Caldeirão da Bolsa

JMT - Um split diferente?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ptmasters » 9/7/2007 17:06

Elias Escreveu: Aliás até hoje não me consigo recordar de um único stock split em que o efeito do split tenha sido de facto benéfico. Vejo em quase todos eles um factor negativo: a acção torna-se mais difícil de transaccionar devido ao spread bid-ask.

Saudações,
Elias

Boas,

Sendo JMT o tema, nem podia deixar de ler. Este parágrafo para mim, é aquele que dou mais valor.

É uma das principais razões pela qual não gosto negociar títulos tipo BCP, EDP, SON e PTI (detenho PTI em carteira) exactamente pela dificuldade do spread bid-ask.

Entrar um cêntimo acima, é queimar logo parte do trade, e só em última instância. Ficar a aguardar, não se sabe bem (se vier) quando é que chega a nossa vez.

Lá fora, é o inverso. Já cheguei a pensar se não é uma questão de "status" para alguns investidores, pois dizer que têm 3000 acções é diferente de dizer que tem 15000, e 15000 pelos vistos soa muito melhor.

Por essa ordem de idéias, nunca teria comprado uma acção da Google!!! :mrgreen: :mrgreen:

1 ab e bn
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

Re

por JAS » 9/7/2007 15:50

joaopedropinho Escreveu:Interessante seria também ouvir o que o nosso amigo JAS tem para dizer sobre tudo isto já que ele tem uma opinião muito válida sobre a JM.

Julgo que o split nao alterou muito a liquidez do titulo embora tenha aumentado o numero de investidores.

O grande problema parece ser que o volume das compras desses novos investidores nao parece ser suficiente para contrabalancar as vendas que, segundo julgo, o BPP tem andado a fazer.

E, sendo assim, justificava-se a interrogacao que eu meti no titulo do post...

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por joaopedropinho » 8/7/2007 22:18

Elias Escreveu:joaopedropinho,
Que vela é aquela enorme em Maio de 2007? acho que aquilo é em data anterior ao split. Será que a cotação foi parar a zero por engano?

Eh pah, sinceramente penso que aquela vela seja mesmo no dia do split...

Mas não é para dar muita importância aquela vela, porque o gráfico não está bem ajustado...

Não ligues, era mesmo só para ilustrar da melhor forma possível, a minha explicação :wink:

Peço desculpa pelo gráfico.

um abraço

Registado: 8/4/2006 17:25

por Elias » 8/7/2007 16:59

joaopedropinho,

Que vela é aquela enorme em Maio de 2007? acho que aquilo é em data anterior ao split. Será que a cotação foi parar a zero por engano?

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por joaopedropinho » 7/7/2007 10:52

Elias Escreveu:Não estou a dizer que se não tivesse havido stock split a evolução seria diferente. Acredito que esta degradação técnica era inevitável neste momento do mercado e que, eventualmente, até teria acontecido um pouco mais cedo, sem haver aquele pico no final de Maio, data do split, que veio prolongar a procura com base num factor que, como refiri, dificilmente seria sustentável - por isso o stock split dificilmente poderia beneficiar a acção.

Concordo com o que o colega Elias referiu neste post, aliás, este parágrafo resume muito bem o comportamento da JMT.

De facto, parece-me que era inevitável e saudável uma correção.
Desde o início do bull, em meados de 2003 para a JMT, que houve sempre uma subida sustentada e regular. Porém, nos meses de verão ocorreu, ora com maior ou menor intensidade, uma queda nesta evolução.

A acrescentar a este factor, a usual correcção pós-split tem dado no que se viu. No entanto, acredito que o comportamento do passado ajude a prever o comportamento do futuro e sendo assim, mais cedo ou mais tarde, a JM vai retomar com calma o seu caminho ascendente.

Interessante seria também ouvir o que o nosso amigo JAS tem para dizer sobre tudo isto já que ele tem uma opinião muito válida sobre a JM.

Este gráfico apesar de não estar perfeito por causa do split, dá para ter uma ideia do que escrevi.

Imagem

um abraço

Registado: 8/4/2006 17:25

por Elias » 7/7/2007 9:00

A_Mula Escreveu:O Split realmente mexeu para pior a JM, continuo dentro mas aquele joguinho que fazia quase todos os dias muitas vezes dava para arrecadar 0,40€ a 0,50€ em cada uma chegava pró almoço e pró jantar, nessa altura tinha muito mais piada hoje em dia a JM tá tristonha esperemos melhores dias.

Pois. Eu pergunto se ainda há por aí alguém que saia a terreiro a dizer que o split foi de facto o melhor que podia ter acontecido à JMT.

A_Mula Escreveu:Elias salvo o erro a Impresa fez um split e pelo que tenho visto aquilo anda animado.

Não tenho qualquer problema em comentar o split da Impresa. Mas, tal como para a JMT, é importante olharmos para o gráfico.

E o que nos diz o gráfico?

Diz-nos que na data do split houve uma grande onda de vendas (que estranho, não é?). Terminada a correcção pós-split, o título regressou ao canal ascendente onde evoluía desde Março e donde nunca devia ter saído. Ou seja, o "animado" a que te referes é, para mim, apenas a reposição da situação pré-split. Business as usual.

Também neste caso não percebo muito bem para que serviu o split.

1 abraço,
Elias
Anexos
ipr.GIF
ipr.GIF (0 Bytes) Visualizado 1803 vezes

por A_Mula » 7/7/2007 1:09

O Split realmente mexeu para pior a JM, continuo dentro mas aquele joguinho que fazia quase todos os dias muitas vezes dava para arrecadar 0,40€ a 0,50€ em cada uma chegava pró almoço e pró jantar, nessa altura tinha muito mais piada hoje em dia a JM tá tristonha esperemos melhores dias.

Cumps

Elias salvo o erro a Impresa fez um split e pelo que tenho visto aquilo anda animado.

Cumps

Registado: 29/12/2006 17:12

por Princepe da bolsa » 6/7/2007 20:49

Elias gostei de ler o que escreveste. Eu comprei JM na quebra dos 20€ e aproveitei o furor do split para vender a 4,48€. Que os splis não são milagres é verdade, mas que se pode ganhar algum dinheiro no momento certo, lá isso pode... Vou actualizar esse meu tópico com o teu gráfico, acrescentando lá uma linha que me pôs a pensar... :roll:
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

por Elias » 6/7/2007 20:36

Não gosto de splits. Nunca gostei. Acho que fazem mal à nossa bolsa. São uma ilusão, não trazem valor acrescentado e o facto de serem tão populares cá em Portugal são, para mim, um forte indicador da pequenez do nosso mercado (em todos os sentidos possíveis do termo).

Vem isto a propósito do split da JMT. Tenho estado a acompanhar a acção, nomeadamente na era pós-split. E hoje, decorridas 6 semanas sobre o split (28 de Maio), achei que era altura de fazer um balanço. Para isso, nada melhor que recuperar este tópico que foi criado pelo JAS a propósito do split da JMT (sei que isto já foi discutido noutro tópico na primeira quinzena de Junho mas achei mais apropriado recuperar este).

Muito se escreveu aqui (neste e noutros posts) sobre os potenciais benefícios dos stocks splits em geral e deste (JMT) em particular. Tal como noutras acções, desconfio dos splits. Tenho sempre aquela sensação de que a procura que eventualmente geram não é nem pode ser sustentada. Dito de outra forma, se a tendência for genuinamente ascendente, não é por não haver split que vai deixar de o ser. Mas se é a expectativa de split que está a forçar essa tendência (ou final de tendência), então após o split temos inevitavelmente o "sell the fact" e a consequente inversão. Vimos isso aqui há tempos com o Banif, como o Ulisses oportunamente apontou. E vimos agora com a JMT, como o Ulisses também já referiu noutro post.

Mas voltemos ao presente post. No primeiro dia após o split (28 de Maio), o JAS escreveu:

4,40 parece que só estiveram no domingo...
Hoje abriram logo a 4,45 e acabaram o dia a 4,54.

Nada mau para primeiro dia de split.

Um abraço,
JAS

Depois disso nunca mais ninguém escreveu nada neste post. De facto, não havia muito mais para escrever.
As acções nunca mais voltaram a fechar a 4,54. Pior do que isso, uma semana após o split quebraram em baixa os 4,40 (= 22 euros, último fecho pré-split) e nunca mais voltaram a fechar acima desse valor.

Depois de algumas semanas a lateralizar (e mesmo ignorando aquele fecho "anormal" a 4,11 no dia 15 de Junho), a situação técnica tem vindo a degradar-se. Vários indicadores, como a MACD, o CMF e o RSI, estão em queda e a cotação evolui abaixo da mms de 50 dias.

Olhando para o gráfico, vejo uma grande diferença entre as situações pré e pós-split. Julgo que é importante reflectir sobre isto, pois é provável que venha a haver mais casos de splits no futuro.

Não estou a dizer que se não tivesse havido stock split a evolução seria diferente. Acredito que esta degradação técnica era inevitável neste momento do mercado e que, eventualmente, até teria acontecido um pouco mais cedo, sem haver aquele pico no final de Maio, data do split, que veio prolongar a procura com base num factor que, como refiri, dificilmente seria sustentável - por isso o stock split dificilmente poderia beneficiar a acção. Aliás até hoje não me consigo recordar de um único stock split em que o efeito do split tenha sido de facto benéfico. Vejo em quase todos eles um factor negativo: a acção torna-se mais difícil de transaccionar devido ao spread bid-ask.

Apesar deste discurso "anti-split", gostaria de salientar que a tendência de longo prazo continua a ser ascendente e que a cotação evolui ainda confortavelmente acima da mms 150 (a verde), pelo que numa óptica de longo prazo, nada se alterou.

Saudações,
Elias
Anexos
jmt.GIF
jmt.GIF (0 Bytes) Visualizado 1955 vezes

Re

por JAS » 28/5/2007 18:28

rui_e90 Escreveu:já não percebo nada.
Então na segunda já estão a 4.40? :cry:

4,40 parece que só estiveram no domingo...
Hoje abriram logo a 4,45 e acabaram o dia a 4,54.

Nada mau para primeiro dia de split.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por Scorpio » 27/5/2007 9:57

marcoerra Escreveu:Já agora, alguem me pode explicar o que acontece com os warrants da JM ?

A paridade é alterada ou o valor do warrant muda ?

Cumps

Aqui fica a resposta dada pelo emitente a essa mesma questão.

Commerzbank Escreveu:
Caro investidor,

sempre que se verificar um evento do tipo stock split o impacto na valorização/desvalorização do warrant será nulo, uma vez que serão sempre feitos os seguintes dois ajustamentos às características dos warrants:

- Strike novo = Strike Antigo / Nº de novas acções emitidas. (Strike = Preço de Exercício);

- Paridade nova = Paridade Antiga x Nº de novas acções emitidas.

Com os melhores cumprimentos,

Warrants & Certificados

Cumps.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"

Registado: 29/9/2006 17:29

Socorro! Hellp! Ó da guarda!

por carcanhol » 26/5/2007 20:17

Boas! :mrgreen: Muito boas! :mrgreen:

Estava a ler os post´s e achei piada quando o nosso amigo clinico disse que as ações já estavam splitadas mas com a cotação de sexta-feira. Fui curioso ver como estavam as minhas! :mrgreen:

Até me ia dando uma coisinha má! :mrgreen: muito má! :mrgreen: Quase tive de chamar o INEM.

Por 3 dias estou rico pessoal! :mrgreen: se aquilo que está no valor da minha carteira fosse defenitivo, apanhava já o avião para as Maldivas, Austrália sei lá....ia beber um café á 5ª avenida e só voltava na terça ou quarta feira de manhã. 8-)

Valha-me deus e se o sistema do Millennium se enganasse e deixa-se lá ficar aquele valor para sempre? Sim porque com os engasganços que tem acontecido que até irrita! nunca se sabe.
Se não me engano o processamento da informação é tão lento que na sexta-feira para vender BCP e comprar as JMT perdi algum dinheiro com tal lentidão.

Durante 3 dias sou rico pessoal! Desta é que não estava á espera. As maravilhas que eu podia fazer com aquele valor em carteira!

Registado: 16/11/2006 12:47

por Pousada » 26/5/2007 18:08

TRSM

Muito obrigado pelo esclarecimento, assim não deixa duvida, não é necessário fazer desenho.

Bons Negócios
JCC

Registado: 20/5/2006 11:13

por TRSM » 26/5/2007 14:05

José Carlos Escreveu:Caros colegas,

Alguém me sabe dizer como coloca o split da JMT no MetaStock.

Bons Negócios
JCC

Adjust ........ split
Anexos
jmt.PNG
jmt.PNG (0 Bytes) Visualizado 2552 vezes
jmt1.PNG
jmt1.PNG (0 Bytes) Visualizado 2539 vezes
jmt2.PNG
jmt2.PNG (0 Bytes) Visualizado 2537 vezes

Registado: 5/11/2002 11:30

JM

por Clinico » 26/5/2007 14:02

Eu tambem, meu caro Luis22, só que me deram 5 accções por cada uma e mantiveram o preço a 22 euros...(ainda não o corrigiram) de forma que quando fui consultar o saldo agora, verifiquei que estava milionário :mrgreen: :mrgreen: :lol:
Vou imprimir a página por piada...
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por marcoerra » 26/5/2007 12:23

Já agora, alguem me pode explicar o que acontece com os warrants da JM ?

A paridade é alterada ou o valor do warrant muda ?

Cumps

Registado: 23/10/2006 17:39

por Pousada » 26/5/2007 9:02

Caros colegas,

Alguém me sabe dizer como coloca o split da JMT no MetaStock.

Bons Negócios
JCC

Registado: 20/5/2006 11:13

por luiz22 » 26/5/2007 7:45

Já tenho as acções da JM disponível em carteira.
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.

Registado: 26/11/2004 23:00

por dragom » 26/5/2007 0:03

Malta,

as acções splitadas vão estar disponíveis na segunda para compra e venda. Todas. Como em cada transacção há os 3 dias para liquidação das mesmas, esse efeito faz antecipar a divisão para 28, uma vez que as acções transaccionadas a 28 só são liquidadas passados 3 dias.

Registado: 27/10/2005 23:06

por rui_e90 » 25/5/2007 23:16

Falei agora com o meu banco :lol:
Segunda vamos ter as acções splitadas na nossa conta e podemos negocialas :lol:
Alguns banco até já fizeram o Split.

Registado: 1/5/2007 9:40

por kpt » 25/5/2007 23:11

The doctor, o que eu disse foi precisamente isso: por cada uma que se tenha recebe-se mais 4 e não mais 5 como o que está noutro post acima escrito, senão isso seria 1:6.

Então se só recebemos dia 31 as restantes quatro acções até lá não poderemos vender mais do que 1/5 das acções(pós split).

Registado: 11/5/2007 23:19

Que grande confusão que para aqui vai...

por JUKIMSUNG » 25/5/2007 22:52

2ª feira já se compram e vendem a 4,40 e já vamos ver a JMT a mexer mais de 1 milhão de acções que a malta acordalogo com outra disposição para a realidade.

Todos ao feira nova de chelas a encher os carrinhos... ou à loja pingo doce mais próxima.

Podemos fazer-nos acompanhar por uma amigo ou amiga e é fazer propaganda ao stock split. este nem vai precisar de grande propaganda pois amanhã a JM já vai aparecer em parangonas no expresso e sol e o split vai ser comentado.

Quem entrou entrou, mas quem não entrou está bem a tempo de apanhar um bom ponto de partida. Não se assustem é com as rolhas de 100.000, isso agora vai passar a ser nada. e o caminho é forçosamente para cima e em disparo matinal.

Registado: 7/3/2007 19:42

por Brah » 25/5/2007 22:45

kpt Escreveu:E aí está mal dito. Por cada acção detida recebe-se mais 4 e não mais 5.

kpt, o que diz no comunicado é que vão dividir cada uma em cinco. como já tens uma ficas só com mais quatro :wink:

kpt Escreveu:Então quem compra segunda já compra ao preço splitado mas quem as tem actualmente a 22€ e quiser vendê-las? Parece que não se pode vendê-las todas, pois só dia 31 é que entram em carteira, é isto?

O que eu percebi é que também ficas com as que tens actualmente com o preço splitado, só que só te dão as restantes (4 por cada uma que tenhas) no dia 31...

abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

por kpt » 25/5/2007 22:24

Então quem compra segunda já compra ao preço splitado mas quem as tem actualmente a 22€ e quiser vendê-las? Parece que não se pode vendê-las todas, pois só dia 31 é que entram em carteira, é isto?

E aí está mal dito. Por cada acção detida recebe-se mais 4 e não mais 5.

Registado: 11/5/2007 23:19

por Gonanto » 25/5/2007 22:03

28-05-2007 Jerónimo Martins Acções da Jerónimo Martins negoceiam a partir de hoje com novo valor nominal. O "stock split" torna-se efectivo a 31 de Maio. Por cada acção, os accionistas recebem cinco títulos.

http://www.jornaldenegocios.pt/default.html

em conclusão: 2.º feira cotação de fecho de hoje será 22/5= 4,40, e novas acções na carteira apenas a 31/05.

Registado: 8/11/2002 12:04

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, niceboy, Shimazaki_2, tami e 178 visitantes