Carteira JAS*2007 - Mês 08 - Capital X
Re: Carteira JAS*2007 - Mês 08 - dia 31
JAS Escreveu:Para a semana já não temos nem o "agosto vermelho" nem o PTP...
JAS
Não te preocupa as intervenções da Fed e Bush...
Ben Bernanke garantiu esta tarde que a Reserva Federal (Fed) norte-americana vai fazer o que for preciso para limitar os impactos da crise do sector hipotecário de alto risco ("subprime") no consumo e no crescimento económico do país.
Esta intervenção apesar de ter sido benéfica para o mercado de capitais, veio trazer a "nu" o real problema, esta intervenção admite o impacto negativo no crescimento da economia. volatilidade não deve faltar...
Carteira JAS*2007 - Mês 08 - dia 31
Para a semana já não temos nem o "agosto vermelho" nem o PTP...
A rentabilidade voltou a aproximar-se dos +40% mas não passou daí.
Nenhum movimento, hoje.
Bom fim de semana,
JAS
A rentabilidade voltou a aproximar-se dos +40% mas não passou daí.
Nenhum movimento, hoje.
Bom fim de semana,
JAS
- Anexos
-
- cart 08-31.png (0 Bytes) Visualizado 1528 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Carteira JAS*2007 - Mês 08 - dia 30
Apesar de estar a terminar o meu "Agosto vermelho" resolvi tomar algumas precauções e a aumentar a liquidez...
TDU
A forte queda do BCP, e a interrupção da sua negóciação a meio da tarde por razões desconhecidas, levaram-me a vender algumas TDU de imediato a 2,88.
Despachar de imediato e averiguar depois a razão é, em geral, uma boa opção...
Como não a descobri, e o BCP continuou em queda, ainda vendi mais umas no fecho a 2,91.
JMT
Aproveitei o excesso de liquidez para reforçar na JMT a 4,19.
JAS
TDU
A forte queda do BCP, e a interrupção da sua negóciação a meio da tarde por razões desconhecidas, levaram-me a vender algumas TDU de imediato a 2,88.
Despachar de imediato e averiguar depois a razão é, em geral, uma boa opção...
Como não a descobri, e o BCP continuou em queda, ainda vendi mais umas no fecho a 2,91.
JMT
Aproveitei o excesso de liquidez para reforçar na JMT a 4,19.
JAS
- Anexos
-
- cart 08-30.png (0 Bytes) Visualizado 1815 vezes
Re
marijon Escreveu:Desculpa a pergunta, mas que programa usas para a apresentação gráfica da evolução da tua carteira?
Excel?
Sim e depois copy+paste para o photoshop para a transformar numa imagem .png que ocupa menos bytes.
bjs
JAS
--------------------------
Miguel Abreu Escreveu:O JAS está a calcular bem as suas rentabilidades ?
Pergunto isto, porque fez um aumento de capital de 1,35 e a rentabilidade não foi afectada. Convinha corrigir isso.
Durante anos geraram-se por aqui grandes discussões em torno do cálculo das rentabilidades quando eu fazia AC's...
Isso porque anteriormente usei o método de calcular a rentabilidade de imediato utilizando o capital médio ponderado correspondente ao final do ano se não ocorressem mais alterações.
Isso tinha a vantagem de "fixar" o valor desse capital médio ponderado mas implicava alterar no gráfico todos os valores mensais anteriores.
(de outra forma apareceria um gap...)
Para exemplificar, com o caso deste ano, eu teria em números redondos 7 meses com o capital X, iria ter 5 meses com o capital 1,35X, portanto o capital médio ponderado calculado no final do ano seria cerca de 1,145X.
O capital era alterado de X para 1,145X e as rentabilidades anteriores eram divididas por 1,145.
Era mais simples e conduzia ao resultado correcto em 31 de Dezembro que é a data que mais interessa.
Este ano resolvi fazer a vontade aos "deuses" e aplicar a fórmula, matematicamente correcta, mas que dá mais trabalho.
(Como o trabalho é feito pelo computador não me incomoda nada pois arranjei maneira do excel alterar tudo com a simples alteração da data...)
Se reparares passou a ser fornecido em cima o valor do capital médio ponderado na data da sessão e ele varia todos os dias.
Todas as rentabilidades, mesmo a dos negócios concluídos, são calculadas diariamente com esse valor do capital ponderado (o que as faz descer todos os dias mesmo que as cotações se mantenham).
Não notas grandes diferenças porque nesta altura eu tenho 224 dias com capital X e apenas 16 com mais capital.
E conto 16 porque nos primeiros 9 dias do ano tive mais capital e também entrei com esses...
Um abraço,
JAS
--------------------------
Barra Escreveu:Pronto JAS, estás tramado. A estória repete-se.
Voltamos a ter mais uma série imensa de posts a discutir isto ou nem vais ligar desta vez?
Para mim o assunto continua a ser perfeitamente pacífico e continuarei a esclarecer pois haverá sempre quem desconheça os antecedentes.
Mas continuarei a dizer que, muito mais importante que o cálculo em percentagem, o que mais interessa é a rentabilidade medida em euros no final do ano.
Eu não pago o supermercado em percentagem, não é?
(e também não o pago em dolares que é uma resposta que eu costumo dar aos "deuses" que se esquecem de corrigir as rentabilidades com o cambio)
Um abraço,
JAS
Miguel Abreu escreveu:
Pronto JAS, estás tramado. A estória repete-se.
Voltamos a ter mais uma série imensa de posts a discutir isto ou nem vais ligar desta vez?
O melhor é encaminhares estes leitores assiduos dos teus posts para a discussão de outros tempos, talvez as dúvidas se dissipem, ou não.
O JAS está a calcular bem as suas rentabilidades ?
Pergunto isto, porque fez um aumento de capital de 1,35 e a rentabilidade não foi afectada. Convinha corrigir isso.
Pronto JAS, estás tramado. A estória repete-se.
O melhor é encaminhares estes leitores assiduos dos teus posts para a discussão de outros tempos, talvez as dúvidas se dissipem, ou não.
- Registado: 19/10/2004 19:26
Carteira JAS*2007 - Mês 08 - dia 29
Dia complicado o de hoje.
Com a queda de ontem dos States deixei uns stops para não ter que me levantar cedo.
E afinal não caíu nada de jeito...
TDU
Deixei várias ordens, com stops e sem stops, pois esperava uma abertura em queda.
Quando acordei tinham voado apenas duas, a 2,80 e 2,76, e já não me foi possível recomprar mais baratinho.
Uma recompra a 2,85 e desisti de recomprar o resto.
Tenho que cheguem, não há problema se não recomprar.
SEM
Esta até correu muito bem pois deixara apenas uma pequena ordem de venda ao melhor para a abertura o que resultou numa venda a 12,02 (para espantar, não é?)
E não custou nada recomprá-las a 11,92 e ainda reforçar a 12,91.
JMT
Não teve problemas mas também não tinha deixado stops.
Acabei por aproveitar a liquidez para reforçar a 4,23.
De tarde estive ausente pelo que nem percebi porque terá caído no fecho.
JAS
Com a queda de ontem dos States deixei uns stops para não ter que me levantar cedo.
E afinal não caíu nada de jeito...
TDU
Deixei várias ordens, com stops e sem stops, pois esperava uma abertura em queda.
Quando acordei tinham voado apenas duas, a 2,80 e 2,76, e já não me foi possível recomprar mais baratinho.
Uma recompra a 2,85 e desisti de recomprar o resto.
Tenho que cheguem, não há problema se não recomprar.
SEM
Esta até correu muito bem pois deixara apenas uma pequena ordem de venda ao melhor para a abertura o que resultou numa venda a 12,02 (para espantar, não é?)
E não custou nada recomprá-las a 11,92 e ainda reforçar a 12,91.
JMT
Não teve problemas mas também não tinha deixado stops.
Acabei por aproveitar a liquidez para reforçar a 4,23.
De tarde estive ausente pelo que nem percebi porque terá caído no fecho.
JAS
- Anexos
-
- cart 08-29.png (0 Bytes) Visualizado 2365 vezes
JAS, como isto anda, o que tem funcionado é o contrário!!! comprar pela matina e dar aos esfomeados antes do almoço. Tenho-me saído bem co esta estratégia, ou pelo menos recuperei as perdas do primeiro susto do ano. Tenho algum receio é do dia em que esta estratégia não funcionar...fico pendurado
Cumprimentos,
SMALL
SMALL
- Registado: 16/5/2007 19:14
Re
manilha Escreveu:Jas:
Dada a situação do mercado,com sucessivas recessões ,as quais não parecem ter fim,até que valor pensas segurar a tua carteira da TD?
O curto prazo parece-me negro.
Amanhã com grande probabilidade será novamente penalizada,não achas?
Com a queda acentuada dos States, que fecharam com percas superiores a 2%, é provavel termos amanhã um dia bem vermelhinho.
Começar por vender pode ser a melhor opção.
Recomprar ao final do dia, ou não recomprar, é que pode ser a interrogação...
Um abraço,
JAS
Jas:
Dada a situação do mercado,com sucessivas recessões ,as quais não parecem ter fim,até que valor pensas segurar a tua carteira da TD?
Desta vez,estou deveras preocupado!!
É o meu único título em "carteira".
Desta vez,estou deveras preocupado!!
É o meu único título em "carteira".
- Registado: 11/1/2007 5:59
Carteira JAS*2007 - Mês 08 - dia 28
Um dia em que estive bastante quietinho e em que a rentabilidade voltou a recuar...
TDU
Uma compra a 2,92 e ainda algumas a 2,88.
JAS
TDU
Uma compra a 2,92 e ainda algumas a 2,88.
JAS
- Anexos
-
- cart 08-28.png (0 Bytes) Visualizado 1808 vezes
CaixaBI mantém ?acumular? e alvo de 4,75 euros para JM após análise da Deco Proteste
(28-08-2007 - 10:52)
A Deco Proteste efectuou um estudo em que foram comparados estabelecimentos de retalho em Portugal e, tendo por base três cabazes, considerou o Feira Nova como a melhor opção em dois deles. Para o CaixaBI, estas são boas notícias para o Grupo uma vez que as análises da Deco têm "ampla divulgação nacional". A casa de investimento mantém "acumular" e o preço-alvo de 4,75 euros para as acções desta empresa.
O estudo da Deco contemplou mais de 66 mil preços em estabelecimentos de retalho em 113 localidades do continente e ilhas. Como base de comparação, esta entidade criou três cabazes: Cabaz 1, com 100 produtos de características e marcas definidas (para quem privilegia as marcas); Cabaz 2, que abrange 81 produtos (para quem privilegia o produto mais barato) e o Cabaz 3, composto por 64 produtos de marca própria das superfícies (cabaz que constitui uma novidade na analise deste ano).
De acordo com a Deco Proteste, a cadeia Feira Nova é a melhor opção para o cabaz 1 e tal como no ano anterior, o Continente mantém-se em segundo lugar. As cadeias E.Leclerc, Ecomarché, Jumbo, Minipreço e Pão de Açúcar ficaram em terceiro lugar. No estudo sobre o cabaz constituído por 64 produtos de marca própria ou exclusiva, os hipermercados Feira Nova também ficaram em primeiro lugar seguido pelo Minipreço e Pingo Doce.
Relativamente ao cabaz 2 (produtos mais baratos), a Aldi bem como a cadeia Plus, ficaram em primeiro lugar na análise realizada, encontrando-se em segundo lugar o Minipreço (as lojas Lidl que lideravam desde 2004 desceram para o terceiro lugar).
Numa nota de "research", o CaixaBI sublinha que estas são boas notícias para o grupo Jerónimo Martins, "pois as análises independentes da Deco Proteste têm uma ampla divulgação nacional".
Segundo a mesma fonte, "estas referências ocorrem numa altura em que o Feira Nova acelerou o reposicionamento da insígnia e em que foi dada especial atenção ao aumento significativo da penetração da marca própria".
A casa de investimento mantém, após a notícia, o preço-alvo de 4,75 euros para o final de 2007 e a recomendação de "acumular".
voltar >>
(28-08-2007 - 10:52)
A Deco Proteste efectuou um estudo em que foram comparados estabelecimentos de retalho em Portugal e, tendo por base três cabazes, considerou o Feira Nova como a melhor opção em dois deles. Para o CaixaBI, estas são boas notícias para o Grupo uma vez que as análises da Deco têm "ampla divulgação nacional". A casa de investimento mantém "acumular" e o preço-alvo de 4,75 euros para as acções desta empresa.
O estudo da Deco contemplou mais de 66 mil preços em estabelecimentos de retalho em 113 localidades do continente e ilhas. Como base de comparação, esta entidade criou três cabazes: Cabaz 1, com 100 produtos de características e marcas definidas (para quem privilegia as marcas); Cabaz 2, que abrange 81 produtos (para quem privilegia o produto mais barato) e o Cabaz 3, composto por 64 produtos de marca própria das superfícies (cabaz que constitui uma novidade na analise deste ano).
De acordo com a Deco Proteste, a cadeia Feira Nova é a melhor opção para o cabaz 1 e tal como no ano anterior, o Continente mantém-se em segundo lugar. As cadeias E.Leclerc, Ecomarché, Jumbo, Minipreço e Pão de Açúcar ficaram em terceiro lugar. No estudo sobre o cabaz constituído por 64 produtos de marca própria ou exclusiva, os hipermercados Feira Nova também ficaram em primeiro lugar seguido pelo Minipreço e Pingo Doce.
Relativamente ao cabaz 2 (produtos mais baratos), a Aldi bem como a cadeia Plus, ficaram em primeiro lugar na análise realizada, encontrando-se em segundo lugar o Minipreço (as lojas Lidl que lideravam desde 2004 desceram para o terceiro lugar).
Numa nota de "research", o CaixaBI sublinha que estas são boas notícias para o grupo Jerónimo Martins, "pois as análises independentes da Deco Proteste têm uma ampla divulgação nacional".
Segundo a mesma fonte, "estas referências ocorrem numa altura em que o Feira Nova acelerou o reposicionamento da insígnia e em que foi dada especial atenção ao aumento significativo da penetração da marca própria".
A casa de investimento mantém, após a notícia, o preço-alvo de 4,75 euros para o final de 2007 e a recomendação de "acumular".
voltar >>
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Carteira JAS*2007 - Mês 08 - dia 27
A semana não começou mal para a carteirinha...
SNC
Desta vez foi mesmo.
Fechei o trade e assumi as perdas...
Vendas a 4,15 e 4,13.
SEM
Reforcei a 12,25 e 12,21 mas depois fiz uma devolução aos 12,31.
A posição acabou por ficar ligeiramente maior.
TDU
Também reforcei pois acho que está a atravessar um bom momento e mantém-se em recuperação.
Compras a 3,07-3,04-3,05.
REN
Fiz umas vendas a 3,79 pois a abertura negativa dos States não me deixou muito tranquilo.
JAS
SNC
Desta vez foi mesmo.
Fechei o trade e assumi as perdas...
Vendas a 4,15 e 4,13.
SEM
Reforcei a 12,25 e 12,21 mas depois fiz uma devolução aos 12,31.
A posição acabou por ficar ligeiramente maior.
TDU
Também reforcei pois acho que está a atravessar um bom momento e mantém-se em recuperação.
Compras a 3,07-3,04-3,05.
REN
Fiz umas vendas a 3,79 pois a abertura negativa dos States não me deixou muito tranquilo.
JAS
- Anexos
-
- cart 08-27a.png (0 Bytes) Visualizado 2335 vezes
Re
vitor79 Escreveu:Jas, vi algures que tu todos os anos escolhes algumas acções do PSI para negociar.
Quais foram as surtudas deste ano e quais os critérios aplicados?
Tens a lista no post da Carteira do mês de Janeiro.
Os critérios para a escolha são essencialmente de AF e estão lá resumidamente indicados.
Faz "pesquisa" que não custa nada...
Um abraço,
JAS
Assunto: Carteira JAS*2007 - Mês 08 - dia 24
empirico Escreveu:Agora está a fazer um reteste à zona suporte e agora resistência dos 40%![]()
É importante quebrar em alta para poder testar os máximos do ano caso contrário novos mínimos podem acontecer.
Com a rentabilidade nos +39% a próxima semana será decisiva para se ver se passa dos 40%...
DAX
Tinha estabelecido que voltaria ao DAX a 24 de Agosto e assim foi.
(não sei porquê ando muito disciplinado...)
De qualquer forma foi só um dia de treinos, apenas com uma pequena quantidade, mas onde fiz um excelente trade apesar de ter comprado mal.
Compra do TW call 7401C a 2,19 e venda a 2,30.
O dedo parece que ainda está afinado pois a venda foi nos +5% e isso foi exactamente ao máximo do dia quase ao soar do gong.
SEM
Uma recompra matinal a 12,11 (as vendidas ontem) e devolução a 12,28.
Posição final sem alteração.
REN
Um reforço a 3,73 falhando a devolução a 3,77.
Posição aumentou para 12% mas deve regressar aos 10% para a semana pois encaro a REN como simples depósito de cash.
Bom fim de semana,
JAS
- Anexos
-
- cart 08-24.png (0 Bytes) Visualizado 3096 vezes
Entre Maio e Agosto a Carteira Jas não conseguiu demonstrar força para quebrar os 50% e lateralizou durante este período entre os 50% e os 40% que acabaram por serem quebrados e ir ao target dos 30%
Agora está a fazer um reteste à zona suporte e agora resistência dos 40%
É importante quebrar em alta para poder testar os máximos do ano caso contrário novos mínimos podem acontecer
P.S. Espero que o Jas nao leve a mal a analise técnica às rentabilidades da sua carteira.
Agora está a fazer um reteste à zona suporte e agora resistência dos 40%
É importante quebrar em alta para poder testar os máximos do ano caso contrário novos mínimos podem acontecer
P.S. Espero que o Jas nao leve a mal a analise técnica às rentabilidades da sua carteira.
Semitela Escreveu:E reparei que há muitos menos compradores á 0.14 ,0.13,0.12 do que havia á 1 mes atras , as compras eram na ordem de 1.5M e agora os cofres estao muito vazios .
Nao será um sinal de desinteresse dos compradores, que como muitos de nós já nao vêm futuro na Louça?
Há uns dias eu disse que me parecia "que não tinha qualquer interesse nos tempos mais próximos" exactamente por causa disso.
Penso que só poderá a animar quando houver resultados que não sejam mais prejuízos.
Outra hipótese é os Bancos conseguirem impingir aquilo a alguém (os 60% de capital acrescido de muito mais em suprimentos...).
De qualquer forma esta última hipótese terá que passar por um AC e isso implica conseguirem colocar a cotação a 0,20 pelo menos.
Um abraço,
JAS
------------------------
Lan Escreveu:Andas a comprar SEM muito baratinha, JAS
Pior, pois era a vender... Mas já corrigi.
Um abraço,
JAS
Boas Jas,
Há muito que nao acompanho a VAA mas hoje como fechou á 0.15 chamou-me a atençao . E reparei que há muitos menos compradores á 0.14 ,0.13,0.12 do que havia á 1 mes atras , as compras eram na ordem de 1.5M e agora os cofres estao muito vazios .
Nao será um sinal de desinteresse dos compradores, que como muitos de nós já nao vêm futuro na Louça ?
Abraços
Há muito que nao acompanho a VAA mas hoje como fechou á 0.15 chamou-me a atençao . E reparei que há muitos menos compradores á 0.14 ,0.13,0.12 do que havia á 1 mes atras , as compras eram na ordem de 1.5M e agora os cofres estao muito vazios .
Nao será um sinal de desinteresse dos compradores, que como muitos de nós já nao vêm futuro na Louça ?
Abraços
Carteira JAS*2007 - Mês 08 - dia 23
Dia calmo mas amanhã é 6ª feira...
TDU
Uma excelente recuparação com mais 4,52% hoje.
Como a minha exposição é bastante grande resolvi fazer umas pequenas vendas a 2,94 e 2,96 para melhorar o meu nível de liquidez.
SEM
Idem, a 12,22 e 12,19.
SNC
Voltei a fazer uma venda a 4,18 mas continuo indeciso entre o fechar e o refazer a posição.
Quanto à rentabilidade já recuperou 7% desde 2ª feira.
JAS
TDU
Uma excelente recuparação com mais 4,52% hoje.
Como a minha exposição é bastante grande resolvi fazer umas pequenas vendas a 2,94 e 2,96 para melhorar o meu nível de liquidez.
SEM
Idem, a 12,22 e 12,19.
SNC
Voltei a fazer uma venda a 4,18 mas continuo indeciso entre o fechar e o refazer a posição.
Quanto à rentabilidade já recuperou 7% desde 2ª feira.
JAS
- Anexos
-
- cart 08-23.png (0 Bytes) Visualizado 3748 vezes
Editado pela última vez por JAS em 23/8/2007 23:25, num total de 1 vez.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 72 visitantes