Caldeirão da Bolsa

out of topic: quantos anos temos de guardar os docs fiscais?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por investuga » 6/7/2007 8:55

£izard Escreveu:
investuga Escreveu:Após a entrega da declaração de IRS, o fisco tem um prazo de 4 anos para iniciar uma inspecção, logo será esse o tempo em que é necessário guardar os documentos.

Artigo 118º do CIRS "...devendo conservá-los em boa ordem durante os dez anos civis subsequentes."

Parece-me que temos ambos razão, dependendo do tipo de sujeito passivo...

Vejam o artigo 128.º do CIRS (Obrigação de comprovar os elementos das declarações):
    1 - As pessoas sujeitas a IRS devem apresentar, no prazo que lhes for fixado, os documentos comprovativos dos rendimentos auferidos, das deduções e abatimentos e de outros factos ou situações mencionadas na respectiva declaração, quando a Direcção-Geral dos Impostos os exija. (Redacção do DL 198/2001, de 3 de Julho)
    2 - A obrigação estabelecida no número anterior mantém-se durante os quatro anos seguintes àquele a que respeitem os documentos. (Redacção do DL 160/2003, de 19 de Julho)

Assim, os sujeitos passivos de IRS que sejam obrigados a possuir contabilidade organizada deverão guardá-los durante dez anos, e os que não tenham essa obrigação (é o meu caso) apenas necessitam de os guardar durante quatro. Concordam?

Para consultar o código: http://www.dgci.min-financas.pt/pt/info ... ex_irs.htm

Registado: 25/6/2007 23:02

por £izard » 5/7/2007 16:58

investuga Escreveu:Ola,
Após a entrega da declaração de IRS, o fisco tem um prazo de 4 anos para iniciar uma inspecção, logo será esse o tempo em que é necessário guardar os documentos.
Quanto ao IVA, não sei se é o mesmo prazo.

Abraço.

Artigo 118º do CIRS "...devendo conservá-los em boa ordem durante os dez anos civis subsequentes."

Artigo 52º do CIVA "...conservar em boa ordem durante os dez anos civis subsequentes..."

Ok?

Bons negócios
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - Bernard Baruch

Registado: 29/2/2004 13:25

por ifoliveira » 5/7/2007 16:29

Salvo erro 5 anos

Registado: 30/6/2007 12:56

por investuga » 5/7/2007 16:25

Ola,
Após a entrega da declaração de IRS, o fisco tem um prazo de 4 anos para iniciar uma inspecção, logo será esse o tempo em que é necessário guardar os documentos.
Quanto ao IVA, não sei se é o mesmo prazo.

Abraço.

Registado: 25/6/2007 23:02

out of topic: quantos anos temos de guardar os docs fiscais?

por psousa » 5/7/2007 16:09

Boa tarde.

Alguém sabe por quantos anos temos de guardar os documentos fiscais? Pelo menos IRS e IVA.

Obrigado.

Abraço.

Registado: 15/1/2007 11:48

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Diacoro, Google [Bot], m-m, Mr.Warrior, niceboy, Shimazaki_2, tami e 174 visitantes