Brisa 11€. UM CAFÉ A DOIS...
Estas recentes quedas dos mercados internacionais partiram-me a chávena mesmo quando ela estava quase pronta...
Paciência!
Também me parece que não vai cair até ao triplo topo, pelo que neste momento continuo a ver como as coisas correm, na esperança que o triangulo ascendente em que negoceia neste momento seja quebrado pelo ponto mais alto, mas sempre com um possivel stop nos 9.50€...
Paciência!
Também me parece que não vai cair até ao triplo topo, pelo que neste momento continuo a ver como as coisas correm, na esperança que o triangulo ascendente em que negoceia neste momento seja quebrado pelo ponto mais alto, mas sempre com um possivel stop nos 9.50€...
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
- Registado: 12/3/2006 16:08
...
Lá se foi a subida, saída a 9,89 com respectiva perda de 2% (comissões incluidas)
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
...
Parece que o mercado está a virar para norte outra vez, mas como mantenho algumas reticencias comecei a entrar mas em titulos mais calminhos.
Entrei a 10,00.
Entrei a 10,00.
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
princepe da bolsa Escreveu:James... Quem te ouvia a ti pensava que os resultados tinham sido miseráveis...Claro que o mercado não reagiu muito bem, mas acho que mais por efeito do sentimento geral que por uma desilusão gigantesca...
Caro Princepe,
Não adianta ignorar a realidade - é o pior erro que se pode cometer em bolsa.
Os factos desde que sairam os Res 1S2007:
1. leva 3 dias de queda consecutivas, com volumes em alta.
2. já perdeu 4%, quase metade da parca valorização no ano, e isto apesar de estar na cauda do Psi20 num ano fantástico de bolsa (deveria cair menos com ajustes nos mercados).
3. mesmo hoje, dia de recuperação nos mercados, voltou a cair e fechou em min, novamente no top5 das quedas - o mercado ainda te ajudaria a justificar a queda inicial, mas agora... nem disso te vale !
4. Os Res 1S07 levaram a baixas nas notaçoes (Goldman, Lisbon para 'manter'; Bcp para 'reduzir') e a nenhuma subida nas mesmas; nem o ESR te fez a vontade, dado que manteve o price target nos €10,30.
Não sei que mais precisarias ver para aceitar que os resultados foram julgados como decepcionantes... Esperavas o quê: quedas de 10% ? 15% ? Ai já mudavas a leitura ?
Não está em causa se os 'Res 1S07' vs 2006 subiram, mas se ficaram à altura das expectativas do mercados (dos analistas em geral), levando-os a entrar ou a sair do papel.
Como bem disseste, o andamento da cotação trataria de clarificar dúvidas; pois bem, agora deverias aceitar o balanço negativo, mesmo que contra a tua visão.
É óbvio que vai chegar o dia em que vai parar a sangria e o papel vai subir... chama-se a isso 'exaustação da queda' - diluição da reacção negativa ao efeito 'Resultados'.
Vou de férias e nem vou olhar para isto nas próximas 3 semanas.
Entretanto desejo-te muito sucesso com a Brisa... Fico a torcer por nós !!
Um abraço e boa sorte.
PS: Novas concessões... Valham-nos um êxito nas novas concessões... Viva o México...... Ai Santo México
!!!James Wheat
Position Trader
Position Trader
- Registado: 24/5/2006 12:33
James, a Golden Sachs e o CBI só disseram que os resultados não foram espetaculares... Quem te ouvia a ti pensava que os resultados tinham sido miseráveis...
Claro que o mercado não reagiu muito bem, mas acho que mais por efeito do sentimento geral que por uma desilusão gigantesca...
Quanto aos concursos, primeiro é preciso concorrer, depois ficar nas short lists e depois... logo se vê!
Claro que o mercado não reagiu muito bem, mas acho que mais por efeito do sentimento geral que por uma desilusão gigantesca...
Quanto aos concursos, primeiro é preciso concorrer, depois ficar nas short lists e depois... logo se vê!
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
Está bem, está bem... Já ouvimos.... Mais do mesmo... ESTAMOS FARTOS DE CONCURSOS, QUEREMOS É VITÓRIAS NOS MESMOS
!!
- Anexos
-
Brisa_Texas_27 July 07.pdf- Brisa Texas Concession
- (0 Bytes) Transferido 207 Vezes
James Wheat
Position Trader
Position Trader
Globetrotter Escreveu: Ps-Tambem ia sair da Brisa para meter-me no que?O mercado está muito negro e perigoso e eu sou um gajo que gosta de segurança.(Coisas minhas
)
Eu estou na Brisa desde 23 de Maio por essa razão. Simples.
A Brisa leva metade da valorização do Psi-20 e está na cauda a nível de performance; tarde ou cedo deveria/deverá fechar parte do gap.
Por enquanto mantenho... Agosto vai ser um mês forte em notícias sobre concessões: México (ganha ? não ganha ?) e Colorado (vai vender parte da concessão a um partner, com contra-partidas óbviamente).
Dito isso, só não vendo papel hoje porque de facto não vejo nada barato e pelo contrário, o mercado está caro. E para mim não é de agora, já o está há mais de 2 meses atrás.
Ab+Bn.
James Wheat
Position Trader
Position Trader
Eu decidi manter-me...
De facto para alguns analistas os resultados não surpreenderam e recomendaram manter. Por outro lado outros analistas ficaram satisfeitos e cotinuam a recomendar comprar. Assim no balanço das opiniões dos "experts"
eu decidi ficar, na minha opinião (é claro a mais importante
) continuo com a mesma opinião.
BN
Ps-Tambem ia sair da Brisa para meter-me no que?
O mercado está muito negro e perigoso e eu sou um gajo que gosta de segurança.(Coisas minhas
)
De facto para alguns analistas os resultados não surpreenderam e recomendaram manter. Por outro lado outros analistas ficaram satisfeitos e cotinuam a recomendar comprar. Assim no balanço das opiniões dos "experts"
BN
Ps-Tambem ia sair da Brisa para meter-me no que?
" E que horas são agora em Kuala Lumpur? "
princepe,
Aqui vai:
"Goldman Sachs e Lisbon Brokers baixam recomendações para a Brisa após resultados
26/07/2007
A Brisa anunciou ontem um crescimento de 14,8% dos resultados líquidos nos primeiros seis meses do ano, período em que o lucro ascendeu a 88,3 milhões de euros. Valor que se situa em linha com as estimativas dos analistas.
Com os resultados a não surpreenderem, a Goldman Sachs e a Lisbon Brokers desceram as respectivas recomendações para as acções de "comprar" para "manter". As acções encontram-se a desvalorizar 1,06% para os 10,24 euros.
"Estamos satisfeitos com os resultados apresentados, uma vez que os números estão em linha com as nossas previsões (...) No entanto, temos de admitir que as acções tiveram um desempenho muito bom nos últimos tempos", refere John dos Santos, da Lisbon Brokers, numa nota de "research" divulgada esta manhã.
O mesmo analista recorda que os títulos da concessionária têm uma valorização em termos absolutos de 9,5% desde o início do ano, e salienta que o seu preço-alvo de 11 euros por acção confere apenas um potencial de subida de 7,42% face à cotação actual. Por isso, reduz a recomendação das acções para "manter".
CaixaBI e Espírito Santo Research mais satisfeitos
Os analistas do Caixa Banco de Investimento destacam o crescimento dos números do tráfego e o controlo verificado ao nível dos custos. Face a esta melhoria, Helena Barbosa e Carlos Jesus reiteram a recomendação o preço-alvo de 12 euros e a recomendação que recentemente subiu de "manter" para "comprar".
Também a Espírito Santo Research considera os resultado positivos e mantém a recomendação de "comprar" e o "target" de 10,30 euros. "Acreditamos que a Brisa vai ser um dos principais beneficiários da recuperação da economia portuguesa. Os números apresentados deixam-nos muito optimistas em relação à empresa, que acreditamos que irá superar os objectivos fixados para este ano", explicam os analistas Cristina Vieira da Fonseca e Pedro Morais, numa nota de "research" emitida hoje.""
Por outras palavras, os resultados não melhorarm nenhuma notação - incluindo a do ESR ! - e pelo contrário fizeram baixar 2 ! Convencido agora ?
Neste momento estão claramente a tentar defender o papel acima dos €10,20. Espero que tenham êxito...
Ab+Bn
Aqui vai:
"Goldman Sachs e Lisbon Brokers baixam recomendações para a Brisa após resultados
26/07/2007
A Brisa anunciou ontem um crescimento de 14,8% dos resultados líquidos nos primeiros seis meses do ano, período em que o lucro ascendeu a 88,3 milhões de euros. Valor que se situa em linha com as estimativas dos analistas.
Com os resultados a não surpreenderem, a Goldman Sachs e a Lisbon Brokers desceram as respectivas recomendações para as acções de "comprar" para "manter". As acções encontram-se a desvalorizar 1,06% para os 10,24 euros.
"Estamos satisfeitos com os resultados apresentados, uma vez que os números estão em linha com as nossas previsões (...) No entanto, temos de admitir que as acções tiveram um desempenho muito bom nos últimos tempos", refere John dos Santos, da Lisbon Brokers, numa nota de "research" divulgada esta manhã.
O mesmo analista recorda que os títulos da concessionária têm uma valorização em termos absolutos de 9,5% desde o início do ano, e salienta que o seu preço-alvo de 11 euros por acção confere apenas um potencial de subida de 7,42% face à cotação actual. Por isso, reduz a recomendação das acções para "manter".
CaixaBI e Espírito Santo Research mais satisfeitos
Os analistas do Caixa Banco de Investimento destacam o crescimento dos números do tráfego e o controlo verificado ao nível dos custos. Face a esta melhoria, Helena Barbosa e Carlos Jesus reiteram a recomendação o preço-alvo de 12 euros e a recomendação que recentemente subiu de "manter" para "comprar".
Também a Espírito Santo Research considera os resultado positivos e mantém a recomendação de "comprar" e o "target" de 10,30 euros. "Acreditamos que a Brisa vai ser um dos principais beneficiários da recuperação da economia portuguesa. Os números apresentados deixam-nos muito optimistas em relação à empresa, que acreditamos que irá superar os objectivos fixados para este ano", explicam os analistas Cristina Vieira da Fonseca e Pedro Morais, numa nota de "research" emitida hoje.""
Por outras palavras, os resultados não melhorarm nenhuma notação - incluindo a do ESR ! - e pelo contrário fizeram baixar 2 ! Convencido agora ?
Neste momento estão claramente a tentar defender o papel acima dos €10,20. Espero que tenham êxito...
Ab+Bn
James Wheat
Position Trader
Position Trader
Princepe,
Saiu na Reuters há momentos:
"UPDATE 1-Brisa 1st half net rises 15 pct, misses forecasts 25/07/200
(Adds company statement in paragraph 3)
LISBON, July 25 (Reuters) - Portuguese highway operator Brisa posted a 15 percent rise in first-half net profit to 88.3 million euros ($122 million), helped by an increase in traffic numbers, but the results were slightly lower than analysts' forecasts."
É isto que os investidores recebem como mensagem, além de que cada 'analista' reagirá em função da sua própria avaliação.
Chamo a atenção para o facto do Bpi ser o principal defensor do papel no mercado (tem andado constantemente na compra...) e tinha uma estimativa de €94 milhões a sustentar um price target de €12,15.
É claro que há muitas coisas envolvidas na avaliação de um papel e os resultados são muitas vezes uma parte infima, mas... A julgar sómente pelos resultados publicados hoje, tem mais razões o BPI para descer forte o seu price target, do que o ESR para aumentar mesmo que ligeiramente o seu.
O ESR tinha uma previsão 1,8 milhões (lapsus anterior) inferior - €86,5 mil vs €88,3 mil -, mas isso corresponde a um desvio de 2% - o analista está de parabéns, tinha as contas bastante bem feitas !
Até amanhã - vou correr, para refrescar as ideias !
PS: como está fácil de ver, estou carregadinho de Brisa até às orelhas (média €9,79) !
Saiu na Reuters há momentos:
"UPDATE 1-Brisa 1st half net rises 15 pct, misses forecasts 25/07/200
(Adds company statement in paragraph 3)
LISBON, July 25 (Reuters) - Portuguese highway operator Brisa posted a 15 percent rise in first-half net profit to 88.3 million euros ($122 million), helped by an increase in traffic numbers, but the results were slightly lower than analysts' forecasts."
É isto que os investidores recebem como mensagem, além de que cada 'analista' reagirá em função da sua própria avaliação.
Chamo a atenção para o facto do Bpi ser o principal defensor do papel no mercado (tem andado constantemente na compra...) e tinha uma estimativa de €94 milhões a sustentar um price target de €12,15.
É claro que há muitas coisas envolvidas na avaliação de um papel e os resultados são muitas vezes uma parte infima, mas... A julgar sómente pelos resultados publicados hoje, tem mais razões o BPI para descer forte o seu price target, do que o ESR para aumentar mesmo que ligeiramente o seu.
O ESR tinha uma previsão 1,8 milhões (lapsus anterior) inferior - €86,5 mil vs €88,3 mil -, mas isso corresponde a um desvio de 2% - o analista está de parabéns, tinha as contas bastante bem feitas !
Até amanhã - vou correr, para refrescar as ideias !
PS: como está fácil de ver, estou carregadinho de Brisa até às orelhas (média €9,79) !
James Wheat
Position Trader
Position Trader
James, tendo em conta que o anonimos não conta, e que falta-te o ESR com previsões abaixo de verificado, conclui-se que os resultaros ficaram abaixo de 4 e acima de 4 previsões.
Parece-me uma mediana muito perfeita para ser um balde de água fria...
Que até saberia bem! 
Parece-me uma mediana muito perfeita para ser um balde de água fria...
princepe,
Epá... A estimativa do ESR foi bastante boa: previsão de lucros de €86.5 milhões, ou seja, sómente €1,5 mil inferior ao real (€88.3 milhões)...!
Eles de facto disseram que se saísse acima iam rever os números, mas... Que grande revisão de price-target - dos €10,30 - é que isso há-de dar ?!?
Amanhã o mercado será soberano, não há dúvida. Deus queira que me engane... Este papel está este ano tão estranho, que já não digo nada !
PREVISÔES ANTES DA SAÌDA DOS RES 1H2207
Profit Revenues EBITDA
BPI 94 309 229
Millennium bcp 92 311 231
Ibersecurities 92 308 222
Banif 90.6 307.4 226.1
CaixaBI 88.1 305.2 222.6
Lisbon Brokers 87.2 300.2 220.5
Morgan Stanley 86 305 219
Anonymous 100 309 203
-----------------------------------------------------
Average 91.2 306.8 221.6
Epá... A estimativa do ESR foi bastante boa: previsão de lucros de €86.5 milhões, ou seja, sómente €1,5 mil inferior ao real (€88.3 milhões)...!
Eles de facto disseram que se saísse acima iam rever os números, mas... Que grande revisão de price-target - dos €10,30 - é que isso há-de dar ?!?
Amanhã o mercado será soberano, não há dúvida. Deus queira que me engane... Este papel está este ano tão estranho, que já não digo nada !
PREVISÔES ANTES DA SAÌDA DOS RES 1H2207
Profit Revenues EBITDA
BPI 94 309 229
Millennium bcp 92 311 231
Ibersecurities 92 308 222
Banif 90.6 307.4 226.1
CaixaBI 88.1 305.2 222.6
Lisbon Brokers 87.2 300.2 220.5
Morgan Stanley 86 305 219
Anonymous 100 309 203
Average 91.2 306.8 221.6
James Wheat
Position Trader
Position Trader
Na minha opinião os resultados não foram maus nem bons...
Foram os esperados.
Uma coisa que eu notei quando estvam a ser lançadas as previsoes à uns dias atras, é que a diferença entre elas ainda era consideravel.
Enquanto que alguns analistas previam lucros à volta dos 91M, outros refernciavam um valor bem abaixo 86/88M... Por isso... Foram resultados 15% superiores em relação ao periodo homologo, o que já é muito bom.
Amanha logo se vê
BN
Uma coisa que eu notei quando estvam a ser lançadas as previsoes à uns dias atras, é que a diferença entre elas ainda era consideravel.
Enquanto que alguns analistas previam lucros à volta dos 91M, outros refernciavam um valor bem abaixo 86/88M... Por isso... Foram resultados 15% superiores em relação ao periodo homologo, o que já é muito bom.
Amanha logo se vê
BN
" E que horas são agora em Kuala Lumpur? "
EMPRESAS Publicado 25 Julho 2007 16:54
Lucros da Brisa crescem 15% no primeiro semestre
A Brisa registou um aumento de 15% nos lucros do primeiro semestre, em linha com as estimativas dos analistas. A contribuir para esta evolução esteve, em grande parte, o aumento das receitas de portagem.
--------------------------------------------------------------------------------
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
A Brisa registou um aumento de 15% nos lucros do primeiro semestre, em linha com as estimativas dos analistas. A contribuir para esta evolução esteve, em grande parte, o aumento das receitas de portagem.
O resultado líquido obtido pela Brisa ascendeu assim a 88,3 milhões de euros, o que representa um aumento de 14,8% face ao mesmo período do ano passado, altura em que os lucros se situaram nos 76,9 milhões de euros.
Os analistas consultados pela Lusa esperavam que os lucros da concessionária de auto-estradas aumentasse 15,2% para os 88,6 milhões de euros.
(Notícia em actualização)
James não concordo nada contigo, mas é por isso que o mercado é giro... Onde uns vêem desgraça outros veêm oportunidades! Por isso se vendem e compram acções. Veremos o que o mercado pensa amanhã, no equilíbrio entre os que gostaram e os que não gostaram.
James, se calhar as tuas espectativas é que eram demasiado optimistas...
As minhas eram mais conservadoras: para mim bastava que os resultados fossem superiores à previsão do ESR, levando a revisão do PT deles, que anda pelos 10,30€...
James, se calhar as tuas espectativas é que eram demasiado optimistas...
princepe da bolsa Escreveu:Lucro líquido: 88,3M com um crescimento de 14.8%![]()
![]()
![]()
O BES vai rever o Price Target!
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR14370.pdf
Não gostei nada, nada, nada disto
Abaixo das expectativas do mercado (da média, já que o ESR não vale por todos !) e das minhas nem se fala, foi um balde de água fria
Vêm aí notícias importantes em Agosto, mas... vai-me dar que pensar, tenho que reequacionar a posição !
Até amanhã (que balde de água gelada, fénix !)
James Wheat
Position Trader
Position Trader
Lucro líquido: 88,3M com um crescimento de 14.8%
Peter_Borgas Escreveu:Como poderá reagir amanha a brisa depois da queda hoje da america.? Ela hoje aguentou se bem.
Continua cautelosa, no Fio da Navalha, à espera da divulgação dos resultados para o mercado decidir se quebra a resistência ou se ainda é cedo para o fazer...
Vamos indo e vamos vendo...
- Registado: 3/11/2006 12:56
O dia nas praças mundiais não ajudou nada e fez muito papel acima de 35/36, mas... nada feito, 'falso break', a resistência mantém-se lá, intacta
- lá está, grande 'pavio' desde os 45, quase nem fez corpo da vela !
Este é daqueles papeis que só pega de empurrão... fénix, lá prá 'bicha'
!
Creio que os resultados vão exceder claramente as previsões do ESR - 96 vs 87 ? -, pelo que será de supôr a revisão do price target do banco dos actuais €10,30 para... who knows
?!?
Amanhã há mais... pancada ! Entre mortos e feridos alguém se há-de safar ! Penso eu... mas isto nunca se sabe !
Over & out.
Este é daqueles papeis que só pega de empurrão... fénix, lá prá 'bicha'
Creio que os resultados vão exceder claramente as previsões do ESR - 96 vs 87 ? -, pelo que será de supôr a revisão do price target do banco dos actuais €10,30 para... who knows
Amanhã há mais... pancada ! Entre mortos e feridos alguém se há-de safar ! Penso eu... mas isto nunca se sabe !
Over & out.
James Wheat
Position Trader
Position Trader
ESR - Resultados
ESR admite subir "target" da Brisa se os lucros semestrais subirem 12%
O Espírito Santo Research (ESR) admite rever preço-alvo da Brisa, caso os resultados semestrais da concessionária fiquem em linha com as suas previsões. O banco de investimento estima que os lucros da concessionária subam 12,3% nos primeiros seis meses do ano.
--------------------------------------------------------------------------------
Ana Luísa Marques
anamarques@mediafin.pt
O Espírito Santo Research (ESR) admite rever preço-alvo da Brisa, caso os resultados semestrais da concessionária fiquem em linha com as suas previsões. O banco de investimento estima que os lucros da concessionária subam 12,3% nos primeiros seis meses do ano.
O ESR prevê que os resultados da Brisa mantenham a tendência positiva registada no primeiro trimestre do ano. Desta forma, antecipa uma subida de 12,3% nos lucros da empresa para os 86,5 milhões de euros.
No primeiro semestre do ano, as receitas da Brisa deverão ter subido 10% para os 303 milhões euros e o EBITDA ("cash-flow" operacional) 11,2% para os 218,3 milhões de euros. Já a margem de EBITDA deverá crescer em 0,8 pontos percentuais para os 72,1%.
"Acreditamos que estes resultados vão continuar a alimentar o bom ‘momentum’ que as acções da Brisa estão a viver", antecipam os analistas Cristina Vieira da Fonseca e Pedro Morais do ESR.
Caso estes resultados se confirmem "temos espaço para rever as nossas estimativas para 2007, o que poderá ter um impacto positivo no nosso preço-alvo para a Brisa", acrescentam os analistas.
O ESR reitera a recomendação de "comprar" com um preço-alvo 10,3 euros.
As acções da Brisa [Cot] seguem a subir 1,36% para os 10,43 euros.
Ana Luísa Marques
anamarques@mediafin.pt
O ESR prevê que os resultados da Brisa mantenham a tendência positiva registada no primeiro trimestre do ano. Desta forma, antecipa uma subida de 12,3% nos lucros da empresa para os 86,5 milhões de euros.
No primeiro semestre do ano, as receitas da Brisa deverão ter subido 10% para os 303 milhões euros e o EBITDA ("cash-flow" operacional) 11,2% para os 218,3 milhões de euros. Já a margem de EBITDA deverá crescer em 0,8 pontos percentuais para os 72,1%.
"Acreditamos que estes resultados vão continuar a alimentar o bom ‘momentum’ que as acções da Brisa estão a viver", antecipam os analistas Cristina Vieira da Fonseca e Pedro Morais do ESR.
Caso estes resultados se confirmem "temos espaço para rever as nossas estimativas para 2007, o que poderá ter um impacto positivo no nosso preço-alvo para a Brisa", acrescentam os analistas.
O ESR reitera a recomendação de "comprar" com um preço-alvo 10,3 euros.
As acções da Brisa [Cot] seguem a subir 1,36% para os 10,43 euros.
BRISA-PRIV 10.38 0.88% 878,181 24-07 03:09
Apesar de ser positivo o facto de ter feito um novo máximo e de estar a negociar acima do intervalo 10.30-10.35, o volume não impressiona e a subida também não é muito clara...
Apesar de ser positivo o facto de ter feito um novo máximo e de estar a negociar acima do intervalo 10.30-10.35, o volume não impressiona e a subida também não é muito clara...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BullDuck, Google [Bot], m-m, manuelvasco, paulopereira.pp36.pp, rg7803 e 39 visitantes