Caldeirão da Bolsa

Aprender análise técnica

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Trend » 23/8/2007 16:28

Não tem inconveniente nenhum usar indicadores, o que devem é ser vistos como algo que não serve para decidir a compra ou venda.

Se graficamente reparou que está interessado em entrar num determinado intervalo de valores por variados fundamentos pode e deve ver como estão os indicadores que costuma usar, VENDO SE ELES TAMBÉM estão em consenso com tal.

No seu exemplo se lhe interessava entrar por algum motivo e vendo os dados dos indicadores dados por si eles não são consensuais pois rsi está a valores médios e stocastico overbought. Assim tais indicadores não estão consensuais e nem "REFORÇAM" outros pontos que tenha tido para entrar.

Registado: 28/5/2004 23:00

por Fast_Cris » 23/8/2007 0:57

Tenho de concordar com o MarcoAntonio,

Em tempos achava que o segredo dos bons trades estava por detras dos indicadores... mas com o passar do tempo reparei que eles apenas mostram o que esta acontecendo e nunca o que irá acontecer. Ultimamente tenho-me regido por trendlines, triangulos e fibonnaci nas time frames diarias e cheguei a conclusão que consigo identificar o trend desta forma assim como possiveis inversões do trend de forma eficaz... pelo menos a maioria das vezes... claro que se existir um selloff como ocorreu nas ultimas 2 semanas não existe AT que resista conserteza.

Um abraço

Joao

Registado: 7/12/2002 13:57

por MarcoAntonio » 22/8/2007 13:21

As coisas mais importantes e úteis na AT são na minha opinião: identificação da tendência ou estado do mercado/activo (tendência de alta, tendência de baixa, lateralização ou consolidação); identificação de suportes e resistências; identificação de linhas de tendência (com muita atenção à sua validade).

Identificar alguns padrões de comportamento (alguns dos mais fiáveis: rounded bottom, duplos fundos e duplos topos, etc. De curto-prazo, bandeiras e pendões.

Os indicadores tomam para mim uma posição muito secundária e discreta na análise. Por exemplo, um RSI em sobrecompra poderá condicionar a compra (ou não) de um activo ou a redução da exposição para reduzir o risco. Mas não muito mais do que isto...

Comprar porque o RSI ou MACD faz isto ou aquilo não funciona.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por jmartins » 22/8/2007 13:11

Já identifiquei a LTA e LTD mas queira algo mais para me ajudar! Que sugere?

Registado: 2/8/2007 21:01

por MarcoAntonio » 22/8/2007 13:09

A melhor sugestão que te posso dar é: não tentes definir compras e vendas com base nesses indicadores, não funciona.

Podes condicionar compras e vendas ou a exposição em função do estado dos indicadores mas esquece as regras simples do tipo «comprar se e se» ou «vender se e se».

Esses indicadores não são assim tão eficazes...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Aprender análise técnica

por jmartins » 22/8/2007 12:58

Qual o intervalo de valores que dão sinal de compra de títulos nos seguintes indicadores:

1) MACD

2) Momentum

3) RSI

4) Stochastic

Ou, se preferirem, tenho em mira um título com estes dados:
MACD -1,69
Momentum 105,98
RSI 51,82
Stichastic 75,45

è de comprar ou nao?
Obrigado

Registado: 2/8/2007 21:01

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: dmr77, Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 164 visitantes