"Senhor dos Passos" chega à AG do BCP com uma cruz
Bcp
E o tempo disse. Levei uns espinhos pela manhã, mas a tarde compensou. Por via das dúvidas entreguei 2/3 da pipa. Uma Call do CZ ainda deu para fazer uma gracinha. Interessante que para comprar um warrant cotado a 0,10, tive de pagar 0,14. Isso e o dia do mês levaram-me a desconfiar... os Institucionais comprariam o banco, mais hora menos hora. E assim foi:entreguei-a a 0.25 e poderia ter sido melhor. Enfim... as férias estão no fim e daqui para a frente é mesmo só para o desporto. Bons negócios.
Re: Re
Sorry, mas já disse tudo.
Não me vou meter num post com aquele desagradável título.
Um abraço,
JAS
, os poucos e bons que há não sei porquê mas são sempre atacados, que seria deste pais sem esses poucos o bons p.s. cometeram erros e não são santos concerteza mas deixam obra e esta fala por si
cumpt
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
oh excelentissmo JAS,
isso tudo só para mim?
Mudaste de marca de café, já vi!
Nada a apontar ao que dizes; eu acho que nesta "velha" discussao, há uma questao mto simples: tu (e o gajo_cada_vez_mais_e_futuramente_feliz!) avaliam isto de uma perspectiva ideológica! Eu, como sei o que vi, vejo a prática.
E na prática, a postura do banco (e seus funcionarios), foi regulada por má fé, e manipulacao e abuso da confiança dos clientes! Claro que tu dirás algo do género (talvez mais subtil) "Ah e tal, bolsa, é para quem sabem, maiores de 18 anos, comprar e vender, ganhar e perder, só se mete quem quer, etc", e qto a isso, nada contra!
Mas essa perspectiva global (e forma de estar que nao critico), nao altera nada do que digo!
Tu dizes-me, na altura as ordens eram escritas! Eu sei, fui ao banco várias vezes buscar os papeis e levar! Mas tambem sei, o que custava trazer os papeis! E tambem sei, qdo às vezes nao eram precisos papeis para comprar (eram preenchidos depois), mas para vender, a conversa já era outra!
Qto ao "conversa com gerente", a conversa, pode ter mtas intensidades! Mtas formas, e mtos conteudos! O que para ti é 1 conversa normal (e tu estás a teorizar
), eu vi manipulacao ostensiva!
eu vi 1 velhote numa dependecia da Nova Rede (ainda havia na altura) que foi ao banco pedir e preencher papeis para vender BCP, e NAO conseguiu!!!
Agora, podes dizer, "o velhote nao se devia ter metido nisto; o velhote efectivamente, NAO vendeu porque nao quis"! Eu digo, abusaram do velhote, da sua confiança, e ludribiaram! (e nao te vou chamar demagogico, porque sei que é mesmo divergencia ideológica
)
sao perspectivas
PS-> qto ao link que pus antes, nao era para ires lá escrever, era mesmo para ires lá ler, para nao repetir tudo de novo
beijos e abraços!!
(e com estas pancadinhas de amor logo ao acordar, ficas mesmo a dever o couvert!!)
isso tudo só para mim?
Nada a apontar ao que dizes; eu acho que nesta "velha" discussao, há uma questao mto simples: tu (e o gajo_cada_vez_mais_e_futuramente_feliz!) avaliam isto de uma perspectiva ideológica! Eu, como sei o que vi, vejo a prática.
E na prática, a postura do banco (e seus funcionarios), foi regulada por má fé, e manipulacao e abuso da confiança dos clientes! Claro que tu dirás algo do género (talvez mais subtil) "Ah e tal, bolsa, é para quem sabem, maiores de 18 anos, comprar e vender, ganhar e perder, só se mete quem quer, etc", e qto a isso, nada contra!
Mas essa perspectiva global (e forma de estar que nao critico), nao altera nada do que digo!
Tu dizes-me, na altura as ordens eram escritas! Eu sei, fui ao banco várias vezes buscar os papeis e levar! Mas tambem sei, o que custava trazer os papeis! E tambem sei, qdo às vezes nao eram precisos papeis para comprar (eram preenchidos depois), mas para vender, a conversa já era outra!
Qto ao "conversa com gerente", a conversa, pode ter mtas intensidades! Mtas formas, e mtos conteudos! O que para ti é 1 conversa normal (e tu estás a teorizar
eu vi 1 velhote numa dependecia da Nova Rede (ainda havia na altura) que foi ao banco pedir e preencher papeis para vender BCP, e NAO conseguiu!!!
Agora, podes dizer, "o velhote nao se devia ter metido nisto; o velhote efectivamente, NAO vendeu porque nao quis"! Eu digo, abusaram do velhote, da sua confiança, e ludribiaram! (e nao te vou chamar demagogico, porque sei que é mesmo divergencia ideológica
sao perspectivas
PS-> qto ao link que pus antes, nao era para ires lá escrever, era mesmo para ires lá ler, para nao repetir tudo de novo
beijos e abraços!!
(e com estas pancadinhas de amor logo ao acordar, ficas mesmo a dever o couvert!!)
jas,
creio que as acções na altura estavam a volta dos 5€ e o valor total para ter desconto no spreed era 1500 contos.
eu fui dos que tive este desconto no spreed na altura mas tinha ja bastantes mais acçoes e depois vendi com lucro e fiquei so com a quantidade " exigida"
e o dinheiro que eu ganhei com a venda da casa que fiz o ano passado dava para pagar muitas vezes o eventual prejuizo com as acções.
se as pessoas vendessem as casas compradas em 2000 todos teriam bastantes mais valias e assim ganhariam dinheiro mesmo que as acções tivessem descido( esses 1500 cts ) mas claro as pessoas não se querem lembrar disso pq não vao vender a casa na maioria dos casos.
creio que as acções na altura estavam a volta dos 5€ e o valor total para ter desconto no spreed era 1500 contos.
eu fui dos que tive este desconto no spreed na altura mas tinha ja bastantes mais acçoes e depois vendi com lucro e fiquei so com a quantidade " exigida"
e o dinheiro que eu ganhei com a venda da casa que fiz o ano passado dava para pagar muitas vezes o eventual prejuizo com as acções.
se as pessoas vendessem as casas compradas em 2000 todos teriam bastantes mais valias e assim ganhariam dinheiro mesmo que as acções tivessem descido( esses 1500 cts ) mas claro as pessoas não se querem lembrar disso pq não vao vender a casa na maioria dos casos.
- Registado: 15/3/2004 21:30
Re
Lutav Escreveu:como ja disse outras vezes (e note-se, nem vou discutir se é questao ética ou legal, nem é por aí; e podem ver o que já escrevi noutro topico aqui nesta pagina), houve 1 campanha nacional, deliberada, mal intencionada para enganar as pessoas! (volto a esclarecer, que falo do Banco, nao falo do JJG ou PTP ou PQP, certo?).
Houve até um prospecto com todas as condições e era bom que o relessem e comparassem com todos os outros que houve para as OPV's dessa época.
Não houve qualquer diferença nas condições dos empréstimos para compra das acções do BCP e para a da compra das acções das OPV's.
Lutav Escreveu:E nessa campanha, valia tudo, incluindo ignorar ORDENS EXPRESSAS de venda!
As pessoas têm a memória curta e confundem uma conversa com o seu gerente com ordens dadas por escrito (pois era isso que era necessário fazer nessa época...).
Na conversa com o gerente este podia aconselhar o cliente a não vender e isso até podia acontecer na generalidade das agências.
Mas esse conselho não se referia especificamente a acções do BCP pois era dado, em geral, para todas as acções.
Estávamos num período em que ainda muita gente acreditava na continuação do Bull e de se tratar de uma simples correcção.
Seria bom que olhássem para os gráficos para verem que o Bull acabou no início de 2000 (o que se começou a poder ver apenas uns 6 meses depois...) e que a grande queda ocorreu no ano de 2001 com o 11 de Setembro ao qual se seguiu uma boa recuperação dos mercados
O DAX que tinha ido parar aos 3500 pontos recuperou até aos 5500c em 3 meses.
Foi neste contexto que foi feito o AC, em Dezembro de 2001, e as acções foram vendidas a 4,5c.
Aconteceu, que no ano de 2002, o DAX, que é o gráfico que tenho mais à mão, veio dos 5500 aos 2500.
O BCP caíu de 4,50 para 2,55, ou seja, caíu como tudo o resto.
Todos os que ficaram dentro perderam, não deitem as culpas ao JG, nem aos gerentes das agências...
Lutav Escreveu:qto às 300 accoes para obter melhor spread, seria mta desonestidade intelectual minha, estar a pensar nisso, e argumentar outra coisa! Se calhar, essa do spread, foi o plano B para quem nao "caía" logo, mas digo eu, que (por exemplo), 40000€ de accoes (preços de 2001), nao sao 300 accoes para baixar o spread...
Muitos dos que estão a intervir neste post nem sequer estavam na bolsa nessa época e não sabem que o exigido eram 300 acções e que elas valiam cerca de 5 contos/unid.
Para ser mais preciso a cotação era de 5,25c no início de 2000, 5,41c no final de 2000 e 4,55c no final de 2001.
Portanto não há qualquer dúvida que, para ser considerado accionista do Banco e ter redução no spread, bastava investir apenas uns 1500c~7500euros.
Lutav Escreveu:neste assunto, continua a haver uma postura de divisao entre a "elite" que acha que qdo alguem reclama (em relacao à bolsa), NUNCA tem razao... Como se tudo fosse 1 equacao perfeita, em que qdo comemos, tambem calamos...
Toda a gente tem direito a reclamar e sabes muito bem que aconselho toda a gente a fazê-lo.
Mas digo para o fazerem quando acho que há razão para isso...
Lutav Escreveu:(edit: http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... 58&start=0)
para nao me estar sempre a repetir)
Sorry, mas já disse tudo.
Não me vou meter num post com aquele desagradável título.
Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Estava-me a esquecer que tambem fui "enganado" com acções do (salvo erro) activo banco7, que depois foram incorporadas no bcp
, ainda perdi uns escudos com esta operação, acho que vou vestir uma batina aparecer e apresentar a contana proxima AG, pelo menos sempre apareço na tv
.
cumpt
cumpt
Cumpt
Já o tinha dito anteriormente que PTP não tinha bagagem para liderar um banco que foi liderado tantos anos e bem por um homem como Jardim Gonçalves, PTP teve varias derrotas e a pior terá sido a opa sobre o BPI, esta questão da sucessão em empresas como o BCP como o grupo sonae por exemplo que foram liderados estes anos todos por homens quanto a mim dificilmente igualaveis, é neste momento sem duvida o titulo de maior risco no PSI 20.
cumpt
cumpt
Cumpt
Ética!
Quando se fala de ética das instituições não deixo de pensar que é uma bela patranha para que a culpa (se existir, visto não ter memória dessa campanha em 2000/2001 do BCP) possa morrer, mais uma vez, solteira.
Ética e deontologia são conceitos aplicaveis a pessoas, nunca a instituições, são os dirigentes das instituições quem devem manter valores éticos elevados e, consequentemente, fazer passar esses valores para o comportamento da organização.
Devido a este meu conceito, não me é possivel olhar para o BCP como o culpado dessa estratégia de marketing.
Talvez fosse bom, um dia, olhar para o dossie que deve existir no banco a montar esta operação e ver quem propos ou quem idealizou esta operação.
Tal como aplico este conceito às empresas, aplico-o ao estado (a tal pessoa de bem de que tanto ouvimos falar), o estado regulador deve ser incisivo nas suas intervenções na sociedade, ver onde o equilibrio pode estar a deixar de existir e intervir atempadamente para mais tarde não remediar.
Mas desconfio que neste ponto voltamos a inicio, à tal ética dos dirigentes.
Abraços
Ética e deontologia são conceitos aplicaveis a pessoas, nunca a instituições, são os dirigentes das instituições quem devem manter valores éticos elevados e, consequentemente, fazer passar esses valores para o comportamento da organização.
Devido a este meu conceito, não me é possivel olhar para o BCP como o culpado dessa estratégia de marketing.
Talvez fosse bom, um dia, olhar para o dossie que deve existir no banco a montar esta operação e ver quem propos ou quem idealizou esta operação.
Tal como aplico este conceito às empresas, aplico-o ao estado (a tal pessoa de bem de que tanto ouvimos falar), o estado regulador deve ser incisivo nas suas intervenções na sociedade, ver onde o equilibrio pode estar a deixar de existir e intervir atempadamente para mais tarde não remediar.
Mas desconfio que neste ponto voltamos a inicio, à tal ética dos dirigentes.
Abraços
- Registado: 21/8/2007 17:09
Com todo o respeito, não concordo com a maioria das opiniões que são aqui expressadas.
Antes demais, parece que ninguém sabe (ou lembra)ao certo, sobre as condições exactas da operação. Só sabendo isto é que se pode dar uma opinião fundamentada.
Em segundo lugar, existem leis que protegem a ética sim senhor. Aliás, as leis em grande medida são em primeira linha baseadas num conteúdo ético, e depois transpostas para o plano legal e obrigacional.
Em terceiro lugar, existem leis específicas que regem este tipo de operações, já para não falar das leis que regem a actividade das instituições financeiras e que se pautam por critérios bastante rigorosos em virtude da discrepância de poder negocial que normalmente existe entre os bancos e quem contrata com estes.
Assim, se efectivamente o BCP violou alguma das disposições legais, fazendo uso de publicidade manifestamente enganosa, susceptível de enganar com quem está a contratar, não tenham a miníma dúvida que o sistema legal prevê este tipo de casos.
Se foi assim que aconteceu, razão tem quem foi enganado pelo BCP.
Antes demais, parece que ninguém sabe (ou lembra)ao certo, sobre as condições exactas da operação. Só sabendo isto é que se pode dar uma opinião fundamentada.
Em segundo lugar, existem leis que protegem a ética sim senhor. Aliás, as leis em grande medida são em primeira linha baseadas num conteúdo ético, e depois transpostas para o plano legal e obrigacional.
Em terceiro lugar, existem leis específicas que regem este tipo de operações, já para não falar das leis que regem a actividade das instituições financeiras e que se pautam por critérios bastante rigorosos em virtude da discrepância de poder negocial que normalmente existe entre os bancos e quem contrata com estes.
Assim, se efectivamente o BCP violou alguma das disposições legais, fazendo uso de publicidade manifestamente enganosa, susceptível de enganar com quem está a contratar, não tenham a miníma dúvida que o sistema legal prevê este tipo de casos.
Se foi assim que aconteceu, razão tem quem foi enganado pelo BCP.
Prezados JAS e GajoFeliz (passe a confiança);
voces insistem a falar para mim, como se eu fosse um totó, que nao sabe o que está a dizer (passe a bonomia com que digo isto).
como ja disse outras vezes (e note-se, nem vou discutir se é questao ética ou legal, nem é por aí; e podem ver o que já escrevi noutro topico aqui nesta pagina), houve 1 campanha nacional, deliberada, mal intencionada para enganar as pessoas! (volto a esclarecer, que falo do Banco, nao falo do JJG ou PTP ou PQP, certo?).
E nessa campanha, valia tudo, incluindo ignorar ORDENS EXPRESSAS de venda!
qto às 300 accoes para obter melhor spread, seria mta desonestidade intelectual minha, estar a pensar nisso, e argumentar outra coisa! Se calhar, essa do spread, foi o plano B para quem nao "caía" logo, mas digo eu, que (por exemplo), 40000€ de accoes (preços de 2001), nao sao 300 accoes para baixar o spread...
e volto a referir o que penso; neste assunto, continua a haver uma postura de divisao entre a "elite" que acha que qdo alguem reclama (em relacao à bolsa), NUNCA tem razao... Como se tudo fosse 1 equacao perfeita, em que qdo comemos, tambem calamos...
beijos e abraços
(edit: http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... 58&start=0)
voces insistem a falar para mim, como se eu fosse um totó, que nao sabe o que está a dizer (passe a bonomia com que digo isto).
como ja disse outras vezes (e note-se, nem vou discutir se é questao ética ou legal, nem é por aí; e podem ver o que já escrevi noutro topico aqui nesta pagina), houve 1 campanha nacional, deliberada, mal intencionada para enganar as pessoas! (volto a esclarecer, que falo do Banco, nao falo do JJG ou PTP ou PQP, certo?).
E nessa campanha, valia tudo, incluindo ignorar ORDENS EXPRESSAS de venda!
qto às 300 accoes para obter melhor spread, seria mta desonestidade intelectual minha, estar a pensar nisso, e argumentar outra coisa! Se calhar, essa do spread, foi o plano B para quem nao "caía" logo, mas digo eu, que (por exemplo), 40000€ de accoes (preços de 2001), nao sao 300 accoes para baixar o spread...
e volto a referir o que penso; neste assunto, continua a haver uma postura de divisao entre a "elite" que acha que qdo alguem reclama (em relacao à bolsa), NUNCA tem razao... Como se tudo fosse 1 equacao perfeita, em que qdo comemos, tambem calamos...
beijos e abraços
(edit: http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... 58&start=0)
Re
lutav Escreveu:va, pergunta-me: mtos deles, porque nao venderam?
lutav, podes crer que já discuti este assunto tantas vezes que sei todos os argumentos e todos os motivos invocados.
Mas continuo a dizer o mesmo.
O BCP tinha na altura spreads mais baixos para empréstimos para compra de habitação própria e eram apenas 300 acções. Hoje equivalem a 1500, depois do split, e valem qualquer coisa como 5 ou 6000 euros.
O que pesam 6000 euros na compra de uma habitação de 200 ou 300 mil?
Mesmo que os percas todos estamos a falar 3% da casa ou até menos...
E quanto vale o diferencial de 0,5% nos juros desses 200 ou 300 mil durante 20 anos ou mais?
Basta fazeres as contas para não poderes invocar a questão do spread como obrigação de manter as 300 acções...
Quanto ao outro argumento muito invocado de que diziam ser "um investimento seguro", pois as acções iriam valorizar-se, podes acreditar que qualquer gerente de banco com quem falasses te aconselhava um título "que iria subir" pois estavamos em bull market.
E se não aconselhasse tu até pensarias que ele era mau gerente tal e qualmente como pensas que o médico não presta se não te mandar fazer exames nem te receitar nenhumas pastilhas...
Houve quem tivesse comprado PTM a 140 euros não
houve? Foi pior do que comprar BCP...
E depois disso houve tantos entalados na PAD não houve?
Houve quem tivesse comprado gato por lebre mas isso é próprio do fim de um Bull Market.
Não te esqueças que quando alguém vende outro compra...
O princípio do Bear caracteriza-se exactamente por isso: os tubarões vendem ao povo que é quem fica com os títulos durante a queda.
Sempre foi assim e sempre será.
De contrário não haveria alternancia Bull/Bear...
E haverá muitos a chorar.
Uns reconhecem que a culpa foi deles, os outros acham que foram enganados pois continuam a não perceber as regras do jogo.
Um abraço,
JAS
Concordamos em quase tudo...
Acho que desta vez concordamos em quase tudo...
É verdade que um marketing e políticas económicas conscientes e ética deveriam guiar todas as empresas. Concordamos plenamente.
Se houver leis quebradas, deve ser o prevaricador punido. Mas neste caso, não foram leis. Ética não está regulamentada. Acho que só discordamos num ponto, no fundo...
Parece-me que o MozHawk acha que o BCP deveria ser (legalmente?) punido pela sua falta de ética. Eu acredito que deveria ser o mercado, os consumidores, a punirem o BCP mudando-se para a concorrência. O MozHawk parece preferir um modelo mais intervencionista e de estado-protector ou de organizações paternalistas (falta-me uma palavra mais adequada...). Eu acho que o mercado livre, a economia sem entraves e a liberdade de actuação de todos os players é o mais importante. E nisso reside um mercado a tender para a perfeição.
Esta única diferença deriva, provavelmente, de orientações políticas diferentes, de formas diferentes e encarar o mundo em geral e a economia em particular. Acho que, sendo opiniões, nenhuma está correcta nem nenhuma é melhor...
Aceito a discordância, acho-a natural. Lamento se interpretei mal a única coisa em que não concordamos. Cumprimentos,
MozHawk Escreveu:HappyGuy,
Em parte concordo contigo. Por outro lado, porque motivo optou o BCP por essa estratégia? Ou terá sido por acaso? E se o não foi, de que forma conseguiu vender a ideia aos clientes? Há muitas formas de fazer as coisas não há?
Apenas uma achega já depois de publicado o post. Acima de tudo, também nos negócios, há que ter princípios morais e de ética.
Um abraço,
MozHawk
É verdade que um marketing e políticas económicas conscientes e ética deveriam guiar todas as empresas. Concordamos plenamente.
Se houver leis quebradas, deve ser o prevaricador punido. Mas neste caso, não foram leis. Ética não está regulamentada. Acho que só discordamos num ponto, no fundo...
Parece-me que o MozHawk acha que o BCP deveria ser (legalmente?) punido pela sua falta de ética. Eu acredito que deveria ser o mercado, os consumidores, a punirem o BCP mudando-se para a concorrência. O MozHawk parece preferir um modelo mais intervencionista e de estado-protector ou de organizações paternalistas (falta-me uma palavra mais adequada...). Eu acho que o mercado livre, a economia sem entraves e a liberdade de actuação de todos os players é o mais importante. E nisso reside um mercado a tender para a perfeição.
Esta única diferença deriva, provavelmente, de orientações políticas diferentes, de formas diferentes e encarar o mundo em geral e a economia em particular. Acho que, sendo opiniões, nenhuma está correcta nem nenhuma é melhor...
Aceito a discordância, acho-a natural. Lamento se interpretei mal a única coisa em que não concordamos. Cumprimentos,
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
HappyGuy,
Em parte concordo contigo. Por outro lado, porque motivo optou o BCP por essa estratégia? Ou terá sido por acaso? E se o não foi, de que forma conseguiu vender a ideia aos clientes? Há muitas formas de fazer as coisas não há?
Apenas uma achega já depois de publicado o post. Acima de tudo, também nos negócios, há que ter princípios morais e de ética.
Um abraço,
MozHawk
Um abraço,
MozHawk
Expliquei-me mal
Branc0 (e restantes)
Não estava a defender o pessoal que se entalou com as acções do BCP. Só foi na cantiga quem quis.
E eu próprio fiz o que acho que qualquer um poderia ter feito. Fechei a minha conta no BCP, abri na CGD e arranjei um spread melhor sem ter de comprar acções de nada.
Estava mais era a picar o Lutav, que ele está a defender as pessoas que se metem no que não sabem. Mas, em última análise, não foram obrigadas e não é justo para ninguém que sejam indemnizadas. Já que mais não seja (e porque o BCP é capital privado) não será/seria justo para os accionistas pagarem pelos erros de clientes.
Mas não me vou meter mais nisto... Não tenho BCP, na altura não fui na conversa e na verdade estava-me a meter sem justificação.
Não estava a defender o pessoal que se entalou com as acções do BCP. Só foi na cantiga quem quis.
E eu próprio fiz o que acho que qualquer um poderia ter feito. Fechei a minha conta no BCP, abri na CGD e arranjei um spread melhor sem ter de comprar acções de nada.
Estava mais era a picar o Lutav, que ele está a defender as pessoas que se metem no que não sabem. Mas, em última análise, não foram obrigadas e não é justo para ninguém que sejam indemnizadas. Já que mais não seja (e porque o BCP é capital privado) não será/seria justo para os accionistas pagarem pelos erros de clientes.
Mas não me vou meter mais nisto... Não tenho BCP, na altura não fui na conversa e na verdade estava-me a meter sem justificação.
HappyFather
Re: Um motivo
HappyGuy Escreveu:Lutav Escreveu:va, pergunta-me: mtos deles, porque nao venderam?
Melhor ainda! Em vez de perguntar, respondo-te uma das razões!
Em 2001, quando eu procurava o melhor banco para financiar uma aquisição de apartamento, um dos que perguntei foi o BCP, já que era o meu banco principal da altura. Spread 1,4% ou, se eu comprasse um monte de acções BCP financiadas por empréstimo à mesma taxa do Habitação, spread 0,8%. Se vendesse as acções, perdia a bonificação do spread. Isto fazia-se no BCP e nos outros do grupo (BPA e Nova Rede).
Muita gente não vendeu na ilusão de manter o spread "baixo". O que era mesmo uma ilusão... Na altura decidi-me pela CGD com 1% e em 2005 já tinha spread de 0,5%...
Não percebi... o Jardim Gonçalves tem culpa que as pessoas não consigam negociar spreads? Não havia mais bancos na altura?
Se quiseram ir na cantiga dos 0,8% a culpa é de quem subscreveu, tal como hoje muita gente vai na cantiga dos spreads a 0% durante 12 meses e depois passa o ano e é que são elas... aliás houvi dizer que anda por aí uma crise no imobiliário porque andaram uns tipos a comprar casa sem saber fazer contas.
Se calhar a culpa é do Jardim Gonçalves também...
E não, não tenho nenhuma admiração pelo homem e acho que já devia estar reformado e deixar os outros gerir o banco. De qualquer das formas não me interessa muito, no PSI20 prefiro o BES.
Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Um motivo
Lutav Escreveu:va, pergunta-me: mtos deles, porque nao venderam?
Melhor ainda! Em vez de perguntar, respondo-te uma das razões!
Em 2001, quando eu procurava o melhor banco para financiar uma aquisição de apartamento, um dos que perguntei foi o BCP, já que era o meu banco principal da altura. Spread 1,4% ou, se eu comprasse um monte de acções BCP financiadas por empréstimo à mesma taxa do Habitação, spread 0,8%. Se vendesse as acções, perdia a bonificação do spread. Isto fazia-se no BCP e nos outros do grupo (BPA e Nova Rede).
Muita gente não vendeu na ilusão de manter o spread "baixo". O que era mesmo uma ilusão... Na altura decidi-me pela CGD com 1% e em 2005 já tinha spread de 0,5%...
HappyFather
Re
Fonte BPI online
Sempre achei engraçado o millennium e o ab7 transcreverem as notícias da reuters que diziam mal do grupo.
Também acho engraçado que o BPI online faça o mesmo relativamente ao seu principal investimento...
JAS
----------------------------
www.lesadosbcp.com Escreveu:Devo dizer-lhe no entanto que sou licenciado em Gestão e conheço muito bem o risco de investir em acções.
Se toda a gente que perdeu dinheiro na bolsa se considerasse "lesado" acho que não sobrava ninguém...
Apesar de todos dizerem que conhecem muito bem os riscos, na verdade a maior parte sente-se "lesado".
E comporta-se como tal...
Gostava de perceber porque se acham "lesados" por esse AC do BCP e não se acham lesados por terem subscrito acções em todos os outros AC's e OPV's que houve de outras empresas.
É que as condições dadas pelo BCP foram exactamente iguais.
Ou até foram melhores pois não havia qualquer proibição de não vender como havia nos casos das privatizações.
O erro não foi subscrever! O erro foi não vender quando o mercado iniciou a queda.
JAS
...
www.lesadosbcp.com escreveu:
Não fale contra si... se sabia os riscos da operação porque a fez? Ficou de pernas "atadas"?:roll:
Já agora e porque não estou bem dentro do assunto, que condições estão neste negócio? O BCP não deixava as pessoas venderem quando quisessem? Havia um prazo para manter as acções em carteira?
Abraços.
EnglishMan
Devo dizer-lhe no entanto que sou licenciado em Gestão e conheço muito bem o risco de investir em acções. O que se passou em 2000 e 2001 nada tem a ver com risco...
Não fale contra si... se sabia os riscos da operação porque a fez? Ficou de pernas "atadas"?:roll:
Já agora e porque não estou bem dentro do assunto, que condições estão neste negócio? O BCP não deixava as pessoas venderem quando quisessem? Havia um prazo para manter as acções em carteira?
Abraços.
EnglishMan
Depois de o Sr. Dr. Paulo Teixeira Pinto ter mais uma vez assumido uma resolução breve e justa para os pequenos accionistas que se consideram lesados pela campanha de venda de acções próprias em 2000 e 2001, o Sr. Eng. Jardim Gonçalves disse na AG que estava disponível para explicar aos pequenos accionistas (apanhados na manobra de 2000 e 2001), o risco de investir em acções. Ouvi-o com muita atenção pois o meu pai sempre me disse que os velhinhos são pessoas muito sábias. Devo dizer-lhe no entanto que sou licenciado em Gestão e conheço muito bem o risco de investir em acções. O que se passou em 2000 e 2001 nada tem a ver com risco... Ou não se lembra do que fez? É verdade que com a idade a memória já não é o que era... Respondo-lhe, Sr. Eng. que eu também estou disponível para lhe explicar o que é honestidade.
- Registado: 30/8/2007 8:51
Re: "Senhor dos Passos" chega à AG do BCP com uma
Pata-Hari Escreveu:O accionista, afirmou, na Alfândega do Porto, que "o BCP enganou meio mundo e só há justiça para o futebol". "Há milhares e milhões de pessoas que ficaram sem casa, sem nada".
Fonte BPI online
O BCP é pior que a crise do subprime!
HappyFather
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot] e 99 visitantes