Caldeirão da Bolsa

Fundos - Opinião

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 30/7/2007 19:58

Estás a ver como gastei tempo se tu ficaste a achar isso?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por ifoliveira » 30/7/2007 19:57

Não tenciono mandar-te catar e não me estás a aborrecer :P
Só acho que podias ter dado a tua opinião em vez de termos estado a trocar galhardetes ;)

Registado: 30/6/2007 12:56

por Pata-Hari » 30/7/2007 19:54

tendo em conta que o fundo "apenas" valorizou 7,2% desde o seu lançamento.
Foi exactamente o que disseste.

Epá, francamente, eu já dei a minha opinião que só vale mesmo isso. Não é para te aborrecer e muito menos a mim. Aproveitarás o que achares bem e ficas à vontade para me mandar catar macacos e ignorar que eu juro e prometo não me ofender, aborrecer ou notar :).
Administrador Fórum

por ifoliveira » 30/7/2007 19:51

Mas eu disse que foi ao todo?!

por Pata-Hari » 30/7/2007 19:49

ifo, o que aí está escrito é que isso são valores anualizados. Em média, ganhou isso POR ANO e não ao todo (é o que quer dizer Rentabilidade Líquida Anualizada). Não achas um pouco assustador meter dinheiro em coisas que não conheces mesmo...?

(com isto termino aqui a minha sessão de paternalismo que até a mim já me irrita :| )
Administrador Fórum

por ifoliveira » 30/7/2007 18:50

Mais uma vez... como é obvio não invisto para perder. No entanto, tal como mencionaste, existem perfis agressivos certo? O que acontece a quem se enquandra nesse perfil?! ... Acho que está aí a tua resposta...
Como é obvio concordo contigo. Se perder tudo é game over (se tiveres aí o capital todo investido), mas nunca disse que o queria fazer ;)

Quanto ao fundo - Valorizações:
7,20% - Desde o lançamento (4-12-2000)
18,80% - 3 Anos
20,43% - 2 Anos
22,31% - 1 Ano (29-06-2006)

Fonte: http://www.bpiinvestimentos.pt/Fundos/F ... asp?id=838

Re: boa altura para entrar

por £izard » 30/7/2007 18:42

Profit Escreveu:Eu tou a pensar em investir nos seguintes fundos de investiimento:

BPI Universal
BPI Europa Valor
BPI Reestruturaçoes

Serão na vossa opinião estes fundos boas opções, ou haverá outras melhores no BPI??

Visto q qq destes fundos está muito valorizado, será de prever apenas correcções (como parece ser o q se está a verificar neste momento nos 3 fundos q mencionei) ou pela vossa experiencia em mercados, apontam para quedas mais acentuadas??
Pelas recentes desvalorizações, convem aguardar mais 1 pouco para subscrever, por forma a adquirir as respectivas UP's com 1 baixo custo de oportunidade certo??

Agradeço antecipadamente.

O "BPI Reestruturaçoes" é bastante bom.

No entanto parece-me que com uma ou duas leituras e

uma visita a um supermercado de fundos, és capaz de

obter produtos mais interessantes que os outros dois.

Mas isto digo eu. 8-)
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - Bernard Baruch

Registado: 29/2/2004 13:25

por Pata-Hari » 30/7/2007 18:37

Cheira-me que o fundo não valorizou isso desde o seu inicio. O valor que deves estar a olhar é para o vaor anualizado das valorizações. Ou seja, quanto variou em média desde o inicio (suponho que deve incluir crashs e outras alturas pouco favoraveis. Se comparares isso com um benchmark adequado, verás se isso é bom, mau ou médio. Ora verifica lá o que lá está escrito e manda para este lado para vermos.

Mais uma vez, insisto: se perderes tudo, é gameover, não há luz nenhuma. É tipo meteres a massa numa slot machine, saíu nada, acabou. A luz só vem na moeda seguinte.
Administrador Fórum

por ifoliveira » 30/7/2007 18:19

Já agora.. considero minimamente elevada uma perda de "já" 4,5% tendo em conta que o fundo "apenas" valorizou 7,2% desde o seu lançamento.

por ifoliveira » 30/7/2007 18:16

Se estivesse interessado em algo com muito risco teria investido num fundo de alto risco e não num de médio ;)
Da mesma forma que nunca afirmei que o meu perfil de risco é agressivo :P

O que leste foi resposta a uma pergunta aqui colocada. E volto a repetir... não me importaria de arriscar perder tudo se "o fundo do túnel" se mostrasse risonho.

por Pata-Hari » 30/7/2007 18:06

Profit, sugiro-te que leias o folheto do produto (o prospecto reduzido, ou lá como se chama), porque te explica a politica de investimentos de cada um. Além de que o BPI tem outros fundos, quer da casa, quer através do BPIonline fundos estrangeiros ou outros instrumentos que te podem interessar. Também sugiro que olhes para outros fundos além do que mencionaste, em função do tipo de carteira que queres constituir em termos de asset mix (mistela de parcelas que, em conjunto, representam uma diversificação razoável para o que queres atingir - tradução livre patiana :mrgreen: )

Muito francamente, acho-te muito preocupado com uma perda de "já" 4.5% quando afirmas querer algo com muito risco e estares disposto a perder muito. Se calhar o teu perfil de risco não é tão agressivo quanto pensas que é.
Administrador Fórum

por ifoliveira » 30/7/2007 18:03

Eu neste momento aguardava um pouco mais para então adquirir mesmo em saldos :P

Mas o melhor momento de entrada é sempre complicado de se "adivinhar".

Vê as fichas dos diversos fundos e investe nos que achares que apresentam maior fiabilidade, ou nos que possuam acções de empresas que consideres estáveis.

Tirando estas semanas "negras", na minha opinião, o bpi reestruturações era dos melhores fundos para se investir.

O BPI Europa Valor também seria uma boa aposta, no entanto é mais volátil do que o reestruturações.

boa altura para entrar

por Profit_CALD » 30/7/2007 17:37

Eu tou a pensar em investir nos seguintes fundos de investiimento:

BPI Universal
BPI Europa Valor
BPI Reestruturaçoes

Serão na vossa opinião estes fundos boas opções, ou haverá outras melhores no BPI??

Visto q qq destes fundos está muito valorizado, será de prever apenas correcções (como parece ser o q se está a verificar neste momento nos 3 fundos q mencionei) ou pela vossa experiencia em mercados, apontam para quedas mais acentuadas??
Pelas recentes desvalorizações, convem aguardar mais 1 pouco para subscrever, por forma a adquirir as respectivas UP's com 1 baixo custo de oportunidade certo??

Agradeço antecipadamente.

Registado: 27/7/2007 16:29

por ifoliveira » 30/7/2007 17:36

Realmente o portugues não é o mais correcto. Claro que não quero perder tudo.. aliás quero ganhar o máximo possivel. Mas até poderia equacionar um risco muito elevado (penso que o mesmo seja dizer, arriscar perder tudo) se aparentemente se justificasse.
Neste momento já estou a perder 4,5%.

Mas até ver.. vou manter.
O fundo portou-se muito bem até à correcção, no entanto é um fundo estável e, até ver, bem gerido pelo que vou manter. Espero não me arrepender ;)

Thanks pela opinião.

por Pata-Hari » 30/7/2007 13:50

ifoliveira Escreveu:Na realidade até podia perder tudo se soubesse que valeria a pena.

A tua lógica está retorcida ou eu estou muito burra. Se perderes tudo, porque carga de água te valeria a pena? pela educação que te proporcionou..?

Francamente, até mais ver - pelo que me toca - isto é uma correcção e uma oportunidade de compra. Poderá e imagino que será até ser aproveitado para que os
fundos reforcem posições, sobretudo os com muita liquidez como penso (estou quase certa) era o caso do reestruturações.
Administrador Fórum

por ifoliveira » 30/7/2007 12:27

UP UP :D

por ifoliveira » 28/7/2007 1:15

Na realidade até podia perder tudo se soubesse que valeria a pena. Mas tratando-se de um fundo que tinha uma valorização de 20-30% acho que uma perda superior a 10% já é exagerada porque demorará bastante tempo a recuperar.

Mas gostava de ler as vossas opiniões.

Re: Fundos - Opinião

por One » 27/7/2007 21:40

ifoliveira Escreveu:Boas,

Gostava de saber a vossa opinião no que diz respeito a fundos.
Com a actual correcção dos mercados os fundos tambem tem caido.
Investi à pouco tempo no BPI Reestruturações e neste momento estou a perder 4%.
Na vossa opinião.. devo manter ou assumir a perda e fazer resgate total, o que implicaria nova perda de 1% (visto não ter o fundo à mais de 1 ano). Ou, ainda, mudar de fundo ?!

Cumprimentos

Quando fizeste a subscrição do fundo, qual era o teu

patamar de saída? Ou seja, quanto é que estavas

disposto a perder?
"~Nothing new under the sun ~"

Registado: 7/11/2002 20:20

Fundos

por leal » 27/7/2007 18:54

Na minha opinião que vale o que vale trate-se de um fundo com excelente desempenho, confirmado pela opinião de outros forenses que aqui opinam quando alguém pede opinião sobre quais os fundos onde investir ... pelo que mudar para outro fundo não me parece boa ideia ... 4% perderam alguns fundos de mercados emergentes num só dia (ontem).
Quanto ao resgate não sei, 1% de comissão parece muito, estou convicto que até ao final do ano as cotações vão estar acima daquelas a que se encontravam antes da correção...
Será preciso algum estofo para aguentar os prejuizos, o meu palpite para voltar ao caminho ascendente será final de Agosto, mas será sempre futurologia ... BN
"Entries are easy because any clown can buy a lottery ticket, but exits separate winners from losers" Alexander Elder

Registado: 19/6/2007 14:29

Fundos - Opinião

por ifoliveira » 27/7/2007 18:31

Boas,

Gostava de saber a vossa opinião no que diz respeito a fundos.
Com a actual correcção dos mercados os fundos tambem tem caido.
Investi à pouco tempo no BPI Reestruturações e neste momento estou a perder 4%.
Na vossa opinião.. devo manter ou assumir a perda e fazer resgate total, o que implicaria nova perda de 1% (visto não ter o fundo à mais de 1 ano). Ou, ainda, mudar de fundo ?!

Cumprimentos

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, lito, m-m, Phil2014, PMP69 e 81 visitantes