Caldeirão da Bolsa

Volume e sentimento. De quem são estes argumentos?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 13/7/2007 15:06

Ulisses Pereira Escreveu:Por exemplo, quando uma cotação se aproxima de um suporte importante raramente a acção quebra à primeira esse suporte. Há uma multidão de pessoas a olharem para aquele local e a comprarem nas suas proximidades. Não deixa de ser curioso, no entanto, que se esse ressalto falha, o suporte é quebrado e essas mesmas pessoas vão despejar a acção, exacerbando o movimento.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses, mas isso parte um bocado do pressuposto de que a maioria (?) dos intervenientes do mercado usa a AT, quando na verdade as motivações dos compradores e dos vendedores são as mais variadas (e na verdade, ninguém as conhece). Usando o exemplo que referiste, provavelmente quem usa a AT compra no suporte mas o que faz quebrar o suporte poderão ser vendedores que deram as suas ordens devido a notícias que entretanto apareceram, por exemplo, ou seja, vendedores que não usam a AT para as suas decisões.

Dito de outra forma, se toda a gente usasse a AT, então ela não funcionava, porque toda a gente ia querer comprar e vender nos mesmos sítios...

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Ulisses Pereira » 13/7/2007 11:36

mandachuva, os analistas técnicos mais puros, exclamariam cobras e lagartos mal lessem o que escreveste. Como o meu tempo de pureza, já lá vai, a minha resposta é que, de facto, acredito que muita da eficácia da AT resulta de, muitas vezes, se tornar uma "self-fulfilling prophecy".

Por exemplo, quando uma cotação se aproxima de um suporte importante raramente a acção quebra à primeira esse suporte. Há uma multidão de pessoas a olharem para aquele local e a comprarem nas suas proximidades. Não deixa de ser curioso, no entanto, que se esse ressalto falha, o suporte é quebrado e essas mesmas pessoas vão despejar a acção, exacerbando o movimento.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por mandachuva » 12/7/2007 22:24

Apenas uma pergunta de alguem pouco experiente nestas coisas. Até que ponto é que a AT não é por si só um factor que influencia o mercado? Isto é, a cotação tem tendência a bater e resaltar numa LTA pois o "sentimento" é de que isso vai acontecer pois vem nos manuais de AT e então o mercado funciona, por vezes, apenas baseado nesses pressupostos. Agradecia um comentário dos mais experientes.

Registado: 2/5/2006 14:21

por Elias » 11/7/2007 19:15

Ulisses Pereira Escreveu:Eu sou um analista técnico e os analistas técnicos são uns hipócritas. Num dia gritam: "Vai à Luaaaaaaaa" e se a acção fraqueja gritam "Vai ao charcoooooooo".

Eu não sou diferente. Não me interessa ser coerente. Interessa-me ganhar dinheiro em Bolsa.

Um abraço,
Ulisses

8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

por Ulisses Pereira » 11/7/2007 19:09

Eu sou um analista técnico e os analistas técnicos são uns hipócritas. Num dia gritam: "Vai à Luaaaaaaaa" e se a acção fraqueja gritam "Vai ao charcoooooooo".

Eu não sou diferente. Não me interessa ser coerente. Interessa-me ganhar dinheiro em Bolsa.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por vitor79 » 11/7/2007 19:03

Sinto nas tuas palavras muita confiança de que o caminho é norte.
Ainda bem, e espero que tenhas toda a razão do mundo.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por Ulisses Pereira » 11/7/2007 11:40

Achas que mesmo que analisando o mercado na conjectura global do mundo bolsista (e em particular de mercados emergentes) os touros continuam a predominar?
Onde posso obter informação estatística da predominância touros/ursos?

Quando eu falo em dominar, falo em dominar o preço, não serem mais ou menos do que os ursos. Com os principais índices mundiais encostados a máximos plurianuais (e alguns a máximos históricos) estarmos a falar da força dos ursos parece-me absolutamente prematuro.

Parece-me que cada vez mais o mercado está receoso do seu desempenho, isto porque sempre que (como hoje, em Fevereiro, Etc...) os mercados têm um fecho negativo (independentemente do motivo) o nosso pequeno PSI têm uma reacção generalizada em cadeia.
Mas como de verde nestes assuntos tenho muito gostaria de uma opinião tendo como base um panorama global, isto porque cada vez mais vivemos num mundo em que a economia é global.

A globalização dos mercados não se alterou desde a década passada. O facto da maioria reagir em bloco é quase um dado adquirido, embora o PSI por vezes tenha características peculiares. Mas, por exemplo, quando o "Bull Market" dos principais mercados internacionais terminar não se pode esperar que o PSI se aguente. Pode aguentar uns dias ou semanas, mas depois seguirá o rumo dos outros.

Que parece, será que neste momento de fervura a análise técnica se sobrepõem ao sentimento do mercado e ás suas divulgações económicas ou cada vez mais têm de ser complementares uma da outra?

Ouço muitas vezes dizer: "Nestes momentos de incerteza são as emoções que comandam não a análise técnica." Mas a AT é, essencialmente a análise das emoções espelhadas num gráfico!!!

A Análise técnica é eficaz não é por ter ali umas linhas magnéticas que atraem ou repelem as cotações. A Análise técnica não nasceu por acaso, nasceu pelo estudo de alguns padrões comuns em diferentes ocasiões e também porque se percebeu que, através do estudo dos gráficos, é possível perceber alguns dos sentimentos dos investidores como o medo, a ganância, as “mãos fortes”, as “mãos fracas”, o “trader`s remorse”, etc… E é por isso que os gráficos são tão eficazes como ferramenta de auxílio na análise do mercado.

Se nestes momentos em que as emoções estão à flor da pele (o que nem é o caso actualmente)os gráficos não servirem para nada, eles não servirão nunca.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por fvcvv » 11/7/2007 8:19

Caro Ulisses,

Achas que mesmo que analisando o mercado na conjectura global do mundo bolsista (e em particular de mercados emergentes) os touros continuam a predominar?
Onde posso obter informação estatística da predominância touros/ursos?

Parece-me que cada vez mais o mercado está receoso do seu desempenho, isto porque sempre que (como hoje, em Fevereiro, Etc...) os mercados têm um fecho negativo (independentemente do motivo) o nosso pequeno PSI têm uma reacção generalizada em cadeia.
Mas como de verde nestes assuntos tenho muito gostaria de uma opinião tendo como base um panorama global, isto porque cada vez mais vivemos num mundo em que a economia é global.

Que parece, será que neste momento de fervura a análise técnica se sobrepõem ao sentimento do mercado e ás suas divulgações económicas ou cada vez mais têm de ser complementares uma da outra?

Obrigado

Registado: 18/1/2006 17:11

por vitor79 » 10/7/2007 21:28

Obrigado, Ulisses

Infelizmente o dia do outro lado do atlântico não correu muito bem.

por Ulisses Pereira » 10/7/2007 19:05

No S&P é uma hipótese. Mas para já não passa de uma mera hipótese. O triplo topo pode ser activado em caso de ruptura em baixa dos 1490 pontos. Creio, no entanto, que só uma ruptura em baixa da zona de suporte entre os 1450 e 1460 pontos é que colocariam os touros numa situação frágil.

Para já, não podemos antecipar esse triplo topo até porque... a tendência de médio e longo prazo está do lado dos touros.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por vitor79 » 10/7/2007 18:24

Boas, vou enviar uma imagem do SPX pois é a que tenho, até a "roubei" a alguem aqui do forum, pois não tenho programa onde possa consultar eu os gráficos directamente.
Penso que a pessoa em causa não se importa.

PS: aconteceu alguma coisa ao seu colega andré Ribeiro, é que como até agora não saiu a sua newsletter. Espero que nada de mal lhe tenha acontecido.

Obrigado pela paciência.
Anexos
untitled.bmp
untitled.bmp (0 Bytes) Visualizado 1935 vezes

por Ulisses Pereira » 10/7/2007 17:03

Eu perguntava em que índice se vê essa figura que quer que eu comente, já que quer no DAX quer no PSI ela não é visível.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por vitor79 » 10/7/2007 16:52

Eu embora so aposte no PSi tenho mais tendencia a guiar-me pelo DAX, pois penso ser mais representativo a nível europeu, mas se quiser fundamentar com outros indices, esteja a vontade.

por Ulisses Pereira » 10/7/2007 16:31

Estás a falar de que índice, Vítor?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por vitor79 » 10/7/2007 16:17

Ulisses o que achas da hipotese de triplo topo ou cabeça e ombros que anda por ai a ser ventilada para uma maior correção de cerca de 10%?

É que eu no inicio até achava que sim, mas agora não sei se estes últimos tempos não podem corresponder a uma correção?

Será esta uma boa altura de entrar no mercado ou nem por isso até que exista uma melhor definição da tendencia?

por Ulisses Pereira » 4/7/2007 11:57

Actualizo apenas este tópico para que sejam visíveis os gráficos que mostram mais uma resistência quebrada no PSI após duas semanas de consolidação em torno da resistência na casa dos 13300 pontos.

Tudo o que escrevi neste tópico permanece actual e o PSI já só está a pouco mais de 10% do seu máximo histórico...

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (0 Bytes) Visualizado 2179 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (0 Bytes) Visualizado 2188 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (0 Bytes) Visualizado 2177 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Surfer » 23/5/2007 15:21

Ulisses Pereira Escreveu:Aproveito para deixar o gráfico actualizado do PSI onde é claro o arranque depois do impulso dado após a consolidação acima da antiga resistência.

Nada de novo. Apenas mais um dia no "Bull Market".

Um abraço,
Ulisses

Tu sabes tão bem quanto eu que não devemos olhar para um gráfico como olhamos para uma "bola de cristal" com a ansia de prever o futuro.

Mas olhando o grafico de longo-prazo do PSI20 e tendo em conta o comportamento dos principais indices internacionais a baterem maximos históricos. Apetece-me dizer que os 15000 pontos no PSI20 é uma questão inevitavel a curto-prazo.

Cumps e Obrigado pelos gráficos! 8-)
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por Ulisses Pereira » 23/5/2007 11:19

Aproveito para deixar o gráfico actualizado do PSI onde é claro o arranque depois do impulso dado após a consolidação acima da antiga resistência.

Nada de novo. Apenas mais um dia no "Bull Market".

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi.GIF
forum-psi.GIF (0 Bytes) Visualizado 2389 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

É evidente que o sentimento do neste momento....

por Scubawarrior » 22/5/2007 20:08

....não está totalmente de quem defende uma corrécção. E estou nesse ponto totalmente de acordo com o ulisses, pese embora não concorde totalmente com a argumentação dos argumentos do urso ser o do touro:

Isto porque embora o preço seja rei, ele sem o volume por trás fica sempre mais vulnerável a quedas violentas ou mesmo inversão das subidas para médio prazo, sobretudo se estas vierem com volume.

Tive o cuidado de publicar neste site a lista com o quadro do AAII em início de maio e teria tido gosto em debater com quem comentasse e esperava mesmo uma participação da admnistração dada a importância da informação e o seu timing:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ht=#389316

jÁ tenho os novos numeros e embora já não estejam no extremo que mandou os índices para novos máximos de vários anos continua a dar força á continuação das subidas.

cumps
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

por Jiboia Cega » 22/5/2007 17:31

Ulisses,

Obrigado pelos posts muito esclarecerores.

Abraços
Jibóia

Registado: 21/3/2006 10:46

por Ulisses Pereira » 22/5/2007 14:17

Foi divulgado que ontem foi batido o número de posições curtas abertas na NYSE (New York Stock Exchange). É verdade que muitos destes "shorts" são abertos para proteger posições longas em caso de uma correcção, mas também é por isto que qualquer correcção rapidamente é invertida pois o fecho das posições curtas faz o mercado subir com a pressão compradora.

Continuo a insistir no argumento que tenho frisado ao longo dos últimos meses - este cepticismo reinante (apesar dos máximos históricos do Dow e proximidade do S&P) continua a suportar o mercado e enquanto isto não se alterar é difícil ver alterações sustentadas de rumo.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 21/5/2007 11:21

O mercado português continua a mostrar forças e sem dar quaisquer sinais de que este "Bull Market" tenha chegado ao fim.

A zona de resistência entre os 12300 e os 12400 pontos do PSI foi quebrada e logo a maior parte das acções da nossa praça se libertaram e subiram em bloco.

Não há muitos comentários a fazer nesta altura, a não ser que os touros continuam com a bola do seu lado e um longo espaço pela frente para percorrer sem grandes obstáculos. Enquanto este novo suporte (antiga resistência) nos 12300 pontos permanecer intacto, não há razões para os touros se preocuparem.

Mais um dia no "Bull Market".

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (0 Bytes) Visualizado 2729 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (0 Bytes) Visualizado 2727 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (0 Bytes) Visualizado 2711 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 15/5/2007 16:05

Olá Elias.

Neste momento, considero a PT uma autêntica estranha no nosso mercado. Desde o lançamento da OPA sobre a empresa que a PT perdeu toda a liderança que detinha sobre a Bolsa nacional. Aliás, penso que nesta altura os investidores estão até um pouco confusos sobre a acção e até ela recomeçar a ganhar vida, alguns preferem não lhe tocar.

Em suma, para responder à tua questão, considero que a PT deixou de ter o papel chave no nosso mercado que tinha.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Elias » 15/5/2007 15:55

Ulisses Pereira Escreveu:Jibóia, estamos - de fatco - em zona de resistência do PSI, embora a força da tendência vigente fa zcom que a probabilidade da ruptura no sentido ascendente seja grande.

Continuamos a viver um "Bull Market" e continuo sem vislumbrar qualquer sinal de que ele tenha chegado ao seu fim.

E continuo a insistir nos argumentos que usei no primeiro posts deste tópico, ou seja, apesar de estarmos em máximos plurianuais em praticamente todos os índices mundiais e talvez o mais mediático índice do mundo estar em máximos históricos, não há sinais de euforia juntos aos pequenos investidores (o meu primeiro post pormenoriza mais esta minha dedução).

Penso que um dos factores que contribui para isso foi o facto da grande "bolha" ter rebentado há apenas 7 anos. A maioria dos investidores presente actualmente no mercado tem ainda muito presente na memória esse acontecimento e mantêm-se cautelosos.

Eu continuo a afimar que é este cepticismo geral (em que até aqueles que estão optimistas dizem que precisamos de uma pequena correcção) que está a sustentar a subida e enquanto assim permanecer não acredito que as coisas mudem.

Um abraço,
Ulisses

Olá Ulisses,

Há um ano e tal fizeste uma análise ao PSI (que na ocasião estava também junto a uma resistência) e defendeste que o PSI precisava da "locomotiva" (=PT) para poder avançar.

Gostaria de saber se neste momento consideras a participação da PT fundamental (sendo importante lembrar que nos últimos 12 meses a PT contribuiu muito pouco para o avanço do índice).

1 abraço,
Elias

por Ulisses Pereira » 15/5/2007 14:17

Jibóia, estamos - de fatco - em zona de resistência do PSI, embora a força da tendência vigente fa zcom que a probabilidade da ruptura no sentido ascendente seja grande.

Continuamos a viver um "Bull Market" e continuo sem vislumbrar qualquer sinal de que ele tenha chegado ao seu fim.

E continuo a insistir nos argumentos que usei no primeiro posts deste tópico, ou seja, apesar de estarmos em máximos plurianuais em praticamente todos os índices mundiais e talvez o mais mediático índice do mundo estar em máximos históricos, não há sinais de euforia juntos aos pequenos investidores (o meu primeiro post pormenoriza mais esta minha dedução).

Penso que um dos factores que contribui para isso foi o facto da grande "bolha" ter rebentado há apenas 7 anos. A maioria dos investidores presente actualmente no mercado tem ainda muito presente na memória esse acontecimento e mantêm-se cautelosos.

Eu continuo a afimar que é este cepticismo geral (em que até aqueles que estão optimistas dizem que precisamos de uma pequena correcção) que está a sustentar a subida e enquanto assim permanecer não acredito que as coisas mudem.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: m-m, Rolling_Trader, Shimazaki_2, tami e 219 visitantes