Caldeirão da Bolsa

O que se passa com a Inapa hoje???

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por James Wheat » 12/7/2007 21:45

Lucatoni Escreveu: Espero encontrar aqui uma fonte de aprendizagem que talvez me ajude a "conduzir" nesta "estrada" tão sinuosa e perigosa...
Infelizmente não tenho nenhum amigo adviser ou trader ou corrector ou seja lá o que for ligado a este mundo e que me possa ajudar... E neste mundo egoísta e individualista não há quem faça nada pelo simples prazer de ajudar alguem ou partilhar algo com o próximo... E, para finalizar, sim, de facto não calculei bem o risco e meti-me na Inapa... agora como você diz, e bem, "aguenta-te à bronca, se tivesses feito bem os trabalhos de casa já sabias ao que ias". Abraço do recém chegado... e já a arder...
Lct

Lucatoni,

Ando no Caldeirão há sensivelmente 1 ano, espaço que conheci por comentários de alguns profissionais 'do sector', 'com tarimba', que gozam com o que aqui se passa e escreve. Entrei e... olhe, fiquei ! A mim não me interessa a "arrogância dos sábios". Eu retiro daqui bom proveito, ao passo que de muitos de deles, além de boas conversas no 'paleio' durante almoços e jantares, de sumo retiro... quase nada !
Como palavras construtivas - que merece ! - sugiro que ande pelo site, leia bastante e procure comunicar sempre em tópicos já existentes, salvo motivos de causa maior; é que já lá está a resposta a muitas das suas dúvidas !
Escusado será dizer que neste espaço voçê vai ver de tudo, mas com o tempo vai saber separar o trigo do joio.

Abraço.

PS: estou na Inapa a €2.61 e olhe que com bastante cash (10% da carteira, mas...), o que significa que estou bem pior do que o amigo ! Porque lhe digo isto ? EPÁ, ANIME-SE, CARAÇAS :evil: !! O problema na vida não está em cair abaixo do cavalo; está em não ser capaz de se levantar e voltar a montá-lo ! E olhe, acredito que vamos fazer dinheiro com este papel ! E cheira-me que não será pouco ! Até ao tópico "porque comprei Inapa hoje".
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

Nem tudo é mau ;)

por HappyGuy » 12/7/2007 19:16

Lucatoni Escreveu:Infelizmente não tenho nenhum amigo adviser ou trader ou corrector ou seja lá o que for ligado a este mundo e que me possa ajudar... E neste mundo egoísta e individualista não há quem faça nada pelo simples prazer de ajudar alguem ou partilhar algo com o próximo... E, todos nós sabemos, em Portugal é o salve-se quem puder, quem conhece o sr. x ou o amigo de y... quem não conhece... não se safa! :(

Bem... Nem tudo é assim mau como diz... Olhe à sua volta...

Os Administradores disponibilizam-nos este site gratuitamente. Encontra aqui dezenas de pessoas que diariamente comentam títulos, partilham conhecimento, partilham sentimentos, ensinam sem pedirem em troca, ajudam, aprendem.

Há aqui um conjunto de pessoas que não é individualista e que faz as coisas pelo simples prazer de ajudar alguém ;)
Muitos não conhecem x nem y e vão ganhando dinheiro em bolsa, porque estudam, porque partilham, porque calculam o risco.

Vá! Toca a animar! :)
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)

Registado: 8/3/2007 14:48

por Lucatoni » 12/7/2007 18:53

Viva James,
De facto, tens razão.
Fui eu que abri este tópico e não o deveria ter feito, uma vez que já existia um outro sobre este título. :oops:
Pelo facto peço as minhas mais sinceras desculpas.
Inscrevi-me recentemente e ainda me estou a aperceber do funcionamento do forum.
Graças a ti e todos os outros que, eventualmente, venham a efectuar críticas constructivas e correctivas, posso aprender, corrigir e, assim, não voltar a cometer os mesmos erros. :wink:

Também partilho da opinião que é muito irritante a duplicação de tópicos mas não o fiz para me mostrar!!! Sou low profile e reconheço que não percebo nada deste assunto que é a negociação de títulos e que me estou a meter no meio dos tubarões correndo altissimos riscos mas... "Quem não arrisca não petisca" e "O maior risco é não correr risco algum"...

Espero encontrar aqui uma fonte de aprendizagem que talvez me ajude a "conduzir" nesta "estrada" tão sinuosa e perigosa...

Infelizmente não tenho nenhum amigo adviser ou trader ou corrector ou seja lá o que for ligado a este mundo e que me possa ajudar... E neste mundo egoísta e individualista não há quem faça nada pelo simples prazer de ajudar alguem ou partilhar algo com o próximo... E, todos nós sabemos, em Portugal é o salve-se quem puder, quem conhece o sr. x ou o amigo de y... quem não conhece... não se safa! :(

Mais uma vez, peço desculpa se faltei ao respeito aos colegas forenses. Não era minha intenção. :(
Doravante serei mais rigoroso nas pesquisas que efectuar.

E, para finalizar, sim, de facto não calculei bem o risco e meti-me na Inapa... agora como você diz, e bem, "aguenta-te à bronca, se tivesses feito bem os trabalhos de casa já sabias ao que ias"

Abraço do recém chegado... e já a arder...
Lct

Registado: 28/6/2007 22:20

por James Wheat » 12/7/2007 10:34

As pessoas em vez de abrirem tópicos a torto e a direito, deviam ir ler os que já estão abertos há muito tempo sobre o mesmo assunto / papel. Isso dar-lhes-ia duas enormes vantagens:

1º eliminaria aquilo que é de longe a coisa mais irritante do Caldeirão: uma duplicação de tópicos perfeitamente rídicula !!!Dá a impressão que as pessoas gostam de abrir tópicos para se mostrar, para verem lá a sua assinatura !
Há também os que o fazem de forma avulsa, porque nem sequer se dão ao trabalho de pesquisar nada, num demonstração de falta de respeito pelo espaço total !

2º reduziria de forma sensível erros de investimento ou pelo menos de cálculo / avaliação do risco (ficariam a saber ao que iam) - como me parece ser o caso.

Nos tempos que correm quem se meteu/mete em Inapa tem que encarar subidas e descidas de 5% como algo natural, é 'business as usual'. E as dúvidas existenciais do tipo "será que vai descer mais amanhã ?", "o que é que faço, compro mais ou vendo tudo ?"... para essas só há uma resposta mesmo: "aguenta-te à bronca, se tivesses feito bem os trabalhos de casa já sabias ao que ias" !

Não evitei este desabafo...
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por Ulfilanis » 11/7/2007 15:28

isto nao ta nd bom nao !!!!
sera q amnha vai continuar em queda ??? :twisted: :twisted: :twisted:

Registado: 27/6/2007 15:52

por Lucatoni » 11/7/2007 8:48

Serão as noticias que postei em cima, más noticias?!?

Não estou a perceber nada deste papel!!! Que é muito perigoso, ok, concordo, mas...

No dia em que fechou com um 'gap' longe do topo e ao nível dos €2,40s com 5,2 milhões de papeis não me deixaram indiferente e agora...

Pelo que li, "O BCP não deve ser...o banco vendeu uma posição que tinha nos fundos, mas nada a ver com a posição de domínio que ainda mantém na empresa e com a qual acordou (juntamente com o Estado) ir ao AC ! "

Logo, pensando que poderia nao ser o BCP, pensei num despoletar de uma Opa, e que alguém estaria a tomar posição e no entanto...

por Lucatoni » 11/7/2007 8:40

Caixa BI diz que fusão entre Map Merchant Group e Antalis poderá aumentar interesse pela Inapa
O Caixa Banco de Investimento afirma que a fusão entre a subsidiária da M-real, a Map Merchant Group, e a Antalis vai criar um dos principais distribuidores europeus de pasta e papel - o que poderá aumentar o interesse dos investidores pela Inapa.

Mafalda Aguilar

Numa nota de análise de hoje, o Caixa BI afirma que a "fusão destas duas empresas vai criar um dos principais distribuidores europeus, com uma quota próxima de 20% (Antalis 11% e MAP 9%). Apesar de ter um impacto potencialmente negativo por via do fortalecimento da força competitiva deste grupo, tal poderá aumentar o interesse por investidores pela Inapa, num momento de consolidação no sector.

No final da semana passada, a M-real, um dos principais operadores no sector da pasta e papel a nível europeu, acordou a venda da sua subsidiária para a distribuição de papel (Map Merchant Group) a outro grande operador do sector, a Antalis.

O negócio envolveu 382 milhões de euros, devendo a empresa resultante ter um ganho aproximado de 80 milhões de euros. A operação está pendente da aprovação das entidades reguladoras

As duas empresas assinaram, igualmente, um acordo para a comercialização dos produtos M-real pela Antalis.

O CEO da Mreal afirmou que o grupo irá agora aprofundar relações de parceria com outros distribuidores de papel a nível Europeu.

por Lucatoni » 11/7/2007 8:39

E mais refere a Agência Financeira que:

"A Inapa-Investimentos, Participações e Gestão, terminou a sessão bolsista desta sexta-feira com mais de 5,2 milhões de acções transaccionadas, um recorde histórico.
(...)

Na sessão de hoje foram ainda rodados 19% do capital social da empresa, o que se traduz em mais de 60% no espaço de dois meses.

Recorde-se que ainda recentemente a Inapa anunciou a criação do primeiro Centro de Serviços Partilhados do Grupo, que vai integrar as operações da holding Inapa-IPG e do mercado da Península Ibérica: Inapa e Inapa Espanha, permitindo uma poupança de 250 mil euros ano.

De referir ainda que a 30 de Maio de 2007 foi aprovado em Assembleia-geral de accionistas um Aumento de Capital de 122,8 milhões de euros, que pretende aumentar a liquidez do título contribuindo para a sua inclusão no indíce de referência do mercado bolsista nacional, o PSI20.

Esta operação, que é parte integrante do Programa de Recomposição de Capitais da Inapa, tem suscitado grande interesse por parte dos prescritores do mercado e contribuído positivamente para o bom desempenho dos títulos da empresa nas últimas sessões."
(...)

por Lucatoni » 11/7/2007 8:38

Baseei-me tambem nisto:

A "agencia financeira" escreveu o seguinte em 06 de Julho:

"A valorização da Inapa está relacionada com especulações de que a empresa possa vir a estar envolvida num movimento de consolidação do sector.
(...)

É que a finlandesa M-real, que já tentou comprar a Portucel, na altura da sua privatização, alienou a sua subsidiária para a distribuição do papel, Map Merchant, à Antalis Internacional por 382 milhões de euros.
(...)

Os títulos da empresa continuam a ser suportados pelos rumores de que o grupo de Belmiro de Azevedo estaria a analisar uma OPA sobre a empresa.

No entanto, fonte oficial do regulador adianta que «não há razões, por enquanto, para se suspender as acções da empresa, até porque não se conhecem informações com razões suficientes para tal», acrescentando que não há qualquer «ilicitude em torno de uma cotação que evolui» desta forma.

«Tecnicamente as acções já estiveram paradas mas para consolidação» realçou.

A mesma fonte adiantou ainda que já pediu esclarecimentos a Belmiro de Azevedo sobre as suas declarações na cerimónia dos prémios «Investor Relations & Governance», onde o empresário terá dito que está «já está a começar um «takeover» muito especial, que é o de uma empresa controlada a 100% pelo Estado. «Não digo qual é, mas gostava de saber como a CMVM iria reagir a uma situação dessas», disse o empresário ontem, citado pelo «Diário Económico».

por vitor79 » 11/7/2007 7:39

É um sector muito exposto a concorrencia e ao contrario de outras assim, como a Sonae em que aposto, esta tem um CEO com alguns problemas pelo que me apercebi.
E isso penaliza e muito um titulo, talvez seja por isso, associado a um sentimento um pouco mais negativo dos mercados, pois também são dois dias onde os mrcados em geral estão a descer.

Pensa quais os motivos porque compraste a acção e se eles se manêm ou não. Isso para mim costuma ser uma grande ajuda.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por lois » 11/7/2007 7:35

Ulfilanis Escreveu:o q se passa outra vez hoje c a inapa ???
ja é o segundo dia seguido em queda !!! :evil: :evil:

bem... sem menosprezar quem está dentro, é uma coisa normalissima um activo cair dois dias seguidos... a grande questão é, não porque é que cai duas sessões consecutivas, mas sim onte foi ela arranjar forças para as subidas que teve!! acho que aí é que está a verdadeira questão... se souberem responder a esta questão, então saberão se a razão de estar dentro é boa ou má... penso eu de que..

um abraço,
Lois

PS. Estou fora e nunca estive dentro...
"Na vida nunca se deveria cometer duas vezes o mesmo erro: há bastante por onde escolher..."
(Bertrand Russel)
http://quarto.blog.com/

Registado: 17/8/2006 17:40

por Ulfilanis » 11/7/2007 7:28

o q se passa outra vez hoje c a inapa ???
ja é o segundo dia seguido em queda !!! :evil: :evil:

por Ulisses Pereira » 10/7/2007 14:45

Para complementar a informação do figas, deixo aqui o gráfico para o tópico onde tem esse gráfico:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... &start=425

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por figas7 » 10/7/2007 14:43

é no post "porque comprei INAPA hoje"
Illusion is the first of all pleasures.
Oscar Wilde

Registado: 3/3/2007 3:28

por figas7 » 10/7/2007 14:40

Lucatoni,

Seria interessante para ti, veres um gráfico que o Ulisses postou aqui há algum tempo.
Illusion is the first of all pleasures.
Oscar Wilde

Registado: 3/3/2007 3:28

por Lucatoni » 10/7/2007 14:17

Espero que sim !!! A confiar nesse feeling entrei a 2,38 eur !!! ... :?

por Ulisses Pereira » 10/7/2007 14:16

Mais do que a esperança ou a crença era importante saber quais os argumentos que vos fazem acreditar nisso, senão a discussão fica oca...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Ulfilanis » 10/7/2007 14:14

eu ainda continuo dentro e c esperança q ela ainda nos vai grandes alegrias !!! :wink:

Oppps

por Lucatoni » 10/7/2007 14:08

estava com fezada nestas meninas e elas deixam-me agarrado... :shock:

por Ulfilanis » 10/7/2007 14:06

ka pr mim esta a corrigir dos grandes ganhos !! mas nao sei ??!! :roll: ainda sou novo nestas andanças !! :x

O que se passa com a Inapa hoje???

por Lucatoni » 10/7/2007 13:57

Alguém sabe o que se passa com a inapa hoje???

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, Rolling_Trader, tami e 184 visitantes