Caldeirão da Bolsa

O que acham de esta opção de investimento por parte da UBS ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por redhot » 30/8/2007 8:58

Miguel Abreu Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:esqueci-me de te perguntar o que é que tu próprio achavas da aplicação


A mim agrada-me entrar num fundo de investimento de alto risco, onde me garantem o capital. Daí o meu interesse. Mas não me agrada muito o horizonte temporal. Daí colocar somente uma pequena quantia.


Deixa-me adivinhar?

- Queres um fundo de alto risco que permita altas rendibilidades (tipo 500% ou mais). :lol:
- Mas atenção alto risco mas não para ti. Tu queres tar seguro...
- E o horizonte temporal tipo 1 semana. Serve?

:lol: :lol: :lol:

Estou a brincar contigo. Não te deslumbres. Pés bem assentes na terra. Como dizem aqui os prós: "Ter paciência é fundamental".

Um abraço,
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1075
Registado: 20/3/2007 18:26
Localização: Zoo de Lisboa, Jaula 4

por Miguel Abreu » 30/8/2007 8:34

Pata-Hari Escreveu:esqueci-me de te perguntar o que é que tu próprio achavas da aplicação


A mim agrada-me entrar num fundo de investimento de alto risco, onde me garantem o capital. Daí o meu interesse. Mas não me agrada muito o horizonte temporal. Daí colocar somente uma pequena quantia.
 
Mensagens: 134
Registado: 28/8/2007 10:32

por Miguel Abreu » 30/8/2007 8:30

Pata-Hari Escreveu:Miguel, decidiste o quê?


Inicialmente estava a pensar colocar 200.000 Euros nessa aplicação. Contudo vou colocar somente 20.000 Euros, para ver esta aplicação como vai decorrer. Aposto numa diversificação.
 
Mensagens: 134
Registado: 28/8/2007 10:32

por Pata-Hari » 30/8/2007 6:54

Miguel, decidiste o quê? eu esqueci-me de te perguntar o que é que tu próprio achavas da aplicação (coisa que , se calhar, te teria sido mais útil do que eu andar a dissertar sobre montagens de estruturados, coisa que nem nunca fez parte das minhas atribuições profissionais!)
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Miguel Abreu » 29/8/2007 11:58

Pata_Hari: Muito obrigado pela tua resposta elaborada e completissima. Ainda estou na dúvida se entro ou não nesta aplicação.

MAV8: Sigo já os mercados faz algum tempo (incluindo este fórum). Uso também a minha cabeça para investir no mercado. Mas é claro que não vou entrar com todo capital na Bolsa. Isso está completamente fora de questão.
 
Mensagens: 134
Registado: 28/8/2007 10:32

por Pata-Hari » 28/8/2007 20:28

MAV8, tem que se dar o dinheiro a alguém, nem que seja a uns CEOs de umas empresas cotadas :P
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

...

por MAV8 » 28/8/2007 20:02

8-) Miguel - o meu conselho é que agarres no dinheiro compres um PC novo, mtos livros sobre os mercados e que venhas aqui todos os dias ver o que se passa para perceber este mundo.

Depois sim usas a tua cabeça e investes.

ps: esses srs de que falas já te deram dinheiro para investires? :?: se não deram também não dês o teu :!:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por Pata-Hari » 28/8/2007 17:49

A vantagem desse estruturado é o lock-in da valorização, I will give you that. No entanto, faz sentido pensar nisso como uma aplicação aos 7 anos, ou seja, estás a tomar uma decisão de nvestimento que no momento em que a tomas deverá ser para estar lá durante 7 anos (para o banco é uma excelente forma de fidelizar o cliente além de lhe dar uma margem incrivel de lucro!). Faz sentido que, dado que estás a comprar a opção financeira a utilizes/maximes plenamente durante o periodo da sua vida (o que não invalida que até a queiras vender antes do tempo por alteração dos fundamentais dessa zona geográfica). Tens é que ter a noção de que o lock in não te garante de modo algum que a tua aplicação fique acima do par (valor investido) nos primeiros anos (isto é muito fácil de explicar com um desenhozinho mas, por escrito, é muito mais complicado).

Se, estratégicamente e no asset mix da tua carteira fizer sentido uma exposição a esse mercado e se a tua carteira for bastante conservadora (se fores bastante averso ao risco), não me choca a aplicação. Se, pelo contrário, nem és assim tão averso ao risco, não me faz sentido pagares pela montagem da garantia de capital e ficares preso a um opção tão longa. Acho que faz mais sentido aplicares 20% ou menos do montante que estavas a pensar investir e investires directamente no fundo.

Convém é olhares para o fundo, composição, politica de investimento para teres ideia se te agrada ou não porque é nisso que efectivamente estás a investir.

Já agora, essas estruturas são montadas com base em duas parcelas:

1. uma especie de deposito a prazo longo (que é o que permite garantir o capital ao fim do prazo, ou seja, a instituição, dadas as taxas, pega no montante necessário para, ao fim do prazo, ter os 100% do teu capital de volta)
2. Uma opção financeira que te permite beneficiar de uma parte de valorização de um qualquer underlying (nesse caso um fundo deles onde eles também já ganham comissões de gestão) e que é comprada com a diferença do montante necessário para te garantir o teu valor investido e o valor que investes no momento zero.

A soma das partes é o que vai constituir a valorização do produto em cada momento.

Se calhar não fui nada clara... :| . Por favor coloca todas as questões que quiseres.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Fogueiro » 28/8/2007 13:16

A opinião do Paul Goodwin, um dos melhores especialista nos mercados asiáticos:

China Timer


Incredible volatility! That’s what we’ve seen from the USX China Index (and the rest of the world) the past few weeks. Our China-Timer flashed a sell signal last week, as the Index broke down through its 50-day moving average. And then the selling really picked up, driving it down to 5,100 last Thursday … off 20% from its mid-July peak! But the recovery since has been nearly as sharp, as the Index is now sitting just below its 50-day moving line. Wow!

The bottom line is that, according to our time-tested discipline, the China-Timer remains negative, and thus you should remain defensive. If this rally continues, we could receive a new buy signal within a few trading days, but you shouldn’t anticipate what comes next – the trend is down, and volatility is scorching, so stick to the sidelines for now, while building a watch list of top BRIC stocks to buy when the bulls return.
...


Nota: esta opinião do Paul Goodwin foi dada no passado dia 23
Anexos
HSX - Halter USX China Index.png
MM 25 dias - amarela

MM 50 dias - azul
HSX - Halter USX China Index.png (0 Bytes) Visualizado 1454 vezes
"Thinking is really the hardest work, that is why so few people do it." -- Henry Ford

"Imagination is more important than knowledge." -- Albert Einstein

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 10/11/2002 2:53
Localização: Óbidos

por Miguel Abreu » 28/8/2007 13:00

O fundo a que este CPPT da UBS se refere, é o seguinte: http://www.baring-asset.com/xpedio/grou ... 000982.pdf

E isto tem tido rentabilidades estrondosas nos últimos 2 anos, e está em máximos...será que isto será para continuar ?
 
Mensagens: 134
Registado: 28/8/2007 10:32

O que acham de esta opção de investimento por parte da UBS ?

por Miguel Abreu » 28/8/2007 12:06

Boas a todos,

Este é o meu primeiro post.

Recebi a seguinte proposta de investimento por parte do meu gestor de contas e gostaria de obter algum feedback, relativamente a esta opção de investimento (Trata-se de um investimento a médio-longo prazo com perfil de investimento conservador).

Aqui está o que o meu gestor me disse (e em anexo coloco o prospecto do produto):

Temos actualmente a possibilidade de entrar num investimento que acompanhará o potencial asiático.

Dessa forma, estamos a lançar um produto em EUR com o capital protegido a 7 anos que vai investir no fundo Baring Hong-Kong China Fund.
O objectivo do fundo é de acompanhar os crescimentos a médio e a longo prazo em Hong-Kong e em China. O fundo poderá investir também nas companhias incorporadas em Taiwan ou acompanhando a economia de Taiwan.

A particularidade deste produto estruturado CPPT, acima de ter o capital protegido no vencimento, poderá ter um leverage sobre o fundo até 120%, como poderá também ter 0% de exposição no fundo. De uma outra forma, ao final de cada ano com rentabilidade positiva, o fundo vai retirar 30% do seu lucro (efeito de lock-in) e adicionar este rendimento ao seu capital protegido (imaginamos se ao final do primeiro ano o produto for positivo de 10%, então vamos retirar 3% do lucro e teremos neste caso um reembolso mínimo no vencimento a 103%).

Temos até ao final da semana para poder subscrever.


o mercado asiático não está esticadissimo ?
Anexos
CPPT_EUR_BaringHKChina_070817_3335416_TSind[1].pdf
(0 Bytes) Transferido 312 Vezes
 
Mensagens: 134
Registado: 28/8/2007 10:32


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Musus e 153 visitantes