Caldeirão da Bolsa

Como investiriam 25.000€?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

E o nivel das respostas ao pedido que fiz? Demais!!

por mfsf » 13/7/2007 9:24

Agradeço a informação que aqui foi dada e as questões levantdas são muitissimo pertinentes.
Para o Nuno que perdeu o seu tempo a colocar algumas dessas questões (e que agradeço)
1. Qto desses 25.000E está disposto a perder (sentia-se confortável se daqui a 2 meses a sua conta estivesse com 24.000E? e se só tivesse 20 ou 15.000E?)?
O meu nível de risco, pode dizer-se, será médio. Se tivesse no fim de 12 meses 15.000€ ponderaria voltar a investir a 4,22% brutos num deposito a prazo…Pelo menos era garantido :lol: :lol:

2. Prevê necessitar desses 25.000E nos próximos 12 meses (por exemplo, prevê a compra de um bem, o nascimento de um filho, problemas no trabalho, ...)?
Felizmente não necessitaria deste valor no imediato – 12 ou até 24 meses :wink:

3. Qual o seu objectivo para os próximos 12 meses (3, 5 10, 30, 50, 100%)?
Pelo menos mais que os ditos depósitos a prazo…
:mrgreen: :mrgreen:

A todos agradeço terem enviado as vossas ideias. Os fundos parecem ser uma boa ideia!
Abraços 8-)
"Master Blaster is the Owner of the City Fair" - Citação de Tina Turner em "Mad Max 3 - Beyond the Thunderdome"

Registado: 24/4/2007 16:33

o

por macumba » 12/7/2007 16:35

market tells é bom para começar,conjugado com o barchart.não são muito caros e na minha opinião são bastante completos,mas claro que há muitos outros.

se quiser uma opção mais detalhada da que ue posso dar,têm o trader feed,que traz a papinha toda sobe como criar um sitema deste género bastante fiável e acessivel.

Registado: 7/2/2006 1:25

Re: bom,

por tunes » 12/7/2007 16:24

macumba Escreveu:para alêm disso é muito im+portante ver os money flows(têm que se subscrever sites pagos)e o tick associado ao volume.é o que eu utilizo.

Boas Macumba,

Que serviços subscreve e quais os custos?

Obrigado

Registado: 21/12/2004 12:46

bom,

por macumba » 12/7/2007 16:20

eu podia postar aqui um manancial de tratados sobre análise técnica,que de nada valeriam.

posso dizer que se fizerem uma pesquisa no fórum com o titulo de "barras cem",e depois treinarem muito,estarão mais que preparados(e já agora tb sobre a"bomba do money management",uma pérola recente)

para alêm disso é muito im+portante ver os money flows(têm que se subscrever sites pagos)e o tick associado ao volume.é o que eu utilizo.
existem ainda sistemas mais avançados(baseados na tape dos bigs,mas são muito caros e dificeis de interpretar)

Re: bom

por o faroleiro » 12/7/2007 16:09

macumba Escreveu:que apesar de tudo,preparei-me técnicamente durante anos,e através de trading virtual,e mesmo assim considero que tive imensa sorte:e já sabemos como a sorte é rara...

macumba será podias explicar por onde foi o teu inicio da preparação técnica? ou seja podias dar uma dicas ao pessoal que começa agora?

Obrigado
Ave Caesar! Morituri te salutamus.

Registado: 11/4/2007 15:13

bom

por macumba » 12/7/2007 15:58

se estiver mesmo disposto a perder todo o dinheiro,pode fazer como eu fiz:comecei com pouco menos de 3000€ à 10 meses neste momento tenho mais de 30 000€,o que dá um lucro superior a 1 000%.

excusado será dizer que sofri um drawdoun terriveil que quase me levou ao tapete,pois para lucrar assim,é necessário estar loucamente alavancado(1º em cfd's,e depois com o aumentar do saldo,em futuros).

mas eu tinha consciência do sico que corria,e foi do género matar ou morrer:aprovetei estarmos em bull-markett,tive sorte em comprar as correções no momento certo,já que assim fiquei sempre com a possibilidade de usar stop-limit´s(excepto uma vez:o do tal drawdoun) sempre protegendo o lucro.se tivesse errado nas entradas teria que ter usado sto-losses,e para alêm das perdidas monetárias teria que enfrentar tb o desgaste psicológico inerente,e ai quem sabe?o efeito bola de neve pode ser desastroso...

finalizo dizendo que agora a minha forma de estar no mercado é muito diferente;está aliás estatisticamente provado que a quantidade de dinheiro com que se começa,influencia em muito o comportamento futuro da carteira(no fundo evita um pouco mais que se cometam certas loucuras :oops: )

de qualquer modo não aconselho que faça o que eu fiz,mesmo estando disposto a perder todo o capital:é que apesar de tudo,preparei-me técnicamente durante anos,e através de trading virtual,e mesmo assim considero que tive imensa sorte:e já sabemos como a sorte é rara...

saudações e bn

por Elias » 12/7/2007 15:17

nagomes Escreveu:Eu colocava em fundos de investimento.
No best têm uma ferramenta que ajuda a escolher uma carteira e têm também um personal advisor que é gratuito e nos ajuda também.

A minha experiência com o Best é péssima e com o personal advisor (PFA) também. Digo isto com pena porque cheguei a acreditar que era dado algum apoio e depois constatei o contrário - na prática o PFA ajuda se for para investir em fundos, porque se for para comprar acções não dão qualquer aconselhamento. "chacun governa-se".

nagomes Escreveu:O fundo mais arriscado é mais seguro que a acção mais segura, mas continua a haver risco.(...) foi isso que me disse o personal advisor do Best.

Os fundos de acções são compostos por acções.
Quem comprar várias acções e compuser uma carteira de acções acabou de construir o seu próprio fundo e isso é menos arriscado do que meter o capital todo numa acção. Em gíria bolsística chama-se diversificar. Qualquer um pode construir o seu próprio fundo sem ter de ir aos fundos dos bancos.

Essa ideia que te venderam de que comprar acções é arriscado na minha opinião só serve para assustar. Quem investe em acções tem de estar disposto a enfrentar o risco.

Uma das minhas máximas favoritas é: "não há maior risco do que não correr risco nenhum".

nagomes Escreveu:E porque eu não percebo tanto como os profissionais que gerem os fundos que de certeza percebem mais de bolsa que eu. Então prefiro dar-lhes o dinheiro para gerirem do que andar eu a fazer asneira e perder.

Isso parece tirado a papel químico da mais recente campanha do BES em que falam do Cristiano Ronaldo das explicações e mais não sei de quem... dizem que quando chega a hora de investir passa a bola a quem sabe.
Com essas campanhas metem na cabeça das pessoas que elas não percebm nada de investimentos - e em muitos casos não percebem mesmo. Quanto a mim, isso resolve-se com a chamada "alfabetização financeira" - ou seja, aprender a gerir o seu próprio património. Aqui no Caldeirão podes aprender muito, sobretudo olhando para gráficos e lendo análises.

Em jeito de conclusão, posso referir que a última vez que pus dinheiro num fundo de acções foi em 1987 8-)

Registado: 5/11/2002 12:21

por nagomes » 12/7/2007 15:00

Porque foi isso que me disse o personal advisor do Best. E porque eu não percebo tanto como os profissionais que gerem os fundos que de certeza percebem mais de bolsa que eu. Então prefiro dar-lhes o dinheiro para gerirem do que andar eu a fazer asneira e perder. :wink:

Registado: 20/6/2007 10:34

por grep » 12/7/2007 14:57

nagomes Escreveu:..
O fundo mais arriscado é mais seguro que a acção mais segura, mas continua a haver risco.

Porquê?

Registado: 20/1/2007 0:15

por nagomes » 12/7/2007 14:54

Eu colocava em fundos de investimento.
No best têm uma ferramenta que ajuda a escolher uma carteira e têm também um personal advisor que é gratuito e nos ajuda também.
Os fundos BPI também são muito bons, só para teres uma ideia, se colocasses esses 25.000€ no fundo BPI Portugal no dia 12 de Junho, ou seja à um mês atrás, neste momento tinhas ganho 1709,46€.
Ganhas 1700€ num mês com um risco muito inferior às acções.
O fundo mais arriscado é mais seguro que a acção mais segura, mas continua a haver risco.

Registado: 20/6/2007 10:34

por Ulisses Pereira » 12/7/2007 12:50

As questões do Nuno parecem retóricas mas são muito importantes. Porque querer ganhar dinheiro todos querem, agora saber quanto se está disposto a perderm, qual o horizonte temporal do mesmo, são questões decisivas para a implementação das estratégias.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por ad » 12/7/2007 12:47

ifoliveira Escreveu:Neste momento..... investia TUDO NA REN!!! :P :lol:

ainda vale a pena apostar forte na REN neste momento!?!?!? será que vai subir ainda mais!?!?!?!? eu subscrevi as acçoes da 2ª fase e reforcei quando estavam a 3,47... so tenho pena de nao ter investido o meu capital todo nessa altura :cry: nao acham!!?!??!

... também estou interessado em aprender, nunofaustino ajuda lá aqui o pessoal a investir como deve ser!!! :lol:

abraço

Registado: 5/7/2007 20:48

Re: Como investiriam 25.000€?

por nunofaustino » 12/7/2007 10:59

master blaster Escreveu:Foreiros Amigos bom dia. Sendo relativamente novato nestas andanças gostaria de saber, se fossem vocês, onde investiriam 25.000€. O objectivo é num curto prazo ganhar dinheiro :lol: :lol: Bom esse deve ser o objectivo de muita gente :mrgreen: :mrgreen: .
No entanto mais do que me ajudarem a perceber qualquer coisa destas questões (o que agradeço), era engraçado perceber o perfil dos investimentos neste pequeno (grande) universo que é o caldeirão.

Obrigado e bons negocios! 8-)

Caro Master, antes demais responda só a umas qtas questões:

1. Qto desses 25.000E está disposto a perder (sentia-se confortável se daqui a 2 meses a sua conta estivesse com 24.000E? e se só tivesse 20 ou 15.000E?)?
2. Prevê necessitar desses 25.000E nos próximos 12 meses (por exemplo, prevê a compra de um bem, o nascimento de um filho, problemas no trabalho, ...)?
3. Qual o seu objectivo para os próximos 12 meses (3, 5 10, 30, 50, 100%)?

Um abraço
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por ifoliveira » 12/7/2007 10:52

Neste momento..... investia TUDO NA REN!!! :P :lol:

Registado: 30/6/2007 12:56

Como investiriam 25.000€?

por mfsf » 12/7/2007 8:31

Foreiros Amigos bom dia. Sendo relativamente novato nestas andanças gostaria de saber, se fossem vocês, onde investiriam 25.000€. O objectivo é num curto prazo ganhar dinheiro :lol: :lol: Bom esse deve ser o objectivo de muita gente :mrgreen: :mrgreen: .
No entanto mais do que me ajudarem a perceber qualquer coisa destas questões (o que agradeço), era engraçado perceber o perfil dos investimentos neste pequeno (grande) universo que é o caldeirão.

Obrigado e bons negocios! 8-)
"Master Blaster is the Owner of the City Fair" - Citação de Tina Turner em "Mad Max 3 - Beyond the Thunderdome"

Registado: 24/4/2007 16:33

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, Shimazaki_2, tami e 148 visitantes