Caldeirão da Bolsa

Porque comprei Inapa hoje?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Miguel Abreu » 20/9/2007 14:49

Roberto Torrão Escreveu:Sim, recebe a mesma quantidade de direitos que tiver de acções.

E quando é que será isto ?

Serei avisado de que maneira ? Pelo Banco ?

É que além do mais não sei que procedimentos tomar, pois nunca tive direitos ... não sei portanto quando vou receber, o que vou receber e o que fazer :?

Registado: 28/8/2007 10:32

por Roberto Torrão » 20/9/2007 14:23

Sim, recebe a mesma quantidade de direitos que tiver de acções.

Registado: 31/10/2006 9:54

por Miguel Abreu » 20/9/2007 14:13

Já agora, quem tem títulos da Inapa em carteira, como é que irá ser informado disto ? Irá receber automáticamente direitos na carteira ?

Registado: 28/8/2007 10:32

por Ulisses Pereira » 20/9/2007 11:41

acintra, não estudei o aumento de capital da Inapa pois não analiso "small capps". O que vou dizer é genérico:

Nenhum investidor deve achar que vai ficar mais "rico" porque vai haver um aumento de capital que lhe vai permitir subscrever acções a um preço mais baixo do que actualmente está cotado. Porquê? Porque no primeiro dia a que for negociada sem ter direito a ir ao aumento de capital (dia ex-direitos) a acção corrige automaticamente, tal e qual no pagamento dos dividendos.

Em relação à outra questão, tu podes ir ao aumento de capital ou então venderes os direitos. E podes fazer um misto dos dois... Não fazeres nada é que não...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por acintra » 20/9/2007 7:09

Boa noite_INAPA_ penso que será bom negocio 20-09-2007 00:01
O aumento de capital será em Outubro, se tiver 1000 acções tenho direito a 4500 novas acções a um valor de 4500 euros, o que poderá dar uma mais valia muinto boa. Se fosse hoge á cotação actual daria uma mais valia de 0.66 centimos por acção. 0.66x4500=2970 euros

Li isto noutro forum. Está correcto?
Por exemplo posso não querer as 4500 acções e comprar só metade? Fica ao mesmo preço?
Não percebo nada de aumentos de capital. Alguem pode ajudar s.f.f.?
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

Inapa quer cancelar garantias à Papelaria Fernandes no valor

por tek » 30/8/2007 17:15

Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt

A Inapa que cancelar as garantias prestadas à Papelaria Fernandes, no valor de 5,5 milhões de euros, na sequência da saída do capital da empresa em Fevereiro deste ano. Entretanto a Papelaria Fernandes propôs uma acção de indemnização cível contra a Inapa relativa a operações ocorridas entre 1991 e 1994.

A Inapa [Cot] alienou a totalidade da participação de 19,83% que tinha no capital da Papelaria Fernandes [Cot] no passado dia 14 de Fevereiro.

Enquanto accionista da Papelaria Fernandes, a Inapa terá prestado "cartas de conforto" a favor do BES e da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, as quais correspondem, actualmente, a uma responsabilidade global de até 5,5 milhões de euros, de acordo com o comunicado emitido hoje pela empresa de papel.

A Inapa refere que quando saiu do capital da Papelaria Fernandes manifestou a intenção de obter o cancelamento das garantias prestadas, por entender que as mesmas foram emitidas no pressuposto de uma relação accionista com a Papelaria Fernandes.

No entanto, nem a administração executiva nem os actuais accionistas de referência "se mostraram disponíveis para assumir a sua responsabilidade junto das referidas instituições de crédito", avança a mesma fonte.

No comunicado emitido hoje, a Inapa refere que a decisão de sair do capital da Papelaria Fernandes se baseou "no insatisfatório desempenho ao longos dos últimos anos, bem como na ausência de perspectivas de recuperação da empresa e de confiança na sua administração executiva para inverter a progressiva degradação da sua situação económico-financeira".

Entretanto, a Papelaria Fernandes propôs uma acção de indemnização cível contra a Inapa solicitando uma indemnização por operações societárias que terão ocorrido entre 1991 e 1994.

A Inapa conclui dizendo que "refuta qualquer responsabilidade por actos praticados com o intuito de prejudicar a Papelaria Fernandes" e garante que "recorrerá a todos os meios necessários para a defesa do seu bom nomo e interesses".

Registado: 28/12/2004 14:51

por jeso » 13/8/2007 10:23

Os possuidores de títulos serão alertados para essas datas e opções, ou os "distraídos" estão sujeitos a vêr passar o comboio e ficar no apeadeiro???
Grato pelos esclarecimentos. :?

Registado: 24/6/2006 12:52

Pedido de Ajuda - INAPA AC

por Brass River » 12/8/2007 14:14

Ja li todo o topico e ainda me restam algumas duvidas. Por favor algum dos ilustres poderia dar resposts as questoes abaixo ?

Pressuposto : Tenho 1000 accoes INAPA

1) Dia 15 de Agosto qual sera a situacao ? (x accoes + y direitos) e respectivos valores, admitindo p ex cotacao a 2€.

2) Os direitos sao negociaveis logo a partir de dia 15?; a carteira e corrigida automaticamente para x accoes e y direitos ?

3) No caso de querer ir ao AC quantos € terei que disponibilizar ? (com base nos pressupostos acima) ?

4) E necessario algum contacto com o Banco para alienar ou adquirir direitos ou pode ser tudo feito via internet ?

Antecipadamente grato.

Brass River

Registado: 26/10/2006 23:12

por ATM - SDI » 10/8/2007 23:15

Titleist Escreveu:
ATM - SDI Escreveu:[b]O que acontece se não alienar os direitos nem os converter em acções ?

Passado o período de negociação os direitos são extinguidos. Senão exercer o direito ou não vender, perde os direitos que lhe são conferidos e/ou a possibilidade de os vender.

Teoricamente e normalmente na pratica, as acções desconto justamente o preço dos direitos. Pelo que senão os exercer ou não vender, vai perder esse valor.

Os direitos que serão atribuidos aos accionistas serão sempre em função do nº de acções que cada 1 deterá no momento da subscrição do aumento de capital :?:

Não fará muito sentido, não exercer os direitos que serão atribuidos, mantendo em carteira as acções que originaram a atribuição desses mms direitos, pela razão de a cotação da acção ser ajustada em função deste aumento de capital e da atribuição dos referidos direitos.

Como já foi aqui dito, "só" faz sentido manter as acções da INAPA em carteira se houver intenção e capital disponivel (em momtante igual ao já investido na aquisição das acções) para exercer os direitos.

Corriga(m)-me se estiver errado.

Obrigado.

1 abraço.

Não é necessariamente errado o investidor manter as acções em carteira e não exercer o direito de subscrição do Aumento de Capital que os direitos conferem, pois pode entender vender esses direitos no mercado.

Na prática seria o mesmo que estar a vender parte das suas acções através de direitos.

Tomemos o exemplo de uma acção que a negociar com direito a direitos vale 10€ e em que os direitos permitem subscrever cada acção a 5€. Cada acção dará no caso 1 direito.

Teoricamente, quando a acção entrar em ex-direitos, o preço da acção deverá ter um ajuste técnico para os 7.5€ e o direito 2.5€.

Neste caso, o accionista que tenha uma acção a 10€, viu-a a desvalorizar para os 7.5€ mas tem a possibilidade de vender um direito a 2.5€, ficando assim com um saldo de 10€. A única diferença é que tem 75% em acções e 25% em dinheiro.

Vamos ainda supor que há um accionista que tem 15€ e comprou uma acção deste exemplo. Se decidir subscrever o Aumento de Capital fica com 2 acções por 15€. Uma comprada a 10€ no mercado e outra comprada através da subscrição do Aumento a 5€. A sua carteira fica então a valer os 15€.

Apresentemos agora o caso do investidor que tem os mesmo 15€ e comprou uma acção deste exemplo a 10€, ficando com 5€ em dinheiro. Só que neste caso decidiu vender os direitos a 2.5€ em vez de subscrever o aumento. Assim ficou com 7.5€ que vale acção em ex-direitos, 5€ que tinha em dinheiro e mais 2.5€ que realizou a vender os direitos. No total fica com os mesmos 15€ do exemplo anterior.

O erro será manter as acções até a situação de ex-direitos e não exercer ou vender.
Serviço de Difusäo de Informaçäo (SDI)
A promoçao da difusão da informação electrónica pelos associados atráves da internet (Pesquisa de Informaçäo) ou por e-mail (Difusäo Selectiva de Informaçäo) é uma das componentes básicas do SDI a par com organizaçäo e gestäo de toda informaçäo constante no portal da ATM.

Para qualquer esclarecimento adicional sobre este serviço pode contactar a área responsavel atraves do email criado para o efeito: sdi@associacaodeinvestidores.com ou então cio@associacaodeinvestidores.com
--------
"Concordia res parvae crescent" – Trabalhar juntos para realizar mais

www.associacaodeinvestidores.com

Registado: 26/12/2006 22:46

por Titleist » 10/8/2007 20:16

ATM - SDI Escreveu:[b]O que acontece se não alienar os direitos nem os converter em acções ?

Passado o período de negociação os direitos são extinguidos. Senão exercer o direito ou não vender, perde os direitos que lhe são conferidos e/ou a possibilidade de os vender.

Teoricamente e normalmente na pratica, as acções desconto justamente o preço dos direitos. Pelo que senão os exercer ou não vender, vai perder esse valor.

Os direitos que serão atribuidos aos accionistas serão sempre em função do nº de acções que cada 1 deterá no momento da subscrição do aumento de capital :?:

Não fará muito sentido, não exercer os direitos que serão atribuidos, mantendo em carteira as acções que originaram a atribuição desses mms direitos, pela razão de a cotação da acção ser ajustada em função deste aumento de capital e da atribuição dos referidos direitos.

Como já foi aqui dito, "só" faz sentido manter as acções da INAPA em carteira se houver intenção e capital disponivel (em momtante igual ao já investido na aquisição das acções) para exercer os direitos.

Corriga(m)-me se estiver errado.

Obrigado.

1 abraço.

Registado: 5/12/2006 16:44

por ATM - SDI » 10/8/2007 19:08

Na sua opiniao nao existe pois qualquer risco em manter accoes mesmo tendo "em mente" nao ir ao AC ?

O risco é indiferente ao Aumento de Capital, até porque este é já do conhecido do mercado. Avaliação do risco depende do objectivo e tolerância do investidor (perfil).

Quando sera o aumento de capital (tem data concreta?)

Setembro sem data concreta.

E possivel pois a qualquer altura alienar os direitos ?

Os direitos vão ter uma período próprio para serem negociados. Só os pode alienar (ou adquirir) nesse período.

A cotacao dos direitos estara indexada as accoes ?

Não formalmente. No entanto, tendo em conta que os direitos permitem subscrever acções em determinadas condições e que o mercado tende a ser eficiente por efeito da arbitragem, é normal existir uma interdependência/correlação do preço destes face às acções e vice-versa. No entanto, por condições próprias do mercado (falta de liquidez ou instrumentos financeiros) a arbitragem pode não ser precisa.

O que acontece se não alienar os direitos nem os converter em acções ?

A promoçao da difusão da informação electrónica pelos associados atráves da internet (Pesquisa de Informaçäo) ou por e-mail (Difusäo Selectiva de Informaçäo) é uma das componentes básicas do SDI a par com organizaçäo e gestäo de toda informaçäo constante no portal da ATM.

Para qualquer esclarecimento adicional sobre este serviço pode contactar a área responsavel atraves do email criado para o efeito: sdi@associacaodeinvestidores.com ou então cio@associacaodeinvestidores.com
--------

por Brass River » 10/8/2007 13:21

Caro ATM SDI

Muito obrigado pelos seus esclarecimentos.
Na sua opiniao nao existe pois qualquer risco em manter accoes mesmo tendo "em mente" nao ir ao AC ?
Quando sera o aumento de capital (tem data concreta?)
E possivel pois a qualquer altura alienar os direitos ?
A cotacao dos direitos estara indexada as accoes ?
O que acontece se nao alienar os direitos nem os converter em accoes ?

Antecipadamente grato pelos esclarecimentos

Brass River

R: CdB - 10

por ATM - SDI » 10/8/2007 10:03

Ex.mo Senhor,

A renominalização anunciada para as acções da Inapa no próximo dia 15 de Agosto, de 5 Euros para 1 Euros, não obriga a nenhum ajuste técnico, pois não se verifica o aumento de número de acções em circulação. Ou seja, não é um stock split.

O ajuste técnico num stock split deve-se ao aumento do número de acções, neste caso não existe aumento.
A renominalização anunciada para o dia 15 é apenas a primeira parte da operação harmónio.

A segunda parte será o aumento do capital social por entrada em dinheiro, previsto para Setembro. Nessa altura, as acções irão conferir direitos que poderão ser negociados. Esses direitos terão por isso um valor de mercado, esse valor deverá, teoricamente, de ser descontado no valor das acções que já não confiram direitos. Este será o único ajuste técnico necessário.

SDI

--------

por fosgass » 10/8/2007 9:01

A operação harmónio continua.

Agora vão redenominar as acções e passá-las de 5 euros para 1 euro de valor nominal.

O mais espetacular é que o número de acções vai-se manter!!

Penso que deverá haver um ajuste na cotação, ou seja, uma divisão por 5 no preço actual... mas confesso que também não estou a ver bem a coisa.

A única coisa que sei é que elas têm um valor nominal de 5 euros e estão cotadas a 2,20...

Registado: 13/7/2007 13:18

por SMALL2007 » 9/8/2007 18:27

Já me estavam a baralhar porque não tenho seguido o calendário da operção harmónio.

O que interessa reter é que o número de acções na carteira de cada um não diminuiu, e que a cotação subiu na realidade. O valor real delas é irrelevante em bolsa.
Cumprimentos,
SMALL

Registado: 16/5/2007 19:14

por jeso » 9/8/2007 18:02

Estou completamente "no escuro".
Não sei se devo comprar, vender ou deitar fora.
Sinto-me cansado com tanta desinformação. :cry:
Agradeço alguma luz (que se veja) :wink:

Registado: 24/6/2006 12:52

Ajuda : Accoes / Direitos INAPA

por Brass River » 9/8/2007 17:07

Tendo accoes da INAPA, e nao querendo converte-los em accoes, posso negociar os direitos ? Os direitos terao uma cotacao on line, tal como as accoes ? Quanto tempo posso deter os direitos sem os converter ? O que acontece se esse periodo expirar ? Na vossa opiniao existe risco em deter direitos sem ter "em mente" ir ao aumento de capital ? Terei que vender antes de 15 de Agosto, nesta hipotese ?

Muito obrigado pela colaboracao e bons negocios

Brass River

por fosgass » 9/8/2007 13:00

Epah...

Imaginem que são donos de 100 laranjas e dão 20 a cada um dos vossos 4 amigos e ficam com 20. Os vossos amigos não gostam de laranjas e voces decidem comer as vossas...

Sobram 80 laranjas, mas cada um dos vossos amigos mantém as 20 que tinham inicialmente (voces é que já não têm nenhuma!)

Eu, obviamente saí do título ontem no fecho. Agora estou mais dedicado à Martifer que me parece boa compra abaixo dos 10,50€

Abraço

por bragal » 9/8/2007 12:37

SMALL2007 Escreveu:Quem as tinha no dia 7, ficou com menos acções no dia 8 quando acordou.
É isso?

Não, o nº de acções manteve-se.

Registado: 3/12/2005 11:40

por manilha3 » 9/8/2007 12:32

Cada vez tenho mais dúvidas.
Então não era só no dia 15 próximo que arranca a operação harmónio?
Houve efectiva mudança do dia 7 para o dia 8?
Estou fora e assim continuarei para que não fique com mais dúvidas futuras.

Registado: 11/1/2007 5:59

por SMALL2007 » 9/8/2007 12:09

Escapou a muitos.
Eu nem me lembrei, apenas fiquei espantado com a evolução....que até foi sendo feita ao longo do dia. Ou seja, quem comprou de manhã n odia 8 fartou-se de ganhar.

Quem as tinha no dia 7, ficou com menos acções no dia 8 quando acordou.
É isso?
Cumprimentos,
SMALL

Registado: 16/5/2007 19:14

por fosgass » 9/8/2007 10:50

<b>Inapa 7/Agosto</b>
Cotação de Fecho = 2.02€
Nº de Acções = 30.000.000
Capitalização Bolsista = 60.200.000

<b>Inapa 8/Agosto</b>
Capitalização Bolsista = 60.200.000
Novo Número de Acções = 30.000.000-2.762.987 = 27.237.013
Cotação equivalente = 2.21€

Não se deixem enganar!!

por Oleigo » 9/8/2007 8:38

eu continuo dentro.... :P

Registado: 30/10/2006 10:36

por jabreu » 8/8/2007 14:16

Entrei a 14..

Vai dar 20 ou 30 %

:mrgreen:
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

por Ulfilanis » 8/8/2007 14:05

da ultima vez q aconteceu esta subida da inapa ganhei alguns trocos !!! :lol: :lol: :lol:
mas desta vez vou ficar de fora !

Registado: 27/6/2007 15:52

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 69 visitantes