Mota Engil - Tópico Geral
Grupo de António Mota apostou no segmento dos caminhos-de-ferro nos países de Leste. Nuno Miguel Silva A Mota-Engil está a participar na construção da linha de alta velocidade na Turquia através da sua participada espanhola Hifer. A empresa de António Mota mantém, assim, a aposta no segmento dos transportes ferroviários, agora focando as suas atenções nos mercados da Turquia e da Hungria. Em declarações ao Diário Económico, Arnaldo Figueiredo, presidente da Mota-Engil Construção e Engenharia, adiantou que “a Ferrovias [empresa do grupo para o sector] já tem uma sucursal aberta na Turquia”, acrescentando que “a compra pela Hifer de uma empresa local é uma hipótese possível”. “Pensamos que o sector ferroviário turco tem grandes potencialidades, estando previstos avultados investimentos neste sector”, revela Arnaldo Figueiredo. Através da Hifer, a Ferrovias está a desenvolver a linha ferroviária de alta velocidade entre Ancara e Istambul, as duas maiores cidades da Turquia, a qual poderá proporcionar velocidades de circulação de 250 quilómetros horários. Correspondentes à primeira fase da linha que liga estes centros urbanos de grande dimensão, os trabalhos da Hifer consistem na montagem da via, execução de 10 mil soldaduras eléctricas, ataque e nivelamento da via, bem como a montagem dos aparelhos de via, numa empreitada orçada em 19 milhões de euros, cuja conclusão está prestes a ocorrer. A empreitada insere-se no maior projecto implementado actualmente pelo Ministério dos Transportes turco. Segundo os responsáveis, “esta obra demonstra a capacidade da Ferrovias para enfrentar novos mercados, uma vez que a empresa procedeu a um estudo das condicionantes locais e deslocou para a Turquia equipamentos de Portugal, Espanha e Europa Central, bem como operadores de máquinas e pessoal de direcção”. Por outro lado, o grupo tem vindo a preparar subempreiteiros locais especializados, no sentido de aumentar a capacidade de intervenção e de reduzir custos e riscos. Às compras na Hungria Ainda que Arnaldo Figueiredo assegure que “de momento, em termos de internacionalização, a Hifer não está a pensar noutros mercados”, a Mota-Engil está também a apostar no segmento ferroviário na Hungria, mas por outra via. “O grupo adquiriu 70% da empresa húngara Jász Vasút, no último trimestre de 2006. [Essa empresa] apresentou nesse ano um volume de negócios de 3,9 milhões de euros [e] trata-se naturalmente de uma pequena empresa, sediada a cerca de 100 quilómetros de Budapeste (Jászapáti), com uma enorme potencialidade para que tenha rápido crescimento no mercado ferroviário húngaro que agora começa a ter expressão”, adianta o presidente da Mota-Engil Construção e Engenharia. Para atingir esse objectivo no âmbito da nova participada húngara, Arnaldo Figueiredo diz que, “estão definidos investimentos estratégicos que visam dotá-la de meios pesados de equipamento e de pessoal especializado”. A compra de 70% da Jász Vasút Kft foi realizada através das duas participadas Mota-Engil Magyarország, subsidiária do grupo para o mercado húngaro, e Ferrovias, respectivamente com 50% e 20% dos activos da empresa. Segundo os responsáveis da Mota, a Jász Vasút “é reconhecida no mercado húngaro pela sua experiência no sector ferroviário, o que eleva as expectativas do grupo naquele país, numa altura em que a Mota-Engil está a executar, em consórcio, um dos troços da linha Budapeste-Lokosháza, orçada em 42 milhões de euros. A obra foi adjudicada ao consórcio Mota-Engil Magyarország, Montavia e Ferrovias, este em fase de conclusão e, como tal, a Jász Vasút nada terá a ver com a mesma. No entanto, apesar de não existirem mais obras em curso, aguarda-se para muito breve o lançamento de cinco a seis concursos de dimensão similar ao da obra em conclusão. “O nosso objectivo estratégico para o mercado ferroviário húngaro é integrar o ‘top-5’ das empresas do sector para as áreas da construção e manutenção de instalações fixas ferroviárias, num horizonte de dois, três anos”, promete Arnaldo Figueiredo. Linhas transeuropeias de transportes As redes transeuropeias de transportes são projectos de investimentos em infra-estruturas acarinhados há vários anos pela União Europeia. Apesar de não quantificar, Arnaldo Figueiredo, presidente da Mota-Engil Construção e Engenharia, disse ao Diário Económico que “a maioria destes investimentos em infra-estruturas de transportes são financiados pela Comunidade Europeia, ou por instituições europeias”, como o BERD – Banco Europeu de Construção e Desenvolvimento e do BEI - Banco Europeu de Investimento. O responsável do maior grupo construtor nacional adiantou que, neste caso e em 2007, a atribuição de verbas comunitárias às redes ferroviárias no continente europeu receberam mais orçamento de Bruxelas que os projectos de investimento relativos às infra-estrututuras rodoviárias. Os países, como a Hungria, recém-entrado na União Europeia, e essencialmente aqueles que se encontram no centro da Europa ou na encruzilhada dos vários continentes – Europa, África e Ásia – como a Turquia, um parceiro privilegiado de Bruxelas, recebem mais fundos comunitários para esse
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
este tópico estava a perder-se e fui repescá-lo
Quebrada que foi a LTA parece-me que o suporte a curto prazo esteja nos 6,0 / 6,10
Quem confirma ou infirma, por favor
Esta formação foi um prenúncio da correcção necessária nos mercados... e seria bom que por estes níveis arranjasse um duplo fundo ou coisa que o valha
Parece-me que os 6,20 serão para revisitar um dia destes e depois logo se vê...
Quem nos ajuda a analisar esta nossa Mota... tem estado no estaleiro
Um abraço

Quebrada que foi a LTA parece-me que o suporte a curto prazo esteja nos 6,0 / 6,10


Esta formação foi um prenúncio da correcção necessária nos mercados... e seria bom que por estes níveis arranjasse um duplo fundo ou coisa que o valha



Parece-me que os 6,20 serão para revisitar um dia destes e depois logo se vê...
Quem nos ajuda a analisar esta nossa Mota... tem estado no estaleiro

Um abraço
Já tinha dito noutro "thread" sobre a MOTA que no caso do cenario H&S se confirmar o "target" apontaria para os 6€ o que causaria uma descida violenta na cotação.
A descida já começou, agora falta saber onde vai parar efectivamente.
Quando ela esteve a testar o "neckline" tentei uma entrada no suporte mas o comportamento do "2ª ombrou" levou-me a fechar a posição que posteriormente se confirmou ter sido uma opção correcta.
A descida já começou, agora falta saber onde vai parar efectivamente.
Quando ela esteve a testar o "neckline" tentei uma entrada no suporte mas o comportamento do "2ª ombrou" levou-me a fechar a posição que posteriormente se confirmou ter sido uma opção correcta.
Está a ficar apetitosa mas... parece-me que a queda não fica por aqui
Os 6,38 é para amanhã
Parece que o H&S foi mesmo activado ppooois o pescoço foi-se...
Quem aponta um target para esse H&S
Como se calcula o target num H&S
é que tem muito interesse...pois a Mota tem grande potencial... e quem muito sobe muito desce...


Parece que o H&S foi mesmo activado ppooois o pescoço foi-se...
Quem aponta um target para esse H&S


Que se passa com a Mota???
Desde a entrada da Martifer em bolsa que está em queda livre, onde vai parar???
Só de pensar que foi o meu 1º negocio em bolsa, que entrei nela quando estava bem alta e pelos comentários que via a dizer que ainda ia subir mais, mas afinal nada disso se verificou e ela cai, cai, cai...
Desde a entrada da Martifer em bolsa que está em queda livre, onde vai parar???
Só de pensar que foi o meu 1º negocio em bolsa, que entrei nela quando estava bem alta e pelos comentários que via a dizer que ainda ia subir mais, mas afinal nada disso se verificou e ela cai, cai, cai...
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- Registado: 25/6/2007 11:05
Soneca-II Escreveu:Ansioso Escreveu:Soneca-II Escreveu:Presumo que a análise correcta é esperar o embate no suporte de baixo?
Correcto?
Se isto fôr n seria acertado (pelo menos gostaria que me esclarecessem pf) vender agora e tentar comprar bais abaixo?
RR
Deveriamos contrar o professor Bambo para nos dar umas dicas do que vai acontecer nos próximos tempos.
Caro Soneca, não será isso que todos almejam, saber qual vai ser o comportamento dos titulos?
Cump.
Caro Ansioso, o que eu pedi foi uma interpretação da posição actual da cotação.
Não pedi para saber o futuro da cotação, mas pedi sim a opinião dos que percebem do assunto, olham e formulam opiniões (valem o que valem e cada um dá e usa-as como entender).
Tira a Mota, mete outra empresa qquer (Soneca SGPS por exemplo dado ser uma empresa em forte crescimento nacional) na mesma situação e em termos de análise tecnica eu reponho a pergunta (agradeço a quem já me respondeu com a sua opinião e isto serve só como exemplo):
"Será que a Soneca SGPS dado o gráfico tende a convergir para a LTA (penso ser esse o nome)".
Em caso afirmativo geral de quem entende disto e com 2 dedos de testa mais vale minorar as perdas. Claro que mesmo que todo o caldeirão garanta que isso vá acontecer amanhã a cotação podia disparar para 10 euros por exemplo...
Das respostas que foram dadas ( e eu agradeço ) pude compreender que tal não é obrigatório que aconteça (embora possa acontecer).
Caso ainda queira contratar o Professor Mambo dou-lhe todo o meu apoio, de outra forma agradeço que tenha calma com as teclas e não responda a todo o vapor de forma desadequada.
De qquer forma a decisão final de vender com a perda ou não é minha e como deves ter compreendido n vim aqui pedir conselhos sobre o que fazer, mas sim sobre como interpretar.
Obrigado.
RR
Caro Soneca
è evidente que a decisão final é sempre do próprio e de mais ninguem, mas permita-me corrigir, na verdade e embora não quererá admitir mas a questão que formulou foi mais no sentido de se aconselhar, do que haveria de fazer - vender agora e comprar mais abaixo - infelizmente a analise técnica por mais eficiente que possa ser não nos dá essas certezas, do que é mais correcto - se assim fosse teriamos um mercado demasiadamente perfeito.
Apesar de perceber alguma coisa de analise técnica e da informação que venho beber a este forum, quantas vezes não me enganei por seguir certas tendencias que a AT me dava e que julgava correctas, estamos ás vezes tão certos da nossa competencia que esquecemos outras tantas variaveis.
Agora não se sinta ofendido com as minhas palavras, porque não era de facto esse o meu objectivo, este forum aceita a critica, não a critica malcriada e despropositada, mas que eu saiba não há nada que impeça a que faz uso do humor e mesmo em alturas em que a emoção não é a melhor conselheira!
Bem haja e bons negócios
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Ansioso Escreveu:Soneca-II Escreveu:Presumo que a análise correcta é esperar o embate no suporte de baixo?
Correcto?
Se isto fôr n seria acertado (pelo menos gostaria que me esclarecessem pf) vender agora e tentar comprar bais abaixo?
RR
Deveriamos contrar o professor Bambo para nos dar umas dicas do que vai acontecer nos próximos tempos.
Caro Soneca, não será isso que todos almejam, saber qual vai ser o comportamento dos titulos?
Cump.
Caro Ansioso, o que eu pedi foi uma interpretação da posição actual da cotação.
Não pedi para saber o futuro da cotação, mas pedi sim a opinião dos que percebem do assunto, olham e formulam opiniões (valem o que valem e cada um dá e usa-as como entender).
Tira a Mota, mete outra empresa qquer (Soneca SGPS por exemplo dado ser uma empresa em forte crescimento nacional) na mesma situação e em termos de análise tecnica eu reponho a pergunta (agradeço a quem já me respondeu com a sua opinião e isto serve só como exemplo):
"Será que a Soneca SGPS dado o gráfico tende a convergir para a LTA (penso ser esse o nome)".
Em caso afirmativo geral de quem entende disto e com 2 dedos de testa mais vale minorar as perdas. Claro que mesmo que todo o caldeirão garanta que isso vá acontecer amanhã a cotação podia disparar para 10 euros por exemplo...
Das respostas que foram dadas ( e eu agradeço ) pude compreender que tal não é obrigatório que aconteça (embora possa acontecer).
Caso ainda queira contratar o Professor Mambo dou-lhe todo o meu apoio, de outra forma agradeço que tenha calma com as teclas e não responda a todo o vapor de forma desadequada.
De qquer forma a decisão final de vender com a perda ou não é minha e como deves ter compreendido n vim aqui pedir conselhos sobre o que fazer, mas sim sobre como interpretar.
Obrigado.
RR
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Soneca-II Escreveu:Presumo que a análise correcta é esperar o embate no suporte de baixo?
Correcto?
Se isto fôr n seria acertado (pelo menos gostaria que me esclarecessem pf) vender agora e tentar comprar bais abaixo?
RR
Deveriamos contrar o professor Bambo para nos dar umas dicas do que vai acontecer nos próximos tempos.
Caro Soneca, não será isso que todos almejam, saber qual vai ser o comportamento dos titulos?
Cump.
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