Caldeirão da Bolsa

Opinião sobre investimentos - onde investir!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Investimento

por leal » 23/7/2007 22:10

Pessoalmente gostaria mais de investir o dinheiro, apesar de o sensato seria não o fazer, tem a ver com aquele bichinho que nos faz vibrar com os mercados bolsistas... O único conselho que dou seria talvez de esperar mais um mês para ver qual a tendência,se consolidação da subida se descida... espera-se uma correcção, após a qual seria uma boa oportunidade para entrar. É também o tempo necessário para estudar os produtos onde vai investir .. BN
"Entries are easy because any clown can buy a lottery ticket, but exits separate winners from losers" Alexander Elder

Registado: 19/6/2007 14:29

por Fonseca » 23/7/2007 21:37

Como sou o primeiro a responder dou lhe a minha opinião, o melhor investimento que poderá fazer é amortizar o empréstimo da casa!

Pois, o único contra que vejo é que o capital desaparece e provavelmente não voltarei a acumular capital que esteja disposto a usar com algum risco tão cedo. Será assim tão improvável a médio / longo prazo conseguir rendimentos >= 6% ao ano para que justifique manter este capital e usá-lo num investimento?

Também penso e pendo para que o melhor será a amortização, mas também gostava de constituír uma poupança / carteira de investimento a longo prazo, e penso que este capital seria um bom "starting point"...

Registado: 19/7/2007 0:35

por mval2002 » 23/7/2007 7:35

Bem vindo ao forum,

Como sou o primeiro a responder dou lhe a minha opinião, o melhor investimento que poderá fazer é amortizar o empréstimo da casa!

Por vários motivos:
- é impossível encontrar um investimento seguro com a mesma taxa de juro que o banco lhe cobra a si;
- em IRS o valor investido na casa tem tecto máximo para beneficio fiscais, o valor pago pelas rendas não! Quanto menos pagar pela casa melhor;
- Estamos em máximos históricos nos mercados accionistas, para quem nunca investiu, entrar agora é praticamente suicídio caso não se esteja preparado para sair à primeira correcção;

Finalmente, fale com várias pessoas e ouça várias opiniões.

Registado: 20/11/2006 23:11

Opinião sobre investimentos - onde investir!

por Fonseca » 23/7/2007 0:09

Olá,

Há já algum tempo que venho visitando o fórum com bastante interesse. Desculpem se nunca escrevi antes e agora ainda por cima começo logo a pedinchar, mas enfim, espero que não me levem a mal :oops:

Há cerca de um mês venceu um fundo fechado que tinha, no valor de 50k € (com o rendimento deu 55k, em três anos e seis meses) e estou agora a tentar decidir como aplicar este dinheiro.

As hipóteses que pensei e que me propuseram são as mais variadas:

- posso liquidar uma parte da hipoteca da minha casa (cerca de 40% do capital em dívida) o que reduziria substancialmente a duração do crédito ou o valor da prestação; No entanto esta prestação mensal é coberta pelas rendas de duas casas que tenho arrendadas e o meu ordenado mensal é-me suficiente para viver e ainda para fazer uma pequena poupança mensal, pelo que o facto de ter este encargo não me afecta particularmente;

- posso fazer um novo investimento a 2 ou 3 anos, na casa dos 5% brutos (4% líquidos) mas sinceramente deduzidos da inflação pouco ou nada sobra de lucro, é mm quase só suficiente para manter o capital;

- propuseram-me vários fundos, mas na minha experiência passada tive sempre péssimos resultados com eles.

Estava eventualmente a considerar, uma vez que fiquei com algum tempo livre, começar a fazer alguns investimentos mas os meus conhecimentos nesta área são quase nulos e teria que aprender praticamente tudo do zero. E além disso (do que tenho lido por aqui) as diversas bolsas e a nossa em particular estão neste momento num ponto bastante "alto" (deduzindo por isso que se espera uma queda significativa para breve?)

Sugeriram-me também que visse acções americanas dado ser um mercado maior e o dólar estar historicamente fraco contra o euro (o que se espera que venha a corrigir algures a médio prazo?) e que ganhos com acções seriam alavancados com a recuperação do dólar. Sugeriram-me entre outros o site "fool.com" como um bom local para aconselhamento sobre os mercados americanos.

Se seguir por esta área, também tenho alguma curiosidade por saber que corretoras são aconselhadas, se devo optar por bancos, se justifica pensar em carteiras geridas, ...

O dinheiro em causa não me é "vital" mas obviamente também não tenho vontade nenhuma de o deitar fora em experiências.

Opiniões agradecem-se!

Fonseca

Registado: 19/7/2007 0:35

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, lito, m-m, Phil2014, PMP69 e 76 visitantes