Caldeirão da Bolsa

Tópico dos Entalamentos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por jeso » 15/8/2007 14:10

Tenho vários entalamentos, S. COSTA; MOTA; INAPA; CORTICEIRA, com complementos menos graves (arritmias cardíacas) em BCP; COFINA, e até EDP.
Meus amigos, agradeço a alguma alma caridosa que mande vir um cangalheiro que tenha ataúdes em saldo. :lol:
(Convém informar que também tenho "VERDES", a saber: verde tinto, verde branco, e alguns semi-qualquer-coisa, de paladar irrepreensível.
Passem um bom feriado, que amanhã a luta continua, esteja a bolsa (de cada um), cheia ou vazia. :mrgreen: :shock:

Registado: 24/6/2006 12:52

por sol » 15/8/2007 8:45

Face as opiniões expressas proponho a Administração que mude o nome de caldeirao de bolsa para caldeirão dos entalados!.... estava a brincar nada disso....

A recuperação tem de começar por algum sítio mas na bolsa Portuguesa não é concerteza, portanto a saga continua, não temos dimensão para ditar inversões em bolsa!

A acalmia a regressar tem de ser ditada por mercados mais musculados os Estados Unidos como é óbvio.enquanto tal não acontece estamos a ser arrastados o tempo que eles "quizerem".

sol

Registado: 17/12/2002 10:41

por SMarq » 15/8/2007 8:31

Garfield Escreveu:eu felizmente nao estou "entalado" em nenhum titulo.

mas estou a sofrer uma redução dos lucros potenciais com esta correcção.

da ultima vez ia em -8,5% pelo que ainda continua a ser menos do que os 10% que o Estado me iria retirar caso vendesse os titulos.

e como toda a gente esperava uma correcção de 10% está ai o limite que eu espero nao seja ultrapassado.

Não estou entalado, pela simples razão que estou 100% Cash... :wink:

Este Mês vou com uma rentabilidade de 0,80% na Carteira, poderia ser melhor, se não comete-se vários erros de trading, como poderia ser bem pior... :roll:

Não gostei mesmo nada do fecho de ontem nos USA... :cry:
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.

Registado: 5/2/2005 13:36

por Garfield » 15/8/2007 8:14

eu felizmente nao estou "entalado" em nenhum titulo.

mas estou a sofrer uma redução dos lucros potenciais com esta correcção.

da ultima vez ia em -8,5% pelo que ainda continua a ser menos do que os 10% que o Estado me iria retirar caso vendesse os titulos.

e como toda a gente esperava uma correcção de 10% está ai o limite que eu espero nao seja ultrapassado.

Registado: 9/2/2005 4:29

por MSM » 15/8/2007 8:12

lemor a bolsa é composta por pessoas e são essas pessoas, ou mais propriamente, as suas reacções que fazem a bolsa nestas alturas. O que quero dizer com isto é que quando existe pânico e medo não há AT que resista, portanto o melhor é ficar fora.

:wink: :wink:

Registado: 18/5/2006 9:16

por Jiboia Cega » 15/8/2007 8:12

andrehs Escreveu:BES.... VÊM LA NOVIDADES :D

Vem? Quais? :-k

Registado: 21/3/2006 10:46

por lemor » 15/8/2007 8:08

E o pior é que cada vez que dizem que as acções estãp baratas, faço um exercício mental e me imagino comprá-las...
No mesmo dia ou no dia seguinte é que vejo que ainda bem que não as comprei.
Está quase tudo a cair no PSI-20.
Acções de empresas que tinham tudo para subir.
Nada disso está a fazer sentido, para mim.

Registado: 8/3/2007 15:37

por andrehs » 15/8/2007 8:01

BAsicaMENTE. quem sofre do coração n devia investir em bolsa....
Faz-me uma impressão as pessoas, que lá por o mercado descer vendem em perda..... mas tb ja o fiz portanto.... o digo.....
Entrei no C7223DAX A 0.16, reforçei para 0.11 e ele esta a 0.03, n estou minimamente preocupado, aquele dinheiro n me faz MUITA falta, apesar de fazer, mas acredito piamente que quando o ppl voltar de ferias isto suba de uma forma exagerada e saia ai sim nem que seja em casa.....
é claro que doi ver a posição integrada mas optei por nao ve-la... sera o melhor... se nao o meu coração talvez nao aguente :D
Para longo prazo:
PT barata abaixo dos 10€
REN baratissima... vem ai o 2º prazo dos pequenos investidores e imigrante em outubro....
BCP.... IDEM IDEM HASPAS HASPAS....
BES.... VÊM LA NOVIDADES :D

Registado: 25/4/2007 12:56

Conforto ao Lemor

por Col » 15/8/2007 3:29

Calma amigo que não está sózinho nessa posição, estou cheio de posições que eram para ser de CP mas fui forçado a transferi-las para LP, olha só para esta desgraça:
Alcatel - 25%
EADS - 16%
KPN - 6%
Pararede - 16 %
Inapa - 22%.
Como vês ainda hà quem esteja pior do que tu, mas eu já tenho algum arcaboiço para estas situações, já tive em carteira durante 5 anos uma menina que ultimamente tem estado na berra, a que deram o nome de Soares da Costa.
Cumprimentos e votos de melhores dias.

Registado: 6/7/2005 3:58

por Broker_Invest » 15/8/2007 0:40

Este bear tem que acabar mais cedo ou mais tarde, e quando acabar vai haver um violento Pullback. É a minha humilde opinião.

"Pullback. After a strong trend the market retraces a small portion of that move before resuming its trend. This differs from a consolidation, which trades sideways. When a market rises strongly, a pullback may see it decline a small portion of that gain as profit taking steps in before rallying again. In reverse when a stock is falling, bargain hunting may lift the stock and see it retrace some of its decline, before declining once again. Pullbacks are usually short and small in magnitude (typically less than 30% of the rise). "

https://www.shareanalysis.com/asp/glossary.asp#P

Portanto penso ter utilizado o termo "pullback" correctamente.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por Jiboia Cega » 15/8/2007 0:21

PAD comprada a 6,00€ em Julho de 2000 conta pro tpico? :mrgreen:

Calma a todos os que estao com trades perdedores. Analisem bem a situaçao e tomem uma decisao. Eu tambem estou perdedor na EDP ainda que pouco e esta semana (se calhar ja amanha) vou tomar uma decisao conforme o dia corra mal ou pior :lol:

Abraço e gozem o feriado
Jiboia

Registado: 21/3/2006 10:46

por sol » 14/8/2007 22:39

Este assunto do "entalanço" tem que se lhe diga, de facto entalado só está quem não vê uma saída, para a situação, mas percebo perfeitamente o raciocínio do autor do tópico.

Eu não consigo dar conselhos a ninguém sobre a questão de fechar ou abrir posições sobre este ou aquele activo, faço a minha leitura e tomo as decisões que considero mais apropriadas em cada momento, quem vai pela cabeça de terceiros, acho melhor entregar a gestão da carteira, a alguém especializado em investimentos.

Em relação ao momento actual das bolsas, não acredito que existam muitas posições abertas ganhadoras, pessoalmente fecharias, sem qualquer reserva, o momento é delicado e não justifica correr riscos desnecessários, em relação a posições perdedoras neste momento já tenho alguma dificuldade, porque não acredito, que está correcção vá muito mais além, mas admito que possa estar redondamente enganado, e existe sempre a possibilidade de agravamento da situação actual e das quedas se prelongarem por mais algum tempo, num cenário destes a melhor atitude será fechar posições, a correcção já vai longa, mas não existe limite legal nem para as quedas nem para as subidas, o dificil é acerta no momento da inversão.

sol

Registado: 17/12/2002 10:41

por rnbc » 14/8/2007 18:03

Eu costumo pensar que quando compro um titulo deixei de ter o dinheiro. Ponto! O dinheiro não existe mais, agora tenho um título, que vale o que quizerem dar por ele.

Como já não tenho o dinheiro só me interessa poder vender o melhor possível, e isso é baseado apenas nas perpectivas futuras, claro, nunca do preço de aquisição, que deixou de ser relevante a partir do momento da compra.

No mesmo sentido já li algures que "the market doesn't know you!".

O Braga de Matos enuncia principios semelhantes no livro dele... e claro, qualquer pessoa pode ver que é mesmo assim se pensar um pouco.
However elegant the method we should occasionally look at the results.

Registado: 8/3/2006 23:54

por JCS » 14/8/2007 14:57

MarcoAntonio Escreveu:Eu acho que o problema está essencialmente no conceito de entalado. Entalado é alguém que não se pode mexer, barrado por um lado e por outro...

Este conceito de «entalado» associado a um investidor que tem posições abertas perdedoras revela a fragilidade psicológica da situação. O investidor não está entalado e se não se sente confortável com a posição aberta, pode muito bem vender...

O facto de se estar a perder ou a ganhar não deve ser determinante quanto a fechar posições, mas sim as expectativas futuras.

Se os investidores têm dificuldade em lidar com as decisões neste tipo de cenário, só têm de imaginar o que fariam se a posição fosse ganhadora.

Se detivessem uma acção XPTO e estivessem a ganhar 10% por hipótese, o que fariam com ela neste momento?

Boas Marco. Tocaste num ponto importante e que se passa com a grande maioria dos investidores. Penso também que acontece igualmente com os ganhadores. A grande maioria encontra-se muitas vezes a ganhar 10% num investimento e parece que estão à espera de estarem a perder para venderem...

É a politica do "como estou com lucro deixa lá ver como isto acaba..."

Quando estão com perdas "O mercado é irracional... não percebo como continua a cair após uma descida de 10% numa semana". Irracional é não se vender com lucro... a maioria das vezes a vendas com ligeira perda são Bastante racionais :wink:

É a parte psicológica em que muito bem falaste 8-)

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por MarcoAntonio » 14/8/2007 14:49

Eu acho que o problema está essencialmente no conceito de entalado. Entalado é alguém que não se pode mexer, barrado por um lado e por outro...

Este conceito de «entalado» associado a um investidor que tem posições abertas perdedoras revela a fragilidade psicológica da situação. O investidor não está entalado e se não se sente confortável com a posição aberta, pode muito bem vender...

O facto de se estar a perder ou a ganhar não deve ser determinante quanto a fechar posições, mas sim as expectativas futuras.

Se os investidores têm dificuldade em lidar com as decisões neste tipo de cenário, só têm de imaginar o que fariam se a posição fosse ganhadora.

Se detivessem uma acção XPTO e estivessem a ganhar 10% por hipótese, o que fariam com ela neste momento?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por lemor » 14/8/2007 14:41

A questão é "Esperar até quando?"

Eu acho que o BCP vai subir, claro. Não vamos ficar eternamente com essas cotações. Aa férias vão acabar, os rumores vão recomeçar, etc...
Só não queria ficar com esses valores vermelhos durante muito tempo...

Cumps.

por urukai » 14/8/2007 14:40

Voltei hoje de férias...

Vendi tudo antes de ir (a maior parte das posições eram de pré-entalamento) e aproveitei para ler o "Ganhar em Bolsa" à beira mar, o que dificulta escrever apontamentos nas margens. Mas estou pronto para enfrentar de novo o mercado, a partir de Setembro. (no entanto, não direi que não a uns saldos neste Agosto Quente!)

Como é óbvio irei entalar-me...espero que poucas vezes!

Bons Negócios para todos.

Abraços

Registado: 11/5/2007 14:09

por PedroPadinha » 14/8/2007 14:33

[quote="lemor"]Pois...A minha primeira intenção no BCP era Curto Prazo mas estou a ver que vou ter que ficar com elas mais alguns dias/semanas.
quote]

somos dois :wink:

Entrei a 3.71, e a minha ideia era vender nos 4, na semana passada penso que ainda tocou nos 3.97 numa arrancada matinal, não vendi..e agora tenho que esperar :wink:

Registado: 23/3/2007 11:50

por Dialmedia » 14/8/2007 13:54

Eu não prendi a mão ou o pé a fechar uma porta ou no armário. Não tenho nada a inchar, portanto acho que não me sinto entalado

:twisted:

Registado: 26/1/2007 17:07

por lemor » 14/8/2007 13:40

Pois...A minha primeira intenção no BCP era Curto Prazo mas estou a ver que vou ter que ficar com elas mais alguns dias/semanas.

A GALP e a REN são para LP mas não tenho nada contra em vender em alta e comprar novamente em baixa.

Mas vou esperar. Não vou entar no desespero principalmente por que o montante investido não me faz falta agora.

O problema das stop orders é a excessiva volatilidade do mercado no momento actual. A GALP então...

Cumps.

por pedras11 » 14/8/2007 13:26

Normalmente e pela experiencia que tenho dos «inicios» saímos do entalanço mesmo quando as acções estão prestes a subir! :wink:
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por HOSTILE » 14/8/2007 13:23

EDPi Escreveu:a solução para quem se acha entalado é vender...

O que não acaba com a dor de ter sido entalado e da lição a aprender.

Registado: 31/5/2006 21:13

por Enslaved » 14/8/2007 13:22

Eu estou entalado mas é com o meu trabalho :wall: :wall: e isso não há stop que me valha :cry:

Registado: 28/2/2007 18:24

por EDPi » 14/8/2007 13:19

a solução para quem se acha entalado é vender...

Registado: 10/12/2003 22:40

por O.Próprio » 14/8/2007 13:07

Bom, se essas entradas tiverem por base objectivos de LP, pode haver alguma preocupação, mas não há razão para esse sentimento de Entalamento.
Agora se os objectivos são de CP, como me pareceu, então a sensação faz mais sentido.

É para evitar "entalamentos" que existem os stops. Qualquer entrada deve ter associado um objectivo e um stop, o qual como regra deve ser aplicado se atingido.

Registado: 19/2/2007 12:15

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BenjaminMartins, carlosdsousa, Google [Bot], icemetal, Kiko_463, m-m, paulopereira.pp36.pp e 78 visitantes