mostrar que não gostava de nada relacionado com o F.C.P. .Esse tipo nunca se comportou como um seleccionador nacional mas sim, como um treinador do F.C.Scolari...

Quanto ao crime....NÃO É PRECISO APRESENTAR QUEIXA DESDE QUE SEJA EM FLAGRANTE DELITO.....

que lhe paguem o que devem, que o metam no avião e que vá enganar os da terra dele !!!

Esse gajo mete nojo !!

( não volto a escrever sobre esse tipo )

Abraço e

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por zé povinho » 13/9/2007 17:25

o Scolari está a dar uma conferência de imprensa na FPF, em directo na SIC notícias

Registado: 4/11/2002 23:38

por The Mechanic » 13/9/2007 17:18

Marcoantonio
Foi o expoente máximo da nossa selecção nos tempos modernos (1999-2001).

Expoente máximo do quê !?

É que se estás a falar de resultados, então o melhor acho que foi o 2º lugar na Final do Euro e o 3º lugar no Mundial de 1966 .

Um abraço ,

The Mechanic
- Aristoteles

por The Mechanic » 13/9/2007 17:11

Oeiras
Acho que o país vai ficar dividido por causa do scolari.

Claro que sim. Aliás, tudo o que é futebol, divide/une , apaixona/provoca ódios , etc . Se toda a gente estivesse de acordo, se não houvesse polémica , se não houvesse injustiça, se calhar não se chamava futebol . Era Xadrez ou uma coisa assim ...

E quando vier pra cá outro , seja ele o Mourinho, o Manuel José ou o Ferguson , há-de dividir tambem , porque as pessoas tem sempre opiniuões diferentes .

Só que enquanto no futebol se vái ganhando , os detractores vão estando calados . Quando se perde , é que são elas ...

E por mim falo . A ex. quando o Peseiro começou a treinar o Sporting , eu achava que o homem punha realmente a equipa a jogar um futebol muito bonito e a equipa chegou ao fim prestes a ganhar tudo e perdoava-lhe o facto de ele ser um "mole" que os jogadores mandavam "tomar nãosêiquê " e cujo poder disciplinador era Zero, no seio da equipa. Depois , não ganhou nada e começou a perder e eu deixei automáticamente de lhe perdoar fosse o que fosse ...
( o que não quer dizer que o ache totalmente incompetente e esqueça aquele futebol que unamimemente era considerado o mais bonito do futebol Português )

Um abraço ,

The Mechanic
- Aristoteles

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1 e 60 visitantes