Caldeirão da Bolsa

Sel-off em curso ou mais grave ainda???

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

A correcção saudável do PSI

por JUKIMSUNG » 17/9/2007 10:06

A correcção saudável do PSI, parece que continua mais um dia pelo menos... vamos ver se o northern Rock ainda arranja massa para os levantamentos até amanhã.

Na semana passada já tinham ido 6% de tudo o que lá estava, hoje a coisa aumenta para 10%...

O nosso PSI é que está irreconhecível. Quedas de 5% são às carradas quase diariamente.

Se houvesse o PSI LOW...

Registado: 7/3/2007 19:42

Re: A 1ª a cair em termos de PIB

por JUKIMSUNG » 8/9/2007 18:04

MOHAMED Escreveu:A 1ª a cair em termos de PIB, isto vai alastrar mas é claro que ainda demora.

Agora para o curto prazo o que acham:

1- Mercados vão pressionar o FED e regressam as descargas para tentar garantir que a Taxa directora desça mesmo

ou

2- Mantém-se tudo na expectativa???

3- Dá-se um rallyzito até à decisão e atacam-se valores já próximos dos máximos de Julho arriscando que a taxa já não desça???

Até ver a hipótese 1 está em grande forma depois de mais uma 6ª feira em que os states resolveram cortar as vazas à europa que até tinha acordado calminha...

A pressão vai intensificar-se até 6ª feira que vem???

A 1ª a cair em termos de PIB

por JUKIMSUNG » 2/9/2007 23:30

A 1ª a cair em termos de PIB, isto vai alastrar mas é claro que ainda demora.

Agora para o curto prazo o que acham:

1- Mercados vão pressionar o FED e regressam as descargas para tentar garantir que a Taxa directora desça mesmo

ou

2- Mantém-se tudo na expectativa???

3- Dá-se um rallyzito até à decisão e atacam-se valores já próximos dos máximos de Julho arriscando que a taxa já não desça???

por James Wheat » 2/9/2007 23:25

Mohamed,

Eu não partilho da ideia de que os problemas estão ultrapassados, mas o seu artigo é positivo e nunca desde o sell-off que atirou a nossa praça 4,5% para baixo o ambiente nos mercados externos esteve tão... distendido.
Para mim o primeiro teste surgirá com o aproximar da reunião do FED a 18 de Setembro e sobretudo SE - repito, SE - este não baixar as taxas ! Aí será o descalabro, mas... não me acredito que façam esse teste !
Posto isso o momento chave virá mesmo com a divulgação dos dados económicos - nomeadamente desemprego, vendas casas, vendas industria e index de confiança - relativos ao mês de Agosto.
Previsivelmente esses dados poderão ser negativos - ou menos positivos - e potenciarão novas incertezas em Wall Street.
No médio-longo prazo continuo a apostar numa política do FED de descida gradual das taxas, aos 25p base de cada vez, a cada reunião (sem descidas intermédias de emergência), que é minha convicção vão garantir a estabilidade dos mercados nos States.
Pode não se retomar o caminho dos crescimentos saudáveis, mas antes um percurso estável, tipo 'soft landing'; terá então que ser a China/Ásia (na boleia dos Jogos Olímpicos, pela enorme visibilidade e abertura que dará a esse grande espaço económico) e a Europa que terão que puxar a carroça - pelo menos uma vez na vida !!

O curto prazo segue para mim uma grande incógnita e embora esteja agora investido a 60% - reentrei na 6ª feira em alguns papeis, tendo maioritariamente posições ganhadoras ao fecho do dia - estou pronto a largar grande parte. Desde logo tenho stops 3% abaixo em todas as posições (no caso SOI, BRI, SNC, PTI) menos 1 (única aposta que chamo de longo prazo: Inapa).

Over & out.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

Re: Austrália

por lutav » 2/9/2007 23:15

dá para explicares?

estive a ler o texto, e li por exemplo:

"Spending may rebound in coming months, driven by income-tax cuts introduced in July and rising wages. Retail sales surged 0.9 percent in July from June, a report last week showed."

ou

"For Australia, ``the picture is one of growth close to trend and the economy remaining close to full employment"

que relativizam um pouco as questoes financeiras e declinio da construcao.... ou escapa-me qq coisa?

Registado: 22/9/2006 22:36

Austrália

por JUKIMSUNG » 2/9/2007 22:54

Re: Mesmo sem gráfico lá vai...

por Thunder » 2/9/2007 15:43

MOHAMED Escreveu:
A juntar às injecções de dinheiro no sistema financeiro a nível global, BCE, FED, Austrália, China, etc... temos nas últimas declarações do Sr BUSH e Sr Bernanke um sinal de que afinal isto era bem mais grave. Quando um governo conservador, começa a dar ordens para tentar estabilizar um mercado global é porque já percebeu que vem aí um temporal dos grandes.

.....

- Mais alguma entaladela nos subprime's americanos mesmo depois destes balões de oxigénio que não poderão encher muito mais, sob pena de um dia esvaziarem à força;

E por último, movimento de subida proporcionado pelos big player's após 2ª feira, com a intençao de voltar a visitar as proximidades dos máximos (no dax já nem numa ida aos 8000 acredito, 7900 já seria muito) para depois ir trocando as posições longas ainda detidas por curtas e finalmente reinicio das descargas com tanta violência como as do início de agosto.

Em suma, acedito que o Bear chegou, apesar de ainda poder haver mais um ligeiro ressalto e máximos já me parecem de todo impováveis.

Olá MOHAMED 8-)

Concordo com muitos dos argumentos que usas principalmente os que citaste acima.

Mas o problema é que se olharmos para gráficos semanais o panorama continua a ser bull... o que está em pior "estado´" é o do SP500, mas mesmo assim o aspecto no gráfico semanal é de uma correcção forte mas não coloca em questão a tendência dos últimos anos..... Mas mais uma vez concordo com os argumentos que usas e que fazem todo o sentido. A questão é: quando é que todas estas burradas que foram feitas a nível de cedência de créditos vai estourar de vez? (o artigo do incognitus é muito porreiro e pertinente e concordo com muito do que ele diz... mas pra quando?) Podemos estar com uma situação similar a de maio de 2006 passado em que "quase todos" os analistas vaticinavam uma bolha nas commodities mas que no final de contas deu origem a uma boa fase de valorizações...

Eu sinceramente não arrisco grandes posições nesta fase. Bull ou bear pouco me importa o que espero é uma definição clara do rumo que tomaremos.... Um fecho semanal acima dos 1505 ou abaixo dos 1380 no SP500 serão indicadores preciosos...

Mas mais uma vez te digo que concordo com os argumentos que usas. A longo prazo parecem fazer todo o sentido.

Um abraço e BN 8-)
Anexos
DOW 31 agosto 07 wk.png
DOW 31 agosto 07 wk.png (0 Bytes) Visualizado 2819 vezes
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

Mesmo sem gráfico lá vai...

por JUKIMSUNG » 2/9/2007 13:51

depois da benção da MOTA que finalmente lá deu um ar da sua graça, acabei por entrar com uns trocos no
TW DAX 7900 PZ...

A ideia seria apanhar um topo. O que me leva a achar que poderemos estar a chegar a um novo topo (ainda que de curto prazo, ou falso break-out se preferirem) é que considero que nas entrelinhas dos últimos 15 dias se estará a desenvolver uma maior consciência de que o perigo espreita.

A juntar às injecções de dinheiro no sistema financeiro a nível global, BCE, FED, Austrália, China, etc... temos nas últimas declarações do Sr BUSH e Sr Bernanke um sinal de que afinal isto era bem mais grave. Quando um governo conservador, começa a dar ordens para tentar estabilizar um mercado global é porque já percebeu que vem aí um temporal dos grandes. Todas estas mezinhas (a última de fazer baixar o juro artificialmente, no fundo com o estado a arcar com as consequências do descontrolo da subprime crisis).

O crecimento a 4% nos states pode sinalizar o canto do cisne. E a partir daqui ser sempre a descer até se entrar na esperada recessão. Se a ideia do Sr Bush é combater o mercado Global é capaz de não ser uma grande ideia. Veremos...

Possíveis catalizadores do BEAR MARKET (até Dezembro):

-Início de queda nos PIB's (mais que provável);
-Subida dos Juros na Europa (seria de uma irresponsabilidade total mas com 50% de hipóteses de vir a acontecer;
-Não descida dos juros os States em 18 de set;
- Mais alguma entaladela nos subprime's americanos mesmo depois destes balões de oxigénio que não poderão encher muito mais, sob pena de um dia esvaziarem à força;

E por último, movimento de subida proporcionado pelos big player's após 2ª feira, com a intençao de voltar a visitar as proximidades dos máximos (no dax já nem numa ida aos 8000 acredito, 7900 já seria muito) para depois ir trocando as posições longas ainda detidas por curtas e finalmente reinicio das descargas com tanta violência como as do início de agosto.

Em suma, acedito que o Bear chegou, apesar de ainda poder haver mais um ligeiro ressalto e máximos já me parecem de todo impováveis.

Para o nosso Psi, ainda acredito que há 2 ou 3 empresas em saldos (para 15 dias depois disso é estar fora à espera da decisão do fed) mas não haverá muitas mais.

BN

por Semitela » 31/8/2007 21:59

Boas Mohamed,

Grafico há no meu blog , quando olhei para o titulo deste topico fez-me lembrar uma coisa : Quando ha unanimidade de que os indices vao para cima é que sao necessarias cautelas.

Hoje o Dax deu sinal de entrada longa .

Veremos se se confirma isso mesmo na segunda feira sem aqueles Americanos que estragam sempre a festa aos europeus.

Abraços

Registado: 19/10/2006 9:36

Em dia de pacote BUSH e Bernanke mansinho

por JUKIMSUNG » 31/8/2007 21:35

Em dia de pacote BUSH e Bernanke mansinho, pedia para este post um gráficozinho do DAX.

Depois faz-se um ponto da situação.

Entrei num PUT do DAX sem grande convicção mas a tentar apanhar um topo. Com o gráfico explico melhor a 'jogada'.

Semana verde ou semana santa (devido ao put) ???

Aceitam-se apostas e comentários

Mais uma notícia a favor do vento

por JUKIMSUNG » 16/8/2007 13:10

Construção de casas novas nos EUA cai para mínimos de dez anos

16/08/2007

A construção de casas novas nos EUA caiu para mínimos de dez anos em Julho uma vez que o sector não mostrou sinais de recuperação da recessão que já dura há 18 meses.

O declínio de 6,1% para o ritmo anual de 1,381 milhões de fogos, segue-se aos 1,47 milhões do mês anterior, anunciou hoje o Departamento do Comércio.

Os economistas consultados pela Bloomberg esperavam uma queda para os 1,4 milhões de fogos.

Esta notícia é avançada no dia em que os mercados registam fortes quedas a nível mundial devido à crise no mercado de crédito de alto risco nos EUA.

por MSM » 16/8/2007 10:51

:shock: :shock:
Correcção saudável. O PSI chegou a perder mais de 4% hoje :shock:
Quando falo em crash falo no dia de hoje e não na correcção que tem vindo a acontecer. Há muito títulos com aberturas em GAP Down de mais de 3% :shock:

Registado: 18/5/2006 9:16

Pode ser que isto ainda vire

por JUKIMSUNG » 16/8/2007 10:48

Pode ser que isto ainda vire para cima mas se calhar não vai ser já hoje que os futuros dos states parecem mauzinhos também...

Mas quanto a crash no PSI acho que não pois ainda temos uma valorização de 13% anual.

Isto até agora foi apenas uma correcção saudável

mercados

por paulo godinho » 16/8/2007 10:46

O nosso psi tem agora os 12100 pontos para testar e tudo pode acontecer ,hoje desde os mercados fazerem aqui um sel-off e a tendencia inverter-se, ou fechar-mos por aqui e amanha vamos la tocar, mas acredito num rebound nos 12100 , agora se e o principio do fim do bull isso ainda e cedo para dizer, mas podemos ter dois ou tres dias a subir para aliviar um pouco estas quedas brutais

Registado: 7/9/2005 19:10

por MSM » 16/8/2007 10:35

Na minha modesta opinião podemos estar perante o fim do BULL. Digo isto porque os índices dos USA estão em suportes muito importantes (seja MM365 seja no caso do S&P a zona dos 1400). Quebrando estes suportes as correcções podem ser muito maiores. Como hoje os mercados europeus estão como estão (no caso do PSI é crash) vamos ver o que isto vai dar mas não espero algo de muito positivo.´

Dax

por JUKIMSUNG » 16/8/2007 10:31

O DAX está a esticar ainda mais a corda, o PSI já aligeirou e já tivemos recuperações de 4% na ALTRI e na GALP mas será que não é melhor aguardar mais um bocadinho para sentir os states???

Como a coisa anda comprar hoje com 6% de desconto poe implicar um negócio da china (se estiver aqui algum fundo) ou uma entaladela ainda maior pois a 6ªfeira pode ser bem negra.

Há que ter calma e esperar o momento certo para actuar

bn

Re: A europa parece olhar para o lado

por Thunder » 15/8/2007 22:52

MOHAMED Escreveu:PSI20 12,731 -0.52% 13.69%
CAC40 5,443 -0.66% -1.79%
DAX Xetra 7,446 0.28% 12.87%
NASDAQ 2,459 -1.61% 1.80%
S&P 500 1,407 -1.39% -0.82%

A europa parece olhar para o lado, os states já descarregam nos finais de sessão cerca de 1% pela 5ª vez nas últimas 2 sessões.

O Nasdaq com mais uma sessão destas ou duas também entra em terreno negativo no ano.

O PSI a pouco e pouco já perdeu 10% mas isto parece ainda estar a aquecer e de vez em quando lá aparece um dia ou 2 no verde para mais umas sessões de distribuição. Mas está difícil.

A meu ver está-se a fazer com as acções o mesmo que se está a fazer com a dívida. Tentar vender ao melhor preço porque a cada notícia de mais uma eminente falência lá vai mais 1% do saldo anual para dificilmente haver retorno.

BN

Alguém comenta o DAX??? Se poddível com gráfico que a queda deve estar eminente, apesar de hoje a BAYER quase me ter enterrado subindo 5%. A ideia deles deve ser vender aspirinas ao mohamed. Grandes xul...

Estou num put arriscado mas que desde as 17h30 de 0,30 veio a 0,17 e foi fechar a 0,88... de loucos e eu metido numa coisa destas

Foi a chamada hora à benfica.

Olá 8-)

A europa fechou a olhar pro lado mas amanhã na abertura vamos ver o resultado disso...

Pra mim com o SPX numa zona super importante (1400/1410) é muito complicado dizer qualquer coisa...... mas eu digo na mesma :mrgreen: .... agora não vou basear trades de grande envergadura nesta análise pela elevada volatildade verificada.
A minha opinião é a seguinte:
- O pânico está instalado
- A maioria dos investidores que estavam longos desde últimos máximos e que ainda não sairam devem estar a sentir-se um bocado "apertados". Como as notícias não param de sair e são quase sempre más a maioria dos mesmos irá acabar por "ceder" e sair em "dor".
- Para mim o suporte do SPX na zona 1400-1410 não vai aguentar e vamos à zona dos mínimos de março....

Assim sendo o DAX não terá outra hipótese senão seguir o SPX. Os principais "guarda-redes" no DAX serão os 7000-7100 e a zona dos 6800.

Mas atenção que FED pode entrar em cena e o cenário fica ainda mais complexo.... :|

O melhor é seguir a novela de fora ou com pequenas posições.

Um abraço 8-)
Anexos
DAX 15 agosto 2007.PNG
DAX 15 agosto 2007.PNG (0 Bytes) Visualizado 3802 vezes
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

A europa parece olhar para o lado

por JUKIMSUNG » 15/8/2007 22:12

PSI20 12,731 -0.52% 13.69%
CAC40 5,443 -0.66% -1.79%
DAX Xetra 7,446 0.28% 12.87%
NASDAQ 2,459 -1.61% 1.80%
S&P 500 1,407 -1.39% -0.82%

A europa parece olhar para o lado, os states já descarregam nos finais de sessão cerca de 1% pela 5ª vez nas últimas 2 sessões.

O Nasdaq com mais uma sessão destas ou duas também entra em terreno negativo no ano.

O PSI a pouco e pouco já perdeu 10% mas isto parece ainda estar a aquecer e de vez em quando lá aparece um dia ou 2 no verde para mais umas sessões de distribuição. Mas está difícil.

A meu ver está-se a fazer com as acções o mesmo que se está a fazer com a dívida. Tentar vender ao melhor preço porque a cada notícia de mais uma eminente falência lá vai mais 1% do saldo anual para dificilmente haver retorno.

BN

Alguém comenta o DAX??? Se poddível com gráfico que a queda deve estar eminente, apesar de hoje a BAYER quase me ter enterrado subindo 5%. A ideia deles deve ser vender aspirinas ao mohamed. Grandes xul...

Estou num put arriscado mas que desde as 17h30 de 0,30 veio a 0,17 e foi fechar a 0,88... de loucos e eu metido numa coisa destas

Foi a chamada hora à benfica.

por Thunder » 15/8/2007 21:57

Thunder Escreveu:Olá a todos 8-)

A única boa notícia para os touros foi que o suporte do SPX na zona dos 1478 (que foi testado nas duas últimas vezes em que tivemos quedas, assinaladas no gráfico ) parece estar a aguentar. O ataque foi forte mas o suporte aguentou bem (por enquanto). Isto pode ajudar bastante o DAX. Já tivemos 10 pontos acima mas parece que nesta altura que vos escrevo que novo teste vai ser realizado :| .....
Façam figas :wink:

Se não aguentar uma possível ida nos próximos dias aos 1430 ou aos 1405 não são de descartar...

Um abraço a todos 8-)

Olá a todos 8-)

E chegamos nós à zona dos 1400/1410..... :|

Até assusta...... ainda bem que estou fora desde os 1563 (futuros)....

Look out below ... :(

Um abraço a todos e BN 8-)

por Garfield » 15/8/2007 7:17

deixa lá, a Sonae Industria vai agora mesmo tocar na LTA empurradinha com uma falta de liquidez impressionante.

uma queda de 1,50€ em poucos dias é obra quando estamos a poucas semanas da apresentação de resultados que se esperam bastante bons.

Registado: 9/2/2005 4:29

por MSM » 15/8/2007 7:13

Alguém me sabe explicar porque é que com a excepção do BCP os bancos (no PSI) caem menos que os outros títulos :shock: :shock: :shock:

por Semitela » 14/8/2007 22:42

Esperemos que sim , que essa divergencia favoreça o bull Market.

Abraços

Registado: 19/10/2006 9:36

VIX

por nnascimento » 14/8/2007 21:45

Deixo-vos aquilo que penso atraves do boneco.
Um abraço.
Anexos
vix.PNG
vix.PNG (0 Bytes) Visualizado 4503 vezes
Não deixes adormecer os teus sonhos mas,
não te deixes adormecer por eles

Nuno Nascimento

Registado: 27/2/2006 19:01

por SMarq » 14/8/2007 21:16

Broker_Invest Escreveu:
Existem opiniões de vários analistas que contrariam essa posição, assim como concordam com a decisão do BCE e FED em injectar liquidez no Mercado.

Baixar ou não aumentar as taxas de juro, não resolve o problema ou apenas o adia.

É como dizer a um toxicodepente, vamos baixar o preço da heroina, mas em contrapartida vais passar a consumir menos...

Sr. SMarq
Então como se resolvia esta situação se não existir dinehiro para investir? sem dinehiro então é que isto estava bem pior, mas gostava de saber qual era a sua resolução para este problema.

Na minha opinião o esclarecimento rigoroso da gravidade ou não do crédito mal parado e seu impacto na Economia, por parte dos Bancos Centrais poderá indicar o caminho dos Mercados para o bem ou para o mal :roll:
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.

Registado: 5/2/2005 13:36

por Broker_Invest » 14/8/2007 19:10

Existem opiniões de vários analistas que contrariam essa posição, assim como concordam com a decisão do BCE e FED em injectar liquidez no Mercado.

Baixar ou não aumentar as taxas de juro, não resolve o problema ou apenas o adia.

É como dizer a um toxicodepente, vamos baixar o preço da heroina, mas em contrapartida vais passar a consumir menos...

Sr. SMarq
Então como se resolvia esta situação se não existir dinehiro para investir? sem dinehiro então é que isto estava bem pior, mas gostava de saber qual era a sua resolução para este problema.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 87 visitantes