Caldeirão da Bolsa

E em caso de crash? O que fazer?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 23/7/2007 19:06

artista Escreveu:Não acredito num crash neste momento, uma correcção forte não me surpreenderia agora um crash não acredito...

Já agora, coloquei este fim de semana no blogue um artigo que tem alguma relação com este assunto... tem a ver com o facto de estarmos ou não no fim do bull market!

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Re: E em caso de crash? O que fazer?

por MarcoAntonio » 23/7/2007 19:00

Carlos B Escreveu:...

A dúvida que me assalta permanentemente, é se e quando poderá ocorrer um crash, até porque não sei analisar ainda convenientemente a evolução das bolsas. Como pequeno investidor, em fundos e acções, tenho algum receio de perder de um momento para o outro, praticamente todas as minhas poupanças. Não porque tenha medo de perder. Isso é normal, e sei muito bem até onde posso ir, já que determino antecipadamente qual o valor suportável a perder. Mas e num crash? Quanto se pode perder? O que fazer?

...

Não creio, como já referi por diversas vezes e mantenho, que actualmente estejam reunidas condições para um crash. A situação global do mercado não me parece de todo e para já aquela que precede um (verdadeiro) Crash.

De qq das formas, respondendo mais exactamente à tua questão:

À excepção de quem está alavancado ou de quem não tem uma carteira devidamente diversificada, não se perde muito num crash. O problema na verdade não é o Crash em si...

Isto pode parecer estranho (à primeira vista) mas vejamos bem: um crash é uma queda nos mercados da ordem dos 10 ou 20% num curto espaço de tempo. Obviamente trata-se de um valor razoável mas nada que leve alguém ao desespero ou à falência só por si.

O que pode levar o investidor a esse ponto ou a perdas muito mais relevantes são basicamente duas coisas:

:arrow: Num Crash: Má gestão da carteira (concentração do investimento) ou perfil de alto risco da mesma (activos muito voláteis ou produtos financeiros alavancados). Para um investidor que se encontre nesta situação, uma queda nos índices de 10, 20 ou 30% pode-se traduzir numa perda muito maior ou mesmo na falência.

:arrow: No pós-Crash: Alguns crashes são seguidos por um bear market (nem todos) e este Bear Market é bastante mais problemático levando a uma elevada erosão do capital mesmo de quem tem carteiras de perfil mais conservador. Um Bear Market representa uma queda (que até pode ser relativamente lenta) que se arrasta ao longo de um longo período de tempo (ao passo que o Crash, como atrás referi, é uma queda forte mas rápida num curto-espaço de tempo, meros dias). Mas se um crash representa 10, 20 ou 30% de perda nos índices... um Bear Market pode representar 70, 80 ou 90%!

Portanto, mesmo sem alavancagem ou com o capital diversificado, pode-se perder bem mais de metade do capital ao longo de um Bear Market.

É mais importante saber identificar um longo bear market que um Crash. Ao Crash praticamente não dá tempo para reagir e corre-se o risco de se reagir tarde, vendendo quando grande parte do efeito já se deu e possivelmente perdendo uma correcção significativa que vem logo de seguida. O Bear Market dá tempo para reagir e se isto pode parecer óbvio ou fácil (ou por outra, alguém pode-se perguntar: «como é que alguém não reage a um bear market que dura anos») a verdade é que há quem «consiga» ficar contra o mercado durante anos a ver o capital erudir-se sem conseguir reagir...

Existe uma boa imagem para isto (um bocado macabra mas que representa bem a questão inerente): se atirarem uma rã para dentro de uma panela de água a ferver, ela salta de imediato para fora da água; se atirarem para dentro de uma panela de água fria (ao fogão) ela morre cozida porque nunca vai reagir à lenta subida da temperatura da água...

Este portanto é que é o grande perigo: não se deixar «cozer» por um lento bear market ficando sempre à espera que este inverta.

O Crash podes vê-lo um pouco como a panela de água a ferver: não tem dificuldade nenhuma saltar fora, na verdade grande parte salta muito rapidamente fora (é isso mesmo que alimenta o crash). Não é preciso grande sabedoria para sair num Crash com perdas moderadas (e ironicamente nem sempre é a melhor coisa a fazer).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

comentário

por jotabil » 23/7/2007 19:00

Caro

Se suceder um crash.....nada a fazer. Se for uma derrocada nem com stops loss evitas o desaire dado que bem pode disparar a ordem de venda que esta não é obedecida ou se tal acontecer é já num preço muito afastado do pretndido. Numa correção ainda posso admitir o funcionamento de stops.....num crash....não há lugar a salvamentos senão deixa de o ser...não há crash.
É assim meu caro....coisa do risco da bolsa. É tudo a cair epoucos conseguem salvar-se...pelo menos os pequenos investidores.
É assim que eu penso....mas pode haver algum poeta por aí que discorda desta visão...
Ainda gostaria de saber se há.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por Crash » 23/7/2007 18:57

Deverás na m.h.o:

1º Verificar o fecho e comportamento gráfico dos mercados americanos, principalmente do SP500 e DJI!
e.g. http://bigcharts.marketwatch.com/interchart/interchart.asp?OKButton=+OK+

2º Seguir os mercados de leste (madrugada do dia seguinte) e o seu comportamento (sim... agora também já têm peso num possível crash)
e.g. http://finance.yahoo.com/intlindices?e=asia

3º pensar quanto estarás "disposto a perder"!

4º integrando com o anterior, procurares possíveis suportes a partir dos quais, quebrando, pensas que a queda continuará (existem várias análises a esse respeito aqui no fórum)!

5º em função dos itens anteriores, colocares "stops loss" nos teus activos, dando alguma margem de quebra relativamente aos suportes (subjectivo e "feeling")!

Para mim são dos principais indicadores/parâmetros a ter em consideração mas há-os mais!
Outros colegas o poderão sugerir!

Um abraço :wink:
Crash

Registado: 5/1/2006 13:34

por Enslaved » 23/7/2007 18:49

Se tiveres stops um pouco abaixo das resistências poderás salvaguardar as tuas mais valias :wink:

Registado: 28/2/2007 18:24

por SmartMoney » 23/7/2007 18:46

Enche-te de posições curtas. De preferência sobre futuros de indices.

Registado: 1/9/2005 14:58

Re: E em caso de crash? O que fazer?

por edgar araujo » 23/7/2007 18:42

Carlos B Escreveu:Olá amigos do Caldeirão,
Este é o meu primeiro post, já que também só há pouco tempo me inscrevi no forum e entrei a negociar em Bolsa. Desde há alguns meses tenho vindo a ler as vossas opiniões e analises, o que me tem sido muito útil (conjuntamente com vários livros, entre os quais Ganhar em Bolsa, do qual ouvi falar pela primeira vez aqui no Caldeirão).

A dúvida que me assalta permanentemente, é se e quando poderá ocorrer um crash, até porque não sei analisar ainda convenientemente a evolução das bolsas. Como pequeno investidor, em fundos e acções, tenho algum receio de perder de um momento para o outro, praticamente todas as minhas poupanças. Não porque tenha medo de perder. Isso é normal, e sei muito bem até onde posso ir, já que determino antecipadamente qual o valor suportável a perder. Mas e num crash? Quanto se pode perder? O que fazer?

No caso de isso acontecer, gostava de saber o que fariam? Tentariam vender o mais rápido possível as vossas posições e diminuir as perdas mesmo que isso implicasse um prejuízos superiores a 50%, ou aguentariam a posição, para uma posterior inversão?

Obrigado desde já a todos.

xiuuuuuuuuuuuuuuu.... vira pra lá essa boca :evil:
" os homens mentiriam muito menos, se as mulheres fizessem menos perguntas "

Bons negócios
EA

Registado: 19/7/2006 16:27

por artista_ » 23/7/2007 18:40

Não acredito num crash neste momento, uma correcção forte não me surpreenderia agora um crash não acredito...

Mas se acontecesse uma correcção forte (que até podia ser o início de um crash) eu venderia todas as posições que tenho a curto prazo manteria o que tenho a longo prazo...

Bons negócios

PS: e vê lá se não vens para aqui agoirar isto :mrgreen: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

E em caso de crash? O que fazer?

por Carlos B » 23/7/2007 18:34

Olá amigos do Caldeirão,
Este é o meu primeiro post, já que também só há pouco tempo me inscrevi no forum e entrei a negociar em Bolsa. Desde há alguns meses tenho vindo a ler as vossas opiniões e analises, o que me tem sido muito útil (conjuntamente com vários livros, entre os quais Ganhar em Bolsa, do qual ouvi falar pela primeira vez aqui no Caldeirão).

No caso de isso acontecer, gostava de saber o que fariam? Tentariam vender o mais rápido possível as vossas posições e diminuir as perdas mesmo que isso implicasse um prejuízos superiores a 50%, ou aguentariam a posição, para uma posterior inversão?

Obrigado desde já a todos.

Registado: 17/7/2007 18:17

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, lito, m-m, Phil2014, PMP69 e 75 visitantes