Caldeirão da Bolsa

Agora a sério

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Agora a sério

por Recolector » 29/8/2007 20:43

Branc0 Escreveu:Isto até teve a sua piada não teve? Hoje é que foi ganhar dinheiro daquele perfeito, perfeito que cheira mesmo a notas... verdinhas.

Sim, deve ter tido, sobretudo para aqueles que estavam absolutamente convictos acerca da manutenção do Bull Market.

Para mim, que ainda pouco percebo de mercados, isto foi o mercado a funcionar como esperado, tudo normal. Mantendo-se a tendência de subida de médio/longo prazo, seria de esperar que as correcções fossem perdendo força. Eu dou mais importância à duração temporal das correcções, do que própriamente à sua amplitude, dado que para se manter a tendência de médio/longo prazo, as recuperações terão que ser proporcionais às quedas ;)

De resto há por esse mundo fora tanto dinheiro, para ser aplicado ...
Será que a novidade do crédito subprime é reversível? No sentido de retirar novamente o acesso ao crédito a esta nova faixa de mercado que a ele passou a aceder? Talvez não seja :) Para mim, esta é simplesmente mais uma novidade que veio para ficar, mais um passo para escalar as economias.

Na minha modesta opinião, pelo menos no PSI (*), esta correcção pode ter sido a última de fácil aproveitamento por todos, nos próximos tempos. A próxima, provávelmente só poderá ser aproveitada por :
- Daytraders (haja tempo e pachorra ...)
- Investidores experientes com grande conhecimento das acções que seguem, capazes de deixar ordens de compra limitadas no preço, capazes de as ir buscar perto dos próximos minimos (muito falível)
- Quem ao olhar para o calendário económico dos EUA (dados imobiliário; confiança consumidores, etc) consiga apostar no momento certo em Warrants PUT (qq derivados curtos) sobre o CAC ou américas para entrar e sair rápido (uma lotaria arriscada...)

Eu, por mim, tendo definir fases possíveis do mercado (4 ?) e arranjar ferramentas que permitam saber sempre em que fase estou. É o básico, orientarmo-nos no mercado, saber para onde ele vai, com o que podemos contar ... É de pôr a carne toda no assador? É de fugir a sete pés? Enfim, o essêncial, ter a noção das nossas capacidades e conhecer o estado do "inimigo" :lol:
Depois é definir uma estratégia para cada fase; com uma sucessão de opções de tomada de mais risco quando o mercado se torna mais Bull e de diminuição desse risco no sentido inverso.

Tomada de mais risco risco :
- Aumentos de capital
- Investimento a tender para 100% do capital
- Insvestimento alavancado em conta margem
- Utilização de derivados
. . . . . .

Diminuição da exposição ao risco
- Não transaccionar derivados
- Reduções de capital
- Aumentar a % de cash na carteira
- Não utilizar conta margem
- Stop losses
- Reinvestir apenas parte da mais valias
- Retirar a totalidade das mais valias
. . . . . .

Os bons livros e os bons conselheiros são muito importantes, mas nada dispensa o trabalho próprio. O mercado é tão rico, tão diverso e gera tal quantidade de informação, de sinais que é indispensável desenvolver-se um instinto de mercado, para responder em tempo útil. A experiência conta, tanto ou mais que a teoria.

BNs
Lei da Gravidade, revisitada :
1º Tudo o que subiu, cai por si.
2º Tudo o que caiu, só sobe se impulsionado.

Registado: 25/1/2005 22:10

Agora a sério

por Branc0 » 29/8/2007 19:35

Isto até teve a sua piada não teve? Hoje é que foi ganhar dinheiro daquele perfeito, perfeito que cheira mesmo a notas... verdinhas.

Não, mas agora a sério, que é que foi isto? :|

Acho que ontem estavamos todos à espera de uma descida, mas não tão forte. Hoje provavelmente um rebound, mas não tão forte (eu até julgava ontem que isto hoje ia ao vermelho com o Benfica a dar uma pazada no Copenhaga, mas 0-1 não está mal).

Vocês que são malta da pesada e andam nisto há mais tempo, tentem lá arranjar uma explicação para a malta nova sobre estes dois dias de mercado que eu ando nisto há pouco tempo e não há livro que me valha...

PS: Engraçado que com uma subida tão forte os NYLOWS ainda foram aos 40, mas as MM20 parecem voltar a ter sido quebradas em alta... até quando é que vão ficar acima da linha é que eu (e toda a gente) gostava de saber.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 155 visitantes