Caldeirão da Bolsa

Boa ideia??

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por nunofaustino » 30/8/2007 10:22

OK... vamos lá então por partes...

jorge1001 Escreveu:1º Dado que a minha banca on-line oferece o serviço decidi experimentar a ver o que acontecia e que taxas colocariam

Este é o único ponto pelo qual a tua decisão não foi completamente má. Ficas a saber como funciona o serviço, quanto custa, como é que te sentes após a compra de acções, ... parte desta informação poderias ter obtido através de um telefonema para o banco, mas é diferente se fores tu a fazer as coisas...

jorge1001 Escreveu:2º 6 Foi o numero que considerei plausivel e de acordo com dinheiro que eventualmente pudesse perder sem me chatear mt.

Aqui é que começa a ficar mais confuso... se ao perderes 1.2€ ficas chateado, então a bolsa não pode ser lugar para ti. Repara que, normalmente, pagas à volta de 6€ de taxas por cada compra e mais 6€ por cada venda. Ou seja, mal compras uma acção, estás a perder 12€. Para além destas comissões de compra/venda, tens de considerar uns 5€ por trimestre de comissão de guarda de títulos, por isso, se ficas chateado qdo perdes 1.2€, o conselho que te dou é não investires na bolsa...

jorge1001 Escreveu:3º Foi uma experiencia, que me empurrou para a Pararede porque a mesma, parece-me fiavel a longo prazo!

Hum... pq é que a Pararede te parece fiável? Porque existe à muitos anos? Porque tem um modelo de negócio com futuro e está prestes a explodir? Porque está num momento de análise técnica que promete subidas no curto/médio prazo? Ou apenas porque te pareceu uma boa opção, seguiste o teu feeling e ponto final? Este é o ponto mais importante... a justificação da tua compra... o pq de teres comprado a pararede e não a sonae, a PT, a JM ou o BCP. Ou o pq de simplesmente não investires (sim, porque às vezes, a melhor opção é ficar de fora e não comprar nada).

jorge1001 Escreveu:Grande erro?? OU não??

Grande erro... não pode ser um grande erro pois investiste 1.2€, e por isso o máximo que podes perder é cerca de 13.5€. Mas vamos fazer umas quantas contas para perceberes se a tua decisão foi errada ou não...

Os custos da operação são cerca de 13.5€. Para ficares a 0, a pararede tem de subir para os 2.25. Ou seja, tem de subir 1000%. Mas daqui a umas semanas, o trimestre acaba, e tu vais ter de pagar uma comissão de guarda de títulos ao teu banco de 5€ (tens de confirmar esse valor). Ou seja, para ficares a 0, a pararede já terá de subir para os 3.1 (1500% acima da cotação de hoje). Com estas contas, penso que já percebeste que não vais ter lucro em € neste negócios, e que qto mais depressa saires dele, melhor. Mas deves sempre tirar alguns ensinamentos dos erros efectuados.

Com estas contas, é tb fácil perceber que não se deve investir na bolsa com menos de 2/3000€. E mesmo assim, arriscas-te a estar a ganhar para pagar as comissões do banco...

O meu conselho é:

- Abre uma conta virtual numa corretora (pede para colocar o saldo semelhante ao saldo do que pretendes investir) e experimenta negociar acções. Vê qto são as comissões e como se comporta o mercado. Qdo estiveres habituado ao processo, abre uma conta a sério com $$ que não te importes perder e começa a negociar.

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por jorge1001 » 30/8/2007 9:54

nunofaustino Escreveu:Jorge... eu ainda n percebi muito bem o que fizeste...

Pelo que li, acho que tu compraste 6 acções da pararede a 0.2€, certo? Se puderes queria só que me confirmasses isto e, se de facto fizeste esta compra, que me explicasses o porque de teres comprado essas 6 acções e não outro número qualquer...

Um abraço e obrigado
Nuno

1º Dado que a minha banca on-line oferece o serviço decidi experimentar a ver o que acontecia e que taxas colocariam

2º 6 Foi o numero que considerei plausivel e de acordo com dinheiro que eventualmente pudesse perder sem me chatear mt.

3º Foi uma experiencia, que me empurrou para a Pararede porque a mesma, parece-me fiavel a longo prazo!

Grande erro?? OU não??

Registado: 28/8/2007 15:23

por nunofaustino » 30/8/2007 9:40

Jorge... eu ainda n percebi muito bem o que fizeste...

Pelo que li, acho que tu compraste 6 acções da pararede a 0.2€, certo? Se puderes queria só que me confirmasses isto e, se de facto fizeste esta compra, que me explicasses o porque de teres comprado essas 6 acções e não outro número qualquer...

Um abraço e obrigado
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

Re: empresas

por jorge1001 » 30/8/2007 8:56

Clinico Escreveu:Eu penso que percebi a questão do Jorge por outro prisma, o qual eu já o discuti aqui

Isto é independente da percentagem que sobe ou desce. Trata-se de quanto eu posso ganhar com o meu investimento. É claro que o contrário tambem é verdadeiro (isto é, quando desce 1 centimo).`É evidente que a Pararede não é exemplo!!
Quanto á Google é uma excelente acção, mas se com 1000 euros compro 2,2 googles, se esta subir 1 centimo... :lol: :lol: fico milionário...
Penso que é mais este aspecto que o Jorge estava a referir
Abraços
Clinico

Era mais nessa linha sim ...
È assim tao impossivel a Pararede subir ???
E ate que ponto??

boa ideia

por Clinico » 29/8/2007 23:17

Sempre a levar na cabeça...:lol: :lol: :lol:
Jinhos
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por Pata-Hari » 29/8/2007 21:37

clinicamente, tudo é explicável :lol: .
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por redhot » 29/8/2007 21:34

Bom para mim é igual ao litro: 1Kg de algodão pesa o mesmo que 1Kg de chumbo. O volume é que varia.

Uma subida ou descida de 1% num título que vale 1 Eur. é igual a 1% num título que vale 100 Eur.

Eu olho sempre para o valor total investido.

Para mim mais importante que isso é a líquidez. Essa sim investir num título que custe 10 Eur. pouco liquido é completamente diferente de investir num de 10 Eur. muito líquido.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

empresas

por Clinico » 29/8/2007 21:01

Eu penso que percebi a questão do Jorge por outro prisma, o qual eu já o discuti aqui várias vezes:

Dou um exemplo: tenho 1000 euros que pode comprar
100 Galps a 10 ou
500 sonaes a 2
Se a Galp subir 1 centimo quanto ganhei? 1 euro!
Se a sonae subir 1 centimo quanto ganhei? 5 euros!

Portanto, para 1000euros investidos,a subida de 1 centimo na sonae vale mais que 1 centimo na Galp.

Isto é independente da percentagem que sobe ou desce. Trata-se de quanto eu posso ganhar com o meu investimento. É claro que o contrário tambem é verdadeiro (isto é, quando desce 1 centimo).`É evidente que a Pararede não é exemplo!!
Quanto á Google é uma excelente acção, mas se com 1000 euros compro 2,2 googles, se esta subir 1 centimo... :lol: :lol: fico milionário...
Penso que é mais este aspecto que o Jorge estava a referir
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por afonsinho » 29/8/2007 20:39

Já agora... lembrem-se que os bancos cobram uma comissão de costódia de títulos na ordem dos 7 euros (dependendo do banco) todos os 3 meses... e isso é o mesmo quer tenhas 1 acção ou 1 milhão de acções...

Ora... compraste 1,20€ de acções... so em costódias (se não tiveres mais acções) são 7 euros já a arder. :? Mais as comissões de compra e venda...

Registado: 3/9/2006 1:50

por Woodhare » 29/8/2007 19:34

Já agora tenho uma opinião diferente quanto ao valor a investir para quem se está a estrear. Depende do capital disponivel mas por vezes vale mais perder algum dinheiro controlado para aprender do que perder uma quantidade substancial que pode fazer falta.

Não invisto mais de 500 euros quando estou só a experimentar.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por Woodhare » 29/8/2007 19:26

Para mim a forma de tentar perceber se está cara ou barata é ver o PER. Não entendo como preço só por si pode valer nada se não estiver relacionado com os lucros da empresa. Além disso o PER não é influenciado pelos stock splits.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por hokie » 29/8/2007 18:54

Frekles Escreveu:A tua lógica é clara.
Acho que é excelente, especialmente para que um iniciante esteja atento não só à cotação mas à confiabilidade técnica e empírica que a empresa trás consigo.

Mas repara neste exemplo, para perceberes o pequeno investidor (pelo menos a mim):

Se eu tivesse 1000€ para investir eu podia, por exemplo, comprar 2 acções da Google ou "360 e pouco" da Portucel que estaria a 2.75.
Ora ambos percebemos que subir uma ou outra 10% "é igual ao litro".

A diferença é que eu sou pequeno investidor!
E como pequeno investidor o lucro da bolsa agrada-me mas sei que um dia também me "trilho" com um mau negócio, portanto... portanto o risco incomoda-me!

Assim analisemos as duas situações:
Se eu tivesse comprado Portucel e ela tivesse subido 10%, ou seja 100€, eu cagarola como sou podia já vender 330 acções - ficando com "30 e tal".
Assim "anulava" o risco.
Se elas continuassem a subir óptimo, senão o investimento já cá está deste lado, o lucro é que continua a flutuar.
Era só ir estando atento e no melhor momento "zás" - vender as restantes!

Mas com 2 acções do Google já não é assim!
Faço me entender?
Com 2 ou vendes tudo ou és um pequeno investidor com ataques cardíacos consecutivos!

Dou-te um exemplo pratico e real:
Eu comprei REN, mas aquilo disparou nos primeiros dias vendi o equivalente ao que investi (400€).
Tenho ainda umas quantas acções que "hão-de sempre" ser lucro (subam ou desçam)!

Com a tua estratégia posso vir a ganhar mais é certo (e só pago 2 comissões em vez 3:compra; venda investimento; 2ª venda do "lucro") mas também arrisco mais!

Não sei se me fiz entender?

sim eu percebo a limitação (no exemplo que deste podes em limite vender 1 acção e ficar com a outra!)

o que eu quis transmitir é que uma acção que cota 2 ou a 10 euros não é necessariamente mais cara (ou antes, não tem necessariamente menos potencial de subida) do que uma que cota a 1 euro

outra questão em que penso de forma diferente da tua, é a questão das acções que dizes "hão-de sempre ser lucro".
Na minha opinião se tens um título em que tens, por exemplo, 100% de valorização e de repente os mercados espirram e passas a 80% tu vês como "continuo com lucro" eu vejo como "acabei de perder 20%".
um abraço

Registado: 19/9/2006 0:01

por hokie » 29/8/2007 18:42

Ulisses Pereira Escreveu:A resposta está errada.

O valor teórico de uma empresa é dada pela multiplicação da sua cotação sobre o número total de acções da empresa.

Peguemos num exemplo:

Duas empresas "valem" 200 mil euros. a Empresa A tem o total do seu capital representado por 1 milhão de acções e a empresa B apenas por 200 000 acções. Ou seja, em termos teóricos a cotação da empresa A seria de 0,2 euros (0,2 X 1 000 000 = 200 000) e a cotação da empresa B de 1 euro (1 X 200 000 = 200 000).

Ou seja, por este exemplo se vê que, apesar das cotações diferentes, o valor das empresas é o mesmo.

Qual a conclusão que deve retirar disto? É que olhar apenas para a cotação de uma empresa para determinar se está cara ou barata é um erro crasso.

Um abraço,
Ulisses

A resposta está errada?!?!
mas era mesmo isto que eu queria demonstrar...
talvez me tenha expressado mal :oops:

...

por MAV8 » 29/8/2007 15:03

:oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:

Caro Ulisses, eu sei que ás vezes parece que exageramos, no entanto, também penso que quem desistir devido a este tipo de brincadeiras não tem o estofo necessário para os mercados.

Eu comecei a frequentar este forum já lá vão alguns anos (desde 2000), penso eu, e também aprendi muito com as piadas de alguns dos membros que mto prezo.

Aliás até penso que esses é que são os verdadeiros ensinamentos, porque nos fazem pensar mto nos disparates que fizemos ou dissemos.

PENSAR para obter respostas é a melhor forma de aprendizagem que existe (pelo menos segundo as teorias modernas de pedagogia).

Sem querer ofender ninguém, penso que não tem mal nenhum brincar um bocadinho.

:arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:

Registado: 10/11/2006 10:43

por Ulisses Pereira » 29/8/2007 14:49

Tentamos ser construtivos...

O humor é óptimo mas acho que a tradição de pedagogia no Caldeirão não deve ser abandonada. Todos começámos por algum lado.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MAV8 » 29/8/2007 14:44

Blake Escreveu:Acho que já li aqui pelo caldeirão que isso não é muito boa opção. :|

:mrgreen: Só é boa opção se quiseres ficar rico, é que nos que já andamos aqui há mais tempo não queremos, preferimos comprar acções caras como a JMartins ou a SONI e outras do genero. :mrgreen:

:mrgreen: É que nós andamos aqui todos há já algum tempo a tentar descobrir quais as acções baratas e aqui os noobs chegam e encontram-nas logo à 1ª :mrgreen:

:P é do catano, mas estes jovens de hoje são mesmo espertos :P

:cry: As vezes tenho pena de não ter 18 anos outra vez, mas noutras ocasiões até fico contente por já ter os meus 30. 8-)

Registado: 10/11/2006 10:43

por Frekles » 29/8/2007 14:27

hokie Escreveu:
ora aqui está uma questão fundamental para os iniciados e não só!
Neste momento tenho acções da GOOGLE em carteira, que cotam a USD 506 por acção, e fico abismado quando certas pessoas me dizem:
"500 dólares por acção!! és doido, essa acção está cara" ou então:
"variou 20 dólares num dia, é muito, não compro"

Peço aos ilustres que expliquem que o valor nominal da acção não importa. O valor da empresa em cada instante é o preço da acção multiplicado pelo número de acções. Há acções na Bolsa de Londres a valerem milhares de libras por acção.
A única limitação que estas acções podem ter é o número de acções que um pequeno investidor pode comprar.
Por exemplo, no caso da GOOGLE quem tiver cerca de USD 2000 disponíveis apenas conseguirá comprar 4 acções.
Mas se a GOOGLE subir 5% passará a ter USD 2100 o que será exactamente o mesmo se tiver 10000 acções da PARAREDE a 0,20 e esta subir 5%.
Aliás, acções de cêntimos têm um incoveniente: neste exemplo da PARAREDE se a acção subir ou descer 1 cêntimo desceu ou subiu 5%! Pensem nisso!

A tua lógica é clara.
Acho que é excelente, especialmente para que um iniciante esteja atento não só à cotação mas à confiabilidade técnica e empírica que a empresa trás consigo.

Mas repara neste exemplo, para perceberes o pequeno investidor (pelo menos a mim):

Se eu tivesse 1000€ para investir eu podia, por exemplo, comprar 2 acções da Google ou "360 e pouco" da Portucel que estaria a 2.75.
Ora ambos percebemos que subir uma ou outra 10% "é igual ao litro".

A diferença é que eu sou pequeno investidor!
E como pequeno investidor o lucro da bolsa agrada-me mas sei que um dia também me "trilho" com um mau negócio, portanto... portanto o risco incomoda-me!

Assim analisemos as duas situações:
Se eu tivesse comprado Portucel e ela tivesse subido 10%, ou seja 100€, eu cagarola como sou podia já vender 330 acções - ficando com "30 e tal".
Assim "anulava" o risco.
Se elas continuassem a subir óptimo, senão o investimento já cá está deste lado, o lucro é que continua a flutuar.
Era só ir estando atento e no melhor momento "zás" - vender as restantes!

Mas com 2 acções do Google já não é assim!
Faço me entender?
Com 2 ou vendes tudo ou és um pequeno investidor com ataques cardíacos consecutivos!

Dou-te um exemplo pratico e real:
Eu comprei REN, mas aquilo disparou nos primeiros dias vendi o equivalente ao que investi (400€).
Tenho ainda umas quantas acções que "hão-de sempre" ser lucro (subam ou desçam)!

Com a tua estratégia posso vir a ganhar mais é certo (e só pago 2 comissões em vez 3:compra; venda investimento; 2ª venda do "lucro") mas também arrisco mais!

Não sei se me fiz entender?
If morality comes down to nothing more than the exercise of free will, with no principles available for moral judgment of the quality of these choices; then LAW will have to be used to fill the resulting moral vacuum. - DR Daniel Callahan

Registado: 27/8/2007 23:33

por MarcoAntonio » 29/8/2007 13:32

Já agora, o problema com acções a valores muito altos ou a valores muito baixos (não significa que sejam caras e baratas, respectivamente, sublinho) é um problema de liquidez, em ambos os casos.

Daí que surjam os splits e reverse splits para colocar o valor das acções em valores mais práticos (embora nem sempre esta medida seja bem aplicada).

As cotações muito baixas também prejudicam a liquidez porque quando a cotação está nos centimos, a mínima variação representa uma variação percentual elevada pelo que a cotação tende a estagnar e a dar saltos de centimos esporádicos resultando numa acumulação de ordens na compra e na venda sem encontro de compradores e vendedores. Os saltos de vários pontos percentuais que representa cada centimo dificulta esse encontro de compradores e vendedores tão importante para a liquidez...

Outra desvantagem é que se um investidor pretende desfazer-se rapidamente das acções tem de abdicar de uns 5 ou mais % pois se a cotação estiver por exemplo nos 0.20-0.21 ele tem de as «despachar» a 0.20 caso contrário vai para o fundo da fila de espera a 0.21 e poderá ter de esperar bastante tempo. Se necessita de vender (por exemplo para tomar outra posição noutro activo) tem de vender a 0.20 para conseguir vender rapidamente...

Portanto, mais uma razão para terem bastante cuidado quando se sentirem atraídos por «supostos preços baixos» em cotações que estão nos cêntimos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 29/8/2007 13:30

A resposta está errada.

O valor teórico de uma empresa é dada pela multiplicação da sua cotação sobre o número total de acções da empresa.

Peguemos num exemplo:

Duas empresas "valem" 200 mil euros. a Empresa A tem o total do seu capital representado por 1 milhão de acções e a empresa B apenas por 200 000 acções. Ou seja, em termos teóricos a cotação da empresa A seria de 0,2 euros (0,2 X 1 000 000 = 200 000) e a cotação da empresa B de 1 euro (1 X 200 000 = 200 000).

Ou seja, por este exemplo se vê que, apesar das cotações diferentes, o valor das empresas é o mesmo.

Qual a conclusão que deve retirar disto? É que olhar apenas para a cotação de uma empresa para determinar se está cara ou barata é um erro crasso.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por jorge1001 » 29/8/2007 13:27

SoEu Escreveu:Este tipo de perguntas, podia estar no tópico "Questões de Iniciação", pq os administradores não colocam lá estas questões e suas respostas e também colocar em situação de "Inamovível"?

Eu queria colocar esta questao nesse topico mas pelos visto não fiz como devia... Desculpem :?

por hokie » 29/8/2007 13:25

Ulisses Pereira Escreveu:Acho que a melhor forma de tentar aprender é responder a algumas questões:

Se uma acção cota a 0,2 euros e se outra cota a 1 euros, significa que a segunda empresa vale mais do que a primeira?

Um abraço,
Ulisses

ora aqui está uma questão fundamental para os iniciados e não só!
Neste momento tenho acções da GOOGLE em carteira, que cotam a USD 506 por acção, e fico abismado quando certas pessoas me dizem:
"500 dólares por acção!! és doido, essa acção está cara" ou então:
"variou 20 dólares num dia, é muito, não compro"

Peço aos ilustres que expliquem que o valor nominal da acção não importa. O valor da empresa em cada instante é o preço da acção multiplicado pelo número de acções. Há acções na Bolsa de Londres a valerem milhares de libras por acção.
A única limitação que estas acções podem ter é o número de acções que um pequeno investidor pode comprar.
Por exemplo, no caso da GOOGLE quem tiver cerca de USD 2000 disponíveis apenas conseguirá comprar 4 acções.
Mas se a GOOGLE subir 5% passará a ter USD 2100 o que será exactamente o mesmo se tiver 10000 acções da PARAREDE a 0,20 e esta subir 5%.
Aliás, acções de cêntimos têm um incoveniente: neste exemplo da PARAREDE se a acção subir ou descer 1 cêntimo desceu ou subiu 5%! Pensem nisso!

por jorge1001 » 29/8/2007 13:22

Ulisses Pereira Escreveu:Acho que a melhor forma de tentar aprender é responder a algumas questões:

Se uma acção cota a 0,2 euros e se outra cota a 1 euros, significa que a segunda empresa vale mais do que a primeira?

Um abraço,
Ulisses

Certo !

por SoEu » 29/8/2007 13:21

Este tipo de perguntas, podia estar no tópico "Questões de Iniciação", pq os administradores não colocam lá estas questões e suas respostas e também colocar em situação de "Inamovível"?

Registado: 14/9/2006 19:54

por santini » 29/8/2007 13:20

talvez não me tenha feito entender, mas o meu comentário ia exactamente no sentido de reforçar a improbabilidade disso voltar a acontecer.
amanha é outro dia...

Registado: 18/7/2007 12:44

por PedroPadinha » 29/8/2007 13:19

santini Escreveu:...em Março de 2001 (vejam bem) estava nos €2,03...

E para chegar aos 2,03 façam la as contas de quando teria que valorizar :wink:

Registado: 23/3/2007 11:50

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 104 visitantes