Jardim Gonçalves fundador e vergonha do BCP
Lutav Escreveu:há aí algum cinismo na forma como o banco se protege (a culpa nao é do banco, é de algumas pessoas que lá trabalham!!! - nem vou explicar, que se trabalham lá, é responsabilidade do banco, mas pronto)....
Mais do que ser responsável por quem lá trabalha, como é obvio e para quem está minimamente dentro do assunto, os funcionários dos bancos fazem e oferecem aos clientes aquilo para que recebem instruções.
O grande problema aqui - e notou-se particularmente nessa altura por volta de 2000 - é que o cliente comum julga que o funcionário bancário percebe dos mercados. Não percebe. A maior parte dos funcionários não tem qualquer noção especial de como funcionam os mercados. O seu trabalho é atrás do balcão a prestar serviços e a vender produtos que lhes apresentam para vender, não têm qualquer noção do que é ser-se investidor. Quanto aos produtos que oferecem aos clientes são aqueles que os superiores lhes sugerem.
Eu refiro-me aos funcionários dos balcões convencionais. Alguns bancos (por exemplo o BPI) têm gestão de carteiras mas é um serviço especial e não é para qualquer cliente.
Os serviços dos balcões são do tipo «ora, agora vais telefonar para os teus clientes a sugerir isto e aquilo e aqueloutro».
No caso do BCP, em 2000, telefonavam aos clientes e chamavam-nos para comprar acções do próprio BCP e a crédito. É como eu ter um banco (ou outra coisa qualquer) e dizer: epá, compras parte do meu banco/empresa. Nem precisas de meter dinheiro, eu empresto-te dinheiro para tu comprares a minha empresa...
Como é óbvio e recebi vários relatos, até de pessoas que me eram próximas, o que os funcionários faziam era dizer às pessoas (que pouca ou nenhuma noção tinham do que é a Bolsa e confiavam ingenuamente no funcionário bancário que supostamente percebia do assunto) que aquilo era um negócio garantido.
E as pessoas acreditavam... e pediam dinheiro emprestado ao banco para comprar aquilo que o banco lhes estava a oferecer: acções do próprio banco.
Este relato é mais para que aqueles que não acompanhavam os mercados na altura saibam de que é que se está a falar.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Caro Bolsa,
eu também não conheço mais ninguém sem ser eu.... e conheço muita gente que teve BPA... chama-se a isto :
Bolsa
neste caso Sorte na Bolsa, mas não se preocupe que eu até costumo perder dinheiro.
Naquele caso lembro-me que fiz quase 10% numa semana, numa queda muito aparatosa.
Usava o Banco 7, que já acabou e deu origem ao AB7 que quase 10 anos depois........... funciona pior !
já agora, e na altura toda a gente me dizia, vende BPA e compra apenas BCP...
um ab
eu também não conheço mais ninguém sem ser eu.... e conheço muita gente que teve BPA... chama-se a isto :
Bolsa
neste caso Sorte na Bolsa, mas não se preocupe que eu até costumo perder dinheiro.
Naquele caso lembro-me que fiz quase 10% numa semana, numa queda muito aparatosa.
Usava o Banco 7, que já acabou e deu origem ao AB7 que quase 10 anos depois........... funciona pior !
já agora, e na altura toda a gente me dizia, vende BPA e compra apenas BCP...
um ab
- Registado: 19/4/2005 11:11
pvg80713 Escreveu:caro lutav :
"Milhares de pessoas perderam imenso dinheiro, numa jogada nacional em que valia tudo, inclusive, ignorar ordens expressas de venda!! "
se isto for verdade, obviamente, penso que há lugar a procedimento penal e internamente disciplinar.
sou incondicional de JJG, mas gostaria de lembrar uma intervenção de um director geral do BCP : Pedro Turras, subordinada ao tema : " Gente parva há em toda a parte" e já agora.... o próprio JJG disse uma vez : Há anjinhos no BCP !
acredito que alguns pobrezinhos se possam ter exarcebado e ultrapassado o limite do razoável para um empregado de um banco......e aí sim o próprio banco tem que ser penalizado....
pvg, com o devido respeito, nao me faças rir...
há aí algum cinismo na forma como o banco se protege (a culpa nao é do banco, é de algumas pessoas que lá trabalham!!! - nem vou explicar, que se trabalham lá, é responsabilidade do banco, mas pronto)....
e quero acreditar, que tu nao acreditas nesse cinismo... prefiro que digas, que achas mto bem, porque negocio é negocio, do que me cantes, a cantiga dos "pobrezinhos"...
pobrezinhos que exageraram? por favor...
pvg80713 Escreveu:caro Bolsa,
eu acabei por ganhar bastante dinheiro com BPA, chama-se a isto :
Bolsa !
cumprimentos
caro lutav,
eu faria qualquer coisa por JJG.
um abraço
Parabéns por esse lucro, não entendo é como foi isso possível........, sei que houve passado bastante tempo depois uma espécie de aumento de capital com acções mais baratas que fizeram baixar o preço médio, de qualquer maneira eu já tinha vendido as minhas e mesmo assim não conheço ninguém que tivesse lucrado, por isso parabéns mais uma vez.
Cump.s
- Registado: 7/2/2005 18:06
A CMVM advertiu o BCP pelas práticas desenvolvidas nessa altura (e se a memória não me falha houve outra entidade advertida por razões semelhantes).
De qq das formas, eu gostaria de chamar a atenção para a forma como se fala das pessoas. Apelo a que se expressem e exponham opiniões mas dentro dos limites da cordialidade que praticamos neste Forum.
De qq das formas, eu gostaria de chamar a atenção para a forma como se fala das pessoas. Apelo a que se expressem e exponham opiniões mas dentro dos limites da cordialidade que praticamos neste Forum.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
caro lutav :
"Milhares de pessoas perderam imenso dinheiro, numa jogada nacional em que valia tudo, inclusive, ignorar ordens expressas de venda!! "
se isto for verdade, obviamente, penso que há lugar a procedimento penal e internamente disciplinar.
sou incondicional de JJG, mas gostaria de lembrar uma intervenção de um director geral do BCP : Pedro Turras, subordinada ao tema : " Gente parva há em toda a parte" e já agora.... o próprio JJG disse uma vez : Há anjinhos no BCP !
acredito que alguns pobrezinhos se possam ter exarcebado e ultrapassado o limite do razoável para um empregado de um banco......e aí sim o próprio banco tem que ser penalizado....
www.lesadosbcp.com Escreveu:Acho que alguém não reparou no início do meu tópico: A CMVM concluiu que o BCP tem que indemnizar os pequenos accionistas!!!!!!! Algo de errado devem ter feito. Há uma coisa que se chama conflito de interesses, consagrado na legislação da CMVM. O código da publicidade diz que em caso de conflito entre o que é publicitado e o que é contratado prevalece o que é publicitado, estes senhores prometiam aumentar o valor do património dos clientes. Diziam ainda que se tratava de um produto de baixo risco (comparável a um depósito a prazo), com ganhos seguros, e ainda: "sabemos o que estamos a vender, são as nossas acções". Há já casos ganhos em tribunal com esta fundamentação. Depois de os clientes terem ido na conversa, e não foram só os clientes, funcionários do banco compraram também e venderam aos familiares e aos melhores amigos, pois também eles estavam realmente convencidos de que era uma operação de baixo risco... Os funcionários forçavam a não venda...
Se realmente prometiam isso aos clientes está errado.
Deveriam alertar sempre os clientes que eram acções com potencial.... E se foi dito desta forma, não tem mal nenhum.....
ACÇÕES
- Registado: 9/11/2006 12:54
pvg80713 Escreveu:caro Bolsa,
eu acabei por ganhar bastante dinheiro com BPA, chama-se a isto :
Bolsa !
cumprimentos
caro lutav,
eu faria qualquer coisa por JJG.
um abraço
eu ja percebi PVG
nao invalida o que eu disse; tu fazias qq coisa pelo "homem", o gajo do conhaque; mas o gajo do "trabalho", é outro...
sem juizos de valor, mas mtos aqui foram literalmente enganados, e por mto facil que seja (e até "normal") dizer-se "isto é bolsa", ou, "só compra quem quer", etc etc, o que é facto, é que milhares de pessoas foram ludibriadas e intencionalmente enganadas!
Milhares de pessoas perderam imenso dinheiro, numa jogada nacional em que valia tudo, inclusive, ignorar ordens expressas de venda!!
Mas pronto, tambem ja reparei, que nesta situacao, há mto neste forum (nao é para ti PVG que ja percebi a tua motivacao), a postura da "elite" que pensa que o "povo" nao tinha traquejo para isso, qdo a questão, deve ser colocada noutros moldes...
beijos e abraços
wwww.lesadosbcp.com -> obrigado pela forma (pouco!) subtil como deste a dar o site...
Acho que alguém não reparou no início do meu tópico: A CMVM concluiu que o BCP tem que indemnizar os pequenos accionistas!!!!!!! Algo de errado devem ter feito. Há uma coisa que se chama conflito de interesses, consagrado na legislação da CMVM. O código da publicidade diz que em caso de conflito entre o que é publicitado e o que é contratado prevalece o que é publicitado, estes senhores prometiam aumentar o valor do património dos clientes. Diziam ainda que se tratava de um produto de baixo risco (comparável a um depósito a prazo), com ganhos seguros, e ainda: "sabemos o que estamos a vender, são as nossas acções". Há já casos ganhos em tribunal com esta fundamentação. Depois de os clientes terem ido na conversa, e não foram só os clientes, funcionários do banco compraram também e venderam aos familiares e aos melhores amigos, pois também eles estavam realmente convencidos de que era uma operação de baixo risco... Os funcionários forçavam a não venda...
- Registado: 30/8/2007 8:51
iurp Escreveu:Foi aí que me iniciei na bolsa. E estão a ver o baptismo.Eles tiravam de debaixo da mesa quadros quase emoldurados com PTs deste e daquele. Comprei a 5,70 e fui quase dos últimos. E não e que o gerente era meu "amigo"!!!. Eles ainda me hão-de pagar um dia.
Esse senhor, JG, por mais missas que vá tem o inferno reservado.
Abraço
Bem vindo ao clube, e como não há uma sem duas pouco tempo depois também me impingiram uma porrada delas do BPA (ainda hoje não sei como caí nessa) e perdi no BCP e BPA todos os lucros que tinha tido com a 1ª fase da Brisa e não chegaram.
Cump.s e B.N (se conseguirem)
- Registado: 7/2/2005 18:06
retlav Escreveu:Compreendo perfeitamente os "lesados"...
Mas alguém é obrigado a comprar o que quer que seja??
A minha gerente de conta anda sempre a tentar vender-me coisas: cartões de crédito, PPRs, seguros, etc, etc....
Eu só compro se quiser!! Ou depois os juros do cartão de crédito é ela que os paga??
Ela tem a obrigação de me explicar o produto e eu de entendê-la....
Ou seja, se o banco disse que eram acções acho que está tudo dito !!!
eu vi gerentes a convencer pessoas a nao pessoas vender:
- Vai precisar do dinheriO?
- Nao! Mas ta a cair tanto....
- Se nao vai precisar, nao venda...
Qto à figura impar do JGG (isto NAO é pessoal PV), eu tenho pessoas que tiravam a camisa por mim, e outros, que tiravam uma pistola (e nao era para me dar...);
ou seja, eu tambem sou 1 gajo mto porreiro entre amigos, mas... Conhaque, é outra coisa...
...
Não fale contra si... se sabia os riscos da operação porque a fez? Ficou de pernas "atadas"?
Já agora e porque não estou bem dentro do assunto, que condições estão neste negócio? O BCP não deixava as pessoas venderem quando quisessem? Havia um prazo para manter as acções em carteira?
Abraços.
EnglishMan
Se não se importarem podiam explicar a situação, ou n?
Afinal, havia um prazo definido para as pessoas terem as acções sem se poder "desfazer" delas, ou n?
Abraços.
EMan
iurp Escreveu:Foi aí que me iniciei na bolsa. E estão a ver o baptismo.Eles tiravam de debaixo da mesa quadros quase emoldurados com PTs deste e daquele. Comprei a 5,70 e fui quase dos últimos. E não e que o gerente era meu "amigo"!!!. Eles ainda me hão-de pagar um dia.
Abraço
caro iurp,
eu sou Ateu. Mas conheço pessoalmente JJG e acredito que é uma pessoa fantástica !
Eu comprei milhares de BCP nessa altura a 5 e qualquer coisa........ defini o meu stop loss, na altura mental porque não havia outra coisa a 4,9 ! e assim fiz !!!!!!!!!
voltei a entrar a 1,25 !!!!!!
cumprimentos
Compreendo perfeitamente os "lesados"...
A minha gerente de conta anda sempre a tentar vender-me coisas: cartões de crédito, PPRs, seguros, etc, etc....
Eu só compro se quiser!! Ou depois os juros do cartão de crédito é ela que os paga??
- Registado: 9/11/2006 12:54
Foi aí que me iniciei na bolsa. E estão a ver o baptismo.Eles tiravam de debaixo da mesa quadros quase emoldurados com PTs deste e daquele. Comprei a 5,70 e fui quase dos últimos. E não e que o gerente era meu "amigo"!!!. Eles ainda me hão-de pagar um dia.
Abraço
Abraço
- Registado: 23/1/2006 23:54
Jardim Gonçalves fundador e vergonha do BCP
Depois de a CMVM vir dizer que, concluída a análise sobre as queixas referentes à operação de venda de acções próprias do BCP em 2000 e 2001, o BCP terá que indemnizar os pequenos accionistas; Depois de o Sr. Dr. Paulo Teixeira Pinto ter mais uma vez assumido na AG uma solução breve e justa para os pequenos accionistas que se consideram lesados pela referida campanha, o Sr. Eng. Jardim Gonçalves disse, ainda na AG, que estava disponível para explicar aos pequenos accionistas (apanhados na manobra de 2000 e 2001), o risco de investir em acções (!!!). Ouvi-o com muita atenção pois o meu pai sempre me disse que os velhinhos são pessoas muito sábias. Devo dizer-lhe no entanto, Sr. Eng., que sou licenciado em Gestão e conheço muito bem o risco de investir em acções. Mas, o que se passou em 2000 e 2001 nada tem a ver com risco... Ou não se lembra do que fez? É verdade que com a idade a memória já não é o que era... Respondo-lhe, Sr. Eng. que eu também estou disponível para lhe explicar o que é honestidade.
Editado pela última vez por www.lesadosbcp.com em 30/8/2007 16:36, num total de 2 vezes.
- Registado: 30/8/2007 8:51
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1 e 73 visitantes