Caldeirão da Bolsa

fundos de investimentos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Susanacr » 13/7/2007 20:53

Expliquei-me mal.
Eu não coloquei todo o meu capital nestes fundos. Apenas seleccionei uma parte "extra" do meu capital para fundos de alto risco/alto rendimento (emergentes, etc..)
Não seleccionei o BPI reestruturações porque não é um fundo de alto risco.

Registado: 4/7/2007 15:12

por Sérgio Camarinha » 13/7/2007 20:24

Vou só fazer mais uma alerta: está muito exposta ao cambial, contei 10 fundos USD, ok, é para daqui a 5 anos, não sabemos como estará a moeda, para já o euro regista máximos face ao dólar...é mais um risco nos seus fundos...
Mais uma coisa que gostaria de perguntar: porque não pediu BPI Reestruturações?desconhecia?Esse é muito seguro, moderado.

Registado: 12/5/2007 21:12

por Susanacr » 13/7/2007 18:07

1000 Euros para cada, tirando o brasil (2000), o Bric(1500), e Hong Kong (500).
Eu seleccionei os fundos muito na base das avaliações S&P e em gráficos de comparações de riscos.
Quanto a leituras tenho lido o jornal de negócios, o diario económico, tenho acedido ao Reuters, bloomberg, e tou a meio do "o mundo é plano".

por TraderBoy » 13/7/2007 17:55

Isso mesmo! Lê regularmente a revista carteira! É um bom investimento (3,5 euros mes)!!! Lolol

Pessoalmente acho devias ter pedido algum advice aqui ao Caldeirão 1º ou quando muito ao teu banco.

Já agora ,dá para dizeres qual a percentagem de guito alocado a cada fundo?

Demasiada esposição ao USD.
Tens demasiadas sobre esposições! 2 fundos da China sem contar com o BRIC.
Tenta ver qual a classificação do fundo S%P e qual a volatilidade (entre outros indicadores). Demasiada esposição à China demasiado sobreaquecida!

Demasiada esposição à Ásia.

MLIF World Minning pessoalmente acho muito bom o fundo, mas não te esqueças que essa área está muito sobrevalorizada!

Já agora... Diversificação, não significa ir a todas... apontar em todas as direcções! Lol

Diversificar é uma questão de prudência, mas não pode ser levada ao exagero.

Devias definir bem quais os fundos em que deves apostar e não teres uma carteira com 14 fundos para 11000 euros!

Registado: 1/5/2007 21:23

por jmrleca » 13/7/2007 17:18

Outro conselho... lê a revista Carteira.

Registado: 3/9/2005 0:40

Re: fundos de investimentos

por LTCM » 13/7/2007 16:42

Susanacr Escreveu:Olá a todos.
Sou novata. Como estava farta do valor ridículo que os depósitos a prazo rendiam, e como a minha profissão não me permite dedicar o tempo necessário para estudar e acompanhar o valor das acções e o historial das empresas, decidi começar a recorrer a fundos de investimento.
Há apenas cerca de 12 dias soube o que eram fundos de investimento, comecei a investigar, estou também a ler o livro "o mundo é plano"

Investi esta semana 11000 euros nos seguintes:

- SANTANDER ACÇÕES PORTUGAL (euros)
- JPM EUROPE CONVERGENCE EQUITY D (emergentes da europa)(euros)
- MLIIF LATIN AMERICA E (USD)
- PARVEST BRAZIL L (USD)
- GOLDMAN SACHS BRICS PORTFOLIO E (USD)
- FIDELITY FUNDS CHINA FOCUS A (USD)
- UBS (LUX) EF GREATER CHINA B (USD)
– SISF HONG KONG EQUITY B (USD)
- JF SINGAPORE D (USD)
- MLIIF WORLD MINING (USD)

Estou a ponderar investir mais 4000 euros em:
– FRANKLIN INDIA N (euros)
– FIDELITY FUNDS KOREA A (USD)
- MLIIF NEW ENERGY (euros)
- TEMPLETON ASIAN GROWTH N (USD)

Penso deixar o dinheiro nestes investimentos por pelo menos 5 anos.
Penso vir a reforçar principalmente o fundo do brasil com o tempo. Aliás foi o único fundo que inscrevi com 2000 €.
O que vos parece? :P

Se calhar, mas só se calhar, tinha sido melhor perguntar (ou ler) aqui no forum alguma coisa

antes de investir nesse conjunto de fundos. É que 11000 não é assim tanto dinheiro para que se

possa aplicar em 13 ou 14 fundos correlacionados.

Leia o forum, o "ganhar em bolsa", e sobretudo pense pela sua cabeça.

Mas faça isso antes de investir. Boa sorte.

Registado: 28/2/2007 14:18

por Susanacr » 13/7/2007 16:41

Olá,
Pois é, tens razão.
A questão de ter subscrito vários fundos com as mesmas características era para ver as diferenças de comportamento entre elas no tempo. Um pouco por divertimento, e também para decidir melhor onde deveria reforçar.
Quanto ao dolar, como é um investimento a longo prazo... Bem, pensei apenas que um sucessor pior que o Bush seria muito improvável... Posso estar enganada.
Ando muito tentada em investir algum também no médio Oriente e em África.
Este dinheiro é um extra, se perder 20% dele não me iria afectar. Mas como é um investimento para vários anos, também penso que não se torna tão arriscado.

por hokie » 13/7/2007 16:41

cuidado com a exposição aos mercados asiáticos que, de vez em quando fazem correcções capazes de te dar um ataque cardíaco.

diversificar é bom... mas há fundos que me parece que terão o mesmo comportamento...

bons negócios

Registado: 19/9/2006 0:01

por gugu » 13/7/2007 16:34

Olá,

Tb concordo com o JMRLeca, penso que estás muito exposta aos mercados asiaticos o que pode tornar-se perigoso, alem estares a fazer sobreposição.

Aconselhava-te a analisar melhor os teus investimentos, não vas ter uma desagradavel surpresa :(

Registado: 11/1/2006 21:39

por jmrleca » 13/7/2007 16:24

Olá Susanacr,

Eu também me considero um novato, mas só de olhar para os fundos que tens em carteira, mesmo sem saber a percentagem que cada um ocupa no total, acho-a muito agressiva.

Outra situação para a qual deves ter atenção é para a sobreposição de acções dos fundos que tens. Por exemplo, tens BRIC, Latin America, Brazil, 2 fundos China, 1 de Hong Kong. Se analisares a tua carteira através do x-ray do Best vais ver que tens muitas sobreposições entre os fundos. Ao pensares que estás a diversificar subscrevendo muitos fundos, estás precisamente a fazer o contrário.

Por último, também me parece demasiado exposta ao dólar.

Registado: 3/9/2005 0:40

fundos de investimentos

por Susanacr » 13/7/2007 14:25

Olá a todos.
Sou novata. Como estava farta do valor ridículo que os depósitos a prazo rendiam, e como a minha profissão não me permite dedicar o tempo necessário para estudar e acompanhar o valor das acções e o historial das empresas, decidi começar a recorrer a fundos de investimento.
Há apenas cerca de 12 dias soube o que eram fundos de investimento, comecei a investigar, estou também a ler o livro "o mundo é plano"

Investi esta semana 11000 euros nos seguintes:

- SANTANDER ACÇÕES PORTUGAL (euros)
- JPM EUROPE CONVERGENCE EQUITY D (emergentes da europa)(euros)
- MLIIF LATIN AMERICA E (USD)
- PARVEST BRAZIL L (USD)
- GOLDMAN SACHS BRICS PORTFOLIO E (USD)
- FIDELITY FUNDS CHINA FOCUS A (USD)
- UBS (LUX) EF GREATER CHINA B (USD)
– SISF HONG KONG EQUITY B (USD)
- JF SINGAPORE D (USD)
- MLIIF WORLD MINING (USD)

Estou a ponderar investir mais 4000 euros em:
– FRANKLIN INDIA N (euros)
– FIDELITY FUNDS KOREA A (USD)
- MLIIF NEW ENERGY (euros)
- TEMPLETON ASIAN GROWTH N (USD)

Penso deixar o dinheiro nestes investimentos por pelo menos 5 anos.
Penso vir a reforçar principalmente o fundo do brasil com o tempo. Aliás foi o único fundo que inscrevi com 2000 €.
O que vos parece? :P

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, lito, m-m, Phil2014, PMP69 e 79 visitantes