Caldeirão da Bolsa

EDP fugindo à escuridão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Amanhã

por JUKIMSUNG » 5/7/2007 15:42

Já deve dar um ar da sua graça quanto a contagem das espingardas na REN estiver terminada.

Esta queda de hoje foi mesmo um convite às vendas assustadas e aos stops.

Estive a acompanhar tanto este fecho como o do BCP e resolvi aumentar a parada no warrante edp 4,40 dez call

Acho que só o espirro da REN que se prevê à bruta, pois àquele preço (2,75) parece uma Portucel a entrar no mercado e a REN não é menos apetecível que a pasta de papel.

Considero o waarannt edp a 0,28 um autentica pechincha e até dez acho que vou amealhar pelo menos 30%. Vamos ver se não é mais depressa do que estava à espera...

Amanhã há mais.

De Angra um abraço aos caldeireiros...

Podem passar no Beira-mar em S. mateus que não se vão arrepender (peixinho e marisco maravilha e barato)

Registado: 7/3/2007 19:42

por psousa » 5/7/2007 15:39

chiça que desastre.

ainda assim vendi galp e coloquei ordem para reforçar edp a 4.11, ou seja, tentei apostar tudo na edp, mas não foi executada a ordem :\

amanhã deve ser o grande dia, se o efeito ren funcionar.

boa sorte!

Registado: 15/1/2007 11:48

por aa » 5/7/2007 13:21

Dialmedia Escreveu:Deixo aqui a minha análise em gráfico. Como podem reparar, destaquei as inversões bullish no MACD e vou utilizar o indicador Accumulation/Distribution.

Sempre que o MACD inverte a dar sinal de compra, a EDP dá um salto significativo na cotação e com volume. Neste momento, a EDP já está com o MACD "verde", no entanto, ainda não registámos nenhum salto de destaque. A única excepção será apenas a segunda bola em que não houve volume nem uma subida de destaque.

Podemos também constatar que o indicador AD teve sempre uma tendência ascendente, o que no fundo nos quer dizer que as subidas tem sido sustentadas e que tem havido pressão compradora. O que se passa agora é que há dois meses que esse indicador está a descer, e isso representa um sinal bearish, ainda para mais num título com grande liquidez.

Para mim isto significa que a EDP a continuar assim não vai ter força para subir e que estas subidas dos últimos dias tem sido sustentadas maioritariamente pelos pequenos investidores.

Nos próximos dias vou estar atento aos seguintes sinais:

:arrow: Sinais Bullish
- Basicamente só interessa destacar a quebra dos 4.2 com volume. O RSI tem folga para tal, o MACD já sinalizou a compra, tem todas as condições para isso.

:arrow: Sinais Bearish
- Continuação da descida da AD, fechos positivos da sessão com pouco volume, podem indicar que os tubarões estão à espera do melhor momento para realizarem mais-valias. Já foi duas vezes aos 4,09 e aguentou-se bem, se quebrar esse valor só encontra obstáculos na LTA.

Enfim se não fossem estes "senãos" a AT estava perfeita, o mercado também está a ajudar e a EDP tinha tudo para ir testar os 4,35 com relativa facilidade.

Cumps.

O que estou a ver aí alguma nitidez é a formação de uma C&H. Hoje encontra-se um pouco ao sabor dos índices mas estou em crer que quando começarem a surgir factos concretos sobre o valor consolidade da área das energias renováveis, a EDP dispara e não me parece que vá demorar muito...

Martifer está a começar a voar..porque será? :wink:

É só uma mera opinião pessoal de quem pode muito bem estar enganado.

cps,

AA

Registado: 6/11/2002 0:37

por aa » 5/7/2007 13:04

AA Escreveu:Agora estou a ver várias ordens de 294 acções a serem executadas...alguém percebe para que é aquilo?

cps,

AA

Logo a seguir desencadearam vendas que a fizerem descer dos 4.16-4.17 para 4.15-4.16.

interessante!

cps,

AA

por aa » 5/7/2007 12:48

Agora estou a ver várias ordens de 294 acções a serem executadas...alguém percebe para que é aquilo?

cps,

AA

por rui_e90 » 5/7/2007 7:47

EDP está parada, só estou a ver vendas e compras nada. :cry:

Vamos ver se, amanhã e segunda, com notícias da REN ela mexe.

Registado: 1/5/2007 9:40

por Jiboia Cega » 4/7/2007 22:35

The Mechanic Escreveu:
O entendes que o vento é coisa pra acabar nos próximos 4 a 5 anos ou o lugar de 4º produtor mundial de electricidade através de Energia Eolica " é coisa de miudos e até tu conseguias ... ! se soprásses com muita força ..." .

Um abraço ,

The Mechanic

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Mech,

Mas uma coisa te digo, o 2+2 é daquelas bem difíceis... :mrgreen:

Registado: 21/3/2006 10:46

por The Mechanic » 4/7/2007 22:31

Mário Gomes
O forte da EDP não são propriamente as energias renováveis....

DE
A EDP, com a recente compra da americana eólica Horizon, ascendeu ao quatro lugar mundial de produção de electricidade através de energia eólica.

O entendes que o vento é coisa pra acabar nos próximos 4 a 5 anos ou o lugar de 4º produtor mundial de electricidade através de Energia Eolica " é coisa de miudos e até tu conseguias ... ! se soprásses com muita força ..." .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Mário Gomes » 4/7/2007 22:21

O forte da EDP não são propriamente as energias renováveis....

Registado: 26/6/2007 8:40

por The Mechanic » 4/7/2007 22:18

Banif lança fundo de investimento de 100 milhões de euros para as renováveis

O Banif anunciou hoje a autorização por parte da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) da constituição do New Energy Fund - Fundo Especial de Investimento Fechado, que irá desenvolver a sua actividade nos sectores das energias renováveis, nomeadamente eólica, biogás, biomassa, biocombustíveis, hídrica, solar, hidrogénio, oceanos/marés e geotermia.

Tiago Figueiredo Silva

Em comunicado hoje emitido, a instituição bancária adianta que o fundo adopta uma nova abordagem ao investimento nos sectores em questão, uma vez que “irá investir quer directamente em capital de empresas, quer indirectamente através de outros veículos de investimento, podendo ainda incluir, a título acessório, activos de carbono como forma de reduzir o crescimento da concentração dos gases de efeito de estufa”.

“Este veículo permite agregar vários activos financeiros criando condições para o desenvolvimento sustentável através da redução do impacto das alterações climáticas, com um especial enfoque nos projectos desenvolvidos nos países de língua oficial portuguesa, que representarão mais de 50% da carteira do Fundo”, sublinha o Banif.

O Fundo pretende vir a gerir mais de 100 milhões de euros, tendo como entidades promotoras a Fomentinvest SGPS, o Banif Investimento, o BES Investimento e a Climate Change Capital, actuando a Ecoprogresso – Consultores em Ambiente e Desenvolvimento (uma participada da Fomentinvest, SGPS) como consultor de investimentos.

O New Energy Fund é gerido pela Banif Gestão de Activos, sendo comercializadores o BES

EDP tem em pipeline investimentos de produção de energia solar térmica de 150 MW

A EDP-Energias de Portugal tem em pipeline investimentos para produção de energia solar térmica com capacidade de 150 mega watts (MW), em Portugal e Espanha, anunciou o Chief Executive Officer (CEO) da eléctrica nacional,António Mexia, citado pela Reuters.

Tiago Figueiredo Silva

Actualmente, a EDP participa em projectos solar-térmicos em Espanha com capacidade de 50 MW e tem 12 MW de fotovoltaico em Portugal.

"Temos em pipeline mais 150 MW de solar-térmico, em Espanha e Portugal. Estamos a detectar oportunidades, estão a ser preparados modelos de negócio", disse António Mexia aos jornalistas.

O CEO referiu que, com a futura internalização dos custos do CO2, o custo do MW eólico - com 2.500 horas de 'load factor' e o CO2 a 25 euros a tonelada - já "é mais barato do que o carvão".

A EDP, com a recente compra da americana eólica Horizon, ascendeu ao quatro lugar mundial de produção de electricidade através de energia eólica.

"Sou um defensor do preço do CO2, é preciso hoje dar mais visibilidade e profundidade ao CO2", afirmou, lembrando que a era de energia barata, por não incorporar todos os custos que devia como o de CO2, já está ultrapassada.

O responsável xplicou que, nos próximos anos, a introdução do custo do CO2 pode aumentar substancialmente o preço da energia.

As acções da EDP fecharam hoje a subir 0,48% para os 4,16€.

2+2 ?

Um abraço ,

The Mechanic
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

por Jiboia Cega » 4/7/2007 22:11

AA Escreveu:Achas que ordens de compra de 500 mil ou mesmo de 1 milhão são de pequenos como eu?

cps

AA

Realmente num título como a EDp não penso que sejam os pequenos como tu e como eu... :P

Mas como disse, quando vi o fecho fiquei mais descansado, embora nunca se esteja muito satisfeito quando se fecha uma sessão e se fica em negativo que é o meu caso presente com a EDP, mas tenho confiança para os próximos dias.

Abraço
Jiboia

Mexia diz que EDP vai tomar posição que dê estabilidade acci

por tek » 4/7/2007 22:08

"Vamos tomar uma posição que contribua para a estabilização accionista e para o desenvolvimento sustentável do maior grupo financeiro do País", foi desta forma que o presidente da EDP – Energias de Portugal se pronunciou hoje, pela primeira vez, sobre o conflito no BCP. A EDP controla directamente 2,34% do capital do BCP e o fundo de pensões da eléctrica detém mais 2,01%.

António Mexia sem querer assumir para já se está do lado de Teixeira Pinto ou de Jardim Gonçalves, limitou-se a dizer que "a nossa posição vai ser assumida em sede própria, ou seja, na assembleia geral", sendo que a AG do BCP está agendada para o dia 6 de Agosto.

Também em Maio, o CEO da EDP foi discreto e evasivo, à semelhança da postura que tem adoptado em relação a este dossier, declarou apenas que "vamos trabalhar todos juntos".

Ainda assim, tem sido referido que a EDP estaria a preparar-se para votar contra a proposta de Jardim Gonçalves na AG de 28 de Maio, depreendendo-se, portanto, que votará agora a favor de Teixeira Pinto.

Registado: 28/12/2004 14:51

por The Mechanic » 4/7/2007 22:04

Eu acho que às vezes , as pessoas têm medo de ser felizes ...

Em Portugal haverá sempre o sentimento de fatalismo em que as pessoas pensam " se está a correr bem , é porque naturalmente vem aí o pior " ...

Depois perdem TANTO com essa atitude..! A todos os niveis .

Bom , agora vou-me deitar que estou a ficar filosofico e lamechas e ainda nem toquei numa gota de alcool hoje .*

Um abraço ,

The Mechanic

* _ na eventualidade de ingerir inadvertidamente alcool , benzina ,lixivia ou outra substancia corrosiva , dirija-se rápidamente para a rua e desate a correr , esbracejando desalmadamente e gritando a plenos pulmões : " ái dói ... ái dói..." até que alguem o leve a um hospital .
- Aristoteles

por aa » 4/7/2007 21:55

Jiboia Cega Escreveu:... e tive que lá ir!
Foi pena não ter sido atendida a minha ordem dos 4.14 e quando pude ir ver de novo ao meio dia já só a 4,18. Fiquei depois preocupado com a descida aos 4,16 mas vendo o fecho com mais de 1 milhão (?!) acabo por ficar mais tranquilo.

Agora, o porquê da vinda abaixo dos 4,18? Porque a EDP costuma fazer subidas concolidadas? Porque ainda não tem força suficiente para uma subida mais rápida?

Ou pura e simplesmente porque estas subidas dos últimos dias são apenas sustentadas por pequeninos? :shame:

Achas que ordens de compra de 500 mil ou mesmo de 1 milhão são de pequenos como eu?

cps

AA

por aa » 4/7/2007 21:51

AA Escreveu:
Mário Gomes Escreveu:Já 4,20 é uma cotação esticada, quanto mais 4,35 ... :roll:

Se compararmos a EDP à maioria das cotadas nacionais, pode-se dizer que está esticada mas pela negativa.... :mrgreen:

Espero que os vendedores estejam todos a ter a mesma linha de raciocinio porque o que tenho visto é compradores (quem sabe se muitos estrangeiros) a acumularem EDP, deixando-a depois entregue aos vendedores no final das diversas (é tão evidente, não é?) sessões.

cps,

AA

Também havia muito pessoal a dizer que, há um mês atrás, o BCP estava muito esticado porque este ano já tinha valorizado até aos 2.95 e, ao mesmo tempo, achassem que outras como a Altri, a SC ou a TDU estivessem de borla... :mrgreen:

cps,

AA

por aa » 4/7/2007 21:39

Mário Gomes Escreveu:Já 4,20 é uma cotação esticada, quanto mais 4,35 ... :roll:

Se compararmos a EDP à maioria das cotadas nacionais, pode-se dizer que está esticada mas pela negativa.... :mrgreen:

Espero que os vendedores estejam todos a ter a mesma linha de raciocinio porque o que tenho visto é compradores (quem sabe se muitos estrangeiros) a acumularem EDP, deixando-a depois entregue aos vendedores no final das diversas (é tão evidente, não é?) sessões.

cps,

AA

por Jiboia Cega » 4/7/2007 20:58

... e tive que lá ir!
Foi pena não ter sido atendida a minha ordem dos 4.14 e quando pude ir ver de novo ao meio dia já só a 4,18. Fiquei depois preocupado com a descida aos 4,16 mas vendo o fecho com mais de 1 milhão (?!) acabo por ficar mais tranquilo.

Agora, o porquê da vinda abaixo dos 4,18? Porque a EDP costuma fazer subidas concolidadas? Porque ainda não tem força suficiente para uma subida mais rápida?

Ou pura e simplesmente porque estas subidas dos últimos dias são apenas sustentadas por pequeninos? :shame:

por Dialmedia » 4/7/2007 20:38

Deixo aqui a minha análise em gráfico. Como podem reparar, destaquei as inversões bullish no MACD e vou utilizar o indicador Accumulation/Distribution.

Sempre que o MACD inverte a dar sinal de compra, a EDP dá um salto significativo na cotação e com volume. Neste momento, a EDP já está com o MACD "verde", no entanto, ainda não registámos nenhum salto de destaque. A única excepção será apenas a segunda bola em que não houve volume nem uma subida de destaque.

Podemos também constatar que o indicador AD teve sempre uma tendência ascendente, o que no fundo nos quer dizer que as subidas tem sido sustentadas e que tem havido pressão compradora. O que se passa agora é que há dois meses que esse indicador está a descer, e isso representa um sinal bearish, ainda para mais num título com grande liquidez.

Para mim isto significa que a EDP a continuar assim não vai ter força para subir e que estas subidas dos últimos dias tem sido sustentadas maioritariamente pelos pequenos investidores.

Nos próximos dias vou estar atento aos seguintes sinais:

:arrow: Sinais Bullish
- Basicamente só interessa destacar a quebra dos 4.2 com volume. O RSI tem folga para tal, o MACD já sinalizou a compra, tem todas as condições para isso.

:arrow: Sinais Bearish
- Continuação da descida da AD, fechos positivos da sessão com pouco volume, podem indicar que os tubarões estão à espera do melhor momento para realizarem mais-valias. Já foi duas vezes aos 4,09 e aguentou-se bem, se quebrar esse valor só encontra obstáculos na LTA.

Enfim se não fossem estes "senãos" a AT estava perfeita, o mercado também está a ajudar e a EDP tinha tudo para ir testar os 4,35 com relativa facilidade.

Cumps.
Anexos
edp.JPG
edp.JPG (0 Bytes) Visualizado 2360 vezes

Registado: 26/1/2007 17:07

por Ulisses Pereira » 4/7/2007 20:18

Eu diria que para se ver uma resistência nos 4,21 na EDP é preciso alguma criatividade. Mas quando nos indicam resist~encias e suportes de 4 em 4 cêntimos é natural que tenha que ser assim... :roll:

Disclosure: Os meus clientes continuam a possuir posições longas sobre a EDP.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por The Mechanic » 4/7/2007 19:54

Eu próprio sou um gajo que gosta das coisas sintetizadas mas..

Porque é que 4,20 é uma cotação esticada !?

( Não vale responder : " porque sim ". )

Um abraço ,

The Mechanic
- Aristoteles

por Mário Gomes » 4/7/2007 19:50

Já 4,20 é uma cotação esticada, quanto mais 4,35 ... :roll:

Registado: 26/6/2007 8:40

por The Mechanic » 4/7/2007 19:44

Peter_Borgas ,

Isso é uma análise de ontem e ontem já é passado . Até hoje, já é passado . Amanhã é que é futuro . E o futuro é a EDP passar os 4,20 que é o que anda a chatear . Passando os 4,20 vái muito rápido aos 4,35 e depois depende com que força chega lá , pra depois se mandar aos máximos .Isto dito por um gajo do povo que não percebe nada de AT , mas gosta de se armar .

Olha lá o gráfico , se não está mesmo a pedir ginjas ...

Um abraço ,

The Mechanic
Anexos
EDP.JPG
EDP.JPG (0 Bytes) Visualizado 2484 vezes
- Aristoteles

por Peter_Borgas » 4/7/2007 16:43

EDP - Situação bullish de curto-prazo

EDP

Titulo Data Valor Var%
EDP 2007-07-04 4,16 0,48

Terça, 3 Julho 2007, 18:30 - Resumo de situação técnica para o título EDP, baseados em indicadores técnicos tradicionais.

Na sessão de hoje (2007-07-03) da Euronext Lisboa, o título EDP registou uma variação positiva de 1,22%, com a cotação de fecho a situar-se nos 4,14. O valor de abertura do dia situou-se nos 4,11, tendo a cotação atingido um máximo de 4,18 e um mínimo de 4,11.

A variação percentual diária oscilou num intervalo entre os 2,20% e os 0,49%.

EDP
Intraday 2007-07-03

Após o fecho de hoje, o título EDP apresenta suportes relevantes a 4,11, 4,07 e 4,00, situando-se as resistências principais a 4,18, 4,21 e 4,28

Face à última cotação disponível (4,14), verifica-se uma distância de -0,03 euros em relação à média móvel de 50 dias, o que representa uma variação percentual de -0,69%. Face à média móvel de 200 dias, existe uma distância de -0,29, o que representa uma variação percentual de -6,99%.
O indicador RSI apresenta um valor de 52,38, considerando-se que se encontra numa situação neutral. No dia anterior, este indicador situava-se em 46,06, pelo que se registou uma variação diária positiva de 13,71%.

Quanto ao Oscilador Estocástico, apresenta um valor de 41,67, considerando-se que se encontra numa situação neutral. No dia anterior, o valor deste indicador situara-se em 44,44, o que representa uma variação diária negativa de -6,25%.

Finalmente, o título EDP encontra-se numa situação bullish de médio e longo prazo, visto que a média móvel de 14 dias (4,12) se encontra acima das médias móveis de 50 (4,11) e de 200 dias (3,85).

Analise feita por IGLAdvisor 2007-07-03 18:30:00 IGLAdvisor
http://www.investidorglobal.com/index.p ... &nid=62608
Anexos
edp.JPG
edp.JPG (0 Bytes) Visualizado 2602 vezes

Registado: 3/11/2006 12:56

por tiopatinhas » 4/7/2007 16:35

Repetui-se...
Mas, fechou nos 4,16... vamos ver...

Registado: 17/3/2005 14:58

por aa » 4/7/2007 11:48

fincas Escreveu:Será desta :roll: :roll: :roll:

Fincas

Talvez hoje o fecho seja feito com fortes compras contrariando a tendência das últimas sessões. A história nem sempre se repete... :wink:

cps,

AA

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fatura.pt, Google [Bot], LMMV, paulopereira.pp36.pp, Sertorio e 77 visitantes