SUBPRIME em PORTUGAL (consequencias)
Acho esses estudos todos muito relativos. Dizer que a saúde é boa em Portugal (12º no mundo tinha de ser), só quem nunca esteve internado num hospital português ou teve um familiar nessa situação. A saúde em Portugal funciona mal e porcamente, o hospital de Aveiro que infelizmente conheço mais ou menos ,tem situações de terceiro
não é bem assim por exemplo em Sta Maria em Lisboa existem unidades de internamento bastante aceitaveis, a maternidade também tem condições aceitaveis. é evidente que não é luxuosa mas também não é de todo o que se pretende. Passadeiras vermelhas são estendidas nos hospitais privados e bem pois aí as pessoas pagam um extra ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Acabam por tentar expressar o mesmo mas de formas diferentes, usando parametros diferentes para a avaliação. Tanto que no link que postaste fala em "well-being and life chances"... trocado por miúdos qualidade de vida.
Eu não queria falar de rankings, o que eu até estava a tentar expressar é que não vejo relevância neles. Acho isso tudo muito relativo e sem grande significado pois dependem de quem os faz, com que parâmetros e com que intenções.
Um exemplo:
6. Climate and geography
Latitude, to distinguish between warmer and colder climes.
Não vejo a relevância deste na minha qualidade de vida. Um Sueco tem menos qualidade de vida porque faz mais frio? Ou sou eu porque não gosto do calor no verão? (Para não falar que usar a latitude como uma forma de medir o clima ser no mínimo simplista.)
Era só isso... não quero saber se estamos em 12º,13º ou 14º, não dou importância a isso.
[/b]
Eu não queria falar de rankings, o que eu até estava a tentar expressar é que não vejo relevância neles. Acho isso tudo muito relativo e sem grande significado pois dependem de quem os faz, com que parâmetros e com que intenções.
Um exemplo:
6. Climate and geography
Latitude, to distinguish between warmer and colder climes.
Não vejo a relevância deste na minha qualidade de vida. Um Sueco tem menos qualidade de vida porque faz mais frio? Ou sou eu porque não gosto do calor no verão? (Para não falar que usar a latitude como uma forma de medir o clima ser no mínimo simplista.)
Era só isso... não quero saber se estamos em 12º,13º ou 14º, não dou importância a isso.
[/b]
- Registado: 3/9/2006 1:50
Re: ...
MAV8 Escreveu:Concordo
Eu também vejo televisão e não peço créditos ao consumo para nada nem a ninguém, nem nunca sequer usei os cartões de crédito que os bancos continuam a enviar para minha casa.
Tal como já foi dito, é preciso é que cada um saiba das suas finaças mensais.
Não tenho pena nenhuma das falencias, (pessoas individuais), Eu para além do CHabitação que me vi "obrigado" a contrair não peço nem mais um tostão, é verdade que gostava de ter melhor carro, 1 casa maior e com luxos, mas se não posso não compro.
![]()
E gosto pouco de ouvir a história que se conta aí nos cafés - "Os porcos capitalistas (banqueiros) tiveram + XX% lucros"
- mas são essas mesmas pessoas que vão lá pedir por favor crédito para mais 1 carro, para mobilias, plasmas, férias, etc...
Coerencia é o minímo ue se pede -Se os bancos são assim tão bons negocios comprem acções em vez de pedirem créditos
.
- Registado: 12/5/2007 9:52
LONDON - The turmoil surrounding the U.S. mortgage market continued to weigh on German banks Monday, with both Deutsche Postbank and Commerzbank announcing their exposure to over $1 billion each in subprime-related investments, while scandal-racked IKB faced potentially far worse losses than previously thought.
Deutsche Postbank said on Monday it had some 800 million euros ($1.1 billion) of indirect exposure to American retail-backed mortgage securities, with 25% linked to the subprime sector, or 200 million euros' ($273.2 million). Although the bank said it had not directly invested in these securities, on Friday it took 600 million euros' ($819.5 million) worth of investment out of IKB's (other-otc: IKBDF - news - people ) collapsing U.S. vehicle Rhineland Funding and onto its own balance sheet.
"We had to negotiate with IKB," said Joachim Strunk, a Deutsche Postbank spokesman. "Friday was the earliest date possible."
The bank stressed that these assets had "AAA" and "AA" ratings, with only one-third of the investments linked to U.S. mortgage-backed securities. But the name of Rhineland Funding has become infamous after its exposure to sub-prime loans rattled its parent IKB, enough for the German government to prepare an $11 billion bail-out. (See "IKB's Suprime Pain Offers European Banks A Path To Gain")
“People could be concerned about what else there is here, or what it is that we're not being told, but the size of the disclosed subprime exposure appears manageable at Postbank," said Matthew Clark, analyst at Keefe, Bruyette & Woods.
Shares in Deutsche Postbank plummeted 2.36 euros (3.2 cents), or 4.2%, to 53.85 euros ($73.56) in Frankfurt. Shares in IKB fell 12 eurocents (16.4 cents), or 0.9%, to 13.92 euros ($19.01). Investors were in no mood to give the banks the benefit of the doubt, despite a cautious return to buying elsewhere that saw the German DAX index rise 80.79 points, or 1.1%, to 7424.05.
Other German financial firms tried to surf last week's stock market woes, prompted by French bank BNP Paribas' (other-otc: BNPQY - news - people ) freezing of three investment funds, by simply coming clean. Commerzbank's (other-otc: CRZBY - news - people ) real estate lending subsidiary Eurohypo said on Monday it had 850 million euros ($1.2 billion) exposed to U.S. subprime-related investments, with expected losses in the third quarter of 30 to 40 million euros ($41.0 million to $54.7 million).
"In my opinion the crisis is a necessary catharsis that will purge the market, and in the medium term Eurohypo should benefit from this too," said Chief Executive Bernd Kobloch.
The news had a positive effect on Commerzbank shares, which lifted 59 eurocents (81 cents), or 2.0%, to 29.72 euros ($40.60). And an article from Der Spiegel estimated that IKB was actually deeper in the subprime mess than previously thought. It said the bank had invested 7.8 billion euros ($10.7 billion) in the American mortgage sector, more than twice previous estimates of 3.5 billion euros ($4.8 billion).
An IKB spokesman, Gert Schmidt, said he had no exact figures on Monday. "In two or three weeks, PriceWaterhouseCoopers will be able to tell us how the risks are and where the risks are located," he said.
Deutsche Postbank said on Monday it had some 800 million euros ($1.1 billion) of indirect exposure to American retail-backed mortgage securities, with 25% linked to the subprime sector, or 200 million euros' ($273.2 million). Although the bank said it had not directly invested in these securities, on Friday it took 600 million euros' ($819.5 million) worth of investment out of IKB's (other-otc: IKBDF - news - people ) collapsing U.S. vehicle Rhineland Funding and onto its own balance sheet.
"We had to negotiate with IKB," said Joachim Strunk, a Deutsche Postbank spokesman. "Friday was the earliest date possible."
The bank stressed that these assets had "AAA" and "AA" ratings, with only one-third of the investments linked to U.S. mortgage-backed securities. But the name of Rhineland Funding has become infamous after its exposure to sub-prime loans rattled its parent IKB, enough for the German government to prepare an $11 billion bail-out. (See "IKB's Suprime Pain Offers European Banks A Path To Gain")
“People could be concerned about what else there is here, or what it is that we're not being told, but the size of the disclosed subprime exposure appears manageable at Postbank," said Matthew Clark, analyst at Keefe, Bruyette & Woods.
Shares in Deutsche Postbank plummeted 2.36 euros (3.2 cents), or 4.2%, to 53.85 euros ($73.56) in Frankfurt. Shares in IKB fell 12 eurocents (16.4 cents), or 0.9%, to 13.92 euros ($19.01). Investors were in no mood to give the banks the benefit of the doubt, despite a cautious return to buying elsewhere that saw the German DAX index rise 80.79 points, or 1.1%, to 7424.05.
Other German financial firms tried to surf last week's stock market woes, prompted by French bank BNP Paribas' (other-otc: BNPQY - news - people ) freezing of three investment funds, by simply coming clean. Commerzbank's (other-otc: CRZBY - news - people ) real estate lending subsidiary Eurohypo said on Monday it had 850 million euros ($1.2 billion) exposed to U.S. subprime-related investments, with expected losses in the third quarter of 30 to 40 million euros ($41.0 million to $54.7 million).
"In my opinion the crisis is a necessary catharsis that will purge the market, and in the medium term Eurohypo should benefit from this too," said Chief Executive Bernd Kobloch.
The news had a positive effect on Commerzbank shares, which lifted 59 eurocents (81 cents), or 2.0%, to 29.72 euros ($40.60). And an article from Der Spiegel estimated that IKB was actually deeper in the subprime mess than previously thought. It said the bank had invested 7.8 billion euros ($10.7 billion) in the American mortgage sector, more than twice previous estimates of 3.5 billion euros ($4.8 billion).
An IKB spokesman, Gert Schmidt, said he had no exact figures on Monday. "In two or three weeks, PriceWaterhouseCoopers will be able to tell us how the risks are and where the risks are located," he said.
- Registado: 12/5/2007 9:52
Uma das intervenções do Estado devia ser em termos de educação financeira das pessoas.
Devia ser obrigatório existir no ensino secundário uma disciplina que abordasse os conceitos financeiros, pois as pessoas ainda são muito ingénuas em relação a este tema (como se pode ver os pedidos de ajuda que a DECO tem recebido).
Devia ser obrigatório existir no ensino secundário uma disciplina que abordasse os conceitos financeiros, pois as pessoas ainda são muito ingénuas em relação a este tema (como se pode ver os pedidos de ajuda que a DECO tem recebido).
- Registado: 18/4/2005 10:38
...
Concordo
Eu também vejo televisão e não peço créditos ao consumo para nada nem a ninguém, nem nunca sequer usei os cartões de crédito que os bancos continuam a enviar para minha casa.
Não tenho pena nenhuma das falencias, (pessoas individuais), Eu para além do CHabitação que me vi "obrigado" a contrair não peço nem mais um tostão, é verdade que gostava de ter melhor carro, 1 casa maior e com luxos, mas se não posso não compro.
E gosto pouco de ouvir a história que se conta aí nos cafés - "Os porcos capitalistas (banqueiros) tiveram + XX% lucros"
- mas são essas mesmas pessoas que vão lá pedir por favor crédito para mais 1 carro, para mobilias, plasmas, férias, etc...
Coerencia é o minímo ue se pede -
Se os bancos são assim tão bons negocios comprem acções em vez de pedirem créditos
.
Coerencia é o minímo ue se pede -
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
j_p Escreveu:Lion_Heart,
vivemos numa democracia o que significa que só compramos algo se quisermos ninguém é obrigado a comprar.
Quem pede estes créditos tem de saber o $$ que tem ao final do mês e as suas despesas mensais.
O problema que aqui reside é a má gestão familiar, pois as pessoas querem ter tudo sem olhar a meios e depois quando chega o final do mês não têm $$ para pagar as suas dividas.
E o amigo acha que os outros Países nao sao democratas?
Qualquer democracia tem que ter é regras.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart,
vivemos numa democracia o que significa que só compramos algo se quisermos ninguém é obrigado a comprar.
Quem pede estes créditos tem de saber o $$ que tem ao final do mês e as suas despesas mensais.
O problema que aqui reside é a má gestão familiar, pois as pessoas querem ter tudo sem olhar a meios e depois quando chega o final do mês não têm $$ para pagar as suas dividas.
- Registado: 18/4/2005 10:38
O designado "subprime" em Portugal e que está ou não a levar muitas pessoas a falência, deve-se sobretudo ao Estado não actuar para parar com a publicidade desenfreada que estas empresas fazem em tudo quanto é local.
Eu estive em Espanha , na Polónia , Na Rep. Checa na Alemanha , bem nao foi muito tempo mas a pouca tv que vi nos hoteis , Nunca deu um anuncio a empresas deste genero, nao sei se sera a legislação mas ao contrario por ca nao temos um intervalo de tv ou um programa daqueles mais "populares" que nao seja patrocinado por estas empresas.
Ora aqui o Estado a meu ver tem ou devia ter tido obrigação de regular este tipo de serviços financeiros.
Eu estive em Espanha , na Polónia , Na Rep. Checa na Alemanha , bem nao foi muito tempo mas a pouca tv que vi nos hoteis , Nunca deu um anuncio a empresas deste genero, nao sei se sera a legislação mas ao contrario por ca nao temos um intervalo de tv ou um programa daqueles mais "populares" que nao seja patrocinado por estas empresas.
Ora aqui o Estado a meu ver tem ou devia ter tido obrigação de regular este tipo de serviços financeiros.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Afonsinho, os estudos dizem respeito a coisas substancialmente diferentes.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
afonsinho Escreveu:Desculpa estar a ser chato... mas só para veres como isso é tudo tão relativo.
Human Development Index das Nações Unidas.
http://hdr.undp.org/hdr2006/pdfs/report/HDR_2006_Tables.
Afonsinho, se formos trocar Estatística sobre campos específicos nunca mais saímos daqui. Human Development e Qualidade de Vida não são a mesma coisa. Esse estudo versa sobre coisas específicas, ver aqui:
http://hdr.undp.org/hdr2006/statistics/ ... s_PRT.html
Aliás é interessante notar a classificação razoável de Portugal 28º numa lista com cento e tal países e como se comporta com rendimento per capita que é cerca de metade do dos Estados Unidos.
Mas como disse atrás, é escusado estarmos a trocar classificações de rankins atrás de classificações de rankings (por exemplo, acerca de paz e segurança encontras rankings onde estamos em 6º a nível europeu e 9º a nível mundial).
Há campos onde estamos melhores e campos onde estamos piores. O que é notório é aquilo que eu referi logo num dos primeiros posts (que as pessoas tendem a sobreavaliar os seus problemas e a não dar conta dos problemas dos outros) e o que o Be Cool referiu também (avaliar a qualidade de vida numa perspectiva estritamente económica).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
A situação que se vive nos EUA passa-se cá em portugal também (embora em numero ainda insuficiente para causar algum alarmismo) devido ao aumento das taxas de juros nos ultimos anos e consequente aumento de encargos. Inumeras familias que compraram o seu T2 por valores que rondam os €250.000 numa altura em que as taxa de juro se encontravam a niveis baixissimos estão em situação de incumprimento.
As pessoas que se encontram nessa situação (e são mais do que pensamos) e que estão a tentar vender os imóveis para liquidar suas dividas não conseguem sequer obter com a venda valores próximos do montante das dividas (pelo que se tornarão insolventes de qualquer modo)...
Os bancos que ficam com as casas terão de assumir essa perda porque também não conseguem obter com as vendas, os montantes que emprestaram na altura.
Esta situação dá-se porque o mercado não está a aceitar preços que aceitava há 8 anos atrás (e agora a prestação afinal não é o que era nessa altura).
A descida do valor de mercado dos imóveis está a ditar o rumo de toda esta situação (e como todos sabemos cada vez há mais oferta...).
Cumprimentos
JCS
As pessoas que se encontram nessa situação (e são mais do que pensamos) e que estão a tentar vender os imóveis para liquidar suas dividas não conseguem sequer obter com a venda valores próximos do montante das dividas (pelo que se tornarão insolventes de qualquer modo)...
Os bancos que ficam com as casas terão de assumir essa perda porque também não conseguem obter com as vendas, os montantes que emprestaram na altura.
Esta situação dá-se porque o mercado não está a aceitar preços que aceitava há 8 anos atrás (e agora a prestação afinal não é o que era nessa altura).
A descida do valor de mercado dos imóveis está a ditar o rumo de toda esta situação (e como todos sabemos cada vez há mais oferta...).
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
afonsinho Escreveu:Dizer que a saúde é boa em Portugal (12º no mundo tinha de ser), só quem nunca esteve internado num hospital português ou teve um familiar nessa situação.
Um ranking é uma comparação. Os Estudos não dizem que a Saúde em Portugal é boa ou má, o que dizem é como se situa em comparação com os outros países...
A Saúde em Portugal pode ser terrível que isso não impede em nada que se situe em 12º. Basta que hajam apenas 11 países onde é melhor e que nos restantes seja ainda pior.
Dar exemplos do que se passa cá também não é relevante se não fizeres uma comparação com o que se passa nos outros países.
Desculpa estar a ser chato... mas só para veres como isso é tudo tão relativo.
Acho esses estudos todos muito relativos. Dizer que a saúde é boa em Portugal (12º no mundo tinha de ser), só quem nunca esteve internado num hospital português ou teve um familiar nessa situação. A saúde em Portugal funciona mal e porcamente, o hospital de Aveiro que infelizmente conheço mais ou menos ,tem situações de terceiro mundo (uns "sues" bem à maneira americana faziam falta a algum staff dos hospitais portugueses) ... a única coisa que nos vale em termos de saude é ser de "graça" e mesmo isso é relativo, porque quem a paga? Os políticos?
http://jn.sapo.pt/2007/08/13/primeiro_p ... 0_inf.html
E quanto a ganharmos menos mas o custo de vida também ser ser inferior (o nível de vida também não o será?) deixo um tópico recém aberto da Pata-Hari.
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=57347
É como um estudo que nos colocava entre os países mais inseguros da U.E. Quando ha países europeus com grupos terroristas instalados e taxas de criminalidade (reais) bem superiores às nossas...
Esses estudos dependem muito de quem os faz e com que intenções. Também me custa a engolir as posições relativas entre os U.S.A e o Canada.
http://jn.sapo.pt/2007/08/13/primeiro_p ... 0_inf.html
E quanto a ganharmos menos mas o custo de vida também ser ser inferior (o nível de vida também não o será?) deixo um tópico recém aberto da Pata-Hari.
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=57347
É como um estudo que nos colocava entre os países mais inseguros da U.E. Quando ha países europeus com grupos terroristas instalados e taxas de criminalidade (reais) bem superiores às nossas...
Esses estudos dependem muito de quem os faz e com que intenções. Também me custa a engolir as posições relativas entre os U.S.A e o Canada.
O crédito subprime corresponde a cerca de 10% do crédito "outstanding", e a cerca de 20% das originações em 2006.
Além disso, o problema não é somente no crédito subprime. Um nível acima, o "Alt-a" são mais 20% das originações e para aí 8% do "outstanding".
Apenas cerca de 10% do crédito hipotecário subprime está com problemas. O que em termos efectivos reduz o problema a cerca de 1%. Mas este 1% inclui empréstimos com atrasos nos pagamentos das prestações que estão a ser renegociados com os bancos, e que muitos deles serão bem sucedidos. O que torna o real problema abaixo de 1%. Nos Estados Unidos fala-se de 0,6% de execuções de hipotecas, contra os 0,5% do ano anterior.
Pelo que sei, o problema ainda não chegou ao crédito Alternative-A (segmento imediatamente a seguir ao subprime). A crise está localizada numa pequena parte do subprime.
- Anexos
-
- mortgages_20070813.PNG (0 Bytes) Visualizado 2626 vezes
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
.
Claro que este estudo do The Economist vale o que vale. Tudo depende dos itens seleccionados e do respectivo peso na construção do ranking. A problemática em torno da sua elaboração é, aliás, abordada previamente no artigo.
Constata-se, contudo, que frequentemente o senso comum leva a confundir qualidade de vida com poder de compra.
A verdade é que poucos (!) gostariam de ter a qualidade de vida de um iraquiano de Bagdad, por mais altos rendimentos que auferisse...
Já agora, e voltando aos dados do estudo, veja-se os casos ainda mais flagrantes da Itália (8.º do ranking) e Espanha (10.º), que "só" estão em 23.º e 24.º no Pib/Capita.
.
Claro que este estudo do The Economist vale o que vale. Tudo depende dos itens seleccionados e do respectivo peso na construção do ranking. A problemática em torno da sua elaboração é, aliás, abordada previamente no artigo.
Constata-se, contudo, que frequentemente o senso comum leva a confundir qualidade de vida com poder de compra.
A verdade é que poucos (!) gostariam de ter a qualidade de vida de um iraquiano de Bagdad, por mais altos rendimentos que auferisse...
Já agora, e voltando aos dados do estudo, veja-se os casos ainda mais flagrantes da Itália (8.º do ranking) e Espanha (10.º), que "só" estão em 23.º e 24.º no Pib/Capita.
.
afonsinho Escreveu:Em Inglaterra, Alemanha e França vive-se pior que em Portugal e Grécia?![]()
Esses "estudos"...
Afonsinho, nós tendemos sempre a estar mais cientes dos nossos problemas que dos problemas dos outros dado que estes pouco ou nada nos afectam e com os primeiros contactamos por vezes numa base diária. Isso dá-nos uma visão bastante distorcida da realidade...
Só para citar um exemplo para um dos países que citaste, as recentes ondas de vandalismo em França são um sinal de deterioração social, da qual possivelmente não estás consciente porque não vives lá e não a sentes. Também ainda, para referir a França, tem-se registado um nível elevado de greves (penso que bem maior que em Portugal neste momento).
Um dado concreto: no ano a que diz respeito o estudo, a taxa de desemprego em França estava acima dos 10% ao passo que em Portugal estava na casa dos 7%. Uma diferença considerável!
De referir que a qualidade de vida no estudo que referi abarca: bem estar material, saúde, relações familiares, segurança de emprego, actividades sociais e comunitários, segurança e liberdade política e igualdade sexual.
Podemos ganhar pouco cá, mas o custo de vida é baixo e nalguns pontos estamos à frente de outros países. Por exemplo, no ranking mundial dos sistemas de saúde encontramo-nos em 12º à frente de países como Reino Unido (18º) e notavelmente dos Estados Unidos (37º). A saúde é um sector muito problemático em diversos países evoluídos, muito particularmente nos Estados Unidos.
Vi uma resposta a este tópico no ****** do Incognitus. Aqui fica.
Touro escreveu:
Corresponde a cerca de 1% do crédito hipotecário concedido nos EUA. Embora possa haver muita gente a pedir este tipo de crédito, cada um pede pouco, dada a sua debilidade financeira e também porque as taxas de juro são mais altas neste segmento.
O crédito subprime corresponde a cerca de 10% do crédito "outstanding", e a cerca de 20% das originações em 2006.
Além disso, o problema não é somente no crédito subprime. Um nível acima, o "Alt-a" são mais 20% das originações e para aí 8% do "outstanding".
- Registado: 28/4/2007 0:41
Pois é mas, será que o dinheiro pedido, digamos que a fundo perdido neste sector será tão elevado?
Corresponde a cerca de 1% do crédito hipotecário concedido nos EUA. Embora possa haver muita gente a pedir este tipo de crédito, cada um pede pouco, dada a sua debilidade financeira e também porque as taxas de juro são mais altas neste segmento.
Além disso, as casas compradas com recurso a este tipo de crédito (subprime) são de menor valor, correspondendo a um segmento baixo do mercado, sendo este que naturalmente irá ser afectado com o abaixamento dos preços pelo excedente de oferta devido ao incumprimento dos créditos (execução das hipotecas).
No imobiliário é perfeitamente possível ter um segmento a cair, por exemplo o baixo e médio-baixo, e ter o segmento alto e médio-alto não afectado ou até mesmo com os preços a subir. Isto para não falar nas heterogeneidades regionais.
O mercado imobiliário tem estas particularidades, tem de ser analisado por segmentos e por localizações, não se pode analisar como um todo.
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
Neste estudo referente a 2005, os Estados Unidos surgem em 13º com uma pontuação não muito mais elevada que a nossa (Portugal em 19º).
http://www.economist.com/media/pdf/QUALITY_OF_LIFE.pdf
(tabela na página 4)
http://www.economist.com/media/pdf/QUALITY_OF_LIFE.pdf
(tabela na página 4)
Quem está ligado: