Caldeirão da Bolsa

Mais motivos de precaução

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Proportions » 11/9/2007 22:54

Registado: 12/5/2007 14:58

por artista_ » 11/9/2007 22:35

vitor79 Escreveu:Depois do dia de hoje os gráficos devem ter ficado com melhor aspecto, alguem pode postar aí m do Sp.
Obrigado.

Não me parece que para já tenha mudado muita coisa, embora, como é óbvio, seja bem melhor do que ter caído mais um bocado... mas a tendência continua na mesma!

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por hugo0000 » 11/9/2007 22:25

http://finance.yahoo.com/charts#chart2:symbol=^gspc;range=1d;indicator=ema(50,200,325)+volume+macd;charttype=line;crosshair=on;logscale=on;source=undefined
Um cêntimo poupado é um cêntimo ganho.

Registado: 9/11/2005 13:17

por vitor79 » 11/9/2007 22:22

Depois do dia de hoje os gráficos devem ter ficado com melhor aspecto, alguem pode postar aí m do Sp.
Obrigado.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

Sugiro a leitura

por Be Cool » 10/9/2007 23:42

.
Sugiro a leitura, bem actual (10/09/2007), da Análise Mensal dos Mercados Financeiros (BPI), com a rigor e a qualidade a que nos habituou a equipa de Cristina Casalinho.

http://www.bpiinvestimentos.pt/Storage/ ... 13605282BE
.

Registado: 5/10/2005 18:05

por vitcosta2 » 10/9/2007 22:55

A verdade é que estamos a reagir em força, mesmo com os states a subir, nós descemos.
Penso tb que vamos reagir em alta (moderada. Já começas a existir acções a valores interessantes..

CUmp
Vítor Costa

Registado: 29/6/2005 16:56

por Broker_Invest » 10/9/2007 22:48

Aqui tem uma analise do BPI, no meu ver eles são os analistas mais crédiveis e logo de seguida o BES. Acho que no médio/longo prazo não há motivos para preocupar, isto a meu ver e do que tenho lido em alguns forum's :wink:

O BPI considera que apesar da tendência de médio a longo prazo não ter sido posta em causa, o recente movimento de correcção do PSI-20, que veio do máximo de 13730 pontos para o mínimo de 11937 pontos, foi muito forte chegando a quebrar níveis de suporte inesperados.

Será agora necessário levar algum tempo para que seja retomado o ‘bullish trend’, voltando a ser necessário conquistar importantes patamares. No caso dos referidos 11937 pontos poderem eventualmente ser postos em causa, o cenário que se apresenta será de importante debilidade.

“Na perspectiva actual, há que contar com os níveis de resistência e suporte formados a partir da actual acção de correcção e de consolidação”, sublinha.

Deste modo são considerados como pontos de resistência: 12781, 13038, 13122 e 13470 pontos; sendo que os pontos de suporte são: 12428, 12412 e 11937 pontos.

Em termos de análise dos mercados, o BPI considera que as condições económicas na Europa permanecem positivas e as perspectivas para os próximos tempos apresentam-se sólidas.

As reformas estruturais estão a produzir frutos, como se verifica na Alemanha, concretamente no mercado de trabalho que apresenta a taxa de desemprego mais baixa dos últimos anos. A inflação está controlada, embora os agregados do crédito continuem a crescer fortemente, e em termos de competitividade, a economia europeia ganhou posições mundialmente, melhorando a sua eficiência e alargando mercados.

“Assim, acreditamos que estamos perante uma correcção no mercado com tendência para subida”, considera o banco.

Tal como acontece nos Estados Unidos, o ambiente para expansão dos lucros é mais limitado, uma vez que o ritmo de crescimento económico tende a abrandar quando o ciclo de crescimento se aproxima da maturidade.

No entanto, os esforços de melhoria de eficiência ao nível das empresas europeias deverão prosseguir, implicando a continuação de processos de fusões e aquisições. Este movimento continuará a alimentar o sentimento positivo relativamente ao mercado europeu, assumindo-se como um espaço económico reformador e progressista.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por artista_ » 10/9/2007 22:41

Independentemente do que vier a acontecer no curto prazo a tendência é claramente de queda por isso é aconselhável não ter posições longas de curto prazo...

Eu tenho algumas dúvidas que a correcção já tenha atingido o seu fim, mas pode ser que me engane...

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por PJBM2 » 10/9/2007 22:21

Confesso que não me preocupa muito o facto de a economia mundial desacelerar. O facto é que irá continuar a crescer. Eu preferiria ver a economia crescer 3.5% todos os anos sustentadamente do que crescer forte durante algum tempo e depois evoluir para uma recessão para equilibrar.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por vitor79 » 10/9/2007 22:14

Eu também penso que está tudo a sobrerreagir (não me vem a cabeça o termo em português) a esta situação.
Mas o mercado é que tem sempre razão, neste momento vou esperar pelo que o FED vier dizer e fazer na quarta. Para mim o optimo seria ele nem mexer nos juros.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por Broker_Invest » 10/9/2007 22:02

Boas pessoal

Acho que a crise 1998 a única coisa que é parecida só se for o movimento da AT, mas em questão de fundamentos macro e micro-economicos das empresas são bem diferentes daquele tempo, actualmente temos a China no activo e no ano 1998, ela estava fechada ao mundo, a China se quiser absorve todo o passivo dos Subprime num abrir e piscar de olhos, estamos perante a futura potência mundial, não se esquecam!
Acho que os analistas estão a fazer fumo sem fogo, a gerar o pânico para poderem entrar nos títulos a preços de SALDOS.
Se eu estiver errado agredecia que corrigissem.
Boa noite e bons negocios.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por Espanador » 10/9/2007 21:54

PATA-HARI.. entao essa comparação! nada mal hein?

Registado: 28/12/2006 1:36

por artista_ » 10/9/2007 21:53

PareOlhando para os gráficos podemos concluir que actualmente já caimos cerca de metade do que corrigiu em 98, cerca de 20%...

Não me admirará muito que ainda tenhamos de corrigir isso agora, os mercados estão próximos de mais dos mínimos para se aguentarem acima deles..

Bons negócios

por scpnuno » 10/9/2007 21:14

E o S&P (tou a pensar nuns honorários de advogado...)
Anexos
s&p 1998.JPG
s&p 1998.JPG (0 Bytes) Visualizado 2328 vezes
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por scpnuno » 10/9/2007 21:11

Cá vai o NYSE 1998 (vê lá se te decides, pareces o Castel Branco)
Anexos
nyse 1998.JPG
nyse 1998.JPG (0 Bytes) Visualizado 2334 vezes
Podes não chegar á Lua

por Pata-Hari » 10/9/2007 21:06

era 98 que eu queria :oops: para compararmos com a crise actual...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por scpnuno » 10/9/2007 20:55

E o do NYSE

(se quizeres um em cima do outro, também se arranja...)
Anexos
NYSE 1987.JPG
NYSE 1987.JPG (0 Bytes) Visualizado 2402 vezes
Podes não chegar á Lua

por scpnuno » 10/9/2007 20:49

Aqui vai o do SP
(vê se serve ou se preferes em tons pastel...)
Anexos
s&p 1987.JPG
s&p 1987.JPG (0 Bytes) Visualizado 2422 vezes
Podes não chegar á Lua

Re: HUMM...

por Miguel Abreu » 10/9/2007 20:44

luka Escreveu:NÃO GOSTEI DO FECHO NOS MERCADOS US ...

O fecho foi melhor que maior parte da sessão :!:

Registado: 28/8/2007 10:32

por Pata-Hari » 10/9/2007 20:39

alguém consegue colocar aqui um gráfico do ano de 87 do SP ou NYSE?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por xallamec » 10/9/2007 20:38

Sinceramente, ainda que acreditando que poderá existir um abrandamento económico a nível mundial, não consigo compreender como é que jornalistas e alguns (não muitos) analistas podem comparar os mercados e as economias actuais com as existentes em 2000 ou 1987. Começando pelos fundamentais das empresas, passando pelos rácios de mercado, olhando para as politicas e orçamentos de estado e demais indicadores da contabilidade nacional, sem esquecer o mercado financeiro e monetário propriamente ditos que tem hoje fundos de dimensão inimaginavel há 10 anos atrás que não podem pura e simplesmente fechar as portas, vender tudo e dizer aos seus clientes para voltarem quando o urso for embora. Há ainda que juntar as eleições nos EUA. Só se for mesmo impossivel é que Bush deixará a economia entrar em recessão antes das eleições.

Agora que a bolsa não é nada racional e que é muito mais emoção do que razão...disso não tenho dúvida nenhuma. Que pode acontecer pode...mas eu não acredito. 8-) (e espero não me enganar)

O que me escapa é o modo como estamos a reagir a esta crise, que é fundamentalmente deles, como aliás alguns dos mais conceituados analistas de Wall Street afirmam.
O nosso PSI mostra como estamos vulneráveis ao medo instalado :
Anexos
psi.JPG
psi.JPG (0 Bytes) Visualizado 2491 vezes

Registado: 12/5/2007 9:52

HUMM...

por Luka! » 10/9/2007 20:05

Vodka7 Escreveu:Desta vez o mundo pode constipar-se com o espirro dos EUA
Desta vez, após os Estados Unidos espirrarem, é muito provável que o resto do mundo apanhe uma constipação.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios com Bloomberg

NÃO GOSTEI DO FECHO NOS MERCADOS US ...

:? [/b]
Anexos
Nasdaq.png
Fecho preocupante ;;;
Nasdaq.png (0 Bytes) Visualizado 2574 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por Vodka7 » 10/9/2007 19:57

Desta vez o mundo pode constipar-se com o espirro dos EUA
Desta vez, após os Estados Unidos espirrarem, é muito provável que o resto do mundo apanhe uma constipação.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios com Bloomberg

O crescimento económico mundial parece propenso a registar uma desaceleração considerável durante os próximos meses, à medida que o recuo adicional da actividade nos EUA infectar a Ásia e a Europa. Tal representará uma mudança em relação aos últimos 18 meses, período em que a economia mundial se mostrou imune à desaceleração norte-americana e avançou à taxa anual de mais de 5%.

A diferença agora é que a queda nos níveis de actividade dos EUA está a começar a alastrar a partir do mercado imobiliário residencial para os consumidores que compram produtos importados de empresas como a Toyota Motor Corp. E o aumento repentino dos juros que se seguiu ao colapso do mercado de empréstimos imobiliários de alto risco (subprime) está agora a ser sentido no exterior, elevando o custo do crédito em todo o mundo.

"Desta vez, será algo muito maior", disse Raghuram Rajan, ex-economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), que actualmente é professor da Universidade de Chicago. "Eu não acredito que o crescimento vá afundar, mas vai desacelerar."

Se a expansão dos EUA ficar abaixo da marca dos 2%, a partir da média de 2,3% registada no primeiro semestre deste ano, a economia mundial poderá sofrer uma desaceleração modesta, crescendo cerca de 4,75%, segundo previsões de analistas do Morgan Stanley & Co., da Global Insight e da Economist Intelligence Unit. O contágio gerado pela recessão dos EUA deve provocar mais prejuízos, reduzindo o crescimento da economia mundial para 3,5% ou menos.

Problema de Grandes Proporções

"Se for registado um problema de grandes proporções nos EUA, o restante do mundo sentirá o impacto", disse Otmar Issing, ex-economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE).

Confrontados com perspectivas globais turbulentas, os bancos centrais de Inglaterra, Europa, Canadá, Austrália e Coreia do Sul não elevaram suas taxas de juros na semana passada. Nos EUA, os operadores dos mercados futuros estão a apostar que o presidente da Fed, Ben S. Bernanke, reduzirá os juros durante sua próxima reunião, de 18 de Setembro.

A economia mundial corre mais risco quando um choque - como os acentuados reajustes no preço do petróleo registados na década de 1970 - atinge os EUA e outros países simultaneamente, segundo estudo divulgado em Abril passado pelo FMI. E isso parece estar a ocorrer agora, num momento em que os investidores e concessores de empréstimos de todo o mundo se mostram mais cautelosos ao reagir ao aumento do incumprimento por parte dos credores com históricos de crédito malparado.

No entanto, a economia mundial está mais forte actualmente do que durante a última crise que afectou os mercados de crédito há uma década e fez com que boa parte da Ásia entrasse em recessão.

Ainda assim, há o consenso de que o crescimento económico mundial sofrerá - consenso que é partilhado até mesmo por alguns profissionais proeminentes de Wall Street que defendem a teoria de que o resto do mundo é capaz de se "descolar" dos EUA, entre os quais Jim O'Neill, economista-chefe da Goldman Sachs Group Inc., e Stephen Jen, chefe do sector de pesquisa cambial do Morgan Stanley

Registado: 10/11/2005 21:53

por Ulisses Pereira » 10/9/2007 19:45

Felizmente que o Greenspan sempre disse o que pensava, mesmo em situações delicadas na FED.

O facto de trabalhar para uma empresa privada, felizmente, que não o obriga a andar com uma mordaça na boca. Eu adoro que ele fale. Gosto de o ouvir.

E, felizmente, que ele não esconde de ninguém para quem trabalha. Mau era que quem é um verdadeiro "market maker" não o pudesse fazer. Ele é mais um dos milhares de dados que devemos ter em consideração quando fazemos as nossas análises.

Se o Bernanke pode falar quando lhe apetece porque não pode o Greenspan? Porque um é o líder da FED e o outro está ligado a uma casa de investimentos privada? Estranho mundo esse...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por masterpro » 10/9/2007 19:34

The Mechanic Escreveu:masterpro
É tão facil fazer descer ou subir os mercados mundiais simplesmente utilizando umas más ou boas noticias e muitas opiniões de gente Importante e com influência, opiniões essas estratégicamente espalhadas no espaço e no tempo pela comunicação social e pelas empresas de investimento.

Ora aquí é que vocês confundem as coisas ...!

Não é assim tão fácil fazer descer ou subir os Mercados e não é qualquer um que o faz .

O Greenspan fez , faz e há-de continuar a fazer mexer as Bolsas , porque o que ele diz "não é encomendado" . O que ele diz são coisas baseadas na sua (extremamente rica) experiência que , aliado ao facto de ele ser uma pessoa séria que não andar prái a " mandar postas de pescada a ver se as acções dele sobem " , traz uma credibilidade tremenda ao seu discurso .

... e a gente sabe que neste mundo " credibilidade" é algo que não é assim tão abundante . É muita gente a "puxar a brasa à sua sardinha " .

A vantagem que ele tráz à empresa onde trabalha agora , não é o "mandar bocas " . É saber o que diz . Só que , antigamente, ele tinha de se preocupar com cada palavra que dizia ; agora , preocupa-se um bocadinho menos ...

Um abraço ,

The Mechanic

Quando disse que era fácil não disse que era para qualquer um , é apenas para quem pode, e até nem são tão poucos como possa parecer :)

Neste caso acho que o muita gente se está a queixar, e mesmo em várias criticas em algumas televisões aos comentários de Greenspan, é mesmo porque faz parecer que está a usar a sua credibilidade para outros fins uma vez que estando a ser pago por empresas privadas em vez da FED faz uma pequena grande diferença para proferir este tipo de comentários, tal como já foi dito antes " .....não apenas de ser mas também tem de parecer sério"

8-) 8-) 8-) 8-)

Registado: 13/3/2007 14:42

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 61 visitantes