Caldeirão da Bolsa

Completamente Amateur

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Enslaved » 30/8/2007 21:49

Outro tópico interessante para os novatos

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... 61&start=0

Não encontrei a 1ª parte quem quiser ajudar que o adicione 8-)

Registado: 28/2/2007 18:24

por spranto » 30/8/2007 20:16

Enslaved Escreveu:Para os recém chegados penso que este tópico será muito importante :wink:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... 58&start=0

Obrigado pelas boas vindas. :shock:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar."

Obrigado pelo link!

Registado: 28/8/2007 20:28

por Enslaved » 30/8/2007 18:29

Para os recém chegados penso que este tópico será muito importante :wink:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... 58&start=0

Registado: 28/2/2007 18:24

por Pata-Hari » 30/8/2007 18:19

O spranto pediu-me por MP opinião acerca do fundo. O tipo tramou-me! tive que opinar sobre um fundo que não conheço e olhando para ele exactamente 2 minutos.

Entretanto já pensei melhor no que escrevi e já quero alterar!

O fundo admite até 50% de acções. 20% dessas (ou seja, 10%) parecem ser ásia (acho que foi isso que lá vi, espero que não seja mesmo 20% do fundo inteiro!). No entanto, a 1 ano, apenas tem 11% de rentabilidade, o que me parece fraco dado que tem 20% em ásia que cresceu uma exorbitancia (a exposição a japão é pequena e não está incluida nestas contas). Para mim, o risco é que os mercados asiáticos façam uma belissima correcção e que com aquela exposição, que o fundo leve muitissimo no totiço.

As comissões que aparecem no site são uma exorbitancia, por favor garantam que não as pagam (ou seja, que usam um banco que as isente)

Comisiones
Suscripción (máx) 5.00 %
Reembolso (máx) 3.00 %
Cambio de fondo 2.00 %

Depois, meti mais umas notas na MP:

Ah, nota também que terás que pagar 20% de imposto à saída sobre as mais valias. Sugiro-te um exercicio antes de investires:simula uma carteira feita há um ano com metade depósito a prazo e metade um fundo de acções (Sei lá, bpi europa valor (fundo nacional e cuja cotação e rentabilidade já é liquida de impostos) + qq coisa da ásia semelhante ao que eles lá meteram + d.p). Deduz impostos para as coisas serem comparaveis em termos liquidos e compara com a performance desse fundo. Ficas logo com uma ideia melhor acerca da qualidade da performance.

Que alguém me corrija se vir algo que eu não vi ou se não concordar comigo.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Ulisses Pereira » 30/8/2007 10:54

Olá Pedro.

As acções das empresas têm reflexo nas acções, mas as acções influenciam de algum modo as empresas?

Se falarmos de mercados desenvolvidos a resposta é um "sim" inequívoco.´Por exemplo, são inúmeros os casos de que o mau desempenho no mercado accionista de uma empresa faz soar o sinal de alarme no seio da empresa de que a empresa não está a conseguir criar valor no mercado accionista e há alterações de estratégia. E o exemplo mais prático disso mesmo são as alterações dos Conselhos de Administração com base no mau desempenho bolsista.

Gostava de saber também como é que os fundos e os grandes investidores com grandes parcelas de capital liquidam ou reduzem as suas posições, se podem descarregar tudo "á grande" no mercado, ou se existem restrições/regras?

Não há restrições. Contudo, em mercados menos líquidos (como o nosso) se um fundo não tiver cuidado na forma como sai da sua posição, acaba por afundar essa acção, acabando por vender as suas últimas parcelas a preços muito mais baixos.

E tava curioso acerca doutro pormenor..o valor dos indices é composto pelo que? o psi 20 por exemplo tem um valor 'maior' que o nasdaq ou o dax por exemplo.

São medidos em pontos e não em euros, dólares ou qualquer moeda. Não são comparáveis entre si em termos de valor absolutos, já que o valor de um índice nada significa em termos de valor absoluto.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por PedroPadinha » 30/8/2007 8:14

Bem..ja agora aproveito o topico e meto algumas questões "parvas".

As acções das empresas têm reflexo nas acções, mas as acções influenciam de algum modo as empresas?

Gostava de saber também como é que os fundos e os grandes investidores com grandes parcelas de capital liquidam ou reduzem as suas posições, se podem descarregar tudo "á grande" no mercado, ou se existem restrições/regras?

E tava curioso acerca doutro pormenor..o valor dos indices é composto pelo que? o psi 20 por exemplo tem um valor 'maior' que o nasdaq ou o dax por exemplo.

cumprimentos
Editado pela última vez por PedroPadinha em 30/8/2007 11:08, num total de 1 vez.

Registado: 23/3/2007 11:50

por Pata-Hari » 30/8/2007 6:49

(hehe, eu sabia que o som do nome tinha a ver com alguma coisa!). Assim já é mais fácil ir espreitar e opinar, para quem quiser :)
Administrador Fórum

por spranto » 30/8/2007 0:57

Pata-Hari Escreveu:hehe, já agora, pelo menos poderias traduzir o titulo por algo de compreensivel. Enfim, e dar um cheirinho acerca do porquê da tua escolha (que gostaste do nome não serve!).

Tens razão,

Primeiro antes de optar por este fundo (calma, até à crise do último mês a minha carteira estava mais diversificada :)) gostei do som do "Absolute Return". Fui pesquisar no banco pela Morningstar e vi o que podem ver no link abaixo:

http://www.morningstar.es/funds/overview.asp?cid=NBJUN00139&lang=es&lastpage=Quickrank&LastPageURL=%2fquickrank%2fdefault.aspx%3fsearch%3dPF%2528LUX%2529-Absolute%2bReturn%2bGlobal

Nota: Não consegui encontrar em mais lado nenhum senão aqui o resumo do fundo. Não está muito preciso mas é o que se arranja.

Só tem 50% de acções, o resto em tesouraria e obrigações, distribuidas globalmente e tem o "quadradinho" no canto sup drt, crescimento e grande capitalização. E claro há que ver as redibilidades.

Julgo serem razões suficientes para que me dê algum rendimento extra face a um depósito a prazo sem grandes aventuras.

por Frekles » 29/8/2007 21:40

Fiquei confuso.

Afinal o "Go bulling Pro" é que tipo de aplicação:
Uma "demo jogável" de uma ferramenta de análise?
Uma plataforma de analise duma conta real?
Ou outra?

E o "Go bulling Web" é uma conta ou é o pacote "light"?
É que em ambos, quando clicamos em adesão, aparece entre os passos a dar o download do "Go bulling Pro".

Já agora referiram comissões nos posts acima - de 2.50 e 5.00 (supostamente para o Web e Pro respectivamente) - referem-se a quê?

É que na CMVM as comissões que aparecem em são bem mais altas! - AQUI
If morality comes down to nothing more than the exercise of free will, with no principles available for moral judgment of the quality of these choices; then LAW will have to be used to fill the resulting moral vacuum. - DR Daniel Callahan

Registado: 27/8/2007 23:33

por Pata-Hari » 29/8/2007 21:28

hehe, já agora, pelo menos poderias traduzir o titulo por algo de compreensivel. Enfim, e dar um cheirinho acerca do porquê da tua escolha (que gostaste do nome não serve!).
Administrador Fórum

por spranto » 29/8/2007 19:59

Oeiras Escreveu:portanto até acredito que recém chegados possam brevemente descobrir, sem fazerem a menor ideia, mais um daqueles fundos que todos procuramos.

Como recém chegado mando o meu tiro no escuro:

PF(LUX)-Absolute Return Global Div R Acc

por Pollito » 29/8/2007 19:33

Apenas para complementar.A Ljcarregosa acho que tem um simulador virtual de 100K para treinar, É uma boa idéia para agarrarem clientes. Não sei como é mas se não queres mesmo investir para já...
A idéia que te deram dos 1000euros é boa para quando isto estiver mais calmo.Claro, se para ti 1000 forem perfeitamente dispensáveis. E regra de ouro: nunca pagar ás miúdas as despesas, mas essa já deves saber.Elas que paguem.
1 abraço
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

Re: ...

por Blake » 29/8/2007 17:16

MAV8 Escreveu::| :| :| :| :| :| :| :| :| :| :| :| :|

Para os novatos aqui do caldeirão e dos mercados financeiros:

Comecem por ler o "Ganhar em Bolsa" de Fernando Braga de Matos, disponivel numa livraria perto de si.

Passem a consultar e ler em http://www.investidorglobal.com - o glossário e a biblioteca de AT (muitos artigos).

Depois voltem-se aqui para o caldeirão de bolsa e leiam todos os artigos didácticos e vão lendo diariamente os posts, especialmente dos indices e titulos postados diariamente de forma a seguir o fio à meada.

A partir daqui, peguem em parte do dinheiro que querem investir e transacionem - a experiencia é a melhor forma de aprendizagem.

Bons investimentos

Muito bom esse site !!! Obrigadão xôr MAV8 !

Registado: 26/8/2007 23:40

...

por MAV8 » 29/8/2007 15:55

:| :| :| :| :| :| :| :| :| :| :| :| :|

Para os novatos aqui do caldeirão e dos mercados financeiros:

Comecem por ler o "Ganhar em Bolsa" de Fernando Braga de Matos, disponivel numa livraria perto de si.

Passem a consultar e ler em http://www.investidorglobal.com - o glossário e a biblioteca de AT (muitos artigos).

Depois voltem-se aqui para o caldeirão de bolsa e leiam todos os artigos didácticos e vão lendo diariamente os posts, especialmente dos indices e titulos postados diariamente de forma a seguir o fio à meada.

A partir daqui, peguem em parte do dinheiro que querem investir e transacionem - a experiencia é a melhor forma de aprendizagem.

Bons investimentos

Registado: 10/11/2006 10:43

...

por MAV8 » 29/8/2007 15:05

8-) Como cliente da LJcarregosa não tenho nada a dizer dos serviços prestados. 8-)

Muito profissionais a todos os níveis.

por Mad Dog » 29/8/2007 14:55

"Quanto a mim, a LJCarregosa é a mais barata de longe para pequenos investidores."

Estou agora a iniciar-me nisto da bolsa e vou em princípio aderir ao GoBulling Web porque de facto em comissões poupo por transacção um mínimo de 4€ (desde que só se realize um negócio).
Em algumas transacções teria poupado quase 15€, o que é um valor demasiado elevado para não mudar.
Aproveitando este tópico, há algo de negativo sobre a LJCarregosa que deva ter em consideração antes de dar o passo definitivo?

Registado: 21/8/2007 17:47

...

por MAV8 » 29/8/2007 14:18

8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

Calma, os 2,50 por negocio, é o somatório do numero de trasanções necessárias para executar a tua ordem.

Para os valores de que falas normalmente a cada ordem corresponderá um negocio mas não será estranho se por vezes houver dois negócios.

Por experiencia própria 90% das vezes as minhas ordens são executadas com apenas um negocio e estou a falar de transações na ordem dos 1500 a 2000 euros.

A questão é que se houver 2 vendedores com oferta de 100 + 100 acções de um titulo e tu comprares 200 vão ser precisos 2 negócios. Mas geralmente as tuas ordens são mais pequenas que as restantes o que te favorece. O que por vezes acontece é que as ordens maiores podem ter sido parcialmente executadas e tu apanhas os restos.

Quanto a mim, a LJCarregosa é a mais barata de longe para pequenos investidores.

Bons negocios

:) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :)

por PedroPadinha » 29/8/2007 14:10

[quote="Blake"]
vamos ser adversários então durante uns anos com a diferença que tu já estás lá dentro e eu ainda vou ter que comer muito milho !!! :lol: Obrigado !

[\quote]

A parte "engraçada" na bolsa é que não há adversários na optica que..podemos todos ganhar ou todos perder. Eu ganhar nao implica que alguem perca :wink:

Depois do milho temos que comer sopinha também :lol:

por PedroPadinha » 29/8/2007 14:06

LCF.invest Escreveu:Ulisses obrigado pelo esclarecimento, aguardo então por novidades da nova edição.

Aqui fic aum nova questão, para ser respondida pelo maior numero de utilizadores.

Tendo eu 1000 euros para comprar algumas acções como estreia no mercado (ainda que uma estreia cara), qual o serviço de corretagem mais barato que consigo encontrar na internet?

Vejo por exemplo que a gobulling(LJ Carregosa), apresenta para a Euronext Lisboa

Comissões - 0,00 %

Corretagem - 0,00 %

Despesas
Liquidação - 0,00 €

Por Negócio - 2,50 €

A que correspondem os 2,50 €. Cada vez que realizo uma venda ou uma compra pago uma taza fixa de 2,50 €?

Exactamente. Mas isso é no GoBulling Web, no Gobulling PRO são 5 euros.

por Paionense » 29/8/2007 14:05

LCF.invest Escreveu:Ulisses obrigado pelo esclarecimento, aguardo então por novidades da nova edição.

Aqui fic aum nova questão, para ser respondida pelo maior numero de utilizadores.

Tendo eu 1000 euros para comprar algumas acções como estreia no mercado (ainda que uma estreia cara), qual o serviço de corretagem mais barato que consigo encontrar na internet?

Vejo por exemplo que a gobulling(LJ Carregosa), apresenta para a Euronext Lisboa

Comissões - 0,00 %

Corretagem - 0,00 %

Despesas
Liquidação - 0,00 €

Por Negócio - 2,50 €

A que correspondem os 2,50 €. Cada vez que realizo uma venda ou uma compra pago uma taza fixa de 2,50 €?

Há mais coisas a considerar, do que apenas a compra ou venda de titulos. Aconselho-te a consultares o site da CMVM e usares o simulador que te dá uma importancia aproximada consoante a tua liquidez e tipo de investimento.

Abraço e bons negocios

Registado: 28/6/2007 16:26

por LcF.invest » 29/8/2007 13:58

Ulisses obrigado pelo esclarecimento, aguardo então por novidades da nova edição.

Comissões - 0,00 %

Corretagem - 0,00 %

Despesas
Liquidação - 0,00 €

Por Negócio - 2,50 €

Registado: 24/8/2007 11:28

por Ulisses Pereira » 29/8/2007 13:42

LCF Invest, apenas uma correcção... o jogo de Bolsa foi uma criação do Caldeirão há alguns anos em colaboração com a LJ Carregosa, ao qual o Negócios se juntou há 2 anos.

É provável que haja uma nova edição em 2008 mas ainda é cedo para podermos dar uma resposta conclusiva.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por LcF.invest » 29/8/2007 13:38

Aproveito este tópico para me apresentar também.
Incluo-me no grupo dos curiosos que agora começam a interessar-se por este mundo complexo.

Tenho 26 anos e comecei recentemente a pesquisar e a tentar aprender sobre este mercado tão especial.

Comprei o Livro "Ganhar em Bolsa"(Fernando Braga de Matos).
Tenho vindo ao Caldeirão, ler ler e ler, mas gostava de experimentar "mexer" no mercado virtualmente, alguém sabe de algum site português ou estrangeiro que onde funcione um jogo ou mercado virtual? (dado que o gobulling PRO, tem apenas a duração de 2 meses).

Ultima pergunta: Alguém sabe se vai haver edição de 2008 para o jogo da bolsa (organizado pela LJ Carregosa e Portal da bolsa)?Onde posso saber mais informação sobre isso?É que o portal da bolsa não responde a mails, nem a pedidos de registo...

Cumprimentos a todos,
LcF

Registado: 24/8/2007 11:28

por Miguel Abreu » 29/8/2007 12:54

retlav Escreveu:Também vou dar 2 conselhos....
Pegas nos 1000 € que o MAV refere e coloca no NetPrazo do banco popular.... com os juros, daqui a 1 mês levas a garina a jantar à tasca da esquina e ainda tens de pagar o teu...... :lol: :lol: :lol:

Com 4,04 Euros nem o prato principal consegues pagar :lol:

Registado: 28/8/2007 10:32

por Blake » 29/8/2007 12:51

Óptimas sugestões essas. Virtualmente é tudo mais fácil e pode ser que aprenda algo.

Obrigado retlav !

PedroPadinha , pois , tou a ver que tenho que comprar mesmo esse livro , vamos ser adversários então durante uns anos com a diferença que tu já estás lá dentro e eu ainda vou ter que comer muito milho !!! :lol: Obrigado !

Abraço.

Registado: 26/8/2007 23:40

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m, paulopereira.pp36.pp e 122 visitantes