Caldeirão da Bolsa

RTP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por lan » 15/8/2007 16:54

Se querem mais um canal ao estilo SIC ou TVI, onde pouco mais se pode ver que novelas, privatizem...

Porque é que a rtp não ha-de ter o mesmo tempo de publicidade que as outras? Por isso é que vale a pena lutar...

Registado: 5/11/2002 2:29

por Gambitt » 15/8/2007 16:54

Acho completamente descabidos estes valores na gestão da RTP.
Contudo, privatizar dando como exemplos coisas como "Morangos" não é grande argumento, e quem diz isso diz Big Brothers e afins.
A nivel de qualidade, a RTP está sem dúvida muito acima das privadas, e se privatizar significar termos outra coisa com a qualidade da TVI, sou contra. Reclamar da qualidade do serviço informativo da RTP sem olhar para os concorrentes também não é o mais correcto.
Talvez a solução passasse por um modelo entre o público e o privado, em que não houvesse benefícios financeiros do governo e dos contribuintes para que a televisão funcionasse. Geralmente sou a favor das privatizações, mas assusta-me imaginar no futuro uma televisão feita apenas por TVIs. Coitadas das pessoas que não têm cabo.

Registado: 28/11/2005 17:07

por LS » 15/8/2007 16:02

Não compreendo como é que num momento em que se pede ao país para conter despesas, se encerram escolas, maternidades, centros de saúde e hospitais, se aceita um aumento de 11% nas despesas de um serviço público.

Fala-se, a toda a hora, em reforma da Admin. Pública mas, o que se constata é o aumento da despesa em toda a linha.

ls

Registado: 8/10/2006 16:14

por karlitos » 15/8/2007 15:31

vitor79 Escreveu:Sou a favor da privatiação da RTP, CP, CGD, REN, e outras que agora não me devo lembrar.
O estado deve ser apenas regulador na minha opinião.

Já agora sou a favor do fim de todas as golen shares.

RTP e CP acho bem, sao duas empresas que so dao prejuizos a todos nós.

agora a CGD acho que é um bem estratégico de todos nós, e se dá lucro para todos os portugueses acho que deve ficar nas mãos do estado. é preferivel do que ficar a dar lucro para meia-duzia de tubaroes e nós depois termos que acarretar com aumentos de preços de serviços, etc.

quanto a REN deveria tambem já ter maior capitalizaçao dispersa em bolsa.

Registado: 27/6/2007 21:00

por Keyser Soze » 15/8/2007 8:09

RTP tem mais custos que SIC e TVI juntas

MARIA JOÃO ESPADINHA

Gastos da RTP subiram 11,6% para 151 milhões
Os custos da RTP, que incluem os valores despendidos para a actividade da estação pública e da RDP, são mais altos do que os de qualquer outro grupo de media em Portugal.

Pelo menos é o que acontece no primeiro semestre deste ano, em que os custos operacionais da RTP, de 150,9 milhões de euros, são mais altos que os registados por todo o grupo Impresa ou Media Capital, que englobam mais actividades além da televisão - 115,4 milhões e 81,7 milhões de euros, respectivamente.

Em comunicado, a estação pública afirma que esta subida de 11,6% nos gastos, quando comparados com os de 2006, é devida a três factores: o aumento dos custos da grelha de programação (subida de 13,8%, para 55,7 milhões), "influenciada pelas comemorações dos 50 anos de televisão em Portugal"; o "aumento do valor do apoio às actividades audiovisuais" - a rubrica de fornecimentos e serviços subiu 11,9%, para 27 milhões -; e, finalmente, os custos com o pessoal, em que, "ao contrário de outros anos", foi feita a actualização salarial a todos os trabalhadores (aumento de 4,6%, para 53,5 milhões).

Receitas também aumentam

Nos primeiros seis meses deste ano, a RTP facturou mais que em 2006. As receitas operacionais subiram 9,3%, para 155,5 milhões de euros. Apesar de os ganhos da estação pública não serem superiores aos dos canais comerciais juntos (SIC e TVI), a taxa de crescimento foi, no entanto, superior - os proveitos das privadas, somados, foram de 180 milhões de euros, uma subida de 7,2%.

Outra diferença nas contas entre o sector público e o privado está nas receitas publicitárias. Enquanto que os proveitos com anúncios da SIC e TVI aumentaram 0,5%, os da RTP subiram 14%. Parte deste crescimento pode ser justificado com a programação dos 50 anos da televisão em Portugal, que teve "impacto directo nas audiências e no crescimento dos proveitos comerciais percentualmente acima dos proveitos públicos", explica o canal em comunicado. Mesmo assim, os valores recebidos em publicidade pelos canais privados e público não podem ser comparados, pois a RTP tem restrições na duração dos intervalos. SIC e TVI facturaram 111,8 milhões e a estação pública recebeu 27,4 milhões.

ICAM: Três projectos de animação vão receber 600 mil euros

Três projectos para séries de animação vão receber um total de 600 mil euros do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM) no âmbito do concurso de apoio financeiro selectivo à prdução de séries de animação, anunciou a entidade.

De acordo com o site do ICAM, «O Meu Amigo», do realizador Nuno Beato, (produtora Lampadacesa), «As Máquinas de Maria», dos realizadores Marta Madureira e Pedro Teixeira (HOP! - Produção Audiovisual), e «Foxi e Meg», de André Letria (Animanostra) vão receber um apoio financeiro de 200 mil euros cada.

O concurso, que recebeu 25 candidaturas de produtores e realizadores cinematográficos, destina-se a apoiar filmes de animação de curta e média metragem.

João Garção Borges presidiu ao júri do concurso do ICAM, que também foi integrado por João Catarino e Virgílio de Almeida.

Diário Digital / Lusa

Registado: 8/2/2006 17:32

por MarcoAntonio » 16/5/2007 18:44

Keyser Soze Escreveu:eu acho que o pais não muda (um dos mais pobres da EU e a descer no ranking) enquanto haver portugueses que não fiquem escandalizados (a até achem normal) que se "queime" 250 milhões de euros por ano numa estação de TV e Rádio qd existem empresas privadas que oferecem o mesmo serviço com idêntica ou melhor qualidade

Eu não acho nada normal e também considero uma aberração a forma de cobrança desta taxa.

Mas discordo completamente da parte final da frase. A RTP (actualmente) arrasa em qualidade com a SIC e a TVI (muito especialmente com esta, que classifico de lixo televisivo em estado puro).

Felizmente tenho TV Cabo.
:roll:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Keyser Soze » 16/5/2007 17:01

um dos argumentos para não se privatizar a RTP é a responsabilidade de informar de uma forma séria e isenta, não é ?

DIRECÇÃO DA PJ PONDERA PROCESSAR BARRA DA COSTA

A Direcção Nacional da Polícia Judiciária pondera instaurar um processo disciplinar a Barra da Costa, criminalista e antigo agente da PJ, sobre quem ainda tem tutela disciplinar, por este ter insinuado na RTP que o casal McCann, pais da pequena Madeleine, se dedicava à prática de swing: relações sexuais entre casais diferentes.

O criminalista pediu ontem desculpas a Kate e Gerry, que continuam na Praia da Luz à espera do desfecho das investigações sobre o rapto da sua filha mais velha e foram domingo à noite confrontados com as declarações do antigo polícia e actual comentador televisivo, apenas com base numa fonte “que sabe”, mas que se recusou a revelar.

“Há quem garanta que este casal se dedicava à prática de swing, isto é, de relações sexuais entre casais”, disse o criminalista, justificando que, desta prática, poderia ter resultado uma “vingança no casal e que se poderia consubstanciar no próprio desaparecimento da criança”, acrescentou Barra da Costa, domingo à noite, em declarações à RTP.

Também a família McCann equaciona apresentar uma queixa-crime contra o criminalista e contra a própria televisão do Estado, com indemnização pelos danos morais causados nestas afirmações, mas a direcção de programas da RTP, contactada ontem pelo CM, recusou-se a comentar o caso.

Na mesma noite, também fonte próxima das investigações ao rapto da pequena Madeleine desmentiu esta informação ao CM, negando que o casal se dedicasse à referida prática sexual. E adiantou tratar-se apenas de “uma falsidade que foi lançada por alguém num bloque inglês”.

Também o CM já tinha acedido ao referido blogue, onde é referido que os pais de Madeleine e dos gémeos Sean e Amelie se dedicavam à prática de swing. Mas é uma informação de fonte anónima.

por vitor79 » 1/3/2007 16:29

Sou a favor da privatiação da RTP, CP, CGD, REN, e outras que agora não me devo lembrar.
O estado deve ser apenas regulador na minha opinião.

Já agora sou a favor do fim de todas as golen shares.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por Keyser Soze » 1/3/2007 16:26

JOGO2006MARKITOS Escreveu:108 milhões em despesas de pessoal é obra, privatizar era uma boa ideia, se não a sabem gerir vende-se e está resolvido o problema.

em 2006 aumentaram +9,16%

por JOGO2006MARKITOS » 1/3/2007 16:07

108 milhões em despesas de pessoal é obra, privatizar era uma boa ideia, se não a sabem gerir vende-se e está resolvido o problema.

Registado: 20/11/2006 23:09

por Keyser Soze » 1/3/2007 16:06

O analista John dos Santos prevê que a empresa detentora da estação de televisão SIC reporte, na próxima quinta-feira, dia 8 de Março, após o fecho de mercado, um resultado líquido de 18,9 milhões de euros, valor que compara com os 22 milhões obtidos em 2005.

Lucros da Media Capital sobem 8% até Setembro
Os lucros da Media Capital, nos primeiros nove meses do ano, subiram 8% face ao período homólogo, atingindo 10,9 milhões de euros, anunciou a empresa que controla a TVI.

por Oeiras » 1/3/2007 15:49

Eu que sou cliente Cabovisão, acabo por pagar a taxa duas vezes, por um canal que nem sequer vejo, pois está muitos pontos abaixo daquilo que acompanho na TV.

Registado: 4/11/2002 22:29

por Keyser Soze » 1/3/2007 15:40

eu relmebro que os filmes portugueses mais vistos de sempre foram aqules co-produzidos pela SIC

e que mesmo a TVI deu um enorme contributo na produção de conteúdos nacionais com os "Morangos" e telenovelas

por Keyser Soze » 1/3/2007 15:37

eu acho que o pais não muda (um dos mais pobres da EU e a descer no ranking) enquanto haver portugueses que não fiquem escandalizados (a até achem normal) que se "queime" 250 milhões de euros por ano numa estação de TV e Rádio qd existem empresas privadas que oferecem o mesmo serviço com idêntica ou melhor qualidade

por nunofaustino » 1/3/2007 15:36

Essa taxa é das coisas mais ridículas que conheço...

E estar incluída na factura da electricidade é uma aberração impressionante... e custa-me a crer que seja legal...

Eu já enviei uma carta à EDP a pedir a separação das duas facturas, mas n adianta nada... eles continuam a enviar as duas facturas numa só...

Um abr
Nuno

Registado: 5/11/2002 5:10

por petar » 1/3/2007 15:32

Keyser,
a RTP sendo privatizada daria dinheiro como lixo.
Acho que é a melhor estação tuga.
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes

Registado: 5/11/2002 17:43

RTP

por Keyser Soze » 1/3/2007 15:29

off topic, mas penso que vale a pena ser referido

quem é que está a favor da privatização da RTP e o Estado deixar de gastar dinheiro com este mamute?

2007-03-01 - 13:01:00

Taxa: Para lá de 124 milhões da indemnização compensatória
Portugueses dão 100 milhões à RTP

Sérgio Lemos

A equipa de Almerindo Marques pretende receber dos cofres do Estado 220 milhões de euros anuais
Os portugueses deram ao Grupo RTP cerca 100 milhões de euros. Tal montante foi pago através da taxa do audiovisual, como se conclui das contas apresentadas ontem.

A taxa denominada de “contribuição para o audiovisual” paga, através da factura da electricidade, pelos particulares e empresas ao Grupo RTP – Rádio e Televisão de Portugal totalizou 100,395,5 milhões de euros em 2006, mais 20,711,8 milhões de euros que no ano anterior (aumento de cerca de 26%).

O grupo de rádio e TV, para lá da taxa do audiovisual, recebeu do Estado a indemnização compensatória de 124 milhões de euros no ano passado, mais 3,196 milhões de euros que em 2005 (progressão de 2,65 por cento).

Feitas as contas, no exercício de 2006, o Grupo RTP recebeu dos contribuintes 244,804 milhões de euros. Este ano, conforme declarou o ministro Augusto Santos Silva à Correio TV, em Outubro último, o Grupo RTP auferirá dos cofres estatais o total de 223,7 milhões de euros (125,8 milhões de euros da indemnização compensatória e 97,9 milhões de euros da contribuição para o audiovisual). Comparando com 2006, os contribuintes pagarão menos 21,104 milhões de euros ao Grupo RTP.

Este ano é negociado um novo contrato de concessão do serviço público, e a equipa dirigida por Almerindo Marques pretende receber, anualmente, 220 milhões de euros em contribuição para o audiovisual e indemnização compensatória.

Recorde-se que o pagamento da taxa audiovisual é polémica, quer por empresas quer por indivíduos no exercício de determinadas actividades profissionais.

A ALDA – Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro protestou contra a cobrança da taxa na factura de electricidade dos motores de rega. A organização profissional escreveu uma carta ao ministro da Agricultura, Jaime Silva, em nome de “largas centenas de agricultores da região que possuem quadros eléctricos independentes” para motores de rega dos campos, “cuja única função é retirar água dos poços e furos para regar as culturas instaladas nas suas parcelas”. E há agricultores com “vários furos, pela dispersão das parcelas, que acumulam várias taxas contributivas idênticas”.

O Grupo RTP obteve em 2006 o resultado operacional de 16,473,6 milhões de euros (receitas de 292,150,5 milhões de euros e custos de 275,676,8 milhões de euros). O prejuízo foi de 24,7 milhões de euros, menos 7,2 milhões de euros que em 2005.

DÍVIDA TOTAL DE 888 MILHÕES

A dívida do Grupo RTP – Rádio e Televisão de Portugal totalizou 888,4 milhões de euros no ano passado, menos 51,7 milhões de euros que em 2005. Para esta forte redução contribuiu a venda do edifício da Avenida 5 de Outubro por 35 milhões de euros.

Recorde-se que quando o conselho de administração presidido por Almerindo Marques tomou posse, em 2003, a dívida totalizava 1,132,6 mil milhões de euros. Desde então, o passivo diminuiu, porque, em termos de exploração, a parcela das receitas é superior à dos custos. Mas a subida das taxas de juro é um senão: no ano passado, só em juros, o Grupo RTP pagou quase nove milhões de euros.

EXERCÍCIOS DE 2005-2006

Valores em milhões de euros - 2005 -2006 - Aumento/Reduções - %

TAXA DE AUDIOVISUAL - 79,683 - 100,395 - 20,711 - +25,9%

INDEMNIZAÇÃO COMPENSATÓRIA a) - 120,84 - 124,000 - 3,196 - +2,65%

RECEITA PUBLICITÁRIA - 47,771 - 48,119 - 348 b) - +0,73%

PROGRAMAS EXTERNOS - 81,977 - 80,418 - 1,558 - -1, 94%

CUSTOS COM PESSOAL - 98,203 - 107,206 - 9,002 - +9,16%

a) Financiamento do Estado b) Milhares de euros
Ayala Monteiro com R.T.

Perdas este ano deverão ser semelhantes às de 2006
RTP só conseguirá lucros a partir de 2013

A RTP não deve conseguir alcançar um resultado líquido positivo antes de 2013, disse o administrador da estação pública, Ponce Leão à «Agência Financeira».
«Seguramente não tem condições (para alcançar lucros) antes de 2013», disse à margem da apresentação de resultados.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @nmv!, Google [Bot], iniciado1, m-m, paulopereira.pp36.pp e 125 visitantes