Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2007 - Mês 08 - Capital X

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MozHawk » 10/8/2007 22:43

Então foste tu que me lixaste o trade em SEM JAS!

Não consegui resistir e hoje tive que comprar papeis que habitualmente não transacciono. Comprei SEM, inicialmente a 11,60 depois a 11,42 e 11,39. Quando foi aos 11,64/11,65 vi que grande negócio tinha feito mas tu lixaste-me o trade pá!

A TDU estava de olho nela e quando reparei que começaram a limpar aquela montanha a 3,12, ainda consegui juntar-me à festa e comprei uma pequena posição antes de limparem por completo os 3,12.

Andei também noutros papeis em intraday mas nada de especial.

Ainda um trade desastroso em BES constituído ontem e que ainda pensei desfazer-me dele quando passou dos 16,00 mas acabei por aguentá-las. Enfim...

Um abraço e boa sorte,
MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

Carteira JAS*2007 - Mês 08 - dia 10 - Capital X

por JAS » 10/8/2007 16:42

Uma semana em que a carteirinha perdeu uns 6%.

Apesar de ter andado a dizer que esperava um Agosto vermelhinho não pensava que as minhas meninas se portassem hoje tão mal.
Ainda por cima ontem nem deixei stops e hoje, quando acordei, já nem era tempo de fazer vendas...

SEM
Aproveitei para acabar de constituir a posição que queria dado que me parece uma das melhores apostas neste 2º semestre.
Compras entre os 11,46 e os 11,40.
No final do dia acabei por devolver umas, entre os 11,64 e os 11,51, dado que a liquidez já estava muito perto do zero.

JMT
Claro que meti uns "excedentes".
Compras a 4,37 .

TDU
Nesta não havia muito a fazer pois a posição era grande demais para ainda a reforçar.
Mas acabei por comprar umas a 3,14 só para fazer o gosto ao dedo.

Esta composição da carteira deverá ficar imutável durante uma semana inteirinha pois não penso fazer qualquer movimento até ao dia 20.
A ideia é nem olhar para a bolsa pelo que só nessa data a voltarei a actualizar.
(deixo umas ordens de venda, como habitualmente, mas são tão malucas que nenhuma deve ocorrer...)

Bom fim de semana e boas férias para os que partem hoje.

JAS
Anexos
cart 08-10.png
cart 08-10.png (0 Bytes) Visualizado 2820 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

..como sempre akela maquina!

por mjaguiar » 9/8/2007 19:11

Obrigado JAS pela resposta.

Acho que me vou manter quietinho nos proximos tempos porque o "panaroma" é um pouco "nebuloso".

Apesar de não seguir os states (e eu ainda não fiz nada por aquelas "bandas") gostava de saber se tem alguma opinião sobre a AMD.

Um abraço,
mjaguiar
..bom a onda e a mesma mas agora ja não deve dar confusão!

Registado: 16/8/2006 22:59

Carteira JAS*2007 - Mês 08 - dia 09 - Capital X

por JAS » 9/8/2007 17:03

Um dia bem vermelhinho com poucas excepções...

TDU
O dia até começou a correr-me bem pois tinha conseguido uma compra a 3,41 e uma revenda a 3,46 em poucos minutos.
Também comprei a 3,43 e 3,45 e isso já terá sido asneira pois, no meio do vendaval que assolou os mercados, teria conseguido melhores preços.
A posição continuou a aumentar e aproximou-se dos 33%.

SEM
Aqui considero que fiz umas excelentes compras a 12,14-12,15.
A este nível a minha opção passou definitivamente para o "acumular".

JMT
Prossegue impávida e serena no meio da barafunda. Nem consigo comprar uns "excedentes" pelo que continuo apenas com a posição base.

JAS
Anexos
cart 08-09.png
cart 08-09.png (0 Bytes) Visualizado 3178 vezes

Re

por JAS » 9/8/2007 0:05

engenheiro Escreveu:JAS...porque é que não investes no estrangeiro?
Que opinião tens do nasdaq, dax e cac?

Quanto ao investir no estrangeiro eu digo sempre que prefiro andar apenas na minha lista de títulos do PSI que é muito restrita.

Quanto aos States haverá que fazer as contas ao câmbio USD/Euro o qual tem sido altamente desfavorável para o dollar.
Como penso que essa tendência irá continuar prefiria sempre a zona Euro.

Mas costumo andar no DAX com TW's.
Actualmente estou de fora pois andei de férias e quando regressei pensei que o DAX viria aos 7200 pontos e que teríamos um Agosto vermelho.
Se estou enganado ou não ainda vamos ver...

Um abraço,
JAS
-----------------------------

jmartins Escreveu:JAS, parece-te descabido entrar no BCP?

Descabido não será.
A possibilidade de comprarem acções até ao dia 20 para participarem na AG alterou o panorama e provavelmente dará subida até lá.

É evidente que há sempre o perigo do Joe concluir que o "bando dos 7" não tem qualquer hipótese de ganhar as votações e desatar a apregoar que vai vender os 6 ou 7% que tem...

Um abraço,
JAS

por jmartins » 8/8/2007 20:16

JAS, parece-te descabido entrar no BCP?

Registado: 2/8/2007 21:01

por engenheiro » 8/8/2007 20:12

JAS...porque é que não investes no estrangeiro?
Que opinião tens do nasdaq, dax e cac?

Registado: 28/2/2007 11:58

Re: Re

por Jiboia Cega » 8/8/2007 19:18

JAS Escreveu:
Jiboia Cega Escreveu:então concordas que há uma possibilidade real de no curto prazo haver um "desastre", certo? É esta possibilidade que me tem travado até agora. Quanto às perticipações da TDU, estou ao corrente e concordo que são valiosas.

Com as notícias de hoje começo a ficar baralhado.
Parece que há uma recomendação, ou coisa parecida, da CMVM para que não haja bloqueamento de acções por mais de 5 dias.
Isso significaria que poderá haver despejos neste intervalo até à AG.
E provavelmente também poderá haver compras para fortalecimento de posições accionistas...
Sendo assim tudo se baralha no curto prazo mas inclinar-me-ia para uma subida do BCP.

Um abraço,
JAS

Bingo! Se assim continuar parece-me que durante a próxima semana (ou já amanhã) podem aparecer boas oportunidades.

Abraço
Jibóia

Registado: 21/3/2006 10:46

Carteira JAS*2007 - Mês 08 - dia 08 - Capital X

por JAS » 8/8/2007 16:41

Isto anda a ficar mais animado...

TDU
Limitei-me a umas trocas e baldrocas aproveitando as oscilções.
Umas vendas a 3,47 e umas recompras a 3,45 e muito poucas a 3,42.
No fecho não houve grandes variações e as minhas ordens falharam dos 2 lados.
A posição ficou ligeiramente reduzida mas continua a ser muito substancial.

SNC
Tinha umas ordens de venda e uma foi parcialmente executada a 4,63.

SEM
Continuo de olho nela e na dúvida entre o reforçar ou o fechar.
Hoje até tentei comprar no fecho, pois pareceu haver saldos, mas não me calhou nenhuma.

JMT
Agora anda a portar-se muito bem.
Mantenho a posição base e não faço vendas pois não tenho "excedentes"...

JAS
Anexos
cart 08-08.png
cart 08-08.png (0 Bytes) Visualizado 3704 vezes

por charles » 8/8/2007 8:36

Ao preço que está a loiça e imune ás oscilações dos indices, está na hora de reforçar a VAA, penso que lá para setembro ou outubro a cotação vai dar outro salto.

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por JAS » 8/8/2007 2:10

Jiboia Cega Escreveu:então concordas que há uma possibilidade real de no curto prazo haver um "desastre", certo? É esta possibilidade que me tem travado até agora. Quanto às perticipações da TDU, estou ao corrente e concordo que são valiosas.

Com as notícias de hoje começo a ficar baralhado.
Parece que há uma recomendação, ou coisa parecida, da CMVM para que não haja bloqueamento de acções por mais de 5 dias.
Isso significaria que poderá haver despejos neste intervalo até à AG.
E provavelmente também poderá haver compras para fortalecimento de posições accionistas...
Sendo assim tudo se baralha no curto prazo mas inclinar-me-ia para uma subida do BCP.

Um abraço,
JAS
------------------------

MozHawk Escreveu:Gabo-te a persistência. Por mim, capitulei hoje tendo fechado todas as posições que tinha em aberto e que considerava de baixo risco. Com esta correcção disse adeus a uns bons 15% dos ganhos de 2007.

Moz, há tanto tempo que não te via por aqui que até pensei que já não andarias na Bolsa...

Eu vou apenas com -8% relativamente ao meu máximo do final de Maio e se pensarmos que perdi uns 6% com aquela brincadeira dos W's da JMT nem me posso queixar muito.

Acho que é de reduzir mas não é caso para fechar todas as posições.

Um abraço,
JAS
------------------------

mjaguiar Escreveu:Desde a cerca de 2 meses que me coloquei liquido mas agora ando com "aquela pica" para voltar. Tenho seguido a Impresa (de má memoria para mim) e o BCP e estabeleci patamares de entrada de 2.90€ e 3.50/3.55€ mas não a maneira de la chegar.

Quais são as suas expectativas para estes titulos?

Da IPR não digo nada pois não a tenho seguido e a tirei das minhas preferidas.

Quanto ao BCP podes ler a resposta que dei ao Jibóia Cega mas parece-me que é um título arriscado.
Julgo que pode oscilar bastante nos próximos dias, o que pode gerar boas oportunidades para entrar, mas torna-se difícil estabelecer níveis quer para entrar quer para sair.
Tudo vai depender de haver ou não desbloqueamento das acções e da evolução ser no sentido da "derrota do grupo dos 7" ou para a "continuação da batalha" pelo domínio do Banco.

Um abraço,
JAS

Viva JAS

por mjaguiar » 7/8/2007 18:47

Tenho tentado seguidr os seus (desculpe-me a formalidade mas ainda não tenho o a vontade para o tratar de outra forma) e confesso que já tenho seguido muitas das suas dicas ("gracias pela JMT).

Desde a cerca de 2 meses que me coloquei liquido mas agora ando com "aquela pica" para voltar. Tenho seguido a Impresa (de má memoria para mim) e o BCP e estabeleci patamares de entrada de 2.90€ e 3.50/3.55€ mas não a maneira de la chegar.

Quais são as suas expectativas para estes titulos?

Um abraço,

mjaguiar
..bom a onda e a mesma mas agora ja não deve dar confusão!

Registado: 16/8/2006 22:59

por MozHawk » 7/8/2007 18:35

JAS,

Gabo-te a persistência. Por mim, capitulei hoje tendo fechado todas as posições que tinha em aberto e que considerava de baixo risco. Com esta correcção disse adeus a uns bons 15% dos ganhos de 2007.

Boa sorte que eu cá sempre te vou acompanhando, à distância ;)

Um abraço,
MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por Jiboia Cega » 7/8/2007 18:05

Obrigado JAS.

Mas se dizes que:
JAS Escreveu:O perigo é no curto prazo pois pode haver algum do grupo "aves de arribação" a despachar as acções por vislumbrar a derrota.

Isso faz-me preferir ter TDU do que BCP.

então concordas que há uma possibilidade real de no curto prazo haver um "desastre", certo? É esta possibilidade que me tem travado até agora. Quanto às perticipações da TDU, estou ao corrente e concordo que são valiosas.

Abraço
Jiboia

Re

por JAS » 7/8/2007 17:43

Jiboia Cega Escreveu:Com esta indefinição da AG do BCP, o que te leva a apostar forte na TDU que já compõe 40% da tua carteira? Eu já estive várias vezes para entrar mas ainda não vi um sinal claro que me desse a mínima segurança para tomar a decisão.

Será 30% da carteira pois os 40% do gráfico excluem o cash.

A TDU tem 2 boas participações financeiras: BCP e CPR.
Para já parece que as convulsões na cotação do BCP estarão adiadas por 20 dias e apenas haverá pequenas variações tendo em conta que os tubarões têm as acções bloqueadas.
Por outro lado a AG está esvaziada de conteúdo uma vez que as alterações estatutárias do grupo dos 7 não passam e o único ponto que pode vir a ser discutido e aprovado é o alargamento do Conselho de Supervisão e a eleição de mais membros.
Isto não resolverá o problema e adiará a solução para Março.
Nada melhor do que uma guerrinha entre 2 grupos pelo domínio para fazer subir as cotações.

Sendo assim penso que no médio prazo o BCP sobe e que até pode subir bastante.
O perigo é no curto prazo pois pode haver algum do grupo "aves de arribação" a despachar as acções por vislumbrar a derrota.

Isso faz-me preferir ter TDU do que BCP.

Quanto à CPR há a possibilidade de uma OPA e isso iria valorizar substancialmente a participação da TDU.
É a 2ª razão da minha aposta.

Um abraço,
JAS

por Jiboia Cega » 7/8/2007 16:52

JAS,

Com esta indefinição da AG do BCP, o que te leva a apostar forte na TDU que já compõe 40% da tua carteira? Eu já estive várias vezes para entrar mas ainda não vi um sinal claro que me desse a mínima segurança para tomar a decisão.

Obrigado
Abraços
Jibóia

Carteira JAS*2007 - Mês 08 - dia 07 - Capital X

por JAS » 7/8/2007 16:30

Um único movimento...

TDU
Guardei as compras para o fecho não fosse aparecer o chato do costume...
Ele apareceu e os saldos foram a 3,34.

JAS
Anexos
cart 08-07.png
cart 08-07.png (0 Bytes) Visualizado 2676 vezes

Re

por JAS » 6/8/2007 22:22

mika_invest Escreveu:A sonaecom está apenas 10 centimos mais cara que exactamente à 1 ano. não axas que agora no 2º semestre com o spinoff da PTM, a snc não vai "aquecer"?

A questão é que o spin-off ainda nem sequer tem data.
Eu até julguei que ela aquecia só com as notícias de que a SNC estava a tentar comprar várias participações qualificadas mas tal não deu esse efeito.

Portanto comecei por reduzir mais um pouco, depois logo se vê se recompro.

Um abraço,
JAS
----------------------------

luka Escreveu:Calma JAS o mercado não foge ... eu também reforcei hoje e completarei a posição amanhã...

Eu comprei poucas hoje e aquelas a 12,35 tinham calhado mesmo bem...

Um abraço,
JAS

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 08 - dia 06 - Capital X

por Luka! » 6/8/2007 21:49

JAS Escreveu:O PSI continua a cair mas começo a pensar que talvez se fique por aqui...

SEM
Foi pena não ter recomprado cá tão em baixo pois os bons resultados da PTI, que saíram depois do fecho, podem provocar agora uma subida.

JAS

Calma JAS o mercado não foge ... eu também reforcei hoje e completarei a posição amanhã...

TECNICAMENTE >> SEMAPA esta agora num ponto técnico interessante
:wink:
Anexos
semapa.png
semapa.png (0 Bytes) Visualizado 2964 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por mika_invest » 6/8/2007 21:34

Boa noite JAS.

A sonaecom está apenas 10 centimos mais cara que exactamente à 1 ano. não axas que agora no 2º semestre com o spinoff da PTM, a snc não vai "aquecer"?

Registado: 19/4/2007 12:27

por vitor79 » 6/8/2007 21:03

Obrigado, Jas.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

Re

por JAS » 6/8/2007 20:53

vitor79 Escreveu:Sempre pensei que hoje comprasses REN, ainda pensas que irá descer mais?

Pode estar mais atenuado mas eu ainda tenho o feeling de que vamos ter um agosto vermelho.
Não penso abrir novas posições antes do dia 24.

Quanto à REN eu ainda espero uma 2ª vaga de vendas por parte dos pequenos subscritores que entram de férias na 2ª quinzena.

Um abraço,
JAS

por vitor79 » 6/8/2007 20:24

Sempre pensei que hoje comprasses REN, ainda pensas que irá descer mais?
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

Carteira JAS*2007 - Mês 08 - dia 06 - Capital X

por JAS » 6/8/2007 18:41

O PSI continua a cair mas começo a pensar que talvez se fique por aqui...

TDU
Continuo a acumular.
Já tinha comprado umas a 3,44 e tentei a sorte no fecho com outra ordem de compra... Houve saldos e saíram-me a 3,32!

SNC
Se não subiu hoje com as notícias de que estaria compradora de participações na PTM começo a perguntar o que a fará subir...
Reduzi a posição com umas vendas a 4,55 e 4,54.

JMT
Uma venda a 4,41 pois admito que esteja num ponto de lateralização.

SEM
Uma compra a 12,64 (caríssimo...) e uma ordem falhada a 12,35 para o fecho.
Foi pena não ter recomprado cá tão em baixo pois os bons resultados da PTI, que saíram depois do fecho, podem provocar agora uma subida.

JAS
Anexos
cart 08-06.png
cart 08-06.png (0 Bytes) Visualizado 3260 vezes

Re

por JAS » 3/8/2007 20:08

alex_m Escreveu:Só uma questão de alguém que percebe pouco disto: com tantas transacções, pagas um balurdio de comissões, ou utilizas alguma correctora/banco com preços milagrosos?

As comissões só têm peso significativo em ordens de reduzido valor.
Se pagares 10 euros para comprar 100 acções, e outros tantos para as vender, isso significa que o negócio só é rentavel depois de uma variação de 0,20 nas cotações.

Se pagares essas mesmas comissões para ordens de 10.000 acções isso só pesa 0,002 por acção e não tem o mínimo significado.

Ou seja é simples aritmética e não se trata de qualquer milagre...

Um abraço,
JAS

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BenjaminMartins, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 71 visitantes