Os números do Apito Dourado
Ò meus amigos, dossiers anónimos só
são válidos se forem contra o Pinto da Costa.Este é contra o Glorioso, é falso,eheheh.Se FCP tivesse ganho a Supertaça da forma que o Sporting ganhou o que não teria sido???Apito dourado,ehehehe.Mourinho, Deco, R.Carvalho,P.Ferreira e tantos outros(a base da selecção no euro2004)estavam no Porto em 2003/2004?Apito dourado?Amadora, Beira-Mar???Meus amigos mas porque julgam que Portugal é um País eternamente na cauda da Europa?É deste tipo de gente que somos constituidos.INVEJOSOS do sucesso alheio.Para terminar o LFV desmentiu que já foi condenado a prisão efectiva por roubo ou instigação a roubo julgado na Boa Hora, conforme Pinto da Costa insinuou?Desmentiu?era o desmentes.Já agora e como faz parte dos mais ricos de Portugal era bom saber como arranjou os tais 150 milhões de euros.Depois o Pinto da Costa é que é o corrupto.
- Registado: 7/9/2006 14:06
afonsinho Escreveu:Alguém desmente que o Luís Filipe ontem estava com uns copitos a mais?
Eu.
Ele «não é homem da noite»! eheh
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
pedras11 Escreveu:Há uma coisa que ainda não entendi no meio disto tudo!
Qual o papel da exma sra Carolina Salgado no meio disto tudo? A descoberta da verdade? Só para rir!!!
Ela foi uma pessoa que conheceu por dentro os meandros da corrupção desportiva em Portugal ao lidar perto das pessoas que são acusadas pelo MP. Se o seu depoimento por livro por escrito, etc (who cares?) ajudar nas investigações pois muito bem.
Abraço
Há uma coisa que ainda não entendi no meio disto tudo!
Qual o papel da exma sra Carolina Salgado no meio disto tudo? A descoberta da verdade? Só para rir!!!
Antes de mais um dsiclamer: sou do benfica, nunca fui ao novo estádio e desliguei do futebol.
Atacar a PGR a MJM o SD o PM enfim todo o ministério público (excepto o SD) com argumentos de que são parciais etc não pega. Não só não pega como é ridiculo e trata-se de um desmoronar de uma estrátegia que cai por si logo a partida.
O que muitos parecem confundir é o papel do LFV neste processo, que é nenhum = 0. O que ele se limita a fazer é a defender o clube do qual é presidente, pois se o FCp era beneficiado alguem foi prejudicado. Esse alguem foi o Benfica entre outros. Deixem-no falar, de nada adianta ao processo e em nada atrasa o processo.
O que ninguem pode desmentir é a as chamadas dos protagonistas, pois nem os próprios dementiram.
Abraço
Atacar a PGR a MJM o SD o PM enfim todo o ministério público (excepto o SD) com argumentos de que são parciais etc não pega. Não só não pega como é ridiculo e trata-se de um desmoronar de uma estrátegia que cai por si logo a partida.
O que muitos parecem confundir é o papel do LFV neste processo, que é nenhum = 0. O que ele se limita a fazer é a defender o clube do qual é presidente, pois se o FCp era beneficiado alguem foi prejudicado. Esse alguem foi o Benfica entre outros. Deixem-no falar, de nada adianta ao processo e em nada atrasa o processo.
O que ninguem pode desmentir é a as chamadas dos protagonistas, pois nem os próprios dementiram.
Abraço
Re: Dinheiro faz dinheiro...
Lis Escreveu: a páginas tantas, sai-se com esta: a gente sabe que o Pinto da Costa compra os árbitos e os fiscais-de-linha, mas tem que ser
Agora já todos o sabemos, após a saída do «Eu Carolina». Aliás a autora está acima de qualquer suspeita e sabe muito mais que um proprietário de restaurante!
Re: o
macumba Escreveu:facto de apenas alguns órgãos de comunicaçã~falarem desse assunto"BASEADO EM NADA"(dossiers posso eu fazer muitos,depende da imaginação,e enviá-los para quem quiser)acho que diz tudo!
testemunhas,documentos,facturas pagas,telefonemas,isso sim é que são provas,ainda que ilegais(processualmente).
Livros a acusarem certas pessoas também eu posso fazer muitos. Temos que ser coerentes e se um livro provocou a reabertura de processos, dossiers da PJ também terão que ser analisados de forma imparcial.
Neste campo temos que pensar que ninguém é santo (porque isso nem existe)
Dinheiro faz dinheiro...
mjaguiar Escreveu:Em primeiro lugar sou portista! (mas não me considero fanatico)
Em segundo lugar,não sendo socio não deixei de estar presente em Sevilha e Gelsenkirchen.
Ou seja a minha parcialidade pode (e deve ser) posta em causa mas pergunto eu, tendo ganho esses trofeus contra equipas europeias de valor inquestionavelmente superior as do nosso burgo também foi por causa dos "combinanços" que o Porto os conseguiu?
deixemo-nos de pruridos e vamos la colocar os "nomes aos bois", é inegavel que custa muito aos senhores da capital deste cantinho que uma equipa de uma região que fica a mais de 300Km dessa capital consiga obter tamanha dimensão e projecção!
custa muito meus senhores mas custava muito menos se todos tivesssemos consciencia da nossa pequenez e alterasse-mos a visão do País passando a ve-lo como grande região e redistribuir a riqueza (pouca infelizmente) por toda essa região.
A máxima financeira tb se aplica ao futebol. Numa situação de disputa desportiva entre intervenientes de valia equivalente (FCP,SCP e slb), a corrupção pode fazer pender a balança para o lado de quem a exerce.
Dito de outra forma, os dirigentes do FCP, mais antes do que agora, ao praticarem actos ilícitos (sendo neste momento arguidos por alguns deles), criaram ao longo dos últimos anos uma dinâmica de vitória que, entre outras coisas, aportou dinheiro aos cofres do clube. Ora, mais dinheiro permite a compra de melhores jogadores e o efeito de bola de neve (dinâmica vencedora), surge.
Conto uma história que se passou comigo num restaurante em Caminha, estando eu a trabalhar, de passagem, por lá, vai para uns 6 anos. Jogava-se, há hora de jantar, uma eliminatória da Liga dos Campeões entre o FCP e um clube que não me lembro. Estava eu sozinho numa mesa e o dono a servir. O resultado foi bem disputado e quando o Porto marcou, festejei genuinamente. O dono do restaurante inferiu, erradamente, que eu era portista e estabelecemos diálogo sobre o jogo. No final, ganhou o Porto, brindámos (eu com ice tea) a mais uma vitória e, palavra puxa palavra, a conversa alargou-se ao mundo da bola. Ele, sem saber que estava na presença de um sportinguista, lá me foi contando histórias que sabia/houvia e que não interessam para agora e, a páginas tantas, sai-se com esta: a gente sabe que o Pinto da Costa compra os árbitos e os fiscais-de-linha, mas tem que ser, porque antes eram eles(não lhe perguntei quem eram eles, mas depreendi), que mandavam na arbitragem e só eles é que ganhavam.
Resumindo e concluindo, que a prosa já vai longa, eles, portistas, sabem que é verdade, (compra de árbitros, fiscais-de-linha, delegados, dirigentes federativos), admitem-no entre eles, não o assumem em público porque o futebol é isso mesmo, é paixão, e a paixão, por defenição, é insana.
Aconteceria o mesmo se fosse com o benfica, espero é que nunca venha a suceder com o SCP.
De lá para cá, deixei de ir ao futebol e deixei de ser sócio do SCP, (já o era desde 88, altura em que fui estudar para Lisboa), simplesmente pq deixei de acreditar na verdade desportiva.
o
facto de apenas alguns órgãos de comunicaçã~falarem desse assunto"BASEADO EM NADA"(dossiers posso eu fazer muitos,depende da imaginação,e enviá-los para quem quiser)acho que diz tudo!
testemunhas,documentos,facturas pagas,telefonemas,isso sim é que são provas,ainda que ilegais(processualmente).
- Registado: 7/2/2006 1:25
Todos estamos recordados que o "Apito Dourado" tem sido excelência nas 1ª(s) capas de todos os jornais, mas hoje podemos constatar que o "Apito Encarnado" não é tema de todos.
Correio da Manhã( o ícone da transparência)- não fala sobre o assunto
Record - não fala
Abola - não fala
Público - não fala,
JN - não fala nas 3 edições
24horas - fala
DN - fala
Ojogo - fala
PS:- os únicos jornais que falam são os da Controlinvest do Oliveira.... se por acaso não fossem dele quase certo que o assunto tb seria para "abafar"...como no tempo do Estado Novo
No que diz respeito às TV`s, umas mais que outras têm falado sobre o assunto
Correio da Manhã( o ícone da transparência)- não fala sobre o assunto
Record - não fala
Abola - não fala
Público - não fala,
JN - não fala nas 3 edições
24horas - fala
DN - fala
Ojogo - fala
PS:- os únicos jornais que falam são os da Controlinvest do Oliveira.... se por acaso não fossem dele quase certo que o assunto tb seria para "abafar"...como no tempo do Estado Novo
No que diz respeito às TV`s, umas mais que outras têm falado sobre o assunto
- Registado: 5/11/2002 11:30
Bom,mais uma
Em primeiro lugar sou portista! (mas não me considero fanatico)
Em segundo lugar,não sendo socio não deixei de estar presente em Sevilha e Gelsenkirchen.
Ou seja a minha parcialidade pode (e deve ser) posta em causa mas pergunto eu, tendo ganho esses trofeus contra equipas europeias de valor inquestionavelmente superior as do nosso burgo também foi por causa dos "combinanços" que o Porto os conseguiu?
deixemo-nos de pruridos e vamos la colocar os "nomes aos bois", é inegavel que custa muito aos senhores da capital deste cantinho que uma equipa de uma região que fica a mais de 300Km dessa capital consiga obter tamanha dimensão e projecção!
custa muito meus senhores mas custava muito menos se todos tivesssemos consciencia da nossa pequenez e alterasse-mos a visão do País passando a ve-lo como grande região e redistribuir a riqueza (pouca infelizmente) por toda essa região.
..bom a onda e a mesma mas agora ja não deve dar confusão!
Um dossier anónimo entregue na Prouradoria-Geral da República (PGR) acusa Maria José Morgado e a sua equipa de investigação de ter ligações estreitas com o presidente do Benfica Luís Filipe Vieira e de, por isso, ter direccionado a investigação do Apito Dourado no sentido de prejudicar o FC Porto e ignorar indícios sobre favorecimentos ao Benfica.
Ao que o DN apurou, os autores do documento, 26 páginas em papel com o timbre da Direcção Nacional da Polícia Judiciária, acusam o fiscalista Saldanha Sanches, marido de Maria José Morgado, de trabalhar há vários anos para Luís Filipe Vieira. Os denunciantes, que dizem ser inspectores da PJ apenas preocupados "com a descoberta da verdade", apontam ainda um processo judicial anterior dirigido por Maria José Morgado, o denominado processo das Finanças, no qual o actual presidente do Benfica terá sido beneficiado - uma empresa da qual Vieira era sócio comprou a Fábrica de Louças de Sacavém a preço simbólico e construiu ali um condomínio privado no qual viviam quatro directores de Finanças, acusam.
Este dossier, sabe o DN, são os "documentos-bombas" que o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu ter em sua posse aquando da entrevista concedida à SIC, na quinta-feira passada. O documento, aliás, terá já sido enviado a diversas entidades, entre as quais a PGR, o DIAP do Porto, o presidente da Liga, o Conselho Superior de Disciplina da FPF e o próprio FC Porto.
Vários inspectores da equipa constituída por Maria José Morgado para a investigação do Apito Dourado são referenciados, apurou o DN, pelo relatório entregue na PGR como estando controlados pelo presidente do Benfica, a quem alguns dos inspectores da PJ deveriam favores, nomeadamente o inspector Sérgio Bagulho. Aliás, os autores do dossier informam que Vieira tem desde há muito "homens seus" dentro da PJ.
Os denunciantes anónimos, alegadamente inspectores da PJ, esclarecem nada ter contra o Benfica, mas apenas enumeram situações em que os aparentes beneficiados foram o clube da Luz ou o Alverca, este ao tempo em que era dirigido pelo actual presidente do Benfica. No Alverca, Luís Filipe Vieira é acusado de ter aliciado o guarda-redes Palatsi, que então defendia a baliza do Beira-Mar, que estava em luta com os ribatejanos pela manutenção.
As revelações anónimas - sem que os autores forneçam provas de de acusações - focam ainda a época 2004/05, em que o Benfica foi campeão. Ao que o DN apurou, Vieira e José Veiga são acusados de combinar árbitros para os jogos do Benfica com o então presidente da Comissão Arbitragem da Liga, Luís Guilherme, e de aliciar um jogador do Estoril na véspera do Estoril-Benfica no Algarve. |
Ao que o DN apurou, os autores do documento, 26 páginas em papel com o timbre da Direcção Nacional da Polícia Judiciária, acusam o fiscalista Saldanha Sanches, marido de Maria José Morgado, de trabalhar há vários anos para Luís Filipe Vieira. Os denunciantes, que dizem ser inspectores da PJ apenas preocupados "com a descoberta da verdade", apontam ainda um processo judicial anterior dirigido por Maria José Morgado, o denominado processo das Finanças, no qual o actual presidente do Benfica terá sido beneficiado - uma empresa da qual Vieira era sócio comprou a Fábrica de Louças de Sacavém a preço simbólico e construiu ali um condomínio privado no qual viviam quatro directores de Finanças, acusam.
Este dossier, sabe o DN, são os "documentos-bombas" que o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu ter em sua posse aquando da entrevista concedida à SIC, na quinta-feira passada. O documento, aliás, terá já sido enviado a diversas entidades, entre as quais a PGR, o DIAP do Porto, o presidente da Liga, o Conselho Superior de Disciplina da FPF e o próprio FC Porto.
Vários inspectores da equipa constituída por Maria José Morgado para a investigação do Apito Dourado são referenciados, apurou o DN, pelo relatório entregue na PGR como estando controlados pelo presidente do Benfica, a quem alguns dos inspectores da PJ deveriam favores, nomeadamente o inspector Sérgio Bagulho. Aliás, os autores do dossier informam que Vieira tem desde há muito "homens seus" dentro da PJ.
Os denunciantes anónimos, alegadamente inspectores da PJ, esclarecem nada ter contra o Benfica, mas apenas enumeram situações em que os aparentes beneficiados foram o clube da Luz ou o Alverca, este ao tempo em que era dirigido pelo actual presidente do Benfica. No Alverca, Luís Filipe Vieira é acusado de ter aliciado o guarda-redes Palatsi, que então defendia a baliza do Beira-Mar, que estava em luta com os ribatejanos pela manutenção.
As revelações anónimas - sem que os autores forneçam provas de de acusações - focam ainda a época 2004/05, em que o Benfica foi campeão. Ao que o DN apurou, Vieira e José Veiga são acusados de combinar árbitros para os jogos do Benfica com o então presidente da Comissão Arbitragem da Liga, Luís Guilherme, e de aliciar um jogador do Estoril na véspera do Estoril-Benfica no Algarve. |
Dwer Escreveu:Esta campanha de contra-informação está a ser maior que a da Casa Pia. Só que, aparentemente, não é dirigida por pessoas tão inteligentes. O facto de estarem a atacar o Luis Filipe Vieira não vai levar a que o Apito Dourado pare ou se atrase. Vai levar provavelmente a uma investigação ao LFV. O que não me parece nada mal.
As acusações e ataques à MJM são de ir às lágrimas. Então atacá-la através do marido é a maior anedota que eu já vi. Quem está a escrever este argumento tem menos jeito que os argumentistas dos morangos com açúcar.
E provavelmente ainda não perceberam uma coisa. O Pinto que está na procuradoria (Pinto Monteiro) vale bem os outros Pintos todos juntos. Pinto da Costa, Pinto de Sousa, Adriano Pinto (que já morreu). Os grandes cozinheiros do futebol nos últimos trinta anos.
A mulher triste
Clara Ferreira Alves
Maria José Morgado deu uma entrevista ao EXPRESSO na qual se confessa. É um depoimento pessoal, de uma mulher profundamente triste que afirma nunca se ter interessado pela vida porque sempre se interessou pela utopia. É um retrato de alguém que se consagrou a essa abstracção chamada partido.
Nasceu em África, Angola, mas «a minha infância não tem nenhuma importância objectiva». Se tivesse nascido em Lisboa era igual. «A terra encarnada ou os pôres-do-sol de fogo são memórias fúteis, muito boas para romances e notavelmente aproveitadas pelo Lobo Antunes». Mas «tudo isso é dispensável, não me traz saudades». «As recordações tristes para mim são boas porque são as mais intensas». «Em Luanda havia bailes, ia-se à praia, nada disso me agradava».
A relação com o MRPP, para onde recrutou Durão Barroso, é definida como uma relação exclusiva, que considera o amor uma «fraqueza», onde o romantismo «era contra a moral proletária», o sentimento pelo marido (outro militante) como «fazendo parte da militância e não como uma paixão tradicional» e os sentimentos como «coisas que se constroem». O amor era um desvio pequeno-burguês. O corpo era «uma fraqueza» e tinha de ser abandonado. Lia-se obrigatoriamente Marx, Lenine, Estaline, Mao Tsé-Tung e Engels. «Aquilo tinha uma mística!».
Ela era conhecida por Mizé Tung, sempre pronta para a pancada. A coragem era uma consequência do sentido de missão, «uma obrigação», e não são admitidas vacilações. Só falavam «dos assuntos da revolução e do partido». O quotidiano da relação com o actual marido era sem tempo e por isso ficavam na mesma casa sendo era raro encontrarem-se. Porque «tínhamos ambos tarefas a cumprir».
Quando ela rompeu com o partido, por causa do marido, Saldanha Sanches, ter rompido, diz: «o mundo abateu-se sobre mim». «O partido era a única razão de ser da minha existência. Não tinha outros interesses nem outros valores. Tive de renascer depois disso». Atirou-se ao jogging «para não enlouquecer». Agora também pratica natação, que ela acha «hedonista». Antes disso, a dedicação ao partido deu-lhe, confessa, os anos mais felizes da vida dela.
Tendo eu tido 20 anos como Maria José Morgado, e não dizendo como ela que foi a mais bela idade da minha vida, pasmo ao ler estas palavras desta mulher. Nenhum pensamento me repele mais do que este, esta negação da vida e da beleza, esta negação do pensamento e da inteligência, esta negação da sensibilidade e da arte. Esta negação da vida e da falha humana. Isto, para mim, é a apologia do fascismo intelectual, do kitsch histórico. A matriz do Gulag, de Auschwitz e dos campos de Pol Pot.
Pessoas como Maria José Morgado faziam-me, naquela altura, muita impressão e muita pena. E continuam a fazer, apesar de ela dizer que mudou. Há outra coisa que estas pessoas me fazem: medo. Muito medo. Ainda bem que a revolução deles não venceu.
A propósito, eu não acredito que as pessoas mudem assim tanto.
08-12-2003 11:41:15
Esta campanha de contra-informação está a ser maior que a da Casa Pia. Só que, aparentemente, não é dirigida por pessoas tão inteligentes. O facto de estarem a atacar o Luis Filipe Vieira não vai levar a que o Apito Dourado pare ou se atrase. Vai levar provavelmente a uma investigação ao LFV. O que não me parece nada mal.
As acusações e ataques à MJM são de ir às lágrimas. Então atacá-la através do marido é a maior anedota que eu já vi. Quem está a escrever este argumento tem menos jeito que os argumentistas dos morangos com açúcar.
E provavelmente ainda não perceberam uma coisa. O Pinto que está na procuradoria (Pinto Monteiro) vale bem os outros Pintos todos juntos. Pinto da Costa, Pinto de Sousa, Adriano Pinto (que já morreu). Os grandes cozinheiros do futebol nos últimos trinta anos.
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
Bom, este argumento ainda é mais alucinante do que alguém podia alguma vez imaginar!
Esperemos que a verdade venha ao de cima... doa a quem doer.
Apito mais encarnado
Luís Filipe Vieira é acusado de pagar elevadas quantias a várias pessoas – entre as quais, Carolina Salgado, Fernando Seara e a Saldanha Sanches, marido da procuradora Maria José Morgado.
Em 26 páginas com o timbre aparentemente original da Directoria Nacional da Polícia Judiciária, os autores do dossiê dizem ser elementos da PJ, que não querem por agora identificar-se, para não colocarem as carreiras em risco. Afirmam ter como provas imagens, sons e documentos.
Entre as várias acusações, dizem que Luís Filipe Vieira, ainda como presidente do Alverca, pagou a Fernando Seara cerca de 100 mil contos para que o clube satélite do Benfica ficasse na 1.ª divisão, numa jogada que prejudicou o Gil Vicente. O 24horas sabe que no dossiê, Fernando Seara é tratado
por “paineleiro”.
Ainda sobre Luís Filipe Vieira é referido que na PJ havia um dossiê que o colocava em actividades de tráfico de estupefacientes, mas que não se sabe se ainda existe ou se desapareceu.
No documento, a procuradora Maria José Morgado – que é também tratada por Mizé Tung (a sua alcunha nos tempos de militância no MRPP) – é colocada em vários negócios e questões fiscais das empresas ligadas a Luís Filipe Vieira.
É referido também que Saldanha Sanches, marido da responsável pelo processo Apito Dourado, trabalha para Vieira e que recebe por baixo da mesa elevadas quantias em dinheiro. O fiscalista recusou falar ao 24horas sobre o documento.
“É tão ridículo que dá vontade de rir”, disse. A equipa de Maria José Morgado é vista com desilusão e diz que alguns elementos optam por práticas desprezíveis, com alvos previamente definidos, e ilegalidades processuais.
Segundo consta no dossiê, Luís Filipe Vieira terá pago muito dinheiro a Carolina Salgado, bem como ao pai da ex-companheira de Pinto da Costa.
O 24horas apurou que é referida uma última entrega de 50 mil euros – alegadamente feita pelas mãos da jornalista Leonor Pinhão – e que esse dinheiro foi depositado numa conta do Banco Santander em Tuy (Espanha). [quote][/quote]
Esperemos que a verdade venha ao de cima... doa a quem doer.
Apito mais encarnado
Luís Filipe Vieira é acusado de pagar elevadas quantias a várias pessoas – entre as quais, Carolina Salgado, Fernando Seara e a Saldanha Sanches, marido da procuradora Maria José Morgado.
Em 26 páginas com o timbre aparentemente original da Directoria Nacional da Polícia Judiciária, os autores do dossiê dizem ser elementos da PJ, que não querem por agora identificar-se, para não colocarem as carreiras em risco. Afirmam ter como provas imagens, sons e documentos.
Entre as várias acusações, dizem que Luís Filipe Vieira, ainda como presidente do Alverca, pagou a Fernando Seara cerca de 100 mil contos para que o clube satélite do Benfica ficasse na 1.ª divisão, numa jogada que prejudicou o Gil Vicente. O 24horas sabe que no dossiê, Fernando Seara é tratado
por “paineleiro”.
Ainda sobre Luís Filipe Vieira é referido que na PJ havia um dossiê que o colocava em actividades de tráfico de estupefacientes, mas que não se sabe se ainda existe ou se desapareceu.
No documento, a procuradora Maria José Morgado – que é também tratada por Mizé Tung (a sua alcunha nos tempos de militância no MRPP) – é colocada em vários negócios e questões fiscais das empresas ligadas a Luís Filipe Vieira.
É referido também que Saldanha Sanches, marido da responsável pelo processo Apito Dourado, trabalha para Vieira e que recebe por baixo da mesa elevadas quantias em dinheiro. O fiscalista recusou falar ao 24horas sobre o documento.
“É tão ridículo que dá vontade de rir”, disse. A equipa de Maria José Morgado é vista com desilusão e diz que alguns elementos optam por práticas desprezíveis, com alvos previamente definidos, e ilegalidades processuais.
Segundo consta no dossiê, Luís Filipe Vieira terá pago muito dinheiro a Carolina Salgado, bem como ao pai da ex-companheira de Pinto da Costa.
O 24horas apurou que é referida uma última entrega de 50 mil euros – alegadamente feita pelas mãos da jornalista Leonor Pinhão – e que esse dinheiro foi depositado numa conta do Banco Santander em Tuy (Espanha). [quote][/quote]
- Registado: 25/7/2007 8:09
Tendo Carolina Salgado confessado que contratou alguém para agredir o político Ricardo Bexiga, alguém me consegue explicar como é possível a mesma se encontrar em plena liberdade, não tendo sido presente a nenhum juiz, nem alvo de acusação? Apesar de ter confessado... e em livro!
Relativamente ao dossier anónimo, quem tiver a mente aberta facilmente perceberá que os pontos lá referidos são já coisas que muita gente suspeitava no mundo do futebol. É bom não esquecer que LFV deixou o Alverca na falência, tendo como caso mais evidente a venda do Mantorras, em que os supostos 5 milhões não entraram na tesouraria do Alverca. É bom que isto apareça para ver se finalmente se investiga... já que parece que custa muito investigar quando se trata de clubes da capital.
A sr procuradora, sendo tão competente, esperava eu que viesse acusar o Pinto da Costa, com bases sólidas... mas não, acusa-o em jogos em que o FCP não precisava nem de perto nem de longe dos árbitros, mas supondo que estes foram 'comprados', um contra o Est.Amadora (em que até quem foi predujicado foi o FCP, basta ver as crónicas da altura), o outro jogo foi com o Beira Mar que terminou 0-0, salvo erro, este jogo foi na jornada anterior ao FCP ir à Alemanha disputar a final da Liga dos Campeões. É bom e importante referir que toda esta nova onda de acusações é fruto de um livro que saiu e toda a gente sabe que tipo de livro é... dando origem a um filme. Talvez neste filme muita gente tenha a justiça que pretende. Não deixa de ser curioso que um livro suporte de grande parte das acusações, seja adaptado para filme... enquanto as mesmas acusações não foram provadas em sede própria, mas enfim, mais um exemplo do estado das coisas.
Convém também referir que LFV foi apanhado numa escuta (porque é que ele próprio não foi colocado sob escuta?) em que escolhia árbitros. Houve, de acordo com transcrições, escutas em que o presidente do Leiria dizia que quem controlava o Luís Guilherme (responsável pela nomeação dos árbitros na liga) era LFV.
Houve um presidente que disse ser "mais importante conquistar lugares na liga do que contratar jogadores", foi LFV. Para quem segue o futebol atentamente, com certeza que concordará que nos últimos anos houve um campeonato em que houve fortes suspeições, casos e indícios de que algo se estava a passar... foi na época de 2004/2005...
Para o bem do futebol e do país em geral, teria sido interessante a investigar-se a corrupção no futebol, se investigassem todos e não só alguns. Eu estarei a ser ingénuo, pois acredito que a existir corrupção ela existirá em todo o ramo de actividade, não só no futebol e no caso do futebol, mais uma vez por pura ingenuidade, eu acredito que ela não esteja circunscrita ao norte do país. Acho curioso Lisboa ser o centro de poder de tudo e o norte ter estes tentáculos todos num meio tão apetecível e que desperta tantas paixões como o futebol.
Um pouco off-topic, no passado Sábado, assistimos a uma excelente arbitragem.
Relativamente ao dossier anónimo, quem tiver a mente aberta facilmente perceberá que os pontos lá referidos são já coisas que muita gente suspeitava no mundo do futebol. É bom não esquecer que LFV deixou o Alverca na falência, tendo como caso mais evidente a venda do Mantorras, em que os supostos 5 milhões não entraram na tesouraria do Alverca. É bom que isto apareça para ver se finalmente se investiga... já que parece que custa muito investigar quando se trata de clubes da capital.
A sr procuradora, sendo tão competente, esperava eu que viesse acusar o Pinto da Costa, com bases sólidas... mas não, acusa-o em jogos em que o FCP não precisava nem de perto nem de longe dos árbitros, mas supondo que estes foram 'comprados', um contra o Est.Amadora (em que até quem foi predujicado foi o FCP, basta ver as crónicas da altura), o outro jogo foi com o Beira Mar que terminou 0-0, salvo erro, este jogo foi na jornada anterior ao FCP ir à Alemanha disputar a final da Liga dos Campeões. É bom e importante referir que toda esta nova onda de acusações é fruto de um livro que saiu e toda a gente sabe que tipo de livro é... dando origem a um filme. Talvez neste filme muita gente tenha a justiça que pretende. Não deixa de ser curioso que um livro suporte de grande parte das acusações, seja adaptado para filme... enquanto as mesmas acusações não foram provadas em sede própria, mas enfim, mais um exemplo do estado das coisas.
Convém também referir que LFV foi apanhado numa escuta (porque é que ele próprio não foi colocado sob escuta?) em que escolhia árbitros. Houve, de acordo com transcrições, escutas em que o presidente do Leiria dizia que quem controlava o Luís Guilherme (responsável pela nomeação dos árbitros na liga) era LFV.
Houve um presidente que disse ser "mais importante conquistar lugares na liga do que contratar jogadores", foi LFV. Para quem segue o futebol atentamente, com certeza que concordará que nos últimos anos houve um campeonato em que houve fortes suspeições, casos e indícios de que algo se estava a passar... foi na época de 2004/2005...
Para o bem do futebol e do país em geral, teria sido interessante a investigar-se a corrupção no futebol, se investigassem todos e não só alguns. Eu estarei a ser ingénuo, pois acredito que a existir corrupção ela existirá em todo o ramo de actividade, não só no futebol e no caso do futebol, mais uma vez por pura ingenuidade, eu acredito que ela não esteja circunscrita ao norte do país. Acho curioso Lisboa ser o centro de poder de tudo e o norte ter estes tentáculos todos num meio tão apetecível e que desperta tantas paixões como o futebol.
Um pouco off-topic, no passado Sábado, assistimos a uma excelente arbitragem.
- Registado: 25/7/2007 8:09
O processo corre da maneira possível, não quer dizer que vá parar.
Ao que parece o livro não é uma obra de ficção e o MP baseia-se em factos do mesmo para suportar algumas das suas acusações, inclusive serviu para reabrir o processo (se não me engano).
O que aconteçeu foi o mais provável:
- desacretidar ao máximo a autora do livro (provavelmente comprado a irmã a longo prazo para que ela daqui a uns meses não se desbronque);
- desacreditar o livro chamando o presidente de um clube rival como co-autor do livro;
- desacreditar a própria responsável pela investigação como parcial;
- e agora inventando um dossier com autores anónimos e ao que parece sem provas com uns pápeis timbrados, ora, das duas uma, ou quem inevntou este último dossier é quem avisa o PC para fugir para Espanha, ou simplesmente os pápeis foram roubados e utilizados posteriormente. Note-se que o PC meteu os pés pelas mãos ao anunciar a existência deste dossier uns dias antes. Aliás veja-se alguns dos destinatários do dossier para se perceber que não deve ser coisa séria.
Mas estou aberto a outras vias de pensamento.
Abraço
Ao que parece o livro não é uma obra de ficção e o MP baseia-se em factos do mesmo para suportar algumas das suas acusações, inclusive serviu para reabrir o processo (se não me engano).
O que aconteçeu foi o mais provável:
- desacretidar ao máximo a autora do livro (provavelmente comprado a irmã a longo prazo para que ela daqui a uns meses não se desbronque);
- desacreditar o livro chamando o presidente de um clube rival como co-autor do livro;
- desacreditar a própria responsável pela investigação como parcial;
- e agora inventando um dossier com autores anónimos e ao que parece sem provas com uns pápeis timbrados, ora, das duas uma, ou quem inevntou este último dossier é quem avisa o PC para fugir para Espanha, ou simplesmente os pápeis foram roubados e utilizados posteriormente. Note-se que o PC meteu os pés pelas mãos ao anunciar a existência deste dossier uns dias antes. Aliás veja-se alguns dos destinatários do dossier para se perceber que não deve ser coisa séria.
Mas estou aberto a outras vias de pensamento.
Abraço
O problema que está aqui em causa não é a seriedade nem competencia da MJM. São questões relativas a comportamentos de inspectores da PJ, e tambem graves falhas que foram cometidas na investigação.
Existem falhas que são do tamanho das crateras que existem na lua.
O problema disto é que MJM, não por culpa propria mas sim por culpa de outros pode ser arrastada para a lama.
A partir do momento em que se dá importancia a uma obra de ficção, a justiça entra num poço sem fundo.
Vide o caso de carolina e ana salgado; como disse manuel serrão a empresa salgado e saldado duplicou a facturação.
Depois veio o marido de MJM fazer asneira ao dizer que Pinto da Costa tinha declarado o ordenado minimo.
Recentemente o jornalista Rui Santos a tentar defender saldanha sanchez exibiu em directo um documento falso.
Para alegrar a coisa, apareceu uma investigação de dentro da PJ a concluir que foram cometidos graves erros no processo.
Como se não bastasse Pinto da Costa e Vieira andam todos os dias na TV em lutas pelo poder, lutas essas que desgastam todo o processo.
Tendo cada um de nós a nossa cor clubistica, digam-me como é que um processo resiste a estas situações, e como é que os magistrados podem ser impedidos de ser arrastados para a lama.
O mais incrivel é que, ao que parece, o pior ainda está para vir.
Ou então podemos ter a teoria que isto não passa de fait-divers, porque o processo apito dourado pode brevemente ter um grave retrocesso.
Existem falhas que são do tamanho das crateras que existem na lua.
O problema disto é que MJM, não por culpa propria mas sim por culpa de outros pode ser arrastada para a lama.
A partir do momento em que se dá importancia a uma obra de ficção, a justiça entra num poço sem fundo.
Vide o caso de carolina e ana salgado; como disse manuel serrão a empresa salgado e saldado duplicou a facturação.
Depois veio o marido de MJM fazer asneira ao dizer que Pinto da Costa tinha declarado o ordenado minimo.
Recentemente o jornalista Rui Santos a tentar defender saldanha sanchez exibiu em directo um documento falso.
Para alegrar a coisa, apareceu uma investigação de dentro da PJ a concluir que foram cometidos graves erros no processo.
Como se não bastasse Pinto da Costa e Vieira andam todos os dias na TV em lutas pelo poder, lutas essas que desgastam todo o processo.
Tendo cada um de nós a nossa cor clubistica, digam-me como é que um processo resiste a estas situações, e como é que os magistrados podem ser impedidos de ser arrastados para a lama.
O mais incrivel é que, ao que parece, o pior ainda está para vir.
Ou então podemos ter a teoria que isto não passa de fait-divers, porque o processo apito dourado pode brevemente ter um grave retrocesso.
- Registado: 10/4/2007 21:21
pedras11 Escreveu:MAS ela investigou o Vale Azevedo após saída do Benfica e sendo este acusado de «roubar» o clube, porque não o fez antes?
Não faço ideia. Mas achas que a MJM liga alguma coisa ao futebol excepto por ser um veículo de corrupção, lavagem de dinheiro e conluio criminoso com os poderes locais? Ainda não percebi bem, mas ela é acusada de ser parcial em relação ao Benfica? Isso só pode dar vontade de rir. O futebol, como desporto é-lhe absolutamente indiferente.
pedras11 Escreveu:Este artigo diz bem o que pensa da investigação e justiça, [b]porque lá continua? Acredita que irá alterar tudo sozinha? Não me parece!
Bom, os corruptos nunca se demitem. Porque havia ela de se demitir? Continua lá porque quer continuar a combater a corrupção. Ou, à boa maneira portuguesa devia dizer: 'isto é tudo uma cambada, não há nada a fazer, demito-me'? Parece-me que já há gente suficiente a fazer isso. Ela escolhe o caminho mais difícil. Denuncia o que considera errado e continua no posto. Ou por denunciar o que entende errado devia demitir-se? Nunca percebi esse raciocínio.
Abraço,
Dwer
Dwer
Dwer Escreveu:
Este artigo diz praticamente tudo; independente porque foi a responsável da entaladela do Vale e Azevedo. Não pode ser acusada de benfiquismo.
Dwer a tua opinião merece-me o máximo respeito, prezo muito as tuas opiniões. MAS ela investigou o Vale Azevedo após saída do Benfica e sendo este acusado de «roubar» o clube, porque não o fez antes?
Este artigo diz bem o que pensa da investigação e justiça, porque lá continua? Acredita que irá alterar tudo sozinha? Não me parece!
Morgado arrasa políticos e magistrados
Carlos Rodrigues Lima
É um diagnóstico demolidor sobre o (não) combate à corrupção em Portugal: Maria José Morgado critica os "maus métodos de trabalho" do Ministério Público, a falta de vontade política para combater o fenómeno, a demasiada aproximação entre magistrados e políticos, que se verifica com as nomeações para cargos de confiança política e a dependência da Polícia Judiciária (PJ) do Governo, que "abre a porta ao controlo político das investigações". Tudo conjugado faz com que a procuradora-geral adjunta diga que "o combate à corrupção em Portugal está e há-de estar paralisado".
O documento em causa é um texto de apoio de Maria José Morgado (que autorizou o DN a citar) a uma intervenção que irá fazer hoje numa conferência internacional sobre agências anticorrupção que decorre até amanhã no ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa).
Para enquadrar a sua linha de pensamento, a magistrada fala em "nódulos do sistema" que são "um conjunto de problemas crónicos, cuja interacção mecânica e definida impede não só a resolução de problemas como a sua própria detecção".
No interior do sistema de justiça, Maria José Morgado aponta os "maus métodos de trabalho" do Ministério Público, que aliados a uma "desajustada" direcção do inquérito "impedem uma verdadeira direcção da investigação". Por outro lado, critica o poder político e a sua "estratégia de política criminal inconsequente, nebulosa, por vezes paradoxal". E exemplifica: "O combate à corrupção não faz parte das opções estratégicas do Relatório de Segurança Interna de 2005, deitando por terra boa parte da capacidade de ataque ao crime organizado internacional."
Segundo Maria José Morgado, "a corrupção na gestão pública quase se legalizou em certos sectores". Mais: a magistrada não entende como é que o Relatório de Segurança Interna não tem uma palavra sobre, por exemplo, a "corrupção municipal". A magistrada considera ainda que a dependência da Polícia Judiciária, "dirigida por pessoas nomeadas pelo ministro da Justiça e da sua confiança política, que pode transformar-se em confiança pessoal e partidária" face ao Governo, "abre a porta ao controlo político das investigações" que pode surgir de modo "indolor, silencioso".
pedras11 Escreveu:Dwer Escreveu:Já a Cardona não gostava dela. Foi sempre incómoda por ser independente.
Explica lá isso melhor. Independente ?
Este artigo diz praticamente tudo; independente porque foi a responsável da entaladela do Vale e Azevedo. Não pode ser acusada de benfiquismo.
Independente porque foi a responsável de acusação do Carlos Melancia; não pode ser acusada de ser 'amiga' do PS.
Foi obrigada à demissão pela Celeste Cardona e pelo Adelino Salvado (demitido na sequência do processo Casa Pia, lembram-se). Também não pode ser acusada de ser amiga do CDS ou do PSD.
Os independentes são sempre muito incómodos!
Quem é Maria José Morgado
A magistrada Maria José Morgado, nomeada esta quinta-feira para coordenar os processos relativos ao «Apito Dourado», já dirigiu investigações dos casos Vale e Azevedo, paquetes da Expo, subornos na GNR e corrupção no Fisco, entre outros.
A procuradora-geral adjunta chefiou entre Novembro de 2000 e Agosto de 2002 a Direcção Central de Investigação da Corrupção e da Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF) da Polícia Judiciária, altura em que foram investigados vários crimes de «colarinho branco», alguns deles ligados ao mundo do futebol, como o do ex-presidente do Benfica Vale e Azevedo, escreve a Lusa.
Outra das investigações ligadas ao futebol que passaram por Maria José Morgado quando esta liderou a DCIECCEF foi o caso Vitória de Guimarães/Pimenta Machado.
Num passado mais longínquo, Maria José Morgado sobressaiu como acusadora pública do ex-governador de Macau Carlos Melancia e de outras figuras ligadas ao antigo território nacional como Rui Mateus, Menano do Amaral, Tito de Morais e Strecht Monteiro.
Um passado antifascista
Distinguiu-se também na luta antifascista como militante do MRPP e, apesar de os tempos da «camarada Morgado» irem longe, é conhecida pela preseverança com que se entrega aos processos mais complicados, como, por exemplo, o das fraudes ao IVA envolvendo contrabando de tabaco, numa altura em que dirigia o combate ao crime económico à frente da DCICCEF.
Maria José Morgado assumiu a direcção do DCICCEF em finais de 2000, quando o Ministério da Justiça era dirigido pelo socialista António Costa, tendo a sua demissão ocorrido em Agosto de 2002, quando a pasta estava entregue a Celeste Cardona (CDS-PP) e Adelino Salvado era o director-geral da Polícia Judiciária, tendo a sua saída ficado rodeada de polémica e dúvidas sobre os motivos.
A corrupção em Portugal está fora de controlo
Exercendo funções de procuradora-geral adjunta no tribunal da relação de Lisboa após deixar o DCICCEF, Maria José Morgado nunca deixou de intervir e falar abertamente sobre a alta criminalidade, tendo em Novembro de 2004 alertado que «a corrupção em Portugal está fora de controlo».
Na altura, a magistrada apontou a apatia da sociedade civil, o sigilo fiscal e o segredo bancário como factores que contribuíam para «não haver um verdadeiro combate à corrupção».
A procuradora-geral adjunta é também conhecida pelas suas afirmações directas e polémicas, tendo em Junho de 2004 dito à revista «Visão» que «a justiça (portuguesa) não está preparada para enfrentar os poderosos».
Em 2003, Maria José Morgado lançou, em conjunto com o jornalista José Vegar, o livro «O Inimigo sem rosto, fraude e corrupção em Portugal».
Carolina deve ser protegida enquanto «denunciante»
Agora, e já depois do lançamento do livro de Carolina Salgado, Maria José Morgado defendeu, em declarações ao Jornal de Negócios, que a ex-companheira do presidente do Futebol Clube do Porto deve ser protegida pelas autoridades, enquanto «denunciante».
No entender da magistrada, Carolina Salgado, que no livro acusa o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, de corrupção desportiva e evasão fiscal, «é uma colaborante na descoberta da verdade», pelo que «merece protecção legal».
Abraço,
Dwer
Dwer
Dwer Escreveu:Já a Cardona não gostava dela. Foi sempre incómoda por ser independente.
Explica lá isso melhor. Independente ?
A Maria José Morgado trabalhou sobre processos já investigados. Reabriu uns, deixou outros como estavam.
Acusou nuns, arquivou noutros. Basicamente trabalhou com o que já estava apurado. Acusá-la de ter ignorado indícios só pode ser má fé.
De qualquer forma não é de agora que ela está na berlinda. Já a Cardona não gostava dela. Foi sempre incómoda por ser independente. O Saldanha Sanches que vive com ela foi recentemente reprovado no doutoramento por uns quantos burros com livros. Claramente uma encomenda de alguém. O coro de virgens ofendidas que se ouviu quando ele se referiu aos magistrados sequestrados pelo poder local também indicia desconforto em muita gente.
Uns quantos poderosos organizarem-se numa mafia para levantar suspeitas, sujar o nome e outras manigâncias, compreende-se.
Ser-lhes dada voz através de pasquins como o CM já é mais grave. E essa voz ser ainda amplificada aqui no forum é extraordinário.
Bom, pelo menos aqui pode ser contraditada.
Não misturem alhos com bugalhos e não se deixem levar pela contra-informação gerada pelos poderosos.
A mulher está no caminho certo e quantos mais entalar melhor.
Acusou nuns, arquivou noutros. Basicamente trabalhou com o que já estava apurado. Acusá-la de ter ignorado indícios só pode ser má fé.
De qualquer forma não é de agora que ela está na berlinda. Já a Cardona não gostava dela. Foi sempre incómoda por ser independente. O Saldanha Sanches que vive com ela foi recentemente reprovado no doutoramento por uns quantos burros com livros. Claramente uma encomenda de alguém. O coro de virgens ofendidas que se ouviu quando ele se referiu aos magistrados sequestrados pelo poder local também indicia desconforto em muita gente.
Uns quantos poderosos organizarem-se numa mafia para levantar suspeitas, sujar o nome e outras manigâncias, compreende-se.
Ser-lhes dada voz através de pasquins como o CM já é mais grave. E essa voz ser ainda amplificada aqui no forum é extraordinário.
Bom, pelo menos aqui pode ser contraditada.
Não misturem alhos com bugalhos e não se deixem levar pela contra-informação gerada pelos poderosos.
A mulher está no caminho certo e quantos mais entalar melhor.
Abraço,
Dwer
Dwer
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Majestic-12 [Bot] e 101 visitantes